Dez comidas típicas da Itália

Itália  / 

A Itália é famosa por sua gastronomia. Em todo o mundo existe um restaurante italiano e é possível comer uma boa pizza ou massa a qualquer hora, em qualquer lugar. No Brasil, por causa dos milhões de descendentes de italianos, não há quem não conheça algumas comidas típicas da Itália, mesmo que esses pratos sejam apenas um arremedo dos originais.

Se você vai (ou deseja) viajar para a Itália, aproveite e veja o que escrevemos sobre os mais famosos monumentos da Itália.

A comida é cultura na Itália

Comida para italiano é assunto sério. Todo italiano sabe fazer algum prato típico ou a mamma sabe prepará-lo como ninguém. Na Itália come-se muito bem e isso acontece principalmente pela qualidade dos produtos gastronômicos do país. A culinária aqui é toda baseada em ingredientes frescos e da estação, tudo feito com muito cuidado e respeito às tradições.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja também quais são as melhores praias da Itália.

Dez Comidas Típicas da Itália

Apesar de ser uma culinária bem difundida no mundo todo, nem só de pizza e gelato vivem os italianos. Por isso, eis aqui uma lista com 10 comidas típicas da Itália.

Olive Ascolane

Olive Ascolane
São grandes azeitonas verdes, recheadas, empanadas e fritas. O recheio é feito com uma mistura de carnes (gado, frango e porco), temperinhos, farinha de rosca e queijo parmesão. É um prato típico da região de Marche, e é tão comum no país que em todo supermercado é possível encontrá-las no setor de congelados.

Nas festas e feiras que possuem barraquinhas de comidas típicas da Itália sempre tem olive ascolane, que são vendidas em cones de papel.

Cotoletta alla milanese

Cotoletta alla Milanese
É um bife de bisteca de vitelo, obviamente com osso, empanado e frito na manteiga. Prato típico da região da Lombardia, é servido com batatas assadas e rodelas de limão.

É muito gostoso, mas bem diferente do bife a milanesa que conhecemos, até porque, esse bifinho empanado, de italiano só tem o nome, já que é uma criação da culinária de imigração ítalo-argentina.

Porchetta

Porchetta
Típica da região do Lazio, a Porchetta é uma das comidas de rua italiana. Consiste num porco inteiro, desossado e muito bem temperado, assado num espeto de 2 a 5 horas.

Depois de pronta é cortada em finas fatias e servida com pão. Em toda feira de comidas típicas da Itália que se preze tem Porchetta. É paixão nacional e meu marido ama!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Arancino (ou arancina e no plural arancini/arancine)

Arancina
É o bolinho de arroz italiano. Prato típico da Sicília, é um bolinho de risotto, recheado normalmente com molho vermelho de carne e queijo, empanado com uma massa de farinha e água (pastella) e frito.

É delicioso e pode ser recheado de presunto e queijo, entre outros sabores. Tem esse nome por causa do formato que lembra uma laranjinha (arancia em italiano é laranja).

Veja como é a Torre de Pisa e se vale a pena visitar.

Trippa alla Romana

Trippa alla Romana
Uma das comidas típicas da Itália mais populares e antigas. É a dobradinha (ou tripada) dos italianos, típica de Roma e é costume comê-la aos sábados.

É feita com estômago de boa procedência (ou bucho, como preferirem), molho de tomate, queijo pecorino, cebola, alho, cenoura e é perfumada com menta romana. Dizem que é muito gostosa, mas esse prato, eu passo.

Piadina Romagnola

Piadina Romagnola
A piadina é um pão fininho, feito com farinha de trigo, água, sal, fermento e frito na frigideira. Típico da região da Emilia Romagna, é servido como um “sanduíche“, recheado com o que a imaginação permitir.

É super popular aqui no País da Bota e você encontra “piadinerias” em todo lugar, além de achar em qualquer supermercado pacotes de piadina para fazer em casa. Aqui costumamos fazer um recheio de atum, cebola e queijo que fica maravilhoso.

Bistecca alla Fiorentina

É a bisteca de gado típica de Firenze. Na verdade, é um suculento bife grande de bisteca (T-bone), de 4 a 6 cm de altura, grelhado. É servida com salada. Um verdadeiro espetáculo para quem gosta de carne.

Também já falamos sobre as comidas típicas de Portugal e as comidas típicas da Suécia que vão te deixar com fome.

Bucatini all’amatriciana

Bucatini alla Amatriciana
Eu sei, você chegou até aqui pensando: E cadê a macarronada? Aqui está: bucatini all’amatriciana. Prato típico de Amatrice, cidade da região central da Itália, é super tradicional.

O bucatini é um tipo de massa longa com um buraco no meio, que parece um spaghetti grosso. O molho é a base de tomates, guanciale (tipo um bacon feito com a bochecha do porco) e queijo pecorino. Melhor impossível!

Cannolo

Cannoli
Acho que este é o doce italiano mais famoso no mundo todo. O cannolo é um canudo de massa crocante recheado com creme doce de ricota de leite de ovelha, que pode ter cerejas, pistache, gostas de chocolates…É pura perdição!

Tiramisù

Tiramisú
Sobremesa italiana super conhecida e tradicional a base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone. Sua origem é complicada, e até existe uma disputa entre o Veneto, Friulli-Venezia Giulia e a Toscana pela maternidade do doce.

O nome Tiramisù vem do dialeto veneto e a tradução é algo como levanta-me e dizem as más línguas que é porque o doce é afrodisíaco. Se é verdade eu não sei, mas é a minha sobremesa italiana preferida.

Da próxima vez que você vier à Itália, que tal fugir do óbvio e experimentar alguma das comidas típicas da lista acima, que são veramente italianas?

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.