Melhores universidades da Espanha: confira o top 5

Espanha  / 

De acordo com o QS World University Rankings, que revela a classificação das universidades por ano, as universidades espanholas não estão no topo das melhores do mundo. No entanto, são de qualidade, tradicionais e renomadas. E se você pensa em estudar no país, confira quais são as melhores universidades da Espanha.

Além disso, veja, quais são os principais cursos de cada uma delas, informações sobre espaço para brasileiros e como concorrer a uma vaga.

Melhores universidades da Espanha e principais cursos

Confira a lista das melhores universidades da Espanha, com base no ranking anual da QS World University.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

1. Melhores universidades da Espanha: Universidade Autônoma de Madrid

Reconhecida internacionalmente, a Universidade Autônoma de Madrid (UAM) foi fundada em 1968 e é a melhor universidade espanhola, de acordo com a pesquisa.

Com mais de 25 mil estudantes e três mil funcionários acadêmicos, a instituição de ensino oferece uma vasta gama de estudos, que são organizados em oito escolas e também diversos centros afiliados, como a Escola de Fisioterapia da ONCE e a Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha.

A UAM possui dois campi: a Faculdade de Medicina, próxima ao Hospital La Paz de Madri, e o Campus Cantoblanco, que fica a 15 km ao norte de Madri.

Entenda qual é o custo de vida em Madrid.

Principais cursos

Entre os cursos de graduação, se destacam, por exemplo, a Licenciatura em Medicina. Direito e Filosofia são exemplos de cursos de pós-graduação e mestrado. Já entre os cursos de doutorado, Física tem boas referências.

Confira mais informações sobre a Universidade Autônoma de Madrid no artigo que fizemos sobre a instituição.

Como concorrer

Se você é estudante estrangeiro, participa de algum programa de mobilidade, como Erasmus, e quer se candidatar a uma vaga para estudar na Universidade Autônoma de Madrid, deve preencher o formulário de candidatura eletrônica e enviá-lo pela internet.

Se não participa de nenhum programa, deve enviar o formulário preenchido, junto com o Certificado Oficial de Notas, o credenciamento de seu conhecimento de espanhol e uma cópia do passaporte.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba mais informações neste link.

2. Melhores universidades da Espanha: Universidade de Barcelona

A Universidade de Barcelona está em segundo lugar no ranking das melhores universidades da Espanha em 2019.

universidade de barcelona

Conceituada, é uma das maiores e mais antigas do país (foi fundada em 1450). A Universidade de Barcelona possui mais de 44 mil alunos de graduação e aproximadamente 19 mil estudantes de mestrado, pós-graduação e doutorado.

Uma curiosidade é que cerca de 15% dos estudantes desta universidade são estrangeiros, de mais de 122 nacionalidades diferentes.

Principais cursos

Há muitas opções de cursos de bacharelado, mestrado, doutorado e outros cursos e programas específicos. Entre os principais cursos, se destacam: medicina, psicologia, educação e farmácia.

Veja o artigo que escrevemos sobre a Universidade de Barcelona e saiba mais informações sobre ela.

Como concorrer

Se você é brasileiro e pretende saber como concorrer a uma vaga para estudar na Universidade de Barcelona, deve saber que há três formas de ingresso:

Clique em cada um dos links acima para saber sobre os procedimentos de acordo com o seu caso.

Saiba também quais são os melhores cursos na Espanha.

3. Melhores universidades da Espanha: Universidade Autônoma de Barcelona

A Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) ficou com a medalha de bronze na classificação das melhores universidades da Espanha em 2019.

A UAB é conhecida por possuir excelência em pesquisa e qualidade do ensino. Com bastante infraestrutura, que vai desde bibliotecas especializadas até centros desportivos, o campus comporta quase 50 mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e administrativo.

Principais cursos

Cursos de administração, economia e educação se destacam na universidade. No entanto, há 93 programas de graduação, 127 de mestrado e 68 programas de doutorado.

Como concorrer

Universidade Autônoma de Barcelona facilita o acesso por meio de programas de mobilidade e tem o objetivo de atrair estudantes estrangeiros. Entre os projetos mais relevantes estão o Erasmus Mundus, o Comenius, o Leonardo Da Vinci e o Erasmus +.

Para concorrer diretamente no site da universidade, você deve clicar no curso que pretende fazer e depois clicar em admissão. Veja, por exemplo, como concorrer a uma vaga para fazer doutorado em Filosofia.

Descubra tudo sobre o custo de vida em Barcelona.

4. Universalidade Complutense de Madrid

A Universidade Complutense de Madrid (UCM) também está na lista das melhores universidades da Espanha.

A instituição, fundada em 1293, é a maior universidade da Espanha. Ela possui campus virtual, escritório de serviços para deficientes, alojamento, entre outros diferenciais.

Confira aqui como estudar na Espanha.

Principais cursos

Engenharia e medicina são cursos de destaque na Complutense University of Madrid.

Como concorrer

O centro de acolhimento para estudantes internacionais fornece informações sobre vários assuntos, entre eles, quais são os requisitos para admissão na universidade. A universidade tem vários acordos de mobilidade. Você pode receber mais informações no site oficial e saiba também sobre os Acordos Bilaterais Internacionais da Universidade.

Veja também quais são os requisitos de admissão para a universidade.

5. Universidade de Navarra

Também na lista das melhores universidades da Espanha, a Universidade de Navarra se destaca pelo estudo e pesquisa.

A instituição disponibiliza mais de 50 cursos de graduação e mais de 50 de pós-graduação (mestrado e doutorado) por meio de suas 15 escolas e duas escolas de pós-graduação: ISEM Fashion School e IESE Business School, com campus em Pamplona, San Sebastian, Madrid, Barcelona, Nova York, Munique e São Paulo.

Principais cursos

Alguns dos principais cursos da universidade são: Engenharia, Biologia, Economia, Química, Administração e Comunicação.

Como concorrer

Se você pretende concorrer a uma vaga na Universidade de Navarra, deve se inscrever no portal miUNAV. Depois, se não é da União Europeia, deve se inscrever, realizar provas de admissão e, se for admitido, você deve se matricular dentro do prazo estipulado.

Saiba o passo a passo no site oficial.

Entenda também como conseguir bolsa de estudo na Espanha.

Melhores universidades da Espanha: brasileiros e ENEM

O Ministério da Educação possui parcerias formais firmadas com Portugal. Mas outros países (como Inglaterra, França, Irlanda e Canadá) também consideram como critério de admissão para cursos de graduação a nota do ENEM.

Mas, ao contrário desses países, brasileiros que queiram se candidatar a uma vaga em uma das melhores universidades da Espanha ou estudar em uma universidade do país devem se candidatar com base nos critérios preestabelecidos pela respectiva universidade.

Isso significa que cada universidade possui total autonomia para definir seus próprios requisitos de acesso a novos estudantes. Brasileiros que não possuam dupla cidadania europeia devem participar do processo seletivo como estrangeiros e validar na Espanha seu diploma do Ensino Médio cursado no Brasil.

Veja também a lista das melhores faculdades de medicina na Europa. Confira o guia completo que fizemos que vai te ajudar a saber como conquistar sua bolsa de estudo na Europa.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.