Antepassados italianos: como encontrar a documentação de parentes

Itália  / 

As chances são grandes de que, se você está aqui no Euro Dicas, então está planejando passar uma temporada na Europa ou está estudando se vale a pena ir para lá. E você está certíssimo: há muitas oportunidades te esperando no Velho Continente! Nesse artigo eu vou ensinar como conhecer os seus antepassados italianos, passo importante para conseguir a dupla cidadania.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como pesquisar seus antepassados italianos

Para uma parcela enorme de brasileiros, a ‘ponte’ entre a sua vida no Brasil e a Europa são seus antepassados – aquele seu bisavô ou sua tataravó que nasceu na Europa e, por isso, pode lhe transmitir uma cidadania de país europeu, facilitando sua estadia por lá.

Falando em antepassados italianos, eu sou siciliano, morei por um (maravilhoso!) tempo no Brasil e posso dizer uma coisa que me deixou surpreso: a quantidade de descendentes de italianos que há por aí!

Você pode ter direito à cidadania na Itália

São milhões de brasileiros que têm a oportunidade de adquirir o direito à cidadania italiana e, assim como eu, ser um cidadão italiano. Tudo isso graças aos seus antepassados, que foram para o Brasil há muitos e muitos anos durante alguma das levas de imigrantes e fincaram raízes em terras tropicais.

Vamos discutir um pouquinho sobre como encontrar informações sobre seus parentes no texto de hoje.

Conhecer os seus antepassados italianos é essencial para obter cidadania europeia

Bem, uma coisa que todo mundo sabe é que tornar-se um cidadão italiano nem sempre é fácil. Você com certeza já ouviu muitas histórias de pessoas que passam anos ‘na fila’ pela cidadania.

Obter cidadania é um processo demorado

É verdade. Tornar-se cidadão italiano pode levar tempo e ser bastante complicado, exigindo documentações que você nem mesmo tem ideia de onde começar a procurar.

Pela nossa experiência, sabemos que uma grande dificuldade dos brasileiros é recuperar informações de seus antepassados italianos. Afinal, são pessoas que já morreram há muitos anos, que você talvez nunca tenha conhecido e será que elas deixaram seus documentos em algum lugar fácil de encontrar?

Obter dados completos dos parentes

Para dar início ao processo de cidadania, todavia, você necessariamente precisará de dados completos de seus parentes. São certidões de nascimento, casamento, datas, documentos para cidadania italiana, comprovantes, etc. Como consegui-los de um jeito fácil? Vou te dar dicas, veja abaixo.

Dicas para saber conhecer seus antepassados italianos

Converse com a sua família

Uma dica que sempre damos é: converse com a sua família.

Sempre há um nonno ou uma nonna que adoraria contar para você informações importantes sobre aquele parente que lhe transmitiu a cidadania italiana e que você nunca chegou a conhecer! Essas pessoas poderão dar dicas sobre o histórico da família e até mesmo ter alguns documentos guardados que você irá precisar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vale a pensar usar ferramentas tecnológicas para obter informações

Agora, quando nem mesmo revirar o baú de família ajuda muito, chega a hora de utilizar outras ferramentas – desta vez tecnológicas – para saber mais sobre seus parentes. E não será surpresa para ninguém descobrir que a internet pode dar uma tremenda ajuda nessa busca.

Vamos conhecer algumas delas?

Family Search

O Family Search é a maior associação de pesquisa genealógica do mundo, trabalhando há mais de um século na documentação de informações familiares.

Apesar de ter se iniciado nos Estados Unidos, hoje o Family Search abrange documentos de inúmeros países, inclusive Itália e Brasil. São informações obtidas de documentos públicos sobre nascimentos, casamentos, estruturação familiar, falecimentos e imigração, entre outros, que podem ser buscadas em seu acervo.

Uma das coisas mais legais quando contamos às pessoas sobre o Family Search é quando elas inserem o nome de um parente antigo e – sorpresa! – vários documentos escaneados da pessoa aparecem na busca – alguns inclusive com fotos. Documentos como registro profissional, visto de entrada no país ou cartões de imigração podem ser facilmente visualizados e baixados pelo serviço. É, realmente, incrível.

family search homepage

Não é garantida que vá obter resultados

O Family Search é um método bem prático para pesquisar informações sobre seus parentes. Não é garantia que você vá encontrar algum dado relevante lá; talvez nenhum parente seu esteja na base de dados atual. Porém, vale a pena tentar, dado o enorme volume de dados que estão guardados ali.

MyHeritage

Outro site excelente para você explorar dados sobre sua família é o MyHeritage. Sabia que ele e o Family Search compartilham boa parte de seus bancos de dados (assim como o ‘Ancestry’ e o ‘Find my Past’)?

Assim, ambos se tornaram verdadeiras ‘potências’ digitais na hora de buscar informações genealógicas. Caso não tenha encontrado nenhuma informação no Family Search, parta para a busca no MyHeritage.

Existem diversos outros serviços online que também podem lhe ajudar a obter informações sobre seus antepassados. Entre eles, o Antenati (em italiano), o Geneanet e o Genoom.

Bancos de dados brasileiros

Além de utilizar serviços internacionais de informações, você pode buscar dados sobre seus antepassados em bancos de dados públicos brasileiros. Vários estados no Brasil liberam documentos escaneados e informações sobre residentes de maneira gratuita, em seus websites.

A internet está cheia de surpresas sobre o seu antepassado italiano

Ah, a internet…há muito mais informações sobre sua parentada italiana do que você imagina! Você pode descobrir facilmente se os seus antepassados lutaram na Guerra, em qual navio eles chegaram no Brasil, se algum deles recebeu uma medalha militar e muito mais. Dados é o que não faltam na web.

Minha mensagem é: se você está desanimado em ir atrás de sua cidadania italiana porque acha que vai ser complicadíssimo obter informações sobre seus antepassados, relaxe um pouquinho. Já há diversos serviços online que podem facilitar bastante a sua busca.

Família + internet, a combinação perfeita para pesquisar sobre seus antepassados

Com uma boa dose de paciência e de curiosidade, você poderá encontrar informações riquíssimas sobre seus parentes e, assim, montar um requerimento ideal para dar início ao seu processo de dupla cidadania na Itália ou em qualquer outro país europeu!

Veja também quais são as vantagens da cidadania italiana.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Dario é italiano (melhor, siciliano!), adotado há 2 anos pelo quente e colorido Brasil! É fundador do Pesquisa Italiana, e com um time de 14 colaboradores ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens! Ama praia, churrasco e obviamente, pizza!