Comidas “europeias” que só existem no Brasil

Europa  / 

O Brasil foi colonizado por diversos países europeus, tanto que o número de descendentes de portugueses, italianos e espanhóis (e etc…) é gigante. Claro que essas pessoas trouxeram com elas muitos costumes e hábitos, que foram sendo incorporados no nosso dia-a-dia.

Quem é descendente de europeu deve se lembrar dos avós contando sobre as comidas típicas do seu país de origem e muitas vezes os fazendo em casa no domingo para a família toda.

Porém, muita coisa teve que ser adaptada, e outras foram inventadas, e acabam no dia-a-dia se passando por “prato típico da Europa”, quando na verdade é apenas uma invenção brasileira, obviamente, muitas vezes inspirada nas histórias dos antepassados.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja a lista de pratos que não existem na Europa, apesar de levar a fama europeia

Venha comigo ver diversas invenções brasileiras e/ou mitos que criamos a cerca da cozinha europeia.

Pão francês

Talvez esse seja a maior “enganação” de todas. O famoso “pão francês” do Brasil não existe na França. Acontece que a elite brasileira quando viajava para a França no início do Século XIX, quando voltava ao Brasil, dizia “como era o pão na França” e os padeiros brasileiros foram adaptando até chegar no pão atual, conhecido também como pão de sal.

O pão que existe em comum entre os dois países é a “baguete“. O pão francês é um pão verdadeiramente brasileiros.

Veja na íntegra como foi criado o mito do pão francês.

Bife à parmegiana

Bife à parmegiana
Você pode até dar risada, mas eu JURAVA que o bife à parmegiana era italiano e que comeria um delicioso na Itália. Acontece que essa é uma invenção brasileiríssima.

Especula-se que o nome desse prato venha do fato de usar queijo parmesão na preparação, que é originalmente da região de Parma, na Itália. Quando estive em Roma, a única coisa “parecida”, era uma berinjela gratinada com molho e queijo.

Conheça toda a história do bife à parmegiana. Veja também dez comidas típicas da Itália (essas são mesmo da Itália).

Pizza italiana

Calma, a pizza é sem dúvida italiana. Mas temos aqui um mito para resolver. Sempre ouvimos dizer que a “verdadeira pizza italiana” é com uma massa bem fina, composta apenas por um bom molho de tomate, queijo e no MÁXIMO mais um ingrediente.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Disso se espalhou que essas pizzas “cheias de coisa” não eram aceitas pelos italianos na categoria “pizza”.

Acontece que a pizza é diferente nas diversas regiões da Itália, sendo que na região da Toscana é que a pizza se assemelha a descrição feita no Brasil.

Veja esta “aberração”, é uma pizza de Nápoles!
Pizza de batata frita de Nápoles
Já que é pra falar de pizza, a “pizza portuguesa” também só existe no Brasil.

Torta holandesa

Mais uma grande polêmica. Não, a torta holandesa não tem nada a ver com a Holanda.

Aparentemente, a torta holandesa que conhecemos no Brasil, foi criada em 1991 na cidade de Campinas, por Sílvia Leite, que era proprietária de um café na cidade e criou esta torta em homenagem aos bons momentos que viveu no país.

A verdadeira torta holandesa (appeltaart) é uma torta de maçã, e que se você estiver indo pra Holanda não pode deixar de provar.

Se você quer provar um verdadeiro doce holandês, você deve provar o stroopwafel, umas bolachinhas bem finas e recheadas de caramelo, geralmente acompanhadas de um bom chá.

Veja a história completa da “torta holandesa” brasileira.

Crepe suíço

Crepe suíço no Brasil
Não, o “crepe suíço” também não existe na Suíça! Também conhecido como “crepe no palito”, surgiu nos anos 80, criação de um russo, que inventou a máquina e se espalhou pelo Brasil, sendo muito comum em feiras ao ar livre.

Pastéis de Belém

Sim, esse doce é verdadeiramente português. Só existe um único problema: os Pastéis de Belém são apenas os servidos em Belém, na famosa confeitaria. A receita original só é feita em Belém e é passada de geração em geração para manter a tradição (e o negócio, obviamente).

Todos os outros pastéis vendidos fora de Belém, são na verdade, pastéis de nata. Há quem diga que são muito diferentes e etc, mas são no fundo, o mesmo doce.

Acontece que no Brasil, esses pastéis são sempre vendidos como “Pastéis de Belém“, como por exemplo pelo Habib’s e pela Casa Mathilde em São Paulo.

Bacalhau de Portugal

Já que estamos falando de Portugal, você precisa saber que não existe “bacalhau de Portugal”, o bacalhau pode até ter sido comprado em Portugal, mas grande parte do bacalhau comercializado em Portugal vem da Noruega!

O bacalhau ficou associado a culinária portuguesa pelo grande consumo no país, mas todo o bacalhau é importado. Veja levar bacalhau de Portugal para o Brasil, quantidade permitida e regras.

Arroz de Braga

Prato de arroz de Braga
Ainda falando de Portugal, o arroz de braga (prato que leva arroz, frango e paio) é uma receita que ficou bem famosa no Brasil e NÃO existe em Braga.

Essa invenção é de um chefe de cozinha português que vive no Brasil e popularizou o prato em São Paulo. Você pode provar o arroz de braga na A tasca do Arouche. Veja quais são as comidas típicas de Portugal.

Se você conhece mais algum “prato típico europeu que só existe no Brasil”, ou algum mito culinário, compartilhe com a gente!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.