Curiosidades da Itália: 16 tópicos surpreendentes sobre o país da bota

Itália  / 

O país da bota é um dos mais visitados pelos brasileiros na Europa. Existem algumas curiosidades da Itália que são surpreendentes e nos fazem ver o país com outros olhos quando estamos turistando.

16 curiosidades da Itália que vai querer conhecer

1. Não dividem pizza

Essa é uma das curiosidades da Itália que eu mais achei interessante. É óbvio que não se aplica a todos os italianos, mas, no geral, eles não dividem a pizza. Quando vamos comer em alguma pizzaria na Itália pedimos uma pizza para cada um.

Lá a pizza tem a massa fininha e, acredite, é possível comer uma pizza inteira sozinho. Quando eu pedi uma pizza para dividir com a minha mãe o garçom me olhou muito estranho e perguntou se eu tinha certeza que íamos dividir.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ah, e esqueça o ketchup ou qualquer outro tipo de molho. Isso de comer pizza com molho é só no Brasil.

Veja quais são as principais comidas típicas da Itália.

2. Vulcões são pontos turísticos

Existem muitos vulcões ativos na Itália, e alguns deles são pontos turísticos, muito visitados pelos viajantes. Na verdade, a Itália é o país com a maior concentração de vulcões ativos da Europa.

O cheiro perto do vulcão é muito forte, e chega a ser sentido até nas cidades próximas. Eu estive no Vesúvio e conseguia sentir o cheiro em Pozzuoli.

Veja quais são os principais pontos turísticos da Itália.

3. A Itália tem mais obras-primas por metro quadrado que qualquer outro lugar do mundo

Se você é o tipo de viajante que adora arte, não tem destino mais impressionante que a Itália.

Grandes artistas da história da humanidade foram italianos, e até hoje, de norte a sul do país, você pode admirar obras-primas clássicas da história da arte. Viaje para Florença e conheça o magnífico Davi de Michelangelo. Em Milão, admire A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Em Veneza, o painel da Assunção da Virgem, de Titian.

galeria italiana

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A cidade de Roma pode ser considerada um museu a céu aberto, com obras inacreditáveis do escultor Bernini em várias praças da cidade. Se você é um amante de arte, é impossível não se encantar e se emocionar na Itália!

4. Existem cidades onde as pessoas não falam italiano

Isso pode parecer bizarro, eu também achei. Mas é verdade. Quando fui fazer o meu curso de italiano na Itália, eu conheci vários italianos que moram no norte da Itália que estavam fazendo o curso junto comigo. Eles me explicaram que algumas cidades do norte do país falam maioritariamente alemão, e por isso eles tinham que fazer curso de italiano por fora.

Além disso, muitas cidades possuem os seus próprios dialetos, como por exemplo o napolitano.

Saiba mais sobre o idioma na Itália.

5. Filmes dublados no cinema

Ao contrário do que vemos no Brasil, os filmes que passam nos cinemas na Itália são todos dublados. Por isso é impossível para um estrangeiro que não fale italiano assistir a um filme por lá.

Filmes italianos: veja a nossa lista dos melhores.

6. Campeã do mundo em propriedades registradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Mais uma das curiosidades da Itália e um motivo para visitar a Itália se você é um admirador de arte, arquitetura e história. A Itália é o país campeão de registros de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. São 53 propriedades registradas e mais 40 na lista de espera para a certificação.

Regiões como as Villas Médici na Toscana, o centro histórico de Siena, a Costa Amalfatina e a cidade de Verona são apenas alguns exemplos de lugares considerados de valor inestimável pela UNESCO, e que você precisa conhecer na Itália.

Saiba como organizar uma viagem para Itália.

7. Eles não gostam de Starbucks

Starbucks é uma franquia de café muito conhecida, porém não agrada os italianos. Esse negócio de comprar um café e ir bebendo pela rua enquanto vai a caminho do trabalho não é com eles. Eles gostam mesmo é de desfrutar o momento do café, sentados na mesa, lendo um jornal e colocando a conversa em dia.

Confira uma lista com os mais famosos monumentos da Itália.

8. Estão entre os povos que mais gesticulam em todo o mundo

O italiano é um idioma incrível, um dos mais românticos e envolventes do mundo. Mas pra falar italiano de verdade não basta apenas saber conjugar os verbos e aprender o vocabulário: é preciso falar com as mãos!

Qualquer simples diálogo entre italianos sempre é muito acalorado, e gesticular é parte da comunicação. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Roma Tre, são mais de 250 gestos utilizados pelos italianos no dia-a-dia, o que forma um código linguístico único, rico e complexo. Tem até gente defendendo que um italiano poderia se comunicar um dia inteiro só com gestos, sem uma única palavra!

gesto italiano

Também já falamos das principais tradições da cultura italiana.

9. As moedas jogadas na Fontana di Trevi valem muito mais que um desejo

Todo turista que vai a Roma já sabe: para ganhar um desejo, é preciso jogar uma moeda nas águas da Fontana di Trevi. O ritual tradicional pede que a moeda seja arremessada de costas, com a mão direita por cima do ombro esquerdo. Voltar um dia na Cidade Eterna é o desejo mais popular entre os turistas.

O que pouca gente sabe sobre a Fontana di Trevi é o destino de todas essas moedas. Em 2016, mais de um milhão de euros foram recolhidos das águas da linda fonte. Todos os anos, esse dinheiro é recolhido e doado para uma instituição de caridade ou empregado em um projeto social em Roma. Sua moeda vale um desejo e uma boa ação!

Conheça também a história e o significado de outras fontes de Roma.

10. Comida na Itália é coisa séria!

A gastronomia italiana é uma das mais respeitadas do mundo. Pizzas, queijos, massas. Cada região do país tem uma tradição na cozinha, com ingredientes locais aproveitados ao máximo em seu sabor e qualidade. Cada cidade ou região tem pratos tradicionais, como o nhoque alla sorrentina, na comuna de Sorrento, e a bisteca alla fiorentina, prato típico da cidade de Florença.

Apesar da diversidade de sabores, de norte a sul do país, uma coisa é única para os italianos. O momento da refeição é sagrado, e acontece como um ritual que não pode ser desrespeitado.

Conheça dez comidas típicas da Itália que vão te deixar com água na boca.

Café da manhã

Para o café da manhã, ou prima colazione, o mais pedido é a dupla Cappuccino e Cornetto, uma espécie de croissant doce. As refeições do pranzo (almoço) e a cena (jantar) acontecem como um ritual. Começam com o antipasto, que é o aperitivo.

Primo, secondo piato e insalata

O primo piato é uma massa ou um risoto. O secondo piato geralmente é uma carne, peixe ou ave. Em seguida, vem a salada, conhecida como insalata.

Dolce

Por último, o dolce, que pode ser a sobremesa, um café ou um licor. Para comer como um italiano, é preciso ir sem pressa e se preparar para comer muito – e bem!

11. Sorvete com pão

Que o gelato italiano é o melhor do mundo, isso nós sabemos. Mas você sabia que em algumas regiões os italianos comem gelato com pão? Isso mesmo, eles abrem um pão “brioche” e colocam algumas “bolas” de sorvete dentro.

Entre todas as curiosidades da Itália, essa é a que eu achei mais estranha. A primeira vez que vi isso fiquei espantada, mas depois me acostumei. As pessoas costumam, inclusive, almoçar essa iguaria.

Veja quais são os principais doces italianos.

12. A pizza não é redonda

Essa mania de fazer a pizza redondinha igual fazemos no Brasil não existe na Itália. Como a massa é caseira, feita praticamente na hora, eles não se importam muito com o formato. Muitas vezes quando pedimos uma pizza ela vem meio oval.

pizza italia

Além disso, é possível comprar pedaços de pizza em algumas lanchonetes e padaria, e essas pizzas em pedaços são quadradas/retangulares.

13. O pão é sagrado

Pouca gente sabe, mas o pão é sagrado para muitos italianos. Ele é reaproveitado ao máximo, e quando é preciso jogá-lo fora, muitos italianos costumam beijá-lo antes de colocá-lo no lixo. Por essa curiosidade, entrou na nossa lista de curiosidades da Itália.

300 tipos de pães na Itália

São mais de 300 tipos de pães na Itália, e cada um reflete os ingredientes e sabores de uma região do país. Inclusive, o famoso Panetone tem origem em Milão, no norte da Itália.

Lenda do pão

Conta a lenda que um padeiro chamado Toni criou o pão doce em homenagem ao seu amor impossível, a filha do patrão. A iguaria fez sucesso e rapidinho todos os clientes começaram a pedir pelo Pani de Toni. Uma delícia de invenção, concordam?

14. Fonte de vinho

O vinho italiano, assim como a comida, é muito famoso. Até porque, a Itália é a segunda maior produtora de vinho do mundo.

E entre as atrações turística do país está a Fontana del Vino, na Villa Caldari, na região de Abruzzo. Essa é uma fonte que, ao invés de água, tem vinho tinto. Ela funciona todos os dias, e as pessoas podem beber vinho à vontade. Parece incrível, não é mesmo?

15. A Itália e o futebol

Os italianos, assim como os brasileiros, são fanáticos por futebol. Vão a todos os jogos, torcem com muita garra, fazem torcida organizada. Existe até uma palavra que é usada para caracterizar os torcedores fanáticos: “tifosi”, derivada da doença que deixa a pessoa com febre.

16. Universidades italianas

As universidades italianas são excelentes e algumas estão na lista das melhores universidades do mundo. A mais antiga delas é a Universidade de Bolonha, fundada em 1088.

É no país da bota que se encontra a maior universidade da Europa, a Universidade de Roma “La Sapienza”, que tem mais de 150 mil estudantes.

Veja a lista das melhores universidades italianas.

Agora que você já conhece as principais curiosidades da Itália, saiba também que para entrar no país, você precisa contratar um seguro viagem para Itália, é um documento obrigatório. Saiba tudo e como contratar aqui.

Saiba qual é o horário na Itália por causa do fuso horário neste artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.