Árvore Genealógica, o que é e como fazer a sua

Europa  / 

Muitas pessoas se interessam pela árvore genealógica, a origem da sua família, e querem saber de onde são seus antepassados e a sua história. Mas você sabia que a árvore genealógica serve para muito mais do que apenas saber a história da nossa família?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Preparamos esse artigo para explicar para que serve a árvore genealógica, como podemos montá-la e onde podemos procurar as informações cruciais para que ela fique completa. Ficou interessado? Quer montar a sua árvore genealógica? Fique aqui com a gente!

O que é a árvore genealógica?

É uma maneira de estabelecer as conexões entre os ancestrais de um membro de uma família. Através da árvore genealógica estabelecemos quem são os pais, avós, bisavós e demais ancestrais.

Se a sua origem é italiana, veja o que já escrevemos sobre como conhecer os seus antepassados italianos.

Para que serve a árvore genealógica?

Quando somos crianças costumamos fazer a árvore genealógica na escola, para conhecermos melhor a nossa família.

Depois de adultos, é comum buscarmos a nossa árvore genealógica em um processo de pedido de dupla cidadania, onde estabelecemos a nossa conexão com um ancestral nascido em outro país.

É imprescindível encontrar as conexões com os nossos antepassados para provar que temos direito ao pedido de dupla cidadania. Depois é necessário correr atrás dos documentos para dar entrada no processo.

Quais documentos são importantes para montar a árvore genealógica?

Qualquer documentos que esteja ligado aos seus antepassados. Certidão de nascimento, casamento, óbito…

Veja o que é necessário para fazer uma retificação de certidão.

Onde posso encontrar os documentos dos meus antepassados?

Documentos de antepassados

Os documentos para poder completar a sua árvore genealógica devem ser procurados em Igrejas, cartórios, e qualquer lugar onde os seus antepassados possam ter sido registrados. Normalmente nos consulados dos países eles informam onde os documentos podem ser pesquisados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Temos um artigo que fala tudo sobre a busca de certidões em Portugal.

Posso procurar na Internet?

É muito difícil que os documentos já estejam digitalizados, principalmente se forem documentos muito antigos, porém existem sites que ajudam a encontrar registros dos nossos ancestrais, principalmente se algum parente (mesmo que distante) já encontrou e colocou online.

Você pode se interessar por sites como FamilySearch, Ancestry e MyHeritage.

É possível contratar alguém para fazer a minha árvore genealógica?

Sim. Existem empresas que trabalham com a busca de documentos, são chamados genealogistas. A Legacy Tree, por exemplo, é uma empresa especializada na busca de documentos e em montar a árvore genealógica de clientes do mundo inteiro.

Existem ainda pessoas comuns que trabalham com isso, e que divulgam o trabalho em grupos no facebook, para encontrá-las você vai ter que procurar em grupos de estudantes nas cidades específicas onde estão os documentos.

Se você precisar de algum documento brasileiro, o cartório 24 horas pode tratar disso e enviar para mais de 90 países.

O que uma empresa de genealogia pode fazer por mim

Eu entrei em contato com os especialistas da Legacy Tree para saber como funciona o trabalho de um genealogista. Eles ajudam os clientes a encontrar as suas raízes, traçar a árvore genealógica e escrever a narrativa familiar. Eles atendem clientes do mundo inteiro, com um serviço personalizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Você já conseguiu descobrir a origem do seu nome italiano?

Vale a pena contratar alguém para montar a árvore genealógica?

Na minha opinião vale sim, porque dá muito trabalho. Os documentos que você vai precisar não vão estar todos em um só lugar, e “se bobear” nem no mesmo país. Além do trabalhão que você teria, iria gastar muito dinheiro para ir e vir de tanto lugar.

Além disso, o desgaste de ficar ligando e procurando documentos, o stress é muito grande. Eu sei disso porque quando fui tirar a minha cidadania vi que a minha mãe ficou bastante cansada com todo o processo.

Se você já souber onde estão os documentos, o que vale mais a pena fazer é entrar em contato com uma pessoa que more na cidade onde o documento está, e pedir para que ela trate do processo para você, e mande o documento para a sua casa. Com certeza isso vai ficar mais barato do que uma passagem para Portugal, Itália e Espanha

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.