Pós graduação na Itália: como fazer, prazos, documentação e custos

Itália  / 

Para quem tem vontade de estudar fora do Brasil, fazer a pós graduação na Itália pode ser uma boa opção. Existem várias ofertas de cursos, em universidades renomadas, e muitas delas ainda oferecem bolsas de estudos.

Ficou interessado? Veja aqui todas as informações sobre a pós graduação na Itália.

Como fazer pós graduação na Itália

Veja algumas dicas na hora de escolher a universidade e o curso para fazer a sua pós graduação na Itália.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Escolha do curso e universidade

Se você está interessado em fazer pós graduação na Itália, deve fazer uma pesquisa nos sites das universidades sobre os cursos que existem e escolher aquele que você quer frequentar.

Conferir o currículo do curso

Depois de escolher o curso, é importante que você veja a grade do curso, conferindo quais são as disciplinas que são dadas e se essa é realmente a grade que você quer seguir.

Conferir a área de interesse de pesquisa dos professores

Outro tópico importante a verificar além do currículo do curso é a área de estudo de cada professor, para saber se a sua área de interesse de pesquisa combina com o interesse de algum professor daquela universidade.

Prazos e documentação

Não se esqueça de verificar os prazos de candidatura e a documentação necessária. Talvez seja necessário traduzir algum documento, e autenticar alguns no consulado antes de enviar para candidatura. Fique atento!

Confira o preço do curso

Muitos cursos possuem um valor muito elevado, porém a universidade oferece bolsa de estudos para os melhores alunos. Por isso, quem sabe vale a pena se candidatar a uma bolsa de estudos naquela universidade que você tanto quer estudar? Confira na página de cada universidade o tópico que fala sobre as bolsas de estudo.

Mantenha em dia o seu certificado de inglês

Algumas universidades italianas pedem um certificado de inglês, reconhecido internacionalmente, na hora da candidatura. Muitas vezes conseguir esse certificado demora, por isso mantenha o seu em dia.

Veja mais dicas sobre fazer faculdade na Itália.

Melhores universidades na Itália

Veja a lista com as 5 melhores universidades da Itália.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Sapienza – Università di Roma

Possui mais de 200 pós graduações, em diversas áreas.

Università di Bologna

Oferece diversos cursos de pós graduação, muitos lecionados em inglês.

Politecnico Milano

Uma excelente universidade nas áreas de design, arquitetura e engenharia, ela está entre as 50 melhores do mundo em algumas áreas de pesquisa.

Scuola Normale Superiore di Pisa

É uma universidade com poucos alunos que preza pela qualidade do ensino, sendo considerada uma das melhores da Itália.

Universidade de Trento

Está no ranking das melhores do mundo. Possui diversos acordos com universidades internacionais e está sempre buscando inovar.

Saiba um pouco mais sobre essas universidades.

Processo de candidatura

Data

Normalmente o processo de candidatura para a pós graduação na Itália acontece entre os meses de Junho e Setembro. Porém o melhor a fazer é conferir no site de cada universidade, pois os prazos podem variar.

Documentação

Assim como as datas, cada universidade tem a sua documentação específica. Por isso, esteja sempre atento ao site da universidade que você pretende se candidatar. Os documentos que costumam ser comuns a todas as universidades são:

  • Cópia do passaporte;
  • Diploma;
  • Currículo;
  • Carta de recomendação;
  • Carta de motivação;
  • Cópia da tese (em caso de candidatura para doutorado);
  • Plano de estudos (em caso de candidatura para doutorado).

Atenção: em muitas universidades está escrito que só serão aceitos documentos em inglês ou em italiano.

Custos

É claro que os custos também vão depender de cada universidade e curso e, mais uma vez, você deverá estar atento ao site da universidade que deseja frequentar.

No Politécnico de Milão, por exemplo, o custo do mestrado para cidadãos não europeus é 3898,20€ por ano.

Já a Universidade de Trento tem cursos que podem chegar a 10.000€ por ano.

Na Universidade de Bolonha podemos encontrar cursos que variam de 2.000 a 5.800 euros por ano.

Bolsas de estudo

A maioria das universidades da Itália oferecem algum tipo de incentivo ou bolsa de estudos para quem quer fazer pós graduação na Itália. A escolha de quem irá receber a bolsa normalmente é feita através de notas escolares.

Nos sites das universidades tem um tópico sobre bolsas de estudo e incentivos, onde explicam quais os critérios para se candidatar e o tipo de incentivos que oferecem aos estudantes.

Língua de ensino

Para fazer pós graduação na Itália é necessário que você saiba falar inglês ou italiano. Muitas universidades oferecem cursos ministrados em inglês e, para que você consiga uma vaga nesse curso normalmente será necessário provar o seu nível de inglês através de um diploma reconhecido internacionalmente (como por exemplo o IELTS).

Já escrevemos um texto falando se vale a pena morar na Itália.

Vale a pena fazer pós graduação na Itália?

Essa é uma pergunta muito pessoal, e só você mesmo vai poder responder. Pondere todos os aspectos que envolvem uma mudança de país, faça as contas para ver se será financeiramente viável para você e depois decida.

Eu posso dizer, por experiência própria, que estudar fora do país é uma experiência gratificante e que nos faz crescer imenso. E além disso, é muito bom para o currículo.

Nem preciso falar sobre a Itália né? A língua italiana, a cultura italiana, as comidas típicas da Itália… tudo isso já é um chamariz a mais não é mesmo?

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.