Idioma na Itália

Itália  / 

Engana-se quem pensa que o único idioma na Itália é o italiano. Apesar de ser a língua mais falada e mais popular no país europeu, hoje vamos lhe mostrar que por lá o idioma italiano não é o único na tão multifacetada e fantástica bota.

Qual é o idioma na Itália oficial?

O idioma na Itália, oficialmente, é o italiano. Porém, a língua também é considerada oficial em San Marino, na Suíça, no Vaticano e em Malta.

O italiano foi estabelecido como língua oficial na Itália e, depois de 1861 quando da unificação do país, ganhou corpo e foi imposta como obrigatória.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Descubra se vale a pena morar na Itália.

Quais outros idiomas se falam na Itália?

São 21 idiomas e dialetos falados na Itália além do italiano. Sim, mesmo que a gente tenha a ideia de que o idioma na Itália é um só, isso nos mostra, mais uma vez, que o mundo é muito maior do que a gente imagina.

Confira a lista dos idiomas e dialetos falados na Itália e os locais onde se fala:

  • Vêneto – Veneza e Sardenha;
  • Sardo – Sardenha;
  • Friulano – Friul-Veneza Júlia;
  • Tirolês – Trento;
  • Occitano – Turim, Ligúria e Calábria;
  • Sassarese – Província de Sassari;
  • Corso gallurese – Província de Ólbia-Tempio e Província de Sassari;
  • Arberesh – Sul da Itália, Sicília, Calábria, Apúlia, Molisem Campânia, Basilicata e Abruzzo;
  • Francoprovençal – Turim, Aosta, Foggia  e Calábria;
  • Ladino-dolomita – Bolzano, Trento e Veneza;
  • Esloveno – Trieste, Gorizia e Udine;
  • Catalão – Sardenha;
  • Francês – Aosta;
  • Grego – Calábria e Apúlia;
  • Lígure tabarchino – Carloforte e Calasetta;
  • Bávaro – Trento;
  • Croata – Molise;
  • Carintiano – Udine;
  • Cárnico – Veneza;
  • Tirolês (pusterese) – Veneza;
  • Romaniska – Sardenha.

Conheça o mapa da Itália atual e completo.

Esses idiomas são oficias?

Não, o idioma na Itália, oficialmente, é o italiano. Porém, com uma formação social e étnica muito plural, praticamente cada região do país possui um dialeto ou idioma.

De Norte a Sul, a Itália é uma colcha de retalhos e isso se deve a sua história de conquistas e invasões.

Conheça as melhores universidades italianas e saiba como escolher uma para estudar na Itália.

Porque existem tantos idiomas diferentes na Itália?

A história da Itália é rica e muito vasta, especialmente quando se trata de conquistas e invasões.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Antes do Império Romano se estabelecer e se expandir por outras regiões da Itália e da Europa, diversas línguas, idiomas e dialetos já eram falados. Daí a diversidade nesse aspecto.

Qual a origem da diversidade?

Conforme a Itália foi se dividindo em macro-regiões e sendo colonizada por outros povos e nações como Espanha, França e o Império Austro-Húngaro até a queda do Império Romano, há também assim uma divisão enorme nos idiomas falados por lá.

O latim, por exemplo, sempre foi muito falado na Itália, especialmente no Vaticano e, por isso, o mais correto seria afirmar que todos os idiomas e dialetos falados na Itália derivam do latim e não do italiano.

É uma confusão, mas que faz todo o sentido quando você percebe que a história da Itália enquanto nação não é algo linear e retilíneo. Contou com diversos desdobramentos que resultaram, inevitavelmente, nessa pluralidade de línguas tão diferentes entre si, mas que possuem muito em comum.

Veja também como comprar passagem para Itália e qual a época mais barata.

Nossas dicas para você aprender italiano

Se você quer aprender mais sobre o idioma na Itália, é importante lembrar algumas dicas preciosas quando o assunto é aprender um novo idioma.

A primeira dessas dicas é querer. Sim, parece básico, mas muito do aprender um novo idioma passa pelo querer aprender essa língua.

É importante que você comece pelo começo. Aprenda o alfabeto, como se pronunciam as palavras, as formações silábicas e tente estabelecer conversas breves no começo. Aquele famoso – “oi, tudo bem?” – Pode sempre ser considerado um bom começo.

Assista filmes e séries em italiano

Além disso, outra coisa fundamental para se fazer é acostumar os ouvidos ao idioma. Ou seja, comece a assistir filmes italianos e tente colocar a legenda também em italiano. Você pode buscar por emissoras de rádio e TV do país europeu como a RAI, por exemplo.

Algumas séries também podem ajudar e no Netflix você encontra uma bem legal. Chama-se Suburra e, apesar de conter cenas de violência, mostra o italiano falado no dia a dia e pode ser uma mais valia para você que quer aprender o idioma.

Ouça música

Ouvir música também ajuda e montar uma lista com os principais vocabulários pode ser fundamental. Por exemplo, você ouve a música e vai traduzindo no Google Tradutor. Dessa maneira, o seu cérebro começa a acostumar com o idioma, a forma como é falado e o contexto.

Veja aqui a letra e significado do hino italiano.

Apps

Os aplicativos para celular também ajudam. O Duolingo é um deles e pode ser uma ajuda e tanto já que, além de gratuito, ele traz exercícios e pode ser instalado no seu smartphone.

Conheça nossa lista completa de dicas para de como aprender italiano.

Aulas

Além disso, fazer aulas de italiano, com certeza, irão valer a pena, se você pretende morar na Itália ou passar algum tempo viajando pelo país europeu. Por último, a nossa dica é “um idioma se aprende TODOS OS DIAS”, por isso, não tenha vergonha. Pratique.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o idioma na Itália e pretende aprender italiano, é hora de se organizar e estudar para que isso aconteça o mais breve possível. Buona fortuna!!

Saiba também como fazer um intercâmbio na Itália e quais os documentos para morar na Itália.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.