Melhores universidades italianas

Itália  / 

A Itália é um país de tradições inigualáveis e de extrema riqueza cultural. Berço de alguns dos mais impactantes movimentos artísticos de toda a História, a Itália é o país natal, também, de artistas reconhecidos no mundo inteiro por terem feito a Arte e as Ciências avançarem: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli e Dante são alguns exemplos famosos!

Veja a nossa lista dos monumentos mais famosos da Itália.

As melhores universidades italianas

Mas a Itália não vive só de passado! Nas últimas décadas, grandes pensadores, artistas e empresários nasceram aqui e fizeram um enorme sucesso em todo o globo. Quem não reconhece marcas como Ferrari e Armani, ou escritores geniais como Umberto Eco?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Esse espírito inquieto e renovador dos italianos tem tudo a ver com a nossa cultura. Há séculos e séculos, os italianos prezam por uma educação refinada, da mais alta qualidade, e valorizam muito a formação de uma pessoa. Isso se traduz em Universidades de nível internacional por sua excelência de ensino.

Se você já leu sobre “como funciona o sistema de ensino na Itália”, vou apresentar hoje um pouco do mundo academico do bel paese.

Logo a seguir, você verá o ranking das cinco melhores universidades italianas. Mais adiante, explico o que cada uma delas tem de tão especial!

Para quem está planejando passar uma temporada de estudos na Itália, este post é o companheiro perfeito para o seu planejamento, além do post onde expliquei como estudar na Itália!

Ranking 2017 das melhores universidades italianas

Este ranking, atualizado em 2017, foi compilado pela Times Higher Education, uma das principais publicações sobre o assunto.

  1. Scuola Normale Superiore di Pisa
  2. Scuola Superiore Sant’Anna
  3. Universidade de Bolonha
  4. Universidade Politécnica de Milão
  5. Universidade de Trento

Veja agora como cada uma dessas Universidades se compara no ranking global:

  • Scuola Normale Superiore di Pisa= 137
  • Scuola Superiore Sant’Anna= 190
  • Universidade de Bolonha= 201-250
  • Universidade Politécnica de Milão= 201-250
  • Universidade de Trento 201-250

Conhecendo um pouquinho de cada uma delas

Universidade de Bolonha

Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha ocupa uma posição de destaque na lista e no coração de todos os italianos. Sabe por que? Pois ela é considerada a primeira e mais antiga Universidade de todo o mundo!

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Fundada em 1088 – ou seja, há incríveis novecentos e vinte e nove anos! – a Universidade de Bolonha é notória principalmente pelos seus cursos de Artes e Humanidades.

Nesse quesito, é considerada a 86ª melhor Universidade no mundo, de acordo com o ranking da Times.

Além de extremamente famosa pela sua história, a Universidade de Bolonha talvez seja o destino preferido dos jovens na hora de escolher um curso de bacharelado. Ela é a instituição de ensino superior mais ‘popular’ da Itália, com 85 mil alunos inscritos nos mais de 200 cursos diferentes, espalhados por um campus enorme, 33 departamentos e 11 faculdades.

Ao contrário do que o nome sugere, não é apenas na cidade de Bolonha que você encontrará um campus da Universidade! Há cursos em Cesena, Forli, Ravenna, Rimini e até mesmo em Buenos Aires, todos gabaritados com a antiga e indelével marca de qualidade de Bolonha.

Universidade de Trento

Ao contrário da Universidade de Bolonha, antiquíssima, a Universidade de Treno é uma das mais modernas e recentes da Itália. Talvez por isso mesmo, mostra enorme pujança e vontade de inovar!

A Universidade de Trento é considerada a 37ª melhor “jovem Universidade” do mundo, de acordo com o ranking da Times Higher Education. Assim como é jovem, ela é “conectada“: Trento possui mais de 420 acordos de pesquisa e cooperação com outras instituições de ensino em todo o planeta. Chances para intercâmbio não faltam!

Apesar de ter sido fundada (em 1962) como um instituto de pesquisas sociais, hoje Trento possui forte experiência em outras áreas do conhecimento. Cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Economia, Direito, Física e Ciências Cognitivas são alguns de seus maiores destaques.

Além disso, vale notar que a região de Trento é hoje considerada o ‘Vale do Silício dos Alpes’, dada a grande aglomeração de startups e de empresas de tecnologia verde. Veja também a lista dos profissionais mais procurados na Itália

Quem busca modernidade aliada à alta qualidade técnica se sentirá em casa nessa bela região da Itália!

Universidade Politécnica de Milão

Quais as melhores universidades italianas

Milão talvez seja sinônimo de alta costura e elegância para muitos brasileiros. E é verdade! Aqui, os cursos de Moda (e Artes no geral) são de altíssimo nível. Mas a Universidade Politécnica de Milão é prova de que a cidade respira também tecnologia. Afinal, ela é a 82ª melhor Universidade no mundo em ensino de Engenharia.

Além desses cursos, outros atrativos do local são as aulas de Arquitetura, reconhecidas mundialmente. A cidade, em si, é outro forte chamariz: Milão é lindíssima, repleta de parques e banhada pelo sol a maior parte do ano. Brasileiros adoram vir para cá e curtir o clima cosmopolita e sofisticado desta verdadeira pérola ao norte da Itália.

Scuola Normale Superiore di Pisa & Scuola Superiore Sant’Anna

Estas duas Universidades, consideradas as melhores da Itália, ficam na cidade de Pisa – aquela mesma, famosa no mundo inteiro por sua ‘torre torta’.

O que dizer de uma cidade em que Galileo Galilei estudou? Pisa respira alta cultura e conhecimento há séculos, sendo o principal polo de ensino superior italiano. A Universidade de Pisa complementa esta tríade do ensino de qualidade. Saiba também quais são as melhores cidades de Itália para viver

Agora falando um pouquinho mais especificamente de cada uma delas. A Scuola Superiore Sant’Anna foi fundada há meros 30 anos, mas já é considerada a 9ª melhor ‘jovem Universidade’ em todo o mundo. Seu foco principal é a área das Ciências aplicadas.

Já a Scuola Normale Superiore di Pisa foca na qualidade acima de tudo. Ela possui um número pequeno de estudantes – menos de 600 – espalhados em cursos de renome como História da Arte, Arqueologia, Literatura, Física e Matemática.

A instituição preza por fomentar o diálogo entre disciplinas, com enorme interação entre estudantes e muitos seminários e eventos ao longo do ano, pensados para ampliar o conhecimento de todos.

Escolher uma das universidades italianas para estudar

Gostou de conhecer um pouquinho mais destes incríveis lugares? Já escolheu o seu predileto para vir estudar?

Aproveite toda a história e as peculiaridades das Universidades italianas – das mais recentes às mais antigas do mundo! – e expanda seus horizontes estudando aqui na Europa. Fique também sabendo como você pode estudar na Europa de graça.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Dario é italiano (melhor, siciliano!), adotado há 2 anos pelo quente e colorido Brasil! É fundador do Pesquisa Italiana, e com um time de 14 colaboradores ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens! Ama praia, churrasco e obviamente, pizza!