Como aprender italiano

Itália  / 

Se eu puder dar um conselho, apenas um, para quem pretende vir morar na Itália é este: aprenda italiano. Parece óbvio, mas não é. Quer saber porquê? Então continue a ler.

As melhores maneiras para aprender italiano

Muitos acreditam que apenas saber inglês é suficiente para morar na Itália, o que é um grande equívoco. Italianos, geralmente, não sabem inglês. Então, se você não quer passar apuros e deseja aprender italiano, neste artigo vou te mostrar como aprender italiano.

Antes de falar sobre onde e como aprender italiano, é preciso conhecer um pouco sobre o idioma falado no País da Bota.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Conhecendo a origem da língua

A língua italiana, assim como o nosso português, é uma língua de origem latina. E, por isso, para nós brasileiros, não é um idioma de difícil aprendizado. Porém, como acontece sempre que aprendemos uma nova língua, é necessário disciplina e estudo.

Também já escrevemos um guia para estudar na Itália.

A Itália nasceu como país unificado apenas em 1861

Reino da Itália
Até então, cada região da península itálica falava seu próprio dialeto. Com a unificação, o dialeto toscano se tornou a língua oficial do país.

Dizem que era o dialeto com maior valor cultural, uma vez que era a língua em que foi escrita a maior obra literária italiana: “A Divina Comédia“, de Dante Alighieri.

Saiba como conhecer os seus antepassados italianos.

É uma língua oficial de 6 países

O italiano é a língua oficial na Itália, Vaticano, San Marino, Suíça, Eslovênia e Croácia.

O italiano é um idioma europeu e a União Européia possui um padrão comum de nivelamento de idioma, que é dividido assim:

  • Nível A1: Iniciante;
  • Nível A2: Básico;
  • Nível B1: Intermediário;
  • Nível B2: Independente;
  • Nível C1: Proficiência;
  • Nível C2: Domínio pleno (fluência).

Consulte o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Assim, em qualquer curso de italiano que você se matricular (no Brasil ou na Itália), você será nivelado conforme este quadro europeu.

Como aprender italiano na Itália

Em todas as regiões da Itália existem cursos de italiano para estrangeiros gratuitos. Basta procurar, na sua localidade aqui na Itália, os centros de integração cultural para obter informações sobre os cursos.

Aprender italiano grátis na Itália

Existem também cursos gratuitos oferecidos por associações e igrejas. Nos centros de integração eles costumam ter uma lista das entidades que oferecem cursos de italianos para estrangeiros.

Vantagem de fazer um curso de italiano gratuito

A vantagem de um curso gratuito é óbvia. Porém, é o tipo de curso que vale muito mais a pena para quem sabe muito pouco ou nada de italiano.

Desvantagem de fazer curso de italiano gratuito

A Itália recebe milhares de estrangeiros todos os dias, que falam as mais diversas línguas e não falam italiano. E esses imigrantes são encaminhados para os centros de integração cultural para aprender o idioma.

Isso faz com que os cursos tenham um ritmo um pouco mais lento para atender as necessidades de todos.

Aprender italiano pagando na Itália

Como qualquer outro idioma, em praticamente todo o país é possível encontrar cursos pagos de italiano. Cursos para todos os tipos de gostos e idades: intensivos, extensivos, combinados com atividades culturais, etc.

Tem muita oferta de cursos de italiano pagos

A oferta desses cursos é bastante vasta e é possível, inclusive, “comprá-los” ainda no Brasil, através de agências especializadas em intercâmbios.

A vantagem de frequentar um curso pago é a personalização

A maior vantagem, na minha opinião, de aprender italiano num curso pago aqui na Itália é que além de estar estudando uma língua in loco, normalmente o ensino e o nivelamento desse tipo de curso são mais personalizados do que nos cursos gratuitos.

Veja quais são os profissionais mais procurados na Itália

Como aprender italiano no Brasil

Aprender italiano no Brasil
Se você ainda está no Brasil e deseja aprender italiano antes de embarcar para a Itália, e possível se matricular em algum curso na sua cidade.

Em virtude da grande quantidade de descendentes de italianos que tem no Brasil, em praticamente todas as regiões existem cursos de italiano oferecidos por escolas de idiomas ou pelas associações de cultura italiana.

Procure instituições italianas

Procure na sua cidade a associação ou circolo italiano, que eles podem te ajudar.

No site da Embaixada da Itália no Brasil existe um documento sobre onde aprender italiano no Brasil, que pode ser muito útil.

Como aprender italiano Online

Aprender italiano online
Graças a internet, hoje em dia podemos aprender italiano online, sem sair de casa. Existem opções pagas e gratuitas, e como tudo nessa vida, todas possuem vantagens e desvantagens.

A vantagem de aprender italiano online

Para mim, tudo que é online é bom. Só de não precisar sair do conforto a minha casa, já fico bem feliz. Aqui vou falar dos métodos que utilizei, mas existem outros. É só digitar no google ” aprender italiano online” e se divertir com os resultados.

Dire, Fare, Partire

Curso de italiano gratuito, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). São 16 lições em vídeo e possui um material em pdf de exercícios muito bom.
Excelente curso de italiano. Não é muito convencional, mas é muito bom. Dos métodos online, é o meu queridinho.

Aprender italiano online no Youtube

Existem inúmeros canais no Youtube para aprender italiano. Vou colocar aqui uma lista dos que eu mais gosto e usei na minha caminhada para aprender o idioma de Dante:

Italica

Para mim, o melhor deles. Dos mesmos criadores do Dire, fare, partire, é um canal excelente para quem quer aprender italiano e cultura italiana.

Italiano Automatico

É outro canal maravilhoso, principalmente para quem quer aprender pronúncia.

É diversão e aprendizado garantido.

Vou aprender italiano

Muito bom também. Além do canal, ele possui um site com um curso pago, mas não conheço.

De qualquer maneira, basta digitar na busca do youtube :”curso de italiano” ou “aprender italiano” que surgirão centenas de opções.

Curso de italiano online oferecido pela RAI, Io parlo italiano

O curso gratuito online, Io parlo italiano, não está disponível no Youtube, mas é oferecido pela rede de televisão italiana estatal, a RAI. É um bom curso básico e gratuito de italiano.

Aprender italiano com apps para celular

Outro método excelente e com inúmeras opções (tanto pagas quanto gratuitas). Sem contar que é uma forma de aprender italiano a qualquer hora, em qualquer lugar.

Como eu disse, existem inúmeros apps para aprender italiano, mas os aplicativos que usei (e uso) e recomendo são:

  • Mosalingua: Foi o primeiro que usei. Possui uma versão demo gratuita e a completa que é paga.
  • Memrise: É muito bom! Também possui versão demo gratuita e a pro, que é paga.

Eu comprei e não me arrependi. Para mim, foi o melhor app para aprender italiano.
Existem outros famosos como o Babbel e o Duolingo, mas eu nunca usei a versão italiana, então não posso dizer se são bons métodos para aprender italiano.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.