O Dia das Mães na Itália é uma festa celebrada com muito entusiasmo pelas famílias de todo o país. A figura materna é muito importante para a cultura italiana e é justamente por isso que os italianos têm algumas tradições, comidas típicas e presentes específicos dessa data.

Vamos conhecer mais sobre o Dia das Mães no país da bota?

Quando é o Dia das Mães na Itália?

Na Itália, o Dia das Mães é comemorado todos os anos no segundo domingo de maio, assim como no Brasil e em outras partes do mundo. No país, essa data é um feriado nacional.

Como é comemorado o Dia das Mães na Itália?

A figura materna é muito importante para a cultura italiana. Ainda que a função da mamme (mamma, no singular) nas famílias tenha mudado muito com o passar dos anos, as mães continuam representando os pilares da família e da sociedade da Itália como um todo.

Os italianos são muito apegados às próprias mães e avós desde crianças até a idade adulta. Além disso, é muito comum ver adultos morando com as próprias mães por escolha pessoal.

Além disso, a figura materna é também associada à Madonna (Nossa Senhora), muito importante para os italianos, especialmente no sul da Itália. Assim, a festa também assume uma importância ainda maior quando relacionada ao contexto religioso.

A celebração da maternidade é, dessa maneira, muito importante para os italianos, fazendo com que o Dia das Mães na Itália seja tão celebrado como outras festas muito conhecidas, como o Natal italiano.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

O almoço de Dia das Mães

Assim como na Páscoa italiana, o Dia das Mães na Itália é uma festa muito caseira e familiar. Normalmente, as famílias se reúnem para um almoço especial e apreciam comidas típicas italianas e boas bebidas juntos.

É comum que restaurantes da Itália preparem menus especiais com pratos típicos para o almoço de Dia das Mães. Além disso, como a festa é sempre comemorada na primavera, também é normal encontrar diversas famílias almoçando ao ar livre em parques e praças, aproveitando o sol e as temperaturas amenas da época.

Almoço de Dia das mães na Itália
O almoço de Dia das mães reúne famílias inteiras que comemoram em casa ou em um restaurante

Em relação aos pratos típicos servidos, podemos dizer que não existe uma única tradição relacionada a esse aspecto. O menu do Dia das Mães varia muito de acordo com a região da Itália em que a festa está sendo celebrada. Podem ser servidos diversos tipos de pratos, como massas (o famoso macarrão, que não pode faltar!), carnes e também frutos do mar.

É claro que os doces italianos também fazem parte da festa. É comum que os filhos e netos preparem e levem para as casas das mães ou avós algum tipo de doce, como o tiramisù ou uma torta deliciosa.

Confira as semelhanças com o Dia das Mães na Espanha.

Os presentes

Além do almoço, é uma tradição presentear as mães e as avós com presentes diversos. As flores, porém, são as queridinhas nessa época. Normalmente, as mães recebem rosas vermelhas, enquanto as rosas brancas são levadas aos cemitérios para celebrar a memória das mães que já se foram.

O artesanato também possui um lugar de destaque quando o assunto é o presente dessa data tão especial, principalmente no sul do país.

Tradições de Dia das Mães

Por fim, para comemorar o Dia das Mães, algumas cidades italianas organizam eventos, desfiles e festas nas praças públicas. Para descobrir qual será a programação, basta acessar o site da prefeitura da cidade do seu interesse e conferir aquilo que foi planejado. Mas, pode ter certeza que alguma coisa foi pensada para as mães e avós.

Todos nós sabemos, ainda, que a Itália é o berço do catolicismo, não é mesmo? Portanto, não é de se surpreender que o Dia das mães também seja caracterizado por aspectos religiosos. De fato, os italianos possuem o hábito de ir à Igreja na parte da manhã para a celebração da missa em homenagem às mães.

Quando essa data começou a ser comemorada?

O Dia das Mães na Itália foi comemorado pela primeira vez durante o Fascismo, no ano de 1933. Nesse ano, a festa foi celebrada no dia 24 de dezembro com o nome de “Dia da mãe e da criança” (Giornata della madre e del fanciullo).

Porém, o Dia das Mães como o conhecemos hoje passou a ser comemorado no ano de 1958, quando foi instituído como feriado nacional durante o governo do presidente Giovanni Gronchi. Na ocasião, o Senado aprovou um projeto de lei que previa a comemoração da data todos os anos no dia 8 de maio.

Foi somente no ano de 2000 que o Dia das Mães na Itália se tornou uma data móvel e passou a ser comemorado anualmente no segundo domingo de maio, como acontece até os dias de hoje.

Saiba mais sobre como o Dia das Mães na Inglaterra e o Dia das Mães na França são comemorados.

Como se diz Dia das mães em italiano?

Em italiano, o Dia das Mães é conhecido como “festa della mamma”. O termo é o exato correspondente de “Dia da Mãe” em português.

A palavra “mamma” significa “mãe”, em italiano, mas também existe o termo “madre”, que não é, porém, usado em referência à data comemorativa.

Por fim, é interessante notar que a língua italiana possui o costume de usar sempre o termo “festa” nas expressões que denominam uma data comemorativa, enquanto em português nós possuímos o hábito de usar “dia de…” na maioria das vezes.

Ah, e para desejar “feliz Dia das Mães” você pode dizer “buona festa della mamma”, “auguri di buona festa della mamma” ou ainda “auguri per la festa della mamma”. Fica ao seu critério!

Como é comemorar o Dia das Mães na Itália sendo brasileiro?

Assim como acontece com outras festas que são semelhantes no Brasil e na Itália, os brasileiros que vivem no país da bota podem aproveitar a celebração do Dia das Mães para conhecer ainda mais sobre as tradições da cultura italiana.

Muitos brasileiros que vivem na Itália se reúnem com amigos e familiares para um almoço especial, onde preparam comidas típicas italianas e compartilham culturas.

No meu caso, eu tive o privilégio de passar o Dia das Mães na Itália com a minha mãe, em 2020. Para mim, a melhor parte dessa experiência foi poder combinar tradições da cultura brasileira e da cultura brasileira relacionadas à festa, criando um verdadeiro mix de tradições. Para mim, a celebração foi tão especial, carinhosa e caseira como sempre tinha sido no Brasil.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade enorme de flores (principalmente rosas) vendidas nas ruas e também nos supermercados italianos. A cidade ficou toda florida para essa ocasião!

Além disso, conversando com outros brasileiros, eu percebi que não fui a única a ter uma experiência positiva no país: acredito que como a cultura italiana relacionada ao Dia das Mães não é muito diferente daquela que temos no Brasil, é relativamente fácil para um brasileiro comemorar a data na Itália.

O maior problema pode ser a distância, se os seus familiares estiverem no Brasil nesta data tão querida. Mas, fique tranquilo: tudo tem sempre uma solução.

Ano passado, algumas amigas organizaram o envio de presentes para as mães que ficaram no Brasil e foi maravilhoso. Todas as mães puderam sentir a demonstração de carinho dos filhos, mesmo que do outro lado do oceano. É uma ótima solução para conciliar morar na Itália e comemorar o Dia das Mães, não é mesmo?

Está pronto para comemorar a festa della mamma na Itália?