Documentos para cidadania italiana: veja a lista do que é necessário

Itália  / 

Dar entrada no pedido de cidadania italiana é o sonho de muitas pessoas. Todos sabemos que é um processo burocrático e que, muitas vezes, é difícil conseguir todos os documentos para cidadania italiana.

Se você está interessado em dar entrada no seu pedido de cidadania mas ainda está com dúvidas sobre os documentos necessários, esse artigo é para você!

Quais são os documentos para cidadania italiana

Para saber quais documentos deve juntar, o melhor a fazer é montar a sua árvore genealógica (até porque essa é pedida quando for apresentar os documentos no consulado). A partir dela você já sabe que deve pegar os documentos de todas as pessoas que te ligam ao seu parente italiano.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito;
  • Certidão negativa de naturalização.

Os documentos devem ser apostilados de acordo com a convenção de Haia e traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado.

Além desses documentos, você deve levar também os seus documentos:

  • RG;
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • Certidão de título de eleitor (com o domicílio eleitoral);
  • Comprovante de residência;
  • Ficha de cadastro;
  • Formulário preenchido;
  • Certidões (inteiro teor e apostiladas);
  • Árvore genealógica.

Onde posso conseguir esses documentos

Os documentos dos seus antepassados podem ser procurados nas comunas onde eles nasceram. Para isso você deverá ir até a Itália ou encontrar alguém que trate disso por lá.

A certidão negativa de naturalização pode ser requerida online e os demais documentos podem ser encontrados nos respectivos cartórios onde cada evento foi registrado.

Cidadania italiana por casamento: entenda como funciona.

Quem tem direito à cidadania italiana?

Na Itália não há limites de gerações para a obtenção da cidadania. Portanto, qualquer descendente de italiano tem direito à cidadania italiana.

Atenção: para quem tem mulheres na linha de sucessão, deve ter atenção. Antigamente na Itália a nacionalidade era passada somente pelo homem. As mulheres só tiveram igualdade de direitos a partir de 1948.

Portanto, os filhos de mulheres descendentes de italianos que nasceram depois de 1948 têm direito à cidadania, e os que nasceram antes não têm direito.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Para saber tudo sobre a cidadania italiana, leia também este artigo.

Por que o processo é tão demorado?

A fila de espera nos consulados é imensa, pois existem muitos processos para serem avaliados. Por isso tem pessoas que esperam mais de 10 anos pelo reconhecimento da cidadania (eu por exemplo esperei isso).

Existe uma outra maneira de pedir a cidadania?

Se você não quiser enfrentar essa fila imensa nos consulados no Brasil, existe a possibilidade de tentar reconhecer a sua cidadania na Itália.

Para isso será necessário morar lá por algum tempo (deve estar preparado para arcar com todas as despesas para morar na Itália).

Veja também as vantagens em ter cidadania italiana.

Onde devo fazer o pedido de reconhecimento da nacionalidade italiana

O pedido é feito no consulado italiano que atende a sua área de residência.

Entre no site desse consulado e consulte os documentos para cidadania italiana, pois alguns consulados podem exigir algum documento a mais. No site de cada consulado você irá encontrar o formulário a preencher para dar entrada no processo, e as instruções a seguir.

Veja quais são os nomes e sobrenomes italianos mais comuns.

Quanto custa o processo de pedido de cidadania italiana?

Além dos custos de emissão de certidões (mais apostilamento, traduções e etc), que vai variar de acordo com o número de ascendentes você tem e o número de certidões você terá que buscar, o valor a pagar no consulado é de 300€.

Decreto Salvini: veja o que muda na cidadania italiana com esse decreto.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.