A culinária espanhola está entre uma das melhores da Europa. Basta contar o número de estrelas Michelin que o país possui. É um dos países com o maior número de chefs estrelados. Vamos agora conhecer a culinária espanhola por regiões, que é bastante diversificada.
Culinária espanhola por regiões
Castilha e Leon
Os chamados assados são os pratos mais ricos dessa região. O que você não pode deixar de comer: cocido de maragato e patatas a la importancia. Porém, a grande estrela é o cochinillo assado (porco assado), normalmente servido com salada ou batatas.
Ceuta
O prato típico dessa região da Espanha é, sem dúvida, o estofado de melva, perfeito para quem gosta de frutos do mar. Além disso, leva tomates, pimentões, cebolas e azeite.
Galícia
Se estamos falando de culinária espanhola por regiões não podemos deixar de falar da Galícia, conhecida pela qualidade dos ingredientes que veem do mar. O principal prato da região é o caldo galego, mais adequado para os dias mais frios. Nos dias de calor em Galícia, aproveite para comer peixes e frutos do mar.
Catalunha
A região é muito conhecida pelos brasileiros porque abriga uma das cidades da Espanha mais visitadas, Barcelona. E assim como Galícia, seus pratos à base de frutos do mar ou peixes são os melhores. Experimente a cazuela de pescados e mariscos a la catalana e você entenderá porque esse prato da região é tão famoso.
Cursos de gastronomia em Portugal: veja onde estudar culinária no país.
Castilha de la Mancha
Pisto manchego com ovos entra na lista da culinária espanhola por regiões entre as melhores. Porém, outros dois pratos merecem destaque e devem ser experimentados: caldereta manchega e gazpachos manchegos o galianos.
Ilhas Canárias
As lindas ilhas da Espanha oferecem deliciosos pratos e o mais famoso da região é pata de cochino al forno. Vale ressaltar que as bananas das ilhas Canárias na Espanha são consideradas as melhores do país. Devo confessar que, sendo brasileira e banana no Brasil é o que não falta, não vejo nada de especial na fruta cultivada nas Canárias.
Saiba tudo sobre as praias da Espanha.
Extremadura
Entre em um restaurante típico e saboreie um perdiz al mode de Alcantara e logo você se dará conta do motivo de ser um destaque na culinária da região e do país. Coloque também na sua lista de culinária espanhola por regiões: frite extremeno e tencas fritas al estilo del Jerte.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Aragón
Se prepare para experimentar um delicioso bacalhau. O nome do prato principal da região é bacalao al ajoarriero. E termine com um biscoito de Calatayud. São receitas típicas, tradicionais e que representam bem a região de Aragón.
Andaluzia
Antes de mais nada, se prepare para comer muito. Na região, as refeições são servidas em quantidade abundante. Não, não é um exagero. As cidades da região são famosas, entre outras coisas, por comer muito e pagar pouco. Comece com um gazpacho, considerado o melhor da Espanha para, em seguida, experimentar algo, digamos “mais pesado”, bem mais pesado, como o menudo gitano ou o rabo de touro. Não torça o nariz para este segundo, eu fiz isso, com muita insistência experimentei e realmente “não sabia o que estava perdendo”.
É bem verdade que da cozinha espanhola tradicional vocè encontrará cozido, cozido, cozido, e vale a pena experimentar cada um deles. Porque o sabor varia, por conta dos ingredientes, varia muito de uma região para outra.
Conheça o mapa da Espanha e as suas regiões.
País Basco
Outra maneira de cozinhar o bacalhau que você não pode deixar de experimentar, anote o nome da receita: bacalao ao pil- pil . Um dos pratos mais tradicionais na lista da melhor culinária espanhola por regiões.
Melilla
A região é muito conhecida pela qualidade dos seus temperos, porém, o prato tradicional principal, sem dúvidas, é caldero de pescado. Porém, também não deixe de experimentar mais estas duas delícias: cazuela de rape e o cus-cús. Sim, o cus-cús a moda espanhola é uma ótima receita.
Conheça ainda 20 cidades para fazer uma escapada na Espanha e fugir da cidade.
Cantabria
Nesta região o prato mais famoso e um dos mais deliciosos da Espanha é o cocido montañés, porém, outras delícias que você não pode deixar de experimentar: quesada pasiega, sobaos pasiegos, cocido lebaniego. Não se assuste com os nomes, apenas peça e experimente.
Riojas e suas batatas riojanas, das mais famosas da Espanha. Não são simplesmente batatas, por isso não deixe de experimentar.
Madri
O prato principal da cidade leva o seu nome, cocido madrileño. Essa mistura de carnes com legumes, em um caldo delicioso, é perfeita para os dias mais frios, porque é mais um daqueles pratos pesados. Aliás, se existe uma lista para este tipo de prato na culinária espanhola por regiões da Espanha, este estaria entre os primeiros.
Ilhas Baleares
Aqui você tem o prato principal, caldereta de lagostas, e a sobremesa, a famosa ensaimada de Mallorca.
Múrcia
Ao desembarcar na região, tem em mente que você não terá feito o turismo completo, caso não tenha experimentado o ajopringue e o arroz em caldero.
Asturias
A fabada é a receita mais conhecida da região e não precisamos dizer que é deliciosa. E apesar de acharmos que é arroz com leite simples, não é. Realmente os espanhóis conseguem transformar essa sobremesa em uma maravilha dos deuses.
Valencia
É bem fácil adivinhar o que comer em Valência, a paella valencia. Aliás, fica uma dica. É claro que em qualquer cidade da Espanha você poderá experimentar a culinária espanhola de todas as regiões, porém, se nunca comeu uma paella, espere e faça isso em Valência. Porque realmente é a melhor de todas.
Saiba tudo sobre como preparar uma viagem a Espanha.
Navarra
Fechando com chave de ouro esse passeio pela culinária espanhola por regiões, vamos destacar o que não dá para deixar de comer numa visita a região de Navarra: ajoarriero. Coloque na lista também: alcachofas com jamón e borrajas al horno.
E aí, pensando em viver no país e conhecer mais afundo a cultura espanhola? Nós podemos te ajudar recomendando o nosso ebook Como Morar na Espanha. Um guia completo para te ajudar em toda a jornada de planejamento de mudança e adaptação no país.