Como decidir o país para morar no exterior? Veja dicas

Europa  / 

Quando resolvemos que é hora de mudar de país e começar uma vida com a família no exterior, é preciso decidir o país para morar. Uma escolha muito importante e que pode ser o fator decisivo para o sucesso da vida no exterior. Pensando nisso, preparamos uma lista com o que você deve considerar e planejar antes de tomar qualquer decisão.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que ter em conta para decidir onde morar no exterior

Exitem diversos fatores que pesam na hora de escolher o país onde morar, para cada família há um peso diferente na decisão. Assim, é importante conhecer os principais fatores e ponderá-los de acordo com as necessidades e prioridades.

Perfil da família

O fator mais importante para decidir o país para morar é analisar o perfil da sua família. Vocês gostam de frio? Estão preparados para baixas temperaturas? Para chuva, neve? Para enfrentar o novo e recomeçar a vida?

Pesquise muito antes de planejar uma mudança para morar fora do país. Viver fora é muito bom, mas nem sempre tudo acontece da melhor maneira. A família precisa estar em sintonia, o casal precisa se entender e pensar parecido.

O estresse da mudança só vale a pena se todos vestirem a camisa e tiverem o mesmo sonho e um objetivo em comum. Quando um anda pra trás, pode atrapalhar todo o processo de adaptação. Veja como é morar com a família no exterior.

Custo de vida

O custo de vida e o fator financeiro são extremamente importantes na hora de decidir o país para morar fora. Faça um planejamento financeiro, junte dinheiro para a mudança, compre as passagens aéreas e tente ter uma boa reserva para os primeiros meses no novo país.

Além disso, estude o custo de vida do país/cidade que você pretende viver e compare com outros lugares.

É preciso juntar dinheiro

Mudar de país contando moedas não costuma ser uma decisão muito inteligente. Você terá todo o estresse e ansiedade da mudança, do desconhecido, da nova cultura, língua e ainda precisará fazer a conversão da moeda a cada segundo? Sinceramente, isso pode ser um grande problema.

Ter dinheiro suficiente para começar a nova vida é fundamental, principalmente em família e com filhos pequenos. Por isso, pesquise muito sobre o custo de vida no novo país e guarde dinheiro para uma mudança mais tranquila.

Se ainda não tem o dinheiro necessário, espere mais um pouco, planeje melhor e aguarde o momento certo.

Salários

Os salários no novo país também são importantes. Pesquise qual a média salarial da sua profissão antes de decidir o país para morar e veja se conseguirá manter a família e pagar todas as contas. Além disso, busque informações do mercado de trabalho na sua área, é possível trabalhar no exterior, mas conhecer as possibilidades do país para o qual se está mudando é um ponto importante.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

planejamento para escolher onde morar

Qualidade de vida

Ao escolher um país para morar fora, pesquise sobre a qualidade de vida no lugar, os índices de desenvolvimento, o clima, a aceitação aos imigrantes, etc. A lista de melhores cidades para viver na Europa é grande, você certamente vai encontrar alguma que se encaixe no perfil da família.

Participe também de fóruns de brasileiros nas redes sociais e leia o depoimento de quem já mora lá. Estar preparado para o que vai vir é fundamental.

Dificuldade de adaptação

Tenha em conta que o processo de adaptação leva um bom tempo e que, como tudo na vida, haverá empecilhos, dias ruins e dias bons. Estar preparado emocionalmente é muito importante, assim como ter a família unida.

A adaptação em um novo país pode levar um mês, seis meses ou até mais. Tudo depende da maneira como você vê e encara a vida, da facilidade em fazer amizades e da humildade de começar do zero, sem ninguém conhecer seu passado e quem você é.

Esteja aberto ao novo, aprenda a cultura, os novos hábitos e costumes. Se ficar preso as suas velhas convicções será bem mais difícil a adaptação.

Segurança

Verifique os índices de violência no país, número de homicídios, roubos, etc. Com certeza, países da Europa são mais seguros que o Brasil. Mesmo assim, se seu destino for diferente, pesquise bastante sobre a segurança no país, cidade e bairro em que irá morar. Se você já tem em mente um país, conhecer as cidades mais seguras pode ajudar também.

Língua

Você domina a língua falada no país? Ainda não? Então quem sabe o melhor seja fazer um curso de idiomas antes, estudar bastante e ir mais preparado.

A língua pode ser um fator determinante na sua adaptação (ou não) ao novo país. Outra dica é conviver com pessoas locais e não apenas com brasileiros. Dessa forma, você pode treinar o idioma e aprender muito mais rápido.

Veja as dicas que já demos para aprender novas línguas:

Educação

Se você está decidindo o país para morar com filhos, precisa se informar sobre a educação no país. Ela é gratuita? Paga? Há vagas? Pesquise sobre o mês de início do ano letivo, das escolas e opções em cada cidade que você cogita morar. Cada país tem características específicas na área da educação, o sistema de ensino em Portugal, por exemplo, é bastante reconhecido seja no nível básico ou superior.

Saúde

A saúde no novo país é gratuita ou paga? Esse fator pode ser muito importante no seu orçamento familiar. Por isso, pesquise os custos com a saúde e se é necessário/obrigatório ter um plano ou seguro de saúde. Em alguns países saúde é paga, o sistema de saúde na Alemanha, por exemplo, é assim, e todo residente é obrigado a aderir ao plano, seja o público ou privado.

Como tomar a decisão de morar fora?

Antes de decidir o país para morar fora é preciso ter a certeza de que você está pronto para a mudança. Seja sozinho ou em família, é preciso ter um objetivo de vida, uma meta, um planejamento.

A decisão de morar fora pode ser para sempre, ou apenas por alguns anos. Pode ser a melhor coisa que você irá fazer na vida ou a pior. Tudo depende dos seus sonhos e da vontade de querer viver na Europa. Lembre-se que você estará em um país que não é o seu.

Você precisará ter muita força de vontade para superar os desafios e obstáculos que irá enfrentar. Mas, é claro, você sempre terá a chance de voltar, ou mudar de país novamente. Só erra quem tenta.

mudança para um país novo

Como procurar informações para decidir o país para morar?

Você pode encontrar muitas informações sobre os países europeus aqui na Euro Dicas, em blogs de pessoas que já moram fora, em fóruns de brasileiros e até em grupos do Facebook. Pesquise, ouça opiniões diferentes e, tenha em mente, que a experiência de cada um pode ser diferente da sua. Tudo depende da sua vontade de mudar e querer realmente pertencer aquele lugar.

A dica mais importante de todas é pesquisar muito, ler bastante sobre o lugar pretendido e estar preparado para morar fora. Quanto mais você souber, mais chances terá de dar certo e obter sucesso.

Os melhores países para morar na Europa para brasileiros

Os brasileiros que sonham em morar na Europa e precisam decidir em qual país viver devem pesquisar os visto exigidos, o perfil da família e todos os itens que listamos acima. Entretanto, criamos uma lista com os melhores países para morar na Europa, de acordo com rankings dos melhores países para viver e com o perfil dos brasileiros, confira:

  • Dinamarca;
  • Noruega;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Suíça;
  • Holanda;
  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Luxemburgo;
  • Reino Unido;
  • França;
  • Portugal;
  • Espanha.

Para quem tem Portugal como um dos destinos cogitados para se mudar, temos um material especial. O E-book Como Morar em Portugal, é um guia para ajudar você a planejar todo o processo de mudança, desde o visto até a escolha da cidade para viver.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.