Qual é o seu sobrenome? Você conhece sua origem? Em quais países no mundo seu sobrenome é mais popular? E qual é a importância de um sobrenome? Para que saber tudo isso? Neste artigo, você vai entender por que é importante saber a origem do sobrenome.

Como descobrir a origem do sobrenome?

Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.
Nesse vídeo, explicamos em menos de 5 minutos como encontrar as suas origens, dê o play e acompanhe! Se preferir ver em texto, prossiga a leitura abaixo.

Procure em sites de busca sobre seu sobrenome

Diversos sites podem ajudar a investigar seu passado e saber mais sobre suas origens, por meio do seu sobrenome. Apresentamos em detalhes os dois mais usados a seguir, confira:

Family Search

O Family Search é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.
A partir daí, é traçada uma árvore genealógica, um gráfico de linhagem, com as principais informações sobre a sua família. O serviço é gratuito e estendido a todos que tiverem interesse!
O Family Seacrh permite, ainda, que você busque documentos digitalizados de pessoas com o mesmo nome que nasceram antes de 1920. Assim, a árvore genealógica fica mais completa e facilita uma investigação profunda sobre seus antepassados.
busca de sobrenome Family Search
Para conhecer melhor o site e seu funcionamento, você pode consultar o artigo que fizemos sobre o Family Search ensinando como usar a plataforma.

Forebears

Você imagina quantas pessoas no mundo carregam o mesmo sobrenome que você? Sabe onde seu sobrenome surgiu? E em que país ele é mais popular? No site Forebears, você tem acesso a essas informações e é possível descobrir, de forma simples, a origem do seu sobrenome.
Com base em dados coletados em diversos países, o site mostra onde está a maior parte de pessoas com sobrenomes iguais. É só digitar seu sobrenome no buscador do site e, em seguida, aparecem as informações sobre sua origem e significado, bem como a frequência com que ele aparece nos países. Veja como é fácil:
Meu sobrenome é “Carvalho”. Insiro o meu sobrenome ao lado da lupa. Aparece, então, uma página falando sobre a procedência, o significado e quantas pessoas, aproximadamente, possuem o mesmo sobrenome que eu. Logo embaixo desta mesma página, vemos que meu sobrenome é comum no Brasil e também em Portugal.
De acordo com o Forebears, os sobrenomes Silva, Santos e Souza são os mais populares no Brasil.
Forebears site

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

MyHeritage

Um dos sites mais avançados para a busca de informações para encontrar as origens e o sobrenome, é o MyHeritage. São 105 milhões de usuários no mundo todo, 2,5 bilhões de árvores genealógicas, 9,7 bilhões de registros históricos e 42 idiomas diferentes.
O site disponibiliza um recurso chamado “DNA Matching”. De acordo com o site, milhões de pessoas encontraram novos parentes e descobriram suas origens étnicas, por meio de tecnologia inovadora e teste de DNA. Funciona da seguinte forma: você compra o kit de DNA online, envia a sua amostra e, em até um mês, vê o resultado no site.
Se seu objetivo for conhecer ainda mais a história dos membros de sua família, vale a pena conversar com seus parentes e amigos de seus familiares.
Confira também quais os nomes e sobrenomes mais comuns em Portugal.

Outros sites

O site Origem do Sobrenome é outra forma bem interessante para pesquisar sobre a sua origem. Ele mostra uma série de sobrenomes, separados por letras. Além da raiz do nome, ele também apresenta um breve histórico e uma explicação para quem deseja uma pesquisa aprofundada sobre suas origens.
Ao pesquisar meu sobrenome neste site, comprovei que ele não surgiu no Brasil. Entre outras informações, no site consta que a família Carvalho teve sua origem em Portugal e é uma das 72 famílias da alta nobreza do país. Faça o teste com o seu sobrenome também!
Outro site que disponibiliza o recurso para pesquisa de sobrenomes é o do Museu da Imigração do estado de São Paulo. Por meio dele, é possível entender mais sobre o processo migratório no Brasil, graças ao acervo com toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.
O site Geneanet também é outra maneira de pesquisar mais sobre sua árvore genealógica, seus antepassados, assim como a origem do seu nome e do seu sobrenome. Trata-se de uma comunidade com mais de 3 milhões de membros, que compartilham, de forma gratuita, suas informações genealógicas: mais de 6 bilhões de indivíduos nas árvores genealógicas, além de alguns registros de arquivos digitalizados, fotos de família e índices.
No site Super Interessante, também é possível saber mais sobre a origem dos 50 sobrenomes mais comuns no Brasil.

Busque informações com a família

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados.
Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Faça perguntas objetivas e específicas

O ideal é fazer perguntas que deem início a uma conversa. Perguntas abertas são as mais indicadas, em que as respostas não ficam limitadas em “sim” ou “não”. Por exemplo: “Onde meus avós se casaram?”.
Assim, muitas vezes, conseguirá mais do que o local de casamento como resposta; poderá saber a data, os nomes deles antes de se casarem, alguns locais onde aconteceram fatos importantes naquela época, etc.

Seus familiares podem saber mais do que você imagina

Se possível, peça cópias das coisas que pertenciam à sua família, como cópias de diários, fotos ou registros antigos. Escreva todas as informações, quem as forneceu e como você as conseguiu. Organizar essas informações vai te ajudar bastante!
diários e fotos para encontrar a origem do sobrenome
Conversar com familiares e amigos próximos a eles é uma maneira fácil e agradável de descobrirmos histórias de nossas famílias e conhecermos com mais detalhamento o que nossos avós e bisavós faziam, quais eram seus sonhos, etc.
Por meio de diálogos informais, podemos descobrir as datas de nascimento, casamento ou de falecimento que procurávamos. Nossos ancestrais são mais que apenas dados nos gráficos de uma árvore genealógica; são personagens da nossa história.
Claro, a tecnologia também ajuda muito na busca por informações e pode ser sua aliada, junto à conversa informal. Assim, suas chances de saber mais sobre seus ancestrais aumentam.
Veja também como buscar mais informações sobre origem do seu sobrenome italiano.

Vale a pena investigar a origem do sobrenome?

Sim. Nosso sobrenome nos diz de onde veio nossa família e de onde somos. Ao pesquisar sobre a história da sua família, você descobre quem eram seus antepassados, assim como informações superinteressantes sobre eles. Além disso, tem a possibilidade de viajar por terras distantes!

Descobrir a origem do sobrenome pode ajudar a requerer a cidadania?

Sim, muito! Além das vantagens de saber mais sobre a sua origem e viajar por terras distantes, quando você pesquisa sobre a origem do sobrenome e sua árvore genealógica, pode descobrir se possui descendências estrangeiras e, assim, requerer sua dupla cidadania, uma das principais vantagens de conhecer suas origens!