Comidas típicas da Itália: 18 pratos que você precisa provar

Itália  / 

As comidas típicas da Itália conquistaram o coração (e paladar) dos brasileiros e do mundo. É muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato italiano. Vamos ver algumas das principais comidas típicas da Itália.

Comidas típicas da Itália: massas

As massas italianas são muito famosas. No mundo inteiro existem variações das massas, sendo também uma paixão nacional na Itália.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

1. Pizza

A famosa (e deliciosa) pizza foi inventada no sul da Itália em 1889, tornando-se popular no resto do país no final do século XX. É uma das comidas típicas da Itália mais apreciadas no mundo, cada país tem a sua própria versão de pizza, com diferentes ingredientes.

A primeira pizza Margherita da Itália foi criada em Nápoles, feita por Taffaello Esposito, que fez a pizza em homenagem à Rainha Margherita que estava visitando a região. Os melhores lugares para provar uma pizza legítima italiana é nas pizzarias tradicionais.

2. Ravioli

O Ravioli é uma das comidas típicas da Itália que temos o costume de comer no Brasil. São mini pastéis recheados com diversos ingredientes. São cozidos e a massa é feita de ovo e farinha de trigo.

Esse prato foi criado na Sicília, no sul da Itália, no século XII. Inicialmente o ravioli não era recheado, mas depois foi ganhando outras formas e recheios, como ervas, queijos e carnes.

Para provar esse delicioso prato, procure uma trattoria, que são restaurantes simples e familiares, mas que servem uma comida deliciosa.

ravioli

3. Spaghetti

O Spaghetti é outro prato italiano amado pelos brasileiros. Ele pode ser servido com diversos molhos diferentes, mas o mais comum é Ragú (molho vermelho com carne moída).

Você sabia que esse prato foi, na verdade criado pelos Árabes? Isso mesmo. Ele foi levado para a Sicília no século IX, que depois se tornou um dos centros mais importantes de fabricação da massa.

É conhecido como uma das comidas típicas da Itália, e é um dos pratos mais consumidos pelos italianos. Para poder provar um bom spaghetti na Itália, procure restaurantes especializados em massas ou trattorias.

4. Lasagna

Mais um prato adorado pelos brasileiros. A Lasagna é uma das comidas típicas da Itália mais antigas. Alguns livros dizem que a origem do prato pode ser grega ou inglesa, mas certamente foi a Itália que aprimorou a receita.

A lasagna tradicional é feita com molho de carne moída (ragú), porém existem diversas outras versões deliciosas. Para comer uma boa lasagna na Itália, procure os restaurantes populares.

5. Risotto

O risoto é uma das comidas típicas italianas com mais variação de ingredientes. Ele surgiu no norte da Itália, no século XI, e é feito com um arroz especial, que dá um aspecto mais cremoso ao prato.

O mais famoso é o risotto milanês, que surgiu em 1574 em Milão, através de uma “pegadinha” feita de um estudante com o seu professor. O estudante subornou o cozinheiro (responsável pelo banquete do casamento da filha do professor) para que ele colocasse açafrão no risotto.

Com isso foi servido um risotto amarelo, que agradou todos os convidados. Para comer esse prato na Itália, busque os restaurantes especializados em massa.

Veja a lista das comidas europeias que só existem no Brasil.

6. Bucatini all’amatriciana

Prato típico de Amatrice, cidade da região central da Itália, é super tradicional. O bucatini é um tipo de massa longa com um buraco no meio, que parece um spaghetti grosso. O molho é a base de tomates, guanciale (tipo um bacon feito com a bochecha do porco) e queijo pecorino. Melhor impossível!

7. Arancino (ou arancina e no plural arancini/arancine)

É o bolinho de arroz italiano. Prato típico da Sicília, é um bolinho de risotto, recheado normalmente com molho vermelho de carne e queijo, empanado com uma massa de farinha e água (pastella) e frito.

É delicioso e pode ser recheado de presunto e queijo, entre outros sabores. Tem esse nome por causa do formato que lembra uma laranjinha (arancia em italiano é laranja).

arancini comida típica da itália

Comidas típicas da Itália: carnes

Muitas pessoas quando pensam em comidas típicas da Itália se esquecem das carnes, pensando apenas nas massas e doces. Acontece que a culinária italiana tem pratos feitos com carne que são deliciosos.

8. Bistecca alla Fiorentina

É uma das comidas típicas da Itália na região da Toscana. É a bisteca de gado típica de Firenze. Na verdade, é um suculento bife grande de bisteca (T-bone), de 4 a 6 cm de altura, grelhado. O ideal é que seja servido mal passado e acompanhado com salada. Um verdadeiro espetáculo para quem gosta de carne.  Se tornou popular no século XVII, em Florença, durante as festas de São Lourenço.

Para provar esse delicioso prato, busque uma trattoria ou uma osteria.

Também já falamos sobre as comidas típicas de Portugal e as comidas típicas da Suécia que vão te deixar com fome.

9. Polpettone

É tipo um bolinho de carne moída recheado. Os recheios variam de acordo com a região. Podem ser servidos de diferentes maneiras, com molho, tipo as nossas almôndegas, ou fritos como aperitivos.

Sua origem parece ser no século XV, quando as pessoas começaram a utilizar as sobras da carne para fazer os bolinhos. Você pode encontrar esse prato em diversos restaurantes na Itália.

10. Cotoletta alla milanese

É um bife de bisteca de vitelo, obviamente com osso, empanado e frito na manteiga. Prato típico da região da Lombardia, é servido com batatas assadas e rodelas de limão.

É muito gostoso, mas bem diferente do bife a milanesa que conhecemos, até porque, esse bifinho empanado, de italiano só tem o nome, já que é uma criação da culinária de imigração ítalo-argentina.

cotoletta alla milanese

11. Porchetta

Típica da região do Lazio, a Porchetta é uma das comidas de rua italiana. Consiste num porco inteiro, desossado e muito bem temperado, assado num espeto de 2 a 5 horas.

Depois de pronta é cortada em finas fatias e servida com pão. Em toda feira de comidas típicas da Itália que se preze tem Porchetta. É paixão nacional e meu marido ama!

12. Trippa alla Romana

Uma das comidas típicas da Itália mais populares e antigas. É a dobradinha (ou tripada) dos italianos, típica de Roma e é costume comê-la aos sábados.

É feita com estômago de boa procedência (ou bucho, como preferirem), molho de tomate, queijo pecorino, cebola, alho, cenoura e é perfumada com menta romana. Dizem que é muito gostosa, mas esse prato, eu passo.

Conheça também a Francesinha de Portugal: comida típica do Porto.

Comidas típicas da Itália: sobremesas

Vamos falar sobre os doces e sobremesas italianas, que tanto nos agradam.

13. Gelatto

É claro que tínhamos que começar pelo famoso gelatto italiano. É uma das comidas típicas da Itália mais famosas e adoradas pelo mundo inteiro.

Quando foi criado, era uma sobremesa restrita aos nobres e foi servido em 1533 no casamento da Catarina de Médicis (italiana) e Henrique II (francês), em Paris. Deve ter sido aí que começou a adoração pelo sorvete, que é popular no mundo inteiro.

Para provar os melhores gelattos na Itália, procure pelas gelaterias artesanais, aquelas bem pequenas. Nesses lugares é onde encontramos a melhor qualidade, tudo caseirinho.

14. Struffoli

Essa é uma das comidas típicas da Itália que não é muito conhecida. Trata-se de um doce feito no Natal, principalmente em Nápoles. É frito e leva uma cobertura de mel e confetes coloridos.

Sua origem é um pouco desconhecida, sendo que alguns relatos dizem ser da Grécia e outros dizem que é realmente italiano.

Para comer esse doce, procure nas padarias italianas, na época do Natal.

struffoli

15. Tiramisù

Sobremesa italiana super conhecida e tradicional a base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone. Esse prato é delicioso e seu nome deriva da palavra italiana “tirami sù”, que significa “puxa-me para cima”. Sua origem é complicada, e até existe uma disputa entre o Veneto, Friulli-Venezia Giulia e a Toscana pela maternidade do doce. Foi criado no final do século XVI em homenagem a Cosme III de Médicis (duque da Toscana na época), por pasteleiros em Siena, para festejar a sua chegada. Entretanto, dizem as más línguas que é porque o doce é afrodisíaco.

Se é verdade eu não sei, mas é a minha sobremesa italiana preferida. É um doce delicioso, feito com queijo mascarpone, chocolate e café. Pode ser encontrado em quase todos os restaurantes italianos.

16. Cannolo

Acho que este é um dos doces italianos mais famosos no mundo todo. O cannolo é um canudo de massa crocante recheado com creme doce de ricota de leite de ovelha, que pode ter cerejas, pistache, gostas de chocolates…É pura perdição!

Leia este artigo com 13 doces típicos da França que vão dar água na boca.

Comidas típicas da Itália: petisco e sanduíche

Não se lembrou de nenhum petisco ou sanduíche tipicamente italiano? Então se prepare para conhecer 2 delícias que você precisa provar quando vier à Itália.

17. Olive Ascolane

São grandes azeitonas verdes, recheadas, empanadas e fritas. O recheio é feito com uma mistura de carnes (gado, frango e porco), temperinhos, farinha de rosca e queijo parmesão. É um prato típico da região de Marche, e é tão comum no país que em todo supermercado é possível encontrá-las no setor de congelados.

Nas festas e feiras que possuem barraquinhas de comidas típicas da Itália sempre tem olive ascolane, que são vendidas em cones de papel.

olive ascolane

18. Piadina Romagnola

A piadina é um pão fininho, feito com farinha de trigo, água, sal, fermento e frito na frigideira. Típico da região da Emilia Romagna, é servido como um “sanduíche“, recheado com o que a imaginação permitir.

É super popular aqui no País da Bota e você encontra “piadinerias” em todo lugar, além de achar em qualquer supermercado pacotes de piadina para fazer em casa. Aqui costumamos fazer um recheio de atum, cebola e queijo que fica maravilhoso.

piadina comida típica da itália

Da próxima vez que você vier à Itália, que tal fugir do óbvio e experimentar alguma das comidas típicas da lista acima, que são veramente italianas?

Não se esqueça de contratar o seu seguro viagem para Itália antes de embarcar, o documento é obrigatório para entrar na Europa. Saiba tudo sobre ele no nosso artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.