Mestrado na Espanha, veja quais as melhores opções para sua carreira

Mestrado na Espanha

Espanha  / 

Os brasileiros podem fazer mestrado na Espanha, desde que cumpram com os requisitos estipulados pelo governo espanhol. Vamos mostrar pra vocẽ os melhores mestrados, quais os valores e como se preparar para iniciar nessa nova jornada.

Mestrado na Espanha

O primeiro passo é escolher a instituição e o curso. A seguir, você confere uma lista com os mestrados na Espanha que são considerados os melhores do país.

Os melhores mestrados na Espanha

O ranking de melhores mestrados na Espanha considerando os anos de 2017 e 2018 ficou assim:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

IE Business School:

A IE Business School oferece MBA Internacional, localizada em Madri.

IEN:

Universidade Politécnica de Madrid oferece o MBA Internacional. O aluno pode escolher entre estudar o dia todo ou só metade do dia.

ICADE Business School:

Universidad Pontificia Comillas oferece somente MBA full time e também o Executive MBA. É também outra instituição localizada em Madri.

Deusto Business School:

Executive MBA e Executive MBA Blended – a escola Deusto dá a oportunidade de cursar o mestrado online. Com campus em Madri, Bilbao e San Sebastián.

Eserp Business School:

Oferecendo MBA e Internacional MBA, Eserp tem sedes de Madri, Barcelona e Mallorca.

IEB:

Instituto de Estudios Bursátiles

Instituto de Estudios Bursátiles oferece curso de Global MBA Finanças e Especialização em Finanças. Também com sede em Madri.

ESCP Europe:

Oferece o mestrado internacional na sede que fica em Madri. A escola ESCP também está em outros países.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

ENAE Business School

A universidade de ENAE oferece Mestrado Executivo, Mestrado Internacional e as opções de estudar integral ou com aulas online e outras presenciais. Está localizado em Murcia.

EOI – Escuela de Organización Industrial:

Localizado em Madri, a Escuela de Organización Industrial oferece mestrado online ou presencial, neste caso, horário integral, nas áreas Executiva e Aeroespacial.

EAE Business School:

EAE Business School Campus

Com sede em Barcelona, a EAE Business School oferece mestrado Executivo Global, Executivo, Internacional, todos a tempo integral.

INESEM:

A INESEM oferece mestrado online.

ESADE Business e Law School:

Universidad Ramón Llull oferece somente curso de mestrado a tempo integral. Está localizado em Barcelona.

Fundesem Business School

A Fundesem oferece mestrado a tempo integral e está localizada em Alicante.

ADEN Business School:

Universidad Francisco de Vitoria com sede em Madri, a ADEN também possui curso de mestrado com horário integral.

ESIC Business e Marketing School:

Possui as opções de mestrado Executivo e mestrado Global, horário integral de estudos. ESIC em Madrid.

IESE Business School em Madri:

A IESE oferece cursos de mestrado Executivo e Global a tempo integral.

Kuhnel Business School:

Kuhnel escuela de negocios

Oferece mestrado com horário integral. Você pode escolher entre a sede de Zaragoza ou Kuhnel Madri.

Todas as escolas citadas acima possuem programas de bolsas de estudo. Para saber mais detalhes, escolha curso e escola e informe-se, pois, exigências e valores variam de uma para outra.

Quanto tempo dura um mestrado na Espanha?

Os cursos de mestrado na Espanha duram entre 1 e 2 anos, para concluir o número de créditos que varia entre 60 e 120, e a conclusão com a tese final, como acontece no Brasil. O tempo varia de acordo com o tipo de curso escolhido por você, área e carga horária que pretende fazê-lo.

Lembrando que o ano letivo na Espanha, se inicia em outubro e termina em junho. Diferente do calendário brasileiro. Por isso, você precisa ficar muito atento as datas para não perder a inscrição e principalmente, o período de solicitação de bolsas, que normalmente se inicia em janeiro e vai até abril.

Veja como fazer intercâmbio na Espanha.

Quanto custa um mestrado na Espanha?

Nos últimos anos o preço de um mestrado na Espanha aumentou consideravelmente, se tornando um problema para os jovens espanhóis, pela dificuldade de conseguir pagá-lo.

Quando se analisa as regiões para se ter um preço médio, um mestrado custa cerca de 2.500 euros. Segundo dados do Observatório Universitário da Catalunha, considerando os outros países europeus, a Espanha está em sétimo lugar, com o custo mais alto de um máster.

Fazendo uma média de preço individualmente, isto é, considerando cada cidade. O mestrado na Espanha mais caro é em Barcelona, em média 3.952 euros. Bem acima da média considerando as regiões. Seguida da cidade da Catalunha está Madri, cujo um mestrado custa em média, 3.510 euros.

Já os mais baratos, cerca de 1.750 euros, podem ser encontrados em instituições de ensino de Castilla la Mancha e Andaluzia. Um pouco mais barato ainda, na região da Galícia, 1.500 euros.

Saiba mais sobre bolsas de estudo na Espanha, e como se candidatar.

Analisando os preços dos mestrados por área

Dentro de Ciências Sociais e Jurídicas, o valor é médio é de 2.000 euros. Um pouco mais barato em Humanas, 1.700 euros.

Na área das Ciências de Saúde e Ciências Experimentais o valor médio é de 2.300 euros. Um exemplo, se você escolher um mestrado de Saúde Pública na Universidade Pública de Navarra pagará 1.517 euros, enquanto o mesmo curso, na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, custaria 2.400 euros.

Com base nos preços e custo de vida

Considerando que o custo de vida na Espanha é mais alto em Barcelona, a conta final ficaria bem mais alta na segunda opção.

Considere essa diferença de preço na hora de escolher o seu curso. Pesquise não só o preço do mestrado, mas também, o custo de vida local.

Conselhos de espanhóis para quem quer fazer mestrado na Espanha

Estudante Universitária

Na hora de escolher o seu mestrado na Espanha siga esses conselhos que são dicas que os espanhóis aplicam na hora de eleger o curso que irão fazer. Aproveite e veja quais são os melhores cursos na Espanha

Em primeiro lugar, não tenha preguiça, passe horas navegando na internet se for possível, porém, analise todas as opções possíveis. Sempre faça um pós e contras. Assim você terá um meio termo e ajudará na escolha. Lembre-se que um mestrado em outro país é necessário considerar o custo de vida.

Uma vez que você fez sua escolha, logo pergunte sobre as bolsas de estudo que oferecem singularmente as prefeituras. Os espanhóis, acostumados com o processo, afirmam que existem mais bolsas de estudos do que imaginamos, porém, pouca publicidade para elas, mas se você perguntar.

Não se engane pelo preço

Não busque um mestrado na Espanha usando como meta “o mais barato”. Você pode pagar com o ditado “o barato sai caro”. O problema é que só depois que não tem mais volta é que você vai se dar conta que não era a melhor opção. Analise, pesquise, obtenha o máximo de informações sobre a instituição e o curso.

Lembre-se que mestrado na Espanha de boa qualidade com menor preço estão nas regiões da Galícia e da Andaluzia.

Quais os procedimentos e documentos necessários?

Considere procedimentos e documentos necessários como o segundo passo na sua busca por uma mestrado na Espanha. Primeiro você deverá escolher o curso e a instituição e somente depois terá essas informações, uma vez que cada universidade tem liberdade de fazer as próprias exigências.

A inscrição será feita sempre diretamente na instituição de ensino escolhida por você e com esse documento em mãos, começa o terceiro passo, o de atender as exigências do consulado ao solicitar o visto de estudo.

Porém, um tipo de documento será exigido por qualquer uma instituição na Espanha, os seus diplomas, que deverão ser analisados e validados pela instituição que você escolheu.

Saiba quais são as melhores universidades da Espanha.

É preciso aprender espanhol para fazer um mestrado na Espanha?

Sim, se você optar por um curso em espanhol. Não, se você optar por um mestrado em inglês, muitas instituições de ensino oferecem cursos neste idioma.
É possível que a instituição escolhida por você aplique um teste para saber qual o seu nível de inglês ou espanhol ou exija documentação que comprove o seu nível do idioma.

Veja também nosso artigo sobre onde fazer cursos de espanhol e cursos de espanhol grátis.

Posso trabalhar enquanto faço mestrado?

Quando você consegue o visto de estudante cedido pelo consulado espanhol, o mesmo lhe dá a permissão de trabalhar somente 20 horas por semana. Porém, considere que muitos cursos de mestrado na Espanha têm carga horária integral.

Cursos profissionalizantes na Espanha

A Espanha além de oferecer excelentes mestrados, também oferece cursos profissionalizantes de ótima qualidade, que podem ser uma opção para quem está querendo gastar menos.

  • Na área de cinema: ECam;
  • Cursos de moda: IEMadrid;
  • Cursos de laboratório: Aetel;
  • Curso de produção musical: Microfusa;
  • Curso de auxiliar de enfermagem: Itep.

Confira como estudar na Espanha.

Danielle é brasileira, jornalista e já viveu em Milão, na Itália e Linz, na Áustria, somando 5 anos na Europa. Atualmente, mora em Madrid e está cursando Cinema no Instituto del Cine de Madrid. Apaixonada por viagem e moda, deu início ao projeto Italy Fashion Time, em Milão, cujo objetivo é proporcionar aos brasileiros uma experiência no mundo da moda italiana.