Fazer um intercâmbio na Itália é o sonho de muitos brasileiros e os motivos que provocam esse desejo são vários: aprender a língua italiana, conhecer as belezas do país e entrar em contato com uma cultura nova podem ser citados como alguns deles.

É por isso que o artigo de hoje trouxe um guia completo com tudo aquilo que você precisa saber para conseguir conquistar o seu intercâmbio na “terra da pizza”. Confira!

Como fazer intercâmbio na Itália?

Existem diversas maneiras de fazer um intercâmbio na Itália. Conheça algumas das formas a seguir e escolha aquela que for melhor para você!

Por conta própria

É possível organizar um intercâmbio na Itália por conta própria. Diversos programas disponibilizam todas as informações em seus próprios sites. Assim, você pode pesquisar os cursos disponíveis, os custos e todos os requisitos na internet e aplicar sem nenhuma ajuda externa.

Porém, se você decidir aplicar para o seu intercâmbio por conta própria, não se esqueça de que você também deverá cuidar dos detalhes da sua estadia no local, depois da aprovação no programa.

É preciso muito cuidado para planejar por conta própria

Mas atenção: tome cuidado com anúncios falsos em grupos e sites. Golpistas oferecem casas que não existem e pedem dinheiro dos possíveis inquilinos para deixar o local “reservado” até o dia da chegada no local.

É preciso ter muito cuidado ao planejar tudo sozinho, especialmente se você nunca fez um intercâmbio ou não conhece bem a Itália. Se esse é o seu caso, o melhor será seguir vir com o acompanhamento especializado.

Através de equipes especializadas

Outra opção para organizar o seu intercâmbio na Itália é contar com a ajuda de agências ou consultorias especializadas.

Os profissionais irão pensar em tudo aquilo que você precisa para fazer o seu intercâmbio. Uma grande vantagem de contar com esse tipo de ajuda é que você não precisará se preocupar com nada, evitando um potencial estresse e vários problemas mais graves que podem acontecer.

Por isso, se estiver ao seu alcance, recomendamos que faça o seu intercâmbio na Itália com acompanhamento especializado. Nós do Euro Dicas recomendamos a consultoria da Beeducation, uma agência com muita expertise em intercâmbios culturais.

Através de universidades

Normalmente, as universidades brasileiras possuem um departamento responsável pelos intercâmbios acadêmicos.

Assim, você pode contatar os responsáveis pelo departamento da sua instituição e pedir informações sobre os intercâmbios disponíveis na Itália, as universidades italianas parceiras e todos os requisitos para participação dos processos seletivos.

Fazer o seu intercâmbio na Itália por meio da sua própria universidade pode ser mais fácil, uma vez que você contará com o apoio do departamento, que atuará como um intermediário ao longo do processo, facilitando as possíveis burocracias existentes no mesmo.

Para entendermos um pouco mais sobre o intercâmbio na Itália, conversamos com a Eloá Testoni (@eloatestoni), que faz graduação no Brasil e está fazendo um intercâmbio de 6 meses na Pádua, na Itália.

Eloá Testoni, na Itália
Eloá Testoni começou um intercâmbio na Itália em outubro de 2023

A Eloá disse que o intercâmbio por meio de uma universidade brasileira foi a melhor opção para ela, que estuda Relações Internacionais na UFSC. Ela afirma:

Fazer um intercâmbio por meio de uma universidade é uma escolha muito prática e certeira, principalmente em relação ao apoio no processo de solicitação da documentação para o programa.

Porém, lembre-se de que as universidades auxiliam somente em relação à parte burocrática do processo. Dessa maneira, você deverá organizar a sua viagem, encontrar um alojamento e planejar a sua estadia de uma forma geral por conta própria. Por isso, se você se sentir inseguro em planejar sozinho, também pode ser interessante fazer o investimento em uma consultoria especializada.

Tipos de intercâmbio na Itália

Existem diversas modalidades de intercâmbio na Itália, que variam de acordo com a sua idade, a sua situação acadêmica e os seus interesses. Vamos conhecer, a seguir, alguns exemplos:

Programas teen

Você sabia que é possível realizar um intercâmbio na Itália sem ser maior de idade? Isso mesmo, são os chamados “programas teen”, que são direcionados para adolescentes.

Um dos programas para adolescentes mais interessantes e completos é o Intercultura, organizado por uma ONG que faz a ponte entre os dois países. Os adolescentes brasileiros podem procurar o intercâmbio e cursar um semestre ou um ano em uma escola italiana. Não é demais?

Outra opção para adolescentes é um curso de língua italiana, oferecido em diversos períodos do ano pelo Instituto Italiano na cidade de Florença.

Você pode aproveitar essa oportunidade para fazer uma imersão na língua e na cultura italianas mesmo sem ter alcançado os 18 anos.

Graduação

Outra opção para fazer o seu intercâmbio na Itália é contar com a ajuda do departamento de relações internacionais da sua universidade, ainda na graduação.

Diversas universidades italianas possuem acordos de cooperação internacional com instituições brasileiras e realizam seleções anuais de alunos para que esses possam cursar um ou dois semestres na Itália.

Porém, se você quer realizar um intercâmbio ainda durante a sua graduação no Brasil, fique atento aos prazos e aos requisitos necessários.

Lembre-se de que a Europa possui um calendário acadêmico diferente daquele brasileiro e que, assim, as datas de início e fim dos intercâmbios são também diferentes.

O intercâmbio da Eloá, por exemplo, é de um semestre, e ela nos contou que as aulas na universidade italiana começaram em outubro e terminarão em janeiro, seguindo o calendário italiano.

Outro ponto muito interessante é que a separação entre graduação e pós-graduação pode não ser tão bem definida quando falamos de intercâmbio na Itália. A Eloá contou para a gente:

É possível, por exemplo, cursar algumas disciplinas oferecidas para os cursos de mestrado na Itália e depois validá-las no Brasil como disciplinas de graduação.

Pós-graduação

Você também pode realizar um intercâmbio na Itália durante o seu programa de pós-graduação no Brasil, seja ele de mestrado ou de doutorado.

O procedimento é muito parecido com aquele disponível para a graduação, mas as opções são ainda mais amplas.

Você pode, por exemplo, realizar um período de pesquisa em uma instituição italiana, em bibliotecas ou em arquivos. Ainda, também é possível acompanhar aulas em diversos departamentos nas universidades da Itália.

Summer e Winter courses

Os summer e os winter courses são também ótimas opções para quem quer fazer um intercâmbio de curta duração na Itália.

Esses cursos são realizados, respectivamente, no verão (entre os meses de julho e setembro) e no inverno (entre os meses de dezembro e janeiro).

As universidades italianas oferecem summer e winter courses nas mais variadas áreas. Assim, vale a pena verificar nos sites das mesmas quais serão os programas oferecidos no ano acadêmico.

Dentre os cursos mais procurados pelos alunos brasileiros, podemos citar a Academy of Global Humanities and Critical Theory, organizada pela Universidade de Bologna em parceria com a University of Virginia e a Duke University, duas instituições americanas.

A Sapienza Università di Roma também possui uma ampla lista de cursos de verão e inverno. É possível solicitar a validação dos cursos feitos com uma disciplina da sua universidade, por exemplo.

Cursos profissionalizantes

Você pode escolher fazer um intercâmbio na Itália por meio de cursos profissionalizantes em diversas áreas.

Os cursos profissionalizantes mais procurados pelos brasileiros e estrangeiros em geral são aqueles nas áreas de gastronomia, envolvendo cursos de sommelier, confeitaria e outros tópicos.

A UNISG, Università degli studi di Scienze Gastronomiche di Pollenzo, que está localizada na cidade de Pollenzo, na região do Piemonte, é uma instituição que oferece cursos de gastronomia. A universidade é reconhecida pelo Ministério da Educação italiano, o MIUR, e oferece vários cursos sobre alimentação saudável e local.

Estudantes de gastronomia na Itália
Os cursos profissionalizantes na Itália podem durar poucos dias ou vários meses

Para quem quer fazer um intercâmbio na Itália, uma boa opção seria o programa Summer School, que acontece no verão e que oferece aos estudantes a oportunidade de aprender sobre confeitaria e vinhos italianos.

Na mesma área, outra opção é a Università dei Sapori, instituição internacional que está localizada na cidade de Perugia e que oferece cursos de culinária e de bartending e sommelier.

A universidade oferece cursos de curta duração para aqueles que já são profissionais da área, focando no ensino de técnicas de bomboneria fina e produção de massas.

Intercâmbio para aprender italiano

Os cursos de italiano estão entre as opções mais procuradas por estudantes internacionais que desejam fazer um intercâmbio na Itália.

Como o italiano é uma língua muito próxima do português, é perfeitamente possível para um brasileiro aprender o idioma em poucos meses de imersão total no país. Afinal, morar por um período na Itália e frequentar aulas intensivas é a forma ideal para alcançar a fluência em italiano!

Os cursos de língua possuem durações variadas e normalmente acontecem no verão italiano. Leia com atenção os sites das universidades ou entre em contato com uma agência especializada para descobrir mais informações sobre os níveis dos cursos, as taxas e as datas.

Principais cursos e instituições para fazer intercâmbio na Itália

Existem dezenas de opções de cursos para fazer intercâmbio na Itália. Em 2023, inúmeras instituições (particulares, em sua maioria) oferecem programas de intercâmbio dos mais variados tipos, como vimos.

Para facilitar a sua decisão, separamos alguns dos cursos e instituições mais procurados por estrangeiros que querem fazer intercâmbio no país. Veja quais são eles:

Corsi di lingua italiana – Università per Stranieri di Perugia

Como o seu próprio nome indica, a Università per Stranieri di Perugia (UNISTRAPG) é uma instituição especializada na oferta de cursos para estudantes estrangeiros.

Os cursos de italiano possuem duração variada segundo o nível de fluência do estudante: os cursos de nível A1 duram dois meses e os cursos A2, B1, B2, C1 e C2 , 3 meses. Os estudantes terão de 2 a 4 horas de aulas por semana, de segunda a sexta. Os cursos começam em três momentos do ano letivo: janeiro, abril e outubro.

Programma Completo – Campus Magnolie

A escola Campus Magnolie está localizada em Castelraimondo, na região de Marche. Com mais de 25 anos de tradição, a instituição oferece dezenas de opções de cursos, mas o mais interessante para quem quer fazer intercâmbio na Itália é o Programma Completo, de 4 semanas.

A proposta do curso é proporcionar aos estudantes o contato com a língua e a cultura italiana enquanto conhecem as maravilhas do país. Assim, além das aulas convencionais, o programa do Campus Magnolie inclui também excursões por todo o país e atividades que envolvem culinária, literatura, cinema e outros aspectos importantes da Itália.

High School na Itália – ASF Intercultura

O ASF Intercultura é uma ONG que, desde 1955, oferece o “High Scool na Itália”, um programa de intercâmbio para adolescentes de todo o mundo que querem estudar de 2 meses a 1 ano em uma escola italiana.

É uma das maneiras mais fáceis de vivenciar o sistema educacional italiano, uma vez que as escolas públicas da Itália não aceitam inscrições de estudantes estrangeiros por curtos períodos sem a intermediação de uma organização como o Intercultura.

Training Experience – Università degli studi di Scienze Gastronomiche di Pollenzo

Para quem sempre sonhou em aprender mais sobre a gastronomia da Itália, tanto para fins profissionais como por pura curiosidade, precisa conhecer os cursos de “Training Experience”, oferecidos pela Università degli studi di Scienze Gastronomiche di Pollenzo (UNISG).

Os cursos de “Training Experience” são ideais para os estudantes estrangeiros e ministrados em opções de poucos dias ou mais de 2 meses: a escolha fica a critério do estudante.

Sapienza Summer and Winter Schools – Sapienza Università di Roma

A Sapienza Università di Roma, uma das principais universidades italianas, oferece inúmeras opções de Summer and Winter Schools para estudantes estrangeiros que querem fazer um intercâmbio no país.

São oferecidos cursos de 2 a 4 semanas em diferentes áreas do conhecimento. Como a Sapienza é uma universidade pública, os valores das taxas são reduzidos em comparação com aqueles das instituições privadas.

Quanto custa um intercâmbio na Itália?

De 200€ a 8.600€, dependendo da duração e do curso escolhido. 

O custo de um intercâmbio na Itália é muito variável, uma vez que depende do tipo de curso, da cidade escolhida e da instituição. Além disso, você pode estudar no país por conta própria ou contando com a ajuda de agências/consultorias especializadas, o que também irá impactar o valor envolvido.

Para que você possa ter uma estimativa, separamos os custos para a realização de um intercâmbio em algumas das principais modalidades disponíveis.

Com agências especializadas

Como mencionamos, organizar o seu intercâmbio com a ajuda de profissionais especializados pode ser uma ótima opção.

Com uma agência especializada, fazer intercâmbio na Itália pode custar de 1.073€ a 1.511€, considerando a cotação do dia 15 de novembro de 2023 (1€ = R$5,28). Veja os valores de algumas agências do Brasil a seguir:

Agência Tipo de curso Duração Valor
Beeducation Curso de italiano 4 semanas R$ 5.665,93 = 1.073,09€
Mundial Intercâmbio Curso de italiano 4 semanas R$ 7.980,00 = 1.511€
Roda do Mundo Curso de italiano 4 semanas R$ 6.976,00 = 1.321€

Por conta própria

Fazer um intercâmbio na Itália por conta própria custa de 200€ a 2.196€.

Se você decidiu fazer um curso por conta própria, saiba que seu principal gasto será com as taxas cobradas pela instituição escolhida. Veja os valores para alguns dos intercâmbios que mencionamos:

Instituição Tipo de curso Duração Valor
Università per Stranieri di Perugia Curso de italiano 12 semanas 1.860€ = R$ 9.820,8
Campus Magnolie Programma Completo 4 semanas 1.400€ = R$ 7.392
Università di Scienze Gastronomiche di Pollenzo Curso de aperfeiçoamento 9 semanas 2.196€ = R$ 11.594,88
Sapienza Università di Roma Summer School 4 semanas 200€ = R$ 1.056

Intercâmbio para adolescentes na Itália

As melhores opções para adolescentes que querem estudar na Itália são os “programa teen” do ASF Intercultura. Veja os valores do curso “High School na Itália” de acordo com a duração escolhida:

Duração Valor
Trimestral 3.451,39€ = R$ 18.223,33
Semestral 6.534,63€ = R$ 34.502,84
Anual 8.605,04€ = R$ 45.434,61

É importante destacar que os valores mencionados incluem hospedagem e alimentação, mas não incluem as passagens aéreas de ida e volta para Itália e as taxas de visto e passaporte.

Custo de vida de um intercambista na Itália

Para planejar o orçamento de um intercâmbio na Itália também precisamos considerar os gastos com o custo de vida no país. A seguir, veja os principais gastos mensais de uma pessoa na Itália, com base nos dados coletados no site Numbeo em novembro de 2023.

Gasto Preço
Aluguel de apartamento de 1 quarto no centro da cidade 667,27€
Contas mensais da casa (luz, água, aquecimento, etc) 196,55€
Supermercado 250€
Passe de transporte mensal 35€
Despesas extras (passeios, compras, restaurantes, etc) 200€

Os valores podem variar muito, principalmente se você optou por um programa de intercâmbio que inclui alimentação e hospedagem. Mas, em geral, eu diria que você pode calcular um gasto de cerca de 800€ por mês (considerando o aluguel de um quarto) na Itália. Os gastos serão maiores caso você opte por alugar um apartamento.

Lembre-se de que a cidade escolhida para o intercâmbio poderá influenciar também o seu orçamento: as grandes cidades, principalmente no norte da Itália, são bem mais caras do que aquelas pequenas e no sul do país.

Intercâmbistas em Bolonha, Itália
Bolonha é uma cidade com custo de vida médio para os intercambistas

Além disso, tenha em mente que outros custos poderão estar envolvidos. Caso a duração do seu curso seja superior a 3 meses, por exemplo, você precisará pagar a taxa do visto (50€) e do permesso di soggiorno (76,16€).

A Eloá, que está fazendo intercâmbio em Pádua (Vêneto), nos contou que a experiência dela com o custo de vida na Itália está de acordo com o que ela esperava antes de ir para a Itália, com base em pesquisas e relatos de outros brasileiros. Na opinião dela, a moradia é o gasto mais alto de um intercambista no país:

O único gasto mensal que realmente me assustou quando cheguei em Pádua foi o da moradia. Mas, é um caso mais isolado da cidade que escolhi: como a cidade recebe centenas de estudantes todos os anos, o mercado imobiliário é muito inflacionado. Existem outras opções de cidades na Itália com preços mais acessíveis.

Melhores cidades para fazer intercâmbio na Itália

As melhores cidades da Itália para fazer um intercâmbio são aquelas que possuem um ambiente de inserção na cultura e nas tradições italianas, oferecendo um ambiente interativo e atividades culturais.

Dessa forma, é recomendável que você não escolha cidades muito pequenas, já que o pequeno porte das cidades pode limitar a sua experiência na Itália.

Porém, caso você esteja preocupado com o orçamento, também é melhor evitar as grandes metrópoles. Nessas cidades, o custo de vida será muito alto, principalmente em relação ao aluguel.

Com base nesses dois conselhos e com o objetivo de procurar centros que propiciem um equilíbrio entre qualidade e custo de vida, podemos afirmar que algumas opções interessantes são:

Siena (Toscana)

Mesmo com apenas 50 mil habitantes, Siena é uma cidade com uma vida estudantil vibrante e animada. A cidade concentra dezenas de instituições de ensino e, por isso, é um dos destinos mais cobiçados pelos intercambistas.

Na minha opinião, em Siena é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre custo de vista (já que ele não é muito alto), oportunidades de estudo e imersão na cultura italiana.

Florença (Toscana)

Florença é também um dos destinos preferidos dos intercambistas. A capital da Toscana possui uma excelente infraestrutura para receber estudantes estrangeiros, que inclui diferentes possibilidades de acomodação e instituições de ensino capacitadas para oferecer cursos de curta duração.

Perugia (Úmbria)

Com uma universidade pensada especialmente em estudantes estrangeiros, Perugia pode ser o destino ideal de estudos que querem aprender italiano ou entender mais sobre a cultura italiana.

Além disso, o custo da vida na cidade é relativamente baixo, o que pode ser positivo para os intercambistas.

Pádua (Vêneto)

No norte da Itália está Pádua, uma cidade universitária que recebe milhares de estudantes estrangeiros todos os anos.

A Eloá compartilhou com a gente que, na opinião dela, Pádua é uma boa escolha para quem quer viver a típica cidade italiana e fugir dos grandes centros, como Milão. Além disso, ela também ressalta que a segurança da cidade é um fato muito positivo.

Bolonha (Emília-Romanha)

Bolonha é a maior cidade estudantil da Itália e, dessa forma, as oportunidades de estudo são inúmeras.

Além disso, a posição geográfica da cidade é estratégica e pode ser muito interessante para quem pretende visitar outras cidades, ou até mesmo países, durante o intercâmbio na Itália.

Roma (Lácio)

O custo de vida em Roma é alto, mas a cidade é uma das melhores opções para os estudantes que querem viver uma verdadeira imersão na cultura italiana. Afinal, em Roma, é possível ter contato com a arte, a cultura, a gastronomia e a história da Itália como em nenhum outro lugar do país.

Documentos para fazer intercâmbio na Itália

Na maioria dos casos, a documentação para fazer um intercâmbio na Itália é bem simples:

  • Passaporte válido;
  • Carta de motivação: você deverá explicar porque quer fazer o intercâmbio;
  • Histórico escolar: em algumas situações, pode ser exigido o histórico escolar do aluno (ensino médio e graduação) para análise das notas;
  • Certificado de língua italiana B2: caso o seu curso seja ministrado em italiano, você precisará comprovar proficiência na língua. São aceitos o CELI e o CILS.

Caso você queira fazer um curso de intercâmbio no ensino médio (como o High School na Itália, da ASF Intercultura), precisará apresentar também um plano de estudos com as disciplinas que irá cursar na Itália para, ao fim da sua experiência, validar as matérias feitas.

Documentos exigidos nas universidades

Caso você queira fazer um intercâmbio em uma universidade italiana através de uma instituição brasileira, deverá apresentar outros documentos.

Os requisitos para fazer um intercâmbio na Itália podem variar bastante de acordo com o programa desejado e a forma de aplicação. Mas, de forma geral, os documentos exigidos são os seguintes:

  • Histórico escolar. Algumas universidades podem exigir uma média ponderada mínima para a participação;
  • Carta de motivação, em que você deverá explicar os motivos que te levam a querer participar do intercâmbio;
  • Plano de estudos, em que você deverá mostrar o que pretende cursar na universidade italiana;
  • Comprovante de língua italiana (normalmente as universidades italianas pedem o nível B2 segundo o QERC);
  • Comprovante de outra língua, normalmente o inglês, caso o seu programa seja realizado nesse idioma.
  • Passaporte válido.

Com todos esses documentos em mãos, você deverá realizar a sua inscrição. Se selecionado, você receberá uma carta de aceite assinada pela universidade italiana que irá te receber.

A carta em questão será composta por alguns detalhes sobre a sua estadia, como a data de chegada, o seu departamento e a duração do programa.

Mulher organizando documentos
Comece a reunir os documentos para o intercâmbio com antecedência

Com a carta em mãos, você poderá entregar o learning agreement, um documento no qual você explicita as matérias que pretende cursar durante o seu programa de intercâmbio na Itália e a quais disciplinas brasileiras elas correspondem.

Lembre-se de que o learning agreement deve ser assinado por um professor da sua universidade brasileira e aprovado por um professor na universidade na Itália.

Precisa de seguro viagem para intercâmbio na Itália?

Caso você não tenha cidadania europeia, sim. 

O seguro viagem para Itália é obrigatório para todos os estrangeiros que visitam o país. A cobertura mínima exigida é de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Mas, segundo a lei italiana, os brasileiros que possuem cidadania europeia não precisam de seguro viagem. Porém, é necessário que o seu passaporte europeu esteja válido no momento da viagem.

De qualquer maneira, eu recomendo que você contrate o seguro mesmo que tiver cidadania europeia. Afinal, imprevistos podem acontecer ao longo do seu intercâmbio e você deve estar preparado para enfrentá-los.

A melhor forma de escolher o seguro mais adequado para você e o seu intercâmbio é utilizando o site Seguros Promo, que oferece os melhores planos de seguro viagem de seguradoras renomadas pelo melhor custo-benefício Basta preencher as informações solicitadas e conferir quais são as opções.

IB2 para o intercâmbio na Itália

O IB2 é uma forma de Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) que pode ser obtida gratuitamente. Com ele, os brasileiros podem usar o sistema de saúde pública na Itália como um cidadão residente no país.

Caso você vá fazer um intercâmbio na Itália, recomendo que você solicite o IB2. Assim, você poderá usar os serviços do Sistema Sanitario Nazionale (SSN) como um italiano, tendo direito a consultas, exames e outros tipos de atendimentos.

Porém, é importante ressaltar que o IB2/CDAM não substitui o seguro viagem para Itália, uma vez que ele não cobre muitas despesas incluídas na cobertura do seguro, como assistência jurídica, morte acidental, extravio de bagagem, entre outros.

Além disso, o IB2 não pode ser usado para atendimentos particulares e é válido somente na Itália. Dessa forma, caso você viaje para outro país, não estará protegido.

Assim, o meu conselho é que você solicite o IB2 no site do Portal de Serviços do Governo Federal e contrate também um seguro viagem. Nada melhor do que fazer um intercâmbio com um suporte completo, não é?

Precisa de visto para fazer intercâmbio na Itália?

Depende.

Os brasileiros com cidadania europeia não precisam de visto para fazer intercâmbio na Itália.

Por outro lado, os estudantes que não têm dupla cidadania precisarão de visto somente se a duração do intercâmbio for superior a três meses.

O visto de estudante deverá ser solicitado ao Consulado italiano no Brasil, após a aprovação no curso. Lembre-se de solicitar o documento antes de viajar para Itália.

Permesso di soggiorno per motivi di studi

Caso o seu intercâmbio seja superior a três meses, você precisará também do Permesso di soggiorno. O permesso é uma autorização de residência para estrangeiros e deve ser solicitado após a chegada na Itália.

A autorização está disponível em diversos formatos e, no caso dos intercambistas, será necessário solicitar o Permesso di soggiorno per motivi di studi (motivos de estudos).

A validade do Permesso di soggiorno per motivi di studi corresponde com a validade do visto que você solicitou no Consulado italiano antes de sair do Brasil.

Existe bolsa de intercâmbio na Itália?

A resposta é sim.

Existem diversas opções de bolsas para quem quer fazer um intercâmbio na Itália. Vamos conferir, a seguir, algumas delas.

Summer e Winter Courses

Os summer e winter courses oferecidos pelas universidades italianas também podem ser realizados com uma bolsa de estudos, que pode cobrir o valor das taxas, os custos de hospedagem e, até mesmo, as passagens.

A Sapienza Università di Roma, por exemplo, oferece bolsas para os seus summer e winter courses. O número de bolsas varia conforme o curso, mas, na maioria dos casos, o benefício envolve a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Intercâmbista no aeroporto
Aproveite as férias de julho para fazer um summer school na Itália com bolsa de estudo

O summer course oferecido pela Academy of Global Humanities and Critical Theory também oferece cerca de 25 bolsas para candidatos de muitas regiões do mundo.

O interessante é que 8 bolsas são destinadas para candidatos dos continentes africanos, asiáticos e sul-americanos. Essas bolsas de estudo cobrem a taxa de inscrição e os custos com hospedagem e passagens.

Além desses dois programas, existem muitos outros oferecidos pelas universidades da Itália que contam com bolsas de estudo. A melhor maneira de descobrir mais sobre elas é procurar informações nos sites das próprias universidades.

UNISTRAPG

A Università per Stranieri di Perugia oferece bolsas de estudo para quem quer fazer um curso de língua italiana na instituição. As bolsas incluem alimentação e hospedagem gratuitas, além da isenção das taxas do curso escolhido.

Procure mais informações sobre as possibilidades no próprio site da UNISTRAPG!

MAECI

O Ministero degli Affari Esteri (MAECI), o Ministério das Relações Exteriores da Itália, oferece bolsas de estudo para estudantes estrangeiros e estudantes italianos que vivem no exterior (inscritos no AIRE) que querem fazer um curso de língua italiana.

Os editais abrem todos os anos e as bolsas são oferecidas na forma de uma contribuição mensal de 700€. Os cursos devem ser trimestrais e de nível avançado (no mínimo C1).

Você pode optar por um curso em diversas instituições italianas, como a UNISTRASI e a UNISTRADA, que foram mencionadas anteriormente no artigo.

AFS Intercultura Brasil

A AFS Intercultura Brasil também oferece bolsas de estudo destinadas aos adolescentes que querem fazer um intercâmbio na Itália.

As bolsas variam muito e podem cobrir muitos dos custos com a realização do programa. Confira mais detalhes sobre cada tipo de bolsa no próprio site.

Vale a pena contratar agência de intercâmbio?

Sim, com certeza. 

Organizar um intercâmbio na Itália por conta própria pode não ser tão fácil, uma vez que o processo envolve diversas etapas, como a seleção do programa, o envio da candidatura, a busca por uma acomodação e solicitação do visto, caso necessário.

Ao contratar uma agência de intercâmbio, você poderá conquistar a sua oportunidade de estudar na Itália com muito mais tranquilidade. A principal vantagem das agências é que elas oferecem auxílio em todas as etapas do processo e reúnem todas as necessidades do intercambista em um só lugar.

Assim, apesar de não ser obrigatório, contratar uma agência é muito recomendado. Nós do Euro Dicas recomendamos a Beeducation, uma das principais agências de intercâmbio do Brasil.

Além de oferecer diferentes opções de intercâmbio, a Beeducation proporciona um atendimento personalizado de acordo com as necessidades do cliente. O objetivo é encontrar o melhor programa de intercâmbio para os objetivos pessoais de cada um.

Vale a pena entrar em contato com as gestoras da Beeducation e pedir mais informações sobre os programas para Itália.

Intercâmbio na Itália pode trabalhar?

Sim, mas existem algumas regras. 

Com o visto de estudante e o permesso di soggiorno per motivi di studio, você poderá trabalhar enquanto faz o seu intercâmbio na Itália. Porém, o seu contrato de trabalho não poderá superar 20 horas semanais.

Eu já conheci muitos intercambistas que conseguiram algum tipo de trabalho part-time enquanto estudavam na Itália. É muito comum encontrar vagas em restaurantes, bares e lojas.

Dicas para fazer seu intercâmbio na Itália para aprender italiano

Tem vontade de aprender uma das línguas mais faladas do mundo? Então o intercâmbio na Itália pode ser a melhor opção para você. Veja algumas dicas para fazer um intercâmbio no país para aprender italiano.

Analise a proposta de cada programa

Você pode pensar que os programas de intercâmbio para aprender italiano são todos iguais, não é? Mas, saiba que isso não é verdade!

Cada programa possui uma proposta diferente para os seus estudos. Alguns cursos são totalmente focados no ensino tradicional em sala de aula. Outros, por sua vez, combinam uma proposta mais ampla e propõe o aprendizado por meio de filmes, viagens e imersões de diferentes tipos.

Estabeleça o seu nível de italiano

Algumas escolas, como a UNISTRAPG, solicitam uma prova de proficiência para os seus futuros alunos. A prova é aplicada pela própria instituição e possui o objetivo de somente estabelecer o nível de italiano do estudante para que ele seja direcionado para o curso adequado.

Mas, a prova não é um requisito de todos os programas de intercâmbio na Itália. Assim, você deve tomar muito cuidado para escolher um programa adequado para o seu nível de domínio do italiano. Ele não deve ser nem inferior e nem superior à sua proficiência, combinado?

Escolha uma cidade com muito cuidado

A escolha da cidade é uma das principais etapas do processo. Afinal, a cidade em que você vai morar impactará muito a sua experiência no país, mesmo em relação ao idioma.

Uma boa dica é escolher uma cidade em que você possa ter contato com outros estudantes para praticar o italiano mesmo fora da sala de aula.

Quer descobrir mais? A Verinha Simões preparou algumas dicas bem legais para quem está pensando em fazer intercâmbio na Itália. Confira o vídeo:

Vale a pena fazer intercâmbio na Itália?

Sim!

Fazer um intercâmbio na Itália será uma experiência incrível e que, com certeza, fará uma grande diferença dentro da sua vida acadêmica e/ou profissional.

Os programas de intercâmbio na Itália são muito bem estruturados e baseados em um ensino de excelência. Ainda, a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo oferecidas por instituições do país também potencializa ainda mais a experiência de intercâmbio na “terra da pizza”.

A Eloá, por exemplo, diz que não se arrepende da escolha de fazer um intercâmbio na Itália, já que sempre sonhou em morar no país. Na opinião dela:

Mesmo que algumas coisas tenham sido diferentes das expectativas iniciais, estou vivendo uma experiência incrível.

Dessa maneira, levando em consideração as cidades históricas, a qualidade do ensino e a gastronomia única, morar na Itália por um período de intercâmbio pode ser uma experiência inigualável. Buona fortuna no seu planejamento!