Grande parte das pessoas tem curiosidade sobre sua origem e também tem interesse em construir algo que explique toda a linhagem familiar até elas. Atualmente, existem alguns recursos online que podem ajudar com isso de forma rápida e gratuita e um deles é o Family Search. A ferramenta que ajuda a conectar gerações e familiares coleta e preserva registros genealógicos de todo o mundo. Entenda como funciona e se vale a pena usar o FamilySearch.

O que é o Family Search?

O Family Search é uma associação de pesquisa genealógica mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em funcionamento há mais de 20 anos, o Family Search coleta registros genealógicos de todo o mundo e compartilha essas informações com quem se interessar. A organização não possui fins lucrativos e tem como objetivo reunir famílias através de registros, serviços e recursos disponibilizados de forma gratuita.
Seus recursos vão do reconhecimento de documentos para obtenção de dados e digitalização online ao acesso de cópias de arquivos de mais de 100 países. O site ainda conta com uma ferramenta de pesquisa que permite encontrar pessoas que tenham o mesmo sobrenome, saber de onde elas vêm e em que ano nasceram.
site Familysearch
Além de criar uma árvore genealógica pessoal é possível guardar fotos, imagens e áudios da família para compor um projeto.
Saiba como descobrir a origem do sobrenome e melhores ferramentas.

Como funciona o Family Search?

O Family Search possui mais de quatro bilhões de nomes e 4.745 centros espalhados pelo mundo. A plataforma oferece um atendimento gratuito, 24 horas por dia. Entre seus principais serviços estão:

Acesso online

Na plataforma é possível pesquisar por registros procurando nomes de antepassados e criar uma conta gratuita para fazer sua própria árvore genealógica, contribuindo com informações e se conectando com familiares.

Captura de imagens

Através da tecnologia dCam, são produzidas imagens digitais de alta qualidade com os registros originais e antigos sendo preservados, além de uma publicação rápida destes arquivos.

Conversão digital

Os administradores de registros ajudam a digitalizar coleções e fazer o armazenamento das mesmas através de processos e softwares. A plataforma possui mais de 2,4 milhões de rolos de microfilmes.

Indexação

Uma equipe de voluntários voltada para criar índices e ferramentas de indexação possibilita a pesquisa por palavras-chave e dados na plataforma.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Preservação

Cópias de arquivos de microfilmes, microfichas e registros digitais são armazenados no site que contém dados de mais de 100 países. O cofre que guarda essa coleção está localizado em Salt Lake City, Utah, perto da sede mundial da organização. No site é possível entrar em contato com especialistas ou com o Centro de História da Família mais próximo para ajudarem com a pesquisa.
O Family Search oferece aplicativo para a Android e iPhone para facilitar a criação de árvores genealógicas.
Entre as coleções que estão disponíveis no site estão o Censo dos Estados Unidos de 1880 e 1940, Censo Canadense de 1881, Censo Britânico de 1881, Banco de Dados de Ellis Island, Registros do Freedman’s Bank, Legado Afro-Americano, Óbitos da Seguridade Social dos EUA, Genealogia Internacional e Registro Civil Italiano (em fase de indexação).
Em busca de documentos familiares? Saiba como fazer a busca de certidões em Portugal.

Como usar o Family Search?

Se você deseja apenas fazer uma pesquisa rápida sobre um membro da sua família, basta acessar o site e colocar os dados como nome e data de nascimento no campo “Saiba mais sobre sua família” na página inicial da plataforma.
busca Familysearch
Caso queira fazer uma pesquisa mais aprofundada e confeccionar uma árvore genealógica, precisa criar uma conta clicando no botão “Criar conta” no canto direito superior da página.
As árvores criadas pelos usuários do site são usadas na pesquisa por genealogia, em que as pessoas buscam por dados para completar sua linhagem familiar, proporcionando o contato entre parentes e gerações.
As pesquisas poderão ser feitas por registro histórico, localidade (cidade,país ou continente) ou através de filtros como eventos da vida (residência, casamento ou morte), relacionamento (pais, cônjuges ou outros parentescos) e até por número de lote. Veja a seguir, o passo a passo para fazer sua árvore genealógica.

Como começar uma árvore de família?

1º passo. Crie uma conta gratuita para começar sua árvore genealógica. A partir desta conta, você também terá acesso aos registros online do Family Search e ao recurso Recordações.
2º passo. O segundo passo é acrescentar o que você sabe sobre sua família. A plataforma recomenda começar com as primeiras quatro gerações. O Family Search ressalta que a privacidade das pessoas vivas é protegida e que ninguém poderá ver o que você acrescenta sobre si mesmo ou outros membros da família que estejam vivos.
3º passo. O terceiro passo é se conectar ao banco de dados do Family Search. Ao acrescentar um parente falecido na árvore, a plataforma vai tentar conectar você a qualquer informação que tenha sobre esse parente em seu banco de dados. Caso encontre uma correspondência, poderá inserir informações automaticamente, economizando seu tempo.

Como conectar contas no Family Search?

A árvore genealógica do Family Search descobre e estabelece conexões automaticamente. Em alguns casos, as pessoas descobrem conexões ao encontrarem registros, novos ancestrais ou novas informações que foram publicadas por outros. Mas, também é possível que você mesmo crie conexões na plataforma com sua família viva, principalmente quando ela cresce.

Como funciona a conexão com familiares falecidos?

A árvore familiar do Family Search é compartilhada e pública, mas apenas os parentes falecidos poderão ser vistos por qualquer pessoa que pesquise esse familiar na plataforma. Já as informações sobre pessoas vivas, só poderão ser vistas por quem as colocou em seu próprio espaço restrito. Por exemplo, se você coloca seu cônjuge, filhos e pais na sua árvore familiar, ninguém mais poderá ver essas informações porque eles estão vivos.
As informações adicionadas ao perfil de um familiar vivo só vão se tornar públicas depois que ele for marcado como falecido. Quando isso acontece, os perfis repetidos podem aparecer e ser unificados para agrupar as informações dessa pessoa em um perfil compartilhado. Isso quer dizer que, caso seus irmãos queiram ver seus pais que estão vivos em sua própria árvore, eles mesmos vão ter que colocá-los.

Como se conectar a árvores de pessoas vivas?

Por causa da política de privacidade da plataforma, se conectar às informações do seu cônjuge ou outros membros vivos da família é um pouco diferente do que se conectar a antepassados falecidos da sua linhagem direta. O segredo é acrescentar informações de seus familiares vivos até conseguir se conectar ao perfil de uma pessoa falecida.
Veja a seguir, o passo a passo para se conectar à árvore do seu cônjuge ou qualquer pessoa viva de seu parentesco.

  1. Na tela da árvore familiar, encontre o lugar que deseja acrescentar um parente vivo. Você pode, por exemplo, conectar sua irmã a seu cônjuge vivo, assim verá a linhagem familiar dele, que continua por muitas gerações. Então, você navega até o perfil da sua irmã na árvore;
  2. Para colocar seu cunhado, primeiro clique em acrescentar cônjuge ao lado do nome da sua irmã. Depois, preencha as informações essenciais sobre ele e clique em próximo. Na caixa de resumo que aparece, clique em criar uma nova pessoa para acrescentar seu cunhado à árvore familiar. Na árvore familiar da sua irmã, seu cunhado agora vai estar conectado como marido;
  3. Vamos supor que os pais do seu cunhado ainda estejam vivos, então você clica em acrescentar mãe e acrescentar pai para criar novos registros e acrescentar esses familiares à árvore dele no seu espaço restrito. Você também pode fazer o mesmo com outros parentes vivos dele;
  4. Após inserir as informações para essas pessoas vivas no ramo da árvore, você pode se conectar a parente falecidos. Caso os avós do seu cunhado já tenham falecido e estejam no Family Search, você poderá acrescentá-los automaticamente buscando pelo nome e data de nascimento. Após clicar em próximo, o Family Search vai mostrar as possíveis correspondências que ele encontra na árvore familiar.

Uma das possibilidades é clicar em acrescentar correspondência. Mas, antes de clicar, você pode perceber a possibilidade de acrescentar o avô e sua esposa ao mesmo tempo e escolher acrescentar correspondência de casal, adicionando ambos à sua árvore. Ao fazer isso, o Family Search vai conectá-lo as informações da árvore de seu cunhado, com todos os antepassados dele.

O Family Search é gratuito?

Sim, a plataforma é completamente gratuita. A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, instituição responsável pelo serviço, não tem fins lucrativos e acredita que uma de suas missões é unir famílias. Para isso, conta com o time de voluntários e funcionários.
Quem desejar contribuir com a organização pode doar serviços, registros, habilidades de programação, dinheiro ou ser um missionário, participando de avaliações ou indexando registros.

É seguro usar o site?

Sim, pode confiar. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a principal patrocinadora da plataforma e garante a integridade desta organização. Inicialmente chamada de Sociedade Genealógica de Utah, a Family Search foi fundada em 1894 e há mais de 100 anos está voltada para a preservação de registros de famílias.
site de busca familiar
Como descobrir meus antepassados? Saiba como começar a busca.

Alternativas ao Family Search

Existem diversos sites onde é possível fazer buscas sobre nossos antepassados, além do Family Search. Alguns deles são:

MyHeritage

O MyHeritage é um dos mais famosos criadores de árvores genealógicas do mundo. Digitando o nome e sobrenome de uma pessoa é possível obter uma lista de registros com dados em comum. O site possui uma base de 10,1 bilhões de registros históricos para cruzar dados e garante boas chances de encontrar informações.
A plataforma é gratuita por 14 dias e depois disso o usuário deve escolher um plano com mensalidade. Para começar, acesse o site e crie sua conta gratuita. Caso queira continuar, eles vão oferecer a opção sobre pagamento.
Saiba como funciona o My Heritage.

Ancestry

De acordo com seus criadores, o Ancestry possui a maior base de dados do mundo para montar a árvore genealógica. São mais de 20 bilhões de registros de 80 países e 100 milhões de árvore. Na criação da árvore, o site dá dicas de possíveis informações de parentes disponíveis no banco de dados à medida que o usuário coloca os nomes dos familiares.
A conta gratuita do serviço dá acesso a diversos registros históricos, incluindo censos, documentos de imigração e bancos de informações mantidos por igrejas e órgãos militares. É possível encontrar de tudo, de datas de nascimento a listas telefônicas. São 14 dias gratuitos para testar antes da primeira mensalidade.

Geneanet

O Geneanet é uma plataforma um pouco menor, com 1,25 milhões de árvores criadas e dados de 6 bilhões de pessoas. O site funciona de forma parecida com os demais, mas possui o diferencial de uma seção voltada para a busca de dados de ancestrais portugueses.
A maior parte das funções é gratuita, mas existe um upgrade para o plano Premium com uma ferramenta de busca mais avançada.

Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional possui dados valiosos disponíveis gratuitamente para quem deseja criar uma árvore genealógica. Entre eles, estão os registros da entrada de imigrantes no país que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro entre 1875 a 1910.
É possível buscar passageiros pelas características físicas, grau de instrução, estado civil, profissão, entre outras variáveis que facilitam o trabalho de quem tenta encontrar um parente distante que possa ter entrado com um nome diferente.

Lucidchart

O Lucidchart não possui banco de dados nem ferramentas voltadas para pesquisas familiares. Porém, o site pode te ajudar a melhorar o visual da sua árvore genealógica.
A plataforma que é focada na criação de mapas mentais e fluxogramas, oferece modelos prontos de árvores para preencher e personalizar. O serviço é gratuito, mas possui uma modalidade premium com armazenamento em nuvem de 1 GB, histórico de revisões e melhores ilustrações.
Como você observou, o Family Search é apenas uma entre tantos sites para a busca de familiares e a montagem da árvore genealógica. Um dos principais objetivos de quem faz a busca pela linhagem familiar é a dupla cidadania. Vários países, especialmente os europeus permitem a dupla cidadania por descendência.
Quer saber mais sobre a cidadania europeia e outras informações para morar na Europa? Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente e-mails para planejar a mudança para o Velho Continente.