Não são poucos os brasileiros em busca do reconhecimento da cidadania italiana. E, sabendo da complexidade desse processo, muitas pessoas decidem contratar uma assessoria para cidadania italiana.

Se você já pensou nisso, mas ainda não conseguiu decidir se vale ou não a pena contratar esse serviço de consultoria, confira esse artigo. Explicaremos como a assessoria funciona, qual a sua importância, os principais serviços que podem ser oferecidos e daremos dicas para que você escolha um bom profissional.

Como funciona a assessoria para cidadania italiana?

A assessoria para cidadania italiana é um serviço de consultoria prestado por profissionais especialistas nos procedimentos necessários para a obtenção de cidadania italiana.

O papel da assessoria é auxiliar o requerente da cidadania em todas as etapas desse processo, desde a fase inicial da busca, organização e legalização de documentos até a finalização do reconhecimento da cidadania italiana.

Dependendo da necessidade do caso, que será avaliada pelo cliente e pela assessoria, é possível escolher contratar apenas alguns serviços ou mesmo aderir a um pacote completo que inclua todas as etapas do processo.

Serviços oferecidos pela assessoria para cidadania italiana

A assessoria é obrigatória para solicitar a cidadania italiana?

Não.

A contratação de uma assessoria para cidadania italiana não é obrigatória, mas pode ser muito recomendada em boa parte dos casos, como uma forma de garantir que o processo ocorra sem falhas ou demoras.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Isso porque o processo de reconhecimento da cidadania possui várias etapas com algum grau de complexidade e a falta de conhecimento sobre os procedimentos pode acabar gerando erros, que por sua vez podem causar perda de tempo, de dinheiro, da validade de documentos e até mesmo o indeferimento do pedido.

A dificuldade em obter o documento original do antepassado italiano ou a necessidade de fazer as correções necessárias em algumas certidões são exemplos de situações em que um assessor experiente e confiável pode fazer uma diferença imensa.

Portanto, embora não seja obrigatório, vale a pena considerar a contratação de uma assessoria para cidadania italiana.

Como saber se uma assessoria é confiável?

Para saber se uma assessoria é confiável o indicado é pesquisar sobre o trabalho e a reputação do profissional em processos já concluídos. Recomendações de clientes antigos são excelentes indicadores quando é preciso contratar um serviço.

Indicações de assessoria para solicitar cidadania italiana

Existe uma infinidade de escritórios e advogados que trabalham com a solicitação da cidadania italiana. Mas é preciso ser muito criterioso na escolha do profissional que irá orientar o seu processo.

É um serviço que exige experiência e seriedade, portanto não é indicado solicitar o serviço com um escritório que você não conheça o trabalho realizado pelos profissionais.

Para melhor orientar os nossos leitores, o Euro Dicas fez uma pesquisa extensa dos melhores escritórios que solicitam cidadania italiana no Brasil e temos 2 indicações: a Cidadania4U e a Cidadania Já.

Ambos os escritórios são de confiança e realizam um excelente trabalho, e indicamos que você conheça cada um deles e escolha aquele que melhor se encaixa no seu perfil e na sua necessidade.

Cidadania4U

A Cidadania4U é um escritório que declara ter o atendimento mais rápido do Brasil. O escritório possui atendimento automatizado através do site e de um aplicativo próprio, que possibilita o acompanhamento do processo e contato com a equipe.

De acordo com a Cidadania4U:

Nós temos a cidadania italiana mais rápida do Brasil por conta da implementação de tecnologia na execução de todo o processo. Sendo assim, conseguimos finalizar toda a parte burocrática muito mais rápido que nossos concorrentes.

O cliente pode optar pelo processo 100% virtual ou presencial, a marca possui escritórios em 6 cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Florianópolis. A avaliação geral da marca no Reclame Aqui é boa, nota 7.6. Todas as reclamações registradas na plataforma foram respondidas pela empresa.

Para saber mais sobre a Cidadania4U, leia também esse artigo que escrevemos sobre a marca. Visite o site da Cidadania4U para iniciar o seu processo para se tornar cidadão italiano com auxílio da tecnologia dessa marca.

Cidadania Já

A Cidadania Já possui mais de 10 mil casos de solicitação de cidadania europeia bem sucedidas. A empresa trabalha atendimento automatizado, por isso é muito rápido iniciar o seu processo.

Segundo a própria Cidadania Já:

“a nossa principal vantagem competitiva é o atendimento rápido e humanizado em todas as etapas. Além disso, nosso números de procedimentos concluídos nos colocam hoje como a maior empresa de assessoria de cidadania do Brasil”.

Outros diferenciais da Cidadania Já

  • A empresa possui nota geral 8.4 no Reclame Aqui e todas as reclamações de clientes foram respondidas;
  • Caso algum imprevisto ou erro aconteça no processo, a empresa devolve o investimento do cliente;
  • Possui preço competitivo, não são os mais baratos do mercado, nem os mais caros;
  • Oferecem possibilidade de parcelamento do valor pago;
  • O tempo de conclusão dos processos não dependem exclusivamente da empresa, mas também dos cartórios e conservatórias, mas em média a solicitação da cidadania italiana demora entre 2 e 3 anos;
  • Possuem lojas físicas em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Criciúma, o que agrega maior confiança a alguns clientes, e seus funcionários estão capacitados para realizar atendimento mais próximo e ter escuta ativa para a história de cada cliente.

Se quiser conhecer melhor o escritório Cidadania já, leia esse artigo que escrevemos sobre a marca. Para ser atendido pela Cidadania Já, acesse o site e prepare-se para se tornar um cidadão italiano.

Quais as vantagens de contratar uma assessoria para cidadania italiana?

Já demos alguns exemplos, mas há muitas outras vantagens em contratar uma assessoria para a cidadania italiana. As principais são:

  • Menor envolvimento com burocracia e busca por documentos;
  • Poder contar com profissionais que conhecem o processo a fundo, sabem onde buscar os documentos e que podem esclarecer todas as suas dúvidas;
  • Busca e emissão dos documentos necessários com mais rapidez;
  • Mais agilidade na correção das certidões;
  • Envio dos documentos para apostilamento e tradução juramentada feita por profissionais qualificados e certificados;
  • Menor chance de ter o pedido não aprovado;
  • Auxílio nos procedimentos após a confirmação da cidadania, como o registro no AIRE e a emissão do passaporte italiano;
  • Apoio completo para encontrar moradia e fazer o registro no comune italiano, caso decida encaminhar o pedido diretamente na Itália.

Quanto custa a assessoria para a cidadania italiana?

O custo de uma assessoria pode variar bastante.

Primeiro porque cada profissional atribui um valor ao seu trabalho. Além disso, também depende de quais são os serviços contratados, já que uma assessoria para cidadania italiana presta vários serviços diferentes, como os citados acima.

Portanto, para saber quanto a assessoria vai custar no seu caso, depois de escolher o profissional de confiança, entre em contato para fazer um orçamento individualizado, de acordo com os serviços que serão necessários no seu caso.

Contratar assessoria para obter passaporte italiano

Fazer por conta própria é mais barato?

Pode ser que sim, mas é preciso pensar com cuidado nessa afirmação. Lembra daquela expressão “o barato sai caro”? Pois é, isso pode ser uma realidade quando falamos sobre a cidadania italiana.

Por desconhecimento de todos os detalhes necessários para fazer o pedido, existem boas chances de que uma pessoa cometa erros, esqueça algum documento ou deixe passar algum detalhe importante que pode atrasar o processo ou mesmo causar seu indeferimento.

Mas sim, também não podemos deixar de confirmar que existem histórias bem-sucedidas, de pessoas que conseguiram (com muita informação e organização) fazer todo o processo de reconhecimento da cidadania italiana por conta própria.

Cuidados na hora da contratação da assessoria para cidadania italiana

A fim de evitar atrasos e perdas financeiras no pedido de cidadania italiana, é preciso tomar alguns cuidados que podem ajudar você a passar por esse processo com mais tranquilidade.

  • Antes de tudo, confirme se você tem direito à cidadania italiana;
  • Pesquise referências ou peça indicações de assessorias para cidadania italiana com credibilidade;
  • Verifique qual é a experiência dos profissionais envolvidos na assessoria;
  • Converse com o assessor para entender todas as etapas do pedido a fim de saber quais serão os procedimentos necessários;
  • Verifique quais são os serviços incluídos na assessoria contratada;
  • Assine um contrato de prestação de serviços que tenha a descrição de todas as medidas que serão tomadas pela assessoria, bem como os valores cobrados pela contratação.

Escolher bem é importante

Tenha bem claro que todos esses cuidados são fundamentais para garantir que você estará bem assessorado, investirá seu dinheiro e seu tempo em bons serviços e poderá aproveitar as vantagens de ter cidadania italiana.

Infelizmente, há casos de pessoas que tiveram prejuízos em seus processos por contratarem assessorias que não possuíam os conhecimentos necessários para garantir um processo sem erros ou irregularidades.

Portanto, a recomendação é: pesquise bastante antes de tomar a decisão e escolha uma assessoria com boa reputação no mercado e com clientes satisfeitos com os serviços prestados.

Vale a pena contratar uma assessoria para cidadania italiana?

De modo geral, contratar uma assessoria para a cidadania italiana vale a pena, já que possui muitas vantagens, como vimos.

Poder iniciar o processo com a tranquilidade de que está sendo auxiliado por um profissional que conhece bem todos os detalhes e sabe onde buscar os documentos vai fazer com que a sua jornada rumo à cidadania italiana seja bem mais tranquila.

É verdade que a contratação de uma assessoria possui um custo, mas isso deve ser encarado como um investimento em tranquilidade e garantia de ter a cidadania italiana aprovada no menor tempo possível.