Por meio da árvore genealógica é possível revisitar o seu passado e descobrir suas origens. Mas ela tem muitas outras funcionalidades, além de sabermos a história de nossa família. Por isso, neste artigo, vamos mostrar para você o que é uma árvore genealógica, como fazê-la, se vale a pena fazer uma, entre outras informações. Acompanhe!

Como se faz uma árvore genealógica? Você deve escrever os nomes das pessoas de sua família que deseja incluir na sua árvore genealógica (à caneta ou no computador – pode ser até por meio de empresas, como a Cidadania4U se for o caso de cidadania portuguesa ou italiana, por exemplo). E, ao descobrir informações de seus antepassados, ir completando a sua árvore.
Como descobrir a árvore genealógica de uma família? Por meio de conversas com familiares, sites de buscas de ancestralidade, cartórios, entre outros meios.
Como descobrir o nome dos meus antepassados? As principais maneiras são a conversa com familiares e parentes, bem como os sites de busca de sobrenomes.

O que é árvore genealógica?

É um diagrama da ancestralidade e das relações familiares – ou gráfico genealógico – de um indivíduo ou de um grupo. Basicamente, uma árvore genealógica é a história das nossas origens; é quando revisitamos o nosso passado e conseguimos até traçar nossas conexões familiares com pessoas que nem sabíamos que possuíamos um grau de parentesco.

Ou seja, é uma maneira de estabelecer as conexões entre os ancestrais de um membro de uma família. Por meio da árvore genealógica estabelecemos quem são os pais, avós, bisavós e demais ancestrais.

Exemplo de desenho de árvore genealógica

Veja, a seguir, um exemplo de uma representação de uma árvore genealógica e comece hoje mesmo a construir a sua.

Árvore genealógica - bisavós
Imagem de árvore genealógica. Autoria: Carolina Carvalho.

Para que serve uma árvore genealógica?

A árvore genealógica tem como principal função o conhecimento sobre as origens de seus familiares, incluindo informações sobre antepassados distantes e parentesco.

Ela serve para auxiliar na identificação e documentação de nomes de familiares, assim como datas de nascimento, casamentos, óbitos e informações relevantes sobre os seus parentes.

Dupla cidadania

Mas, além do conhecimento mais aprofundado de sua família, a árvore genealógica é bastante útil no processo de solicitação de dupla cidadania, quando é estabelecida uma conexão entre um ancestral que nasceu em outro país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Entrevistamos o Matheus Klinger Ramos, de 27 anos, consultor educacional, e ele afirmou que começou a se interessar em fazer a sua árvore genealógica durante a matéria de História, na 5ª série, em 2006:

O professor passou uma atividade pra casa para pesquisarmos nossos ascendentes. Enquanto a maioria dos meus colegas colocaram apenas pais e avós para entregar a tarefa, eu liguei para diversos parentes e consegui descobrir os nomes de todos os meus trisavós.

Mas alguns anos se passaram até a construção de sua primeira árvore genealógica:

Em 2020, comprei um teste de ancestralidade e o interesse voltou. Comecei a pesquisar pelos registros do FamilySearch e entrando em contato com cartórios para tirar certidões de nascimento dos meus antepassados mais distantes, já que costuma constar os nomes dos pais e avós nelas.

Matheus no Rio de Janeiro
Matheus Klinger, no centro do Rio de Janeiro – Arquivo pessoal de Matheus

Segundo ele, descobriu que cerca de 80% de seus antepassados vieram da Itália no final do século XIX, início do XX. E, assim, juntamente com 68 parentes, deram entrada no processo de cidadania italiana via judicial na Itália, pelo pai de sua avó materna.

Outras vantagens de fazer a árvore genealógica

Estas conexões não têm apenas a vantagem de um eventual pedido de dupla cidadania. Saber a sua árvore genealógica tem outros benefícios.

Estudo de doenças de cunho genético

A sua árvore genealógica pode servir, por exemplo, para o estudo de doenças de cunho genético, como diabetes, entre outras hereditárias, além de padrões genéticos.

Mesmo o câncer, uma doença que cientificamente não possui caráter genético determinante, pode ser prevenido com exames com antecedência e atenção redobrada através do traçado e da descoberta da árvore genealógica.

Conexão com a história

Por meio da árvore genealógica, as pessoas têm a possibilidade de se conectar à sua história e compreender a sua herança cultural. Assim, é possível conhecer informações sobre a sua ascendência, migrações, tradições de sua família e, até mesmo, fatores históricos, como guerras, por exemplo, que afetaram a sua família.

A pesquisa genealógica ajuda a confirmar, mas também a derrubar alguns mitos da família. Minha vó contava que os avós dela tinham morrido nos anos 20 numa guerra, o que me intrigava muito, pois não fazia ideia de que guerra era essa. Pesquisando, descobri que houve uma guerra no Espírito Santo entre dois candidatos ao governo do estado na época, e foi nesse conflito que meu trisavô morreu, declara Matheus.

Estabelecimento de laços familiares

Por meio da árvore genealógica, também é possível que membros de uma mesma família se conheçam e tenham contato, mesmo distantes. Desta forma, ela fortalece os laços da família, promovendo a união e propagando a história, as tradições e os valores, de geração para geração.

Legado para a família

Uma árvore genealógica atualizada é um legado para as próximas gerações de sua família. Esse documento costuma ser um recurso valioso para o conhecimento das raízes de seus descendentes e de sua identidade.

Pedigree em animais

Você sabia que a árvore genealógica é determinante na continuação da espécie de alguns animais?

É comum ser feito esse documento para animais, e, muito provavelmente, você já tenha ouvido falar que um cachorro tem pedigree. Se já ouviu, saiba que isso só foi possível porque que os ascendentes diretos próximos do bichinho foram representados.

Portanto, podemos dizer que em alguns animais a árvore genealógica é determinante na continuação da espécie, mas também para designar seus preços, cruzamentos e linhagens.

Como fazer uma árvore genealógica?

Primeiramente, é preciso reunir as informações que você sabe sobre a sua família e pedir para os seus parentes complementarem essas informações, juntando fotos e documentos.

Quaisquer documentos que estejam relacionados aos seus antepassados podem ser incluídos, como: certidão de nascimento, casamento, óbito, entre outros. Esses documentos podem ser encontrados em igrejas, cartórios, bibliotecas, sites de genealogia e plataformas online, que disponibilizam bancos de dados de famílias e agilizam informações, como a origem do sobrenome, minimizando erros.

A Cidadania4U, por exemplo, é uma das maneiras de descobrir informações sobre os seus ancestrais. Trata-se de uma empresa de cidadania que também faz o serviço de pesquisa genealógica, ela te orienta na construção da árvore e identificação das suas origens, se for para cidadania portuguesa ou italiana. Com os documentos corretos em mãos, é possível fazer um esboço de sua árvore genealógica e ir atualizando e adicionando informações.

Álbum de foto de família pode ajudar na montagem da árvore genealógica
A conversa com familiares é uma das principais formas de descobrir informações sobre seus antepassados.

Vale a pena contratar uma empresa especializada?

Sim, dependendo do motivo do seu interesse em montar a sua árvore genealógica. Se você quiser fazê-la para verificar se tem a possibilidade de tirar a sua cidadania europeia, para encontrar um parente, ou, até mesmo, para investigar alguma doença genética, vale a pena contratar uma assessoria para auxiliá-lo.

Isso porque a busca por documentos pode demandar bastante tempo e dinheiro. Muitas vezes, os documentos não estão em um mesmo país e você tem que se disponibilizar em correr atrás, ir a cartórios, fazer pesquisas, ligar para consulado, etc. O processo por busca de certidões de seus antepassados pode ser bem trabalhoso.

O serviço de um genealogista é ajudar os clientes a encontrar as suas raízes, traçar a árvore genealógica e escrever a narrativa familiar. Eles atendem clientes do mundo inteiro, com um serviço personalizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Por outro lado, se o seu objetivo for curiosidade ou satisfação pessoal, por exemplo, contratar uma empresa especializada em genealogia para fazer isso pode não fazer muito sentido.

O ideal é tentar chegar o mais longe possível de maneira independente. Comece por você, chegue aos seus pais, avós maternos e paternos, bisavós maternos e paternos e assim por diante. Depois, quando as informações ficarem escassas ou muito difíceis de serem acessadas, busque ajuda de profissionais ou empresas, caso seja necessário.

4 melhores sites para fazer árvore genealógica

Confira, a seguir, os 4 melhores sites para fazer a sua árvore genealógica.

1. Cidadania4U

A Cidadania4U além de te ajudar em 100% do processo de cidadania também te ajuda a realizar a busca de dados, documentos e registros contam a história da sua família. Assim, ajuda as pessoas na descoberta dos seus ancestrais. Vale destacar que o serviço de árvore genealógica se aplica somente para a cidadania portuguesa ou italiana.

A empresa oferece diversos serviços de pesquisa relacionados à genealogia, como:

  • Buscam toda documentação no Brasil e no mundo;
  • Preparam um parecer completo demonstrando as proximas etapas;
  • Fazem o protocolo de toda a documentação;

2. FamilySearch

O FamilySearch é um dos melhores e mais confiáveis sites para iniciar a sua árvore genealógica. Ele é patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e é bastante confiável, seguro e gratuito.

Neste site, é possível encontrar registros mundiais, como registros governamentais, de casamento, de óbitos, entre outros, e mais de 1 bilhão de imagens digitais.

O cruzamento dos dados no FamilySearch permite encontrar seus ascendentes e ancestrais e possibilita que você tenha acesso a documentos oficiais que foram digitalizados e estão disponíveis na plataforma, como passaportes, certidões de nascimento, entre outros.

Os índices são criados por voluntários, a partir de indexações e vale destacarmos que o site está disponível em 7 idiomas.

3. My Heritage

Outra opção confiável para montar a sua árvore genealógica é o My Heritage, que funciona de forma semelhante ao FamilySearch. O site tem um banco de dados com 9 bilhões de registros históricos do mundo todo.

Nele, você pode criar árvores genealógicas, inclusive baseadas em reconhecimento facial, e compartilhar fotos. O site conta com mais de 35 milhões de árvores registradas em 42 idiomas, incluindo o português.

Há três opções de planos disponíveis na plataforma, e o básico é acessado gratuitamente. Você deve começar preenchendo seus dados (nome, data de nascimento e colocando fotos pessoais). Depois, você pode incluir informações dos seus familiares e também compartilhar com o restante da família.

4. Antenati

O Antenati, ou Portal dos Ancestrais conta um acervo de documentos que auxiliam pessoas interessadas em pesquisas históricas, genealógicas, demográficas e de ciências sociais.

Desta forma, o site permite que as pessoas consultem livremente as reproduções digitais dos registros de estado civil, listas de serviço militar, papéis de matrícula e outros documentos de natureza genealógica e pessoal, mantidos no Arquivo do Estado italiano individual. Além disso, quando disponíveis, os bancos de dados dos nomes mencionados nos logs.

O portal tem como objetivo, também, fornecer ampla informação sobre a documentação útil para pesquisas genealógicas, de registro, história familiar e pessoal, mas também para demografia e história social, mantidas nos Arquivos do Estado italiano, bem como sobre bases de dados nominativas, retiradas desta documentação.

Matheus, por exemplo, se baseou em conversas com seus parentes e em pesquisas em cartórios para saber informações sobre seus descendentes, mas também utilizou o FamilySearch e o Antenati para avançar em sua árvore genealógica.

Mais recentemente, encontrei muitas pessoas pelos registros do FamilySearch, mas deslanchei mesmo quando encontrei o site Portale Antenati, um portal com milhares de documentos de italianos. O portal Antenati facilita porque eles têm vários índices por década.

Documentos para fazer árvore genealógica da família

Alguns dos documentos necessários para realizar a árvore genealógica de sua família são:

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de batismo
  • Certidões de casamento;
  • Atestado de óbito.

O vídeo “Como avançar na pesquisa familiar”, do canal do YouTube “Genealogia e História Familiar” explica o que você deve fazer com os documentos de seus ancestrais e que você deve contextualizar as informações de seus familiares, para avançar nas pesquisas genealógicas. Vale a pena assisti-lo.

Onde posso encontrar os documentos dos meus antepassados?

É possível encontrar documentos de seus antepassados em:

  • Cartórios;
  • Igrejas
  • Arquivo de Estado ou no Arquivo Nacional, aberto ao público;
  • Plataformas de genealogia, como a Cidadania4U e a FamilySearch, por exemplo;
  • Se a documentação for de outro país, os consulados podem ajudá-lo, informando o local onde esses documentos podem estar.

Vale a pena fazer árvore genealógica?

Sim. Seja para verificar a possibilidade de ter descendentes estrangeiros para tirar outra cidadania, para conhecer seus parentes distantes, descobrir informações sobre a história de sua família, para saber informações sobre a genética da sua família (até mesmo como prevenção de doenças genéticas) ou por outro motivo vale a pena fazer a sua árvore genealógica.

Como você viu, é possível fazê-la sozinho, buscando informações sobre seus ascendentes em cartórios e com a ajuda de sites de pesquisas genealógicas. Para muitas pessoas, como o Matheus, nosso entrevistado, a busca pela sua ancestralidade é um hobby.

É um passatempo pra mim. É um tema que eu gosto muito, sigo alguns canais no YouTube sobre o assunto. Acho muito interessante saber de onde meus antepassados vieram, pra onde foram, as jornadas deles.

Mas, se você não tem tempo ou não gosta desse tipo de trabalho e precisa fazer a sua árvore genealógica (pelos motivos que explicamos), vale a pena contratar uma assessoria para ajudá-lo.

A questão emocional também é importante

Um aspecto extremamente interessante e que não é muito falado, é que ao iniciar a sua árvore você vai, inevitavelmente, se aproximar de seus familiares. A sua construção pode ser o começo para uma amizade, relacionamento ou, até mesmo, a possibilidade de um reencontro.

Conversar sobre as origens da família pode ser complicado e delicado em casos traumáticos, ou de brigas familiares, mas também pode ajudar a curar feridas, possibilitar bate-papos interessantes e o envolvimento com pessoas que, apesar de serem parentes, não tinham assuntos em comum.

Muitas vezes, até festas e comemorações acontecem depois de terminada a pesquisa da história da família. Algumas famílias fazem brasões, camisetas e tentam reunir um grande número de familiares em uma festa anual. É uma maneira muito legal de manter a família unida.

Curiosidade

Uma curiosidade é que na cultura oriental ter uma árvore genealógica completa é quase natural.

Os japoneses, por exemplo, por conta da reverência que possuem aos seus ancestrais, têm dados e informações de seus familiares que chegam, comumente, até a 6ª ou 7ª geração facilmente. É uma tradição muito bonita para seguir e preservar.

Perguntas frequentes sobre árvore genealógica

Confira, agora, respostas para algumas perguntas frequentes sobre o tema.

Quem vem primeiro na árvore genealógica?

Comece por você (na parte de baixo do documento), chegue aos seus pais, avós maternos e paternos, bisavós maternos e paternos e assim por diante.

Quais são os modelos de árvore genealógica?

Existem diferentes modelos de árvore genealógica, como:

  • Na vertical, modelo mais tradicional;
  • Na horizontal, também conhecido como “Árvore de Linhagem”;
  • Árvore genealógica de leque ou circular, modelo não tradicional, com linhas entre os membros da família, gerações separadas etc. No entanto, ela permite a visualização de seus antepassados diretos de maneira mais global.

Cada modelo oferece vantagens e desvantagens e eles são usados de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Plataformas de genealogia, como FamilySearch e o MyHeritage, geralmente trabalham com esses três tipos e permitem que você altere visualização com facilidade.

Como fazer árvore genealógica grátis?

É possível fazer a sua árvore genealógica de forma gratuita por meio dos sites apresentados, como o FamilySearch, além do site GeneanetCanva, entre outros.

Agora que você já viu informações importantes sobre como fazer a sua árvore genealógica, comece a pesquisar sobre as suas origens e monte a sua. Boa sorte!