Carta de motivação: modelos e dicas para preparar o documento

Europa  / 

A carta de motivação, também conhecida como carta de apresentação, é muito utilizada para demonstrar seu interesse em uma universidade ou um trabalho no exterior.

É o documento mais personalizado da sua candidatura a uma vaga ou candidatura espontânea. Por meio dele, o recrutador conhece um pouco sobre você e entende quais são os seus objetivos.

Escrever uma boa carta de motivação, sem erros de ortografia, concisa e objetiva, deixa a maioria dos candidatos tensa. É necessário ser convincente no seu propósito de mostrar que você é o melhor candidato para aquela oportunidade.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Mas o que a carta deve ou não conter? Como persuadir sem parecer arrogante? Neste artigo vamos te ajudar com dicas para preparar esse documento tão importante, apresentar um modelo de carta de motivação, assim como exemplos de como escrevê-la no caso de candidatura para intercâmbio, mestrado e universidade.

Lembre-se de que são apenas exemplos, que podem servir para te inspirar. Mas cada um tem a sua história e de nada adianta você copiar a história de outra pessoa. Por isso, esse documento deve ser totalmente personalizado.

Como fazer uma boa carta de motivação

É fundamental que o candidato descreva na carta de motivação por que escolheu fazer determinado curso, qual é a sua trajetória profissional e os motivos por que se encaixa no perfil para ingressar naquela instituição de ensino específica.

Observe, agora, o passo a passo para redigir uma boa carta de motivação:

  • Leia as instruções da instituição;
  • Seja claro e direto, nada de enrolações;
  • Informe o local, a data e a quem se dirige a carta logo no início do documento, com o nome do responsável ou do departamento e o nome da instituição;
  • Apresente-se;
  • Descreva e justifique os motivos pelos quais você escolheu se candidatar à universidade ou ao emprego;
  • Fale sobre você: conhecimentos, habilidades e atitudes, idiomas que domina, suas experiências etc;
  • Mostre-se disponível para realizar uma entrevista;
  • Informe seus contatos (telefone e e-mail);
  • Assine no final do documento (a assinatura pode ser digital).

Dicas básicas para fazer uma boa carta de motivação

Para você conseguir fazer uma boa carta de apresentação, é necessário se atentar a algumas dicas:

Pesquisar muito sobre a universidade e o curso ao qual pretende se candidatar

Pesquise quais são os requisitos do curso, quais são as expectativas com relação aos candidatos, os projetos e filosofia da universidade. Isso tudo vai fazer com que você consiga ser mais específico na sua carta de motivação.

Sintetizar suas ideias e pontos principais

Fale sobre pontos importantes da sua trajetória e da sua personalidade. Em seguida, desenvolva seu texto a partir dessas ideias principais:

  • Deixe claro quais são seus objetivos e diga por que acredita que a universidade e o curso (ou o emprego) são interessantes para você;
  • Apresente quais são os seus pontos fortes e as experiências que te diferenciam dos demais candidatos – nos parágrafos do meio, fale sobre as suas qualificações mais importantes;
  • Explique como o curso vai te ajudar a alcançar o seu objetivo;
  • Conclua a carta, reforçando seu interesse pelo curso e agradecendo a oportunidade de se apresentar.

Personalizar sua carta de motivação

Apresente insights sobre você, seja autêntico e não se elogie muito. Seja coeso, objetivo e realista.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Preocupar-se com a primeira impressão

A primeira impressão também é essencial para uma boa carta de motivação. Como consiste em um documento escrito, ela deve estar com uma fonte adequada (nada de Comic Sans ou outras rebuscadas) e com tamanho legível. Não se deve mudar a fonte no decorrer do texto.

Além disso, os parágrafos não devem ser muito curtos nem tão extensos e o texto deve estar dentro do limite de palavras.

Erros gramaticais e de digitação devem ser corrigidos e as abreviações devem aparecer de forma padronizada no texto.

Solicitar e aceitar opiniões

Peça dicas para amigos e professores ou a pessoas que já tenham passado por um processo seletivo semelhante. Dessa forma, você tem a chance de melhorar ainda mais a sua carta de motivação.

Modelo de carta de motivação

carta de motivacao modelo

A seguir, apresentamos um modelo de carta de motivação.

Local e data

À nome da instituição,

Eu, meu nome, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no CPF sob o nº X e no RG nº X, residente e domiciliado à nome da minha rua, número da minha ruabairro onde moro, cidade onde moro, declaro minha intenção de participar do nome do processo seletivo que pretendo participar.

Tenho X anos de experiência na área e meu perfil profissional se encaixa neste programa por descrever meus motivos.

Minha experiência profissional é relacionada à área e tenho muito interesse pelas disciplinas do curso. Tenho como formação tais e tais competências, que podem agregar ao andamento do curso.

Coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei apresentar com mais detalhes o meu histórico e minhas qualificações, e reforço o meu grande interesse em integrar a instituição (nome).

Atenciosamente,
(assinatura)
_____________________________
Meu nome
Meu telefone
Meu e-mail

Exemplos de carta de motivação

A carta de motivação é redigida de acordo com os seus propósitos. Por isso, é muito específica.

É importante se atentar às regras e dicas básicas (que vimos neste artigo) ao redigir a carta, independentemente do propósito da carta.

O início das cartas de motivação (local, data, nome da instituição e sua apresentação) e o final (o agradecimento, sua disponibilidade, sua assinatura, seu nome, seu telefone de contato e seu e-mail) são sempre os mesmos; o que muda é o texto, que deve ser específico para a vaga que você almeja.

Descubra tudo o que você precisa para viajar para a Europa.

Veja alguns exemplos de carta de motivação.

Exemplo de carta de motivação para intercâmbio

Com o objetivo de seguir a minha carreira acadêmica, neste ano fui monitor de duas
disciplinas, ingressei no Programa de Ensino Tutorial (PET) e no projeto de pesquisa da
professora Liliane Ferreira.

Sempre tive convicção de que o intercâmbio seria uma oportunidade única para manter contato com diferentes pessoas e viver uma nova cultura. Pretendo seguir a carreira acadêmica e o intercâmbio vai ser uma excelente maneira de adquirir mais experiência.

Estou bastante confiante e animado com a possibilidade de ter uma nova visão sobre a Economia, estudar ainda mais, conviver com uma nova cultura e amadurecer, tanto no âmbito pessoal, quanto no acadêmico.

Conheça nosso guia de intercâmbio na Europa.

Exemplo de carta de motivação para mestrado

Após longa jornada acadêmica, me candidato a uma vaga no mestrado da Universidade Central da Europa.

Sou biólogo há cinco anos, pretendo seguir a carreira da investigação científica e colaborar para a cura do Câncer.

O mestrado me dará insumos intelectuais e práticos indispensáveis para o meu futuro pessoal e profissional e também para contribuir com uma causa tão importante, que é a cura de uma doença fatal.

Possuo vasta experiência em laboratórios e me sinto capaz de cursar esse mestrado e de colaborar com pesquisas junto à universidade.

Acredito nos meus propósitos e sou convicto do meu empenho em fazer sempre o melhor. Ficarei muito honrado com este desafio.

Saiba como fazer mestrado no exterior.

Exemplo de carta de motivação para universidade

Iniciei meu curso de jornalismo na PUC/RJ e atualmente participo de um programa de estágio na área de Mídias Sociais do jornal O Dia, onde coloco em prática o que aprendo na faculdade.

Possuo imenso interesse em atuar neste segmento e uma experiência internacional vai ser fundamental para a minha formação acadêmica e progressão profissional.

A Universidade de Lisboa é uma das mais renomadas instituições de ensino na Europa e, por este motivo, acredito que estudar na instituição me abrirá muitas portas no mercado de trabalho no Brasil ou no exterior.

Os principais motivos pelos quais escolhi a Universidade de Lisboa são a grade curricular do meu curso, o quadro qualificado de docentes e a estrutura de ponta que a instituição oferece, com todos os equipamentos necessários para que eu desenvolva, com qualidade, meus trabalhos acadêmicos.

Sempre almejei estudar em Portugal, por sua influência na cultura e na história brasileira, pela facilidade da língua, pela alegria e a simpatia do povo e também porque meus avós são portugueses e quero dar muito orgulho para eles, me formando no lugar onde eles nasceram.

Acredito que pelos motivos mencionados, me adaptarei com facilidade à metodologia do ensino e terei o maior prazer em estudar e me formar na Universidade de Lisboa.

Verifique a distância entre Lisboa e Porto, como viajar e os custos.

Considerações finais

Dependendo da universidade onde você pretenda estudar, a carta de motivação deve ser feita em inglês. Você deve evitar usar tradutores online (como Google Tradutor, por exemplo), deve ficar atento para não ter erros ortográficos ou gramaticais e, se possível, pedir para um professor revisar o seu texto.

Caso você queira saber mais sobre carta de motivação e como fazer seu currículo no modelo europeu, acesse o site do Europass.

É válido destacar que uma carta de motivação não é um currículo e que você deve inserir no documento apenas as informações que têm a ver com a vaga que você almeja.

Além disso, ressaltamos que ela deve ser personalizada e específica para aquela instituição. Não é ideal usar a mesma carta de motivação para diversas instituições.

Confira, também, tudo sobre bolsa de estudo no exterior.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.