Intercâmbio na Itália

Itália  / 

A Itália é um país tão apaixonante e a língua italiana belíssima, que muitas pessoas sonham em morar na Itália para aprender italiano. Para isso, nada melhor do que fazer um intercâmbio na Itália.

Como fazer intercâmbio na Itália

Uma maneira de morar na Itália para aprender italiano é fazer um intercâmbio na Itália. Aqui vou falar um pouquinho sobre como fazer um intercâmbio no País da Bota.

Fazer Intercâmbio na Itália através de acordos entre Universidades

Muitas universidades brasileiras possuem acordos de intercâmbio com universidades italianas. Normalmente, nesse tipo de intercâmbio a pessoa pode fazer um semestre, ou mais, do curso em que está matriculado no Brasil em uma universidade italiana.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saiba quais são as melhores melhores universidades italianas.

Você pode estudar na Itália e aprender italiano

O interessante neste tipo de intercâmbio, é que você poderá seguir normalmente seu curso universitário e ainda aprenderá italiano morando na Itália. Universidades como o Politécnico de Torino e a Universidade de Bologna possuem programas desse tipo.

Se você é universitário no Brasil e se interessou por esse tipo de intercâmbio, procure o setor responsável da sua universidade para saber se é possível.

Programas de Pós-Graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado na Itália

Fazer intercâmbio na Itália
Além de cursar um ano de universidade na Itália, é possível também fazer um curso de pós-graduação no País da Bota.

Existem diversos cursos de pós nas universidades italianas, além dos programas de mestrado e doutorado chamados de sanduíche, ou seja, cursados parte no Brasil e parte na Itália.

Se você deseja ter uma experiência fora do país mais longa e mais completa, veja como fazer faculdade na Itália.

Quais as melhores áreas para fazer intercâmbio na Itália?

A Itália possui uma sólida tradição em ensino universitário. Além da tradição, a Itália é um país muito famoso pela arquitetura, artes, design e moda.

Assim, as melhores e mais tradicionais áreas para se fazer intercâmbio na Itália é arquitetura, artes, história da arte, Design, moda e direito.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba também quais são as melhores Universidades Italianas.

Fazer intercâmbio na Itália através de uma agência

A maneira mais simples de fazer um intercâmbio na Itália é contratando uma agência especializada. Essas agências possuem pacotes para aprender italiano em diversas cidades da Itália.

Existem diversos pacotes

Normalmente esses pacotes contam com curso mais a moradia, pelo período de tempo que você quiser. Existem também pacotes de intercâmbio que combinam curso de italiano com curso de gastronomia, artes ou passeios.

Eu disse que é a maneira mais simples de fazer intercâmbio, pois essas agências cuidam de tudo: do curso, da hospedagem, das burocracias e até das passagens aéreas.

Para quem prefere pacotes prontos, sem muita incômodo e pode pagar por isso, é uma excelente opção.

Saiba porque o intercâmbio é uma experiência de vida e se vale mesmo a pena fazer.

Fazer intercâmbio na Itália por conta própria

É possível também fazer um intercâmbio no País da Bota por conta própria. É praticamente igual a organizar uma viagem sem a ajuda uma agência.

Você se precisa planejar e tomar decisões

Você precisará escolher uma cidade, o curso que deseja fazer, uma hospedagem e o tempo que pretende ficar na Itália.

Organizar um intercâmbio é um processo trabalho

Organizar um intercâmbio desta maneira é bastante trabalhoso. Você precisará cuidar de toda a burocracia, como vistos e documentos. Nem sempre será o jeito mais barato de se fazer um intercâmbio na Itália.

Quanto custa fazer intercâmbio na Itália

O custo de um intercâmbio na Itália dependerá, em primeiro lugar, do valor do curso escolhido. E essa pode ser a parte mais cara, ou até mesmo sair de graça caso você consiga uma bolsa de estudos.

Além do valor do curso, você terá os gastos para viver. Lembrando sempre que a Itália é um país com custo de vida elevado, principalmente em cidades como Roma e Milão.

Veja em detalhe o custo de vida na Itália.

Custos mensais no intercâmbio na Itália

Um quarto pode custar, por mês, entre 250 e 600 euro. Com alimentação você gastará entre 150 e 200 euros. Ainda é preciso levar em conta os gastos com transporte, lazer e vestuário.

Veja um guia para alugar apartamento na Itália

Existem bolsas de estudo na Itália

Muitas instituições de ensino italianas oferecem bolsas de estudo. Normalmente, existe um processo seletivo para a obtenção desse tipo de bolsa de estudo.

Existe também o programa Erasmus que é um programa de bolsas de estudos para universitários, bastante interessante.

O governo italiano proporciona bolsas a estrangeiros

Além disso, o governo italiano, de tempos em tempos, lança programas de bolsas de estudo para incentivar jovens estrangeiros a estudarem na Itália e assim promover e difundir a cultura italiana.

Vale a pena fazer intercâmbio na Itália?

Vale a pena fazer intercâmbio na Itália?
A Itália é um país belíssimo e apaixonante. Rica em história, é considerada o berço da civilização moderna ocidental. Isso sem falar no idioma, que é, para mim, uma das mais belas línguas faladas no mundo.

Some tudo isso ao fato da Itália ser um país com uma antiga e sólida tradição universitária, principalmente em áreas como design, moda, artes, arquitetura e direito.

Isso sem falar que morar fora do seu país sempre vale a pena, pela rica experiência cultural que um intercâmbio pode proporcionar.

Vantagens de fazer intercâmbio na Itália

  • Morar num país rico em história e cultura;
  • Aprender italiano in loco;
  • Escolas e Universidades tradicionais e de excelente qualidade;
  • Viajar pela Europa com facilidade.

Desvantagens de fazer intercâmbio na Itália

  • A Itália é um país com custo de vida elevado, se comparado a Portugal por exemplo;
  • A língua italiana não é tão falada no mundo como o inglês, francês ou o espanhol.

Se você está mesmo interessado em estudar no exterior, saiba tudo o que você precisa saber sobre fazer um intercâmbio na Europa.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.