Como validar diploma na Itália: o processo e documentos necessários

Itália  / 

Quando queremos morar no exterior, seja para trabalhar ou para estudar, temos que saber como fazemos para validar os nossos documentos. O processo para validar o diploma é demorado e burocrático, mas indispensável para quem quer morar na Itália. Veja como funciona o processo para validar diploma na Itália, tanto para fins de estudo quanto para trabalho.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como validar diploma na Itália para fins acadêmicos

Se o seu objetivo é estudar na Itália, será necessário fazer a validação do seu diploma. Veja como funciona o processo:

Documentos necessários

Para poder validar diploma na Itália, é necessário reunir uma série de documentos, que são exigidos pelas universidades italianas:

Declaração de Valor in Loco

É uma declaração feita pelo Consulado Italiano, ainda no Brasil. Para pedir essa declaração você deverá levar:

  • Formulário da universidade italiana escolhida para a validação do diploma;
  • Diploma original lacrado e apostilado (junto com a tradução juramentada e apostilada);
  • Histórico original apostilado (junto com a tradução juramentada e apostilada);
  • Declaração reconhecida no cartório, feita pela Universidade, contendo duração total do curso, média final e se foi feito um trabalho de conclusão de curso.

Veja quem é que têm direito a cidadania italiana e como solicitar.

Conteúdos programáticos

Algumas universidades italianas poderão pedir a lista dos conteúdos programáticos para poder validar diploma na Itália. Esse documento é emitido pela universidade onde você estudou e deverá ser apostilado e traduzido com tradutor juramentado (e a tradução também deverá ser apostilada).

Equivalência de estudos

Para fazer a validação do diploma na Itália, será necessário fazer também uma equivalência de estudos. Ou seja, você deverá procurar uma universidade na Itália que tenha uma grade curricular parecida com a que você teve no Brasil.

É necessário que exista um título italiano que se possa comparar ao título estrangeiro, ou seja, precisa haver um curso similar na Itália para poder validar o diploma no país.

Os documentos que as universidades poderão solicitar são os mesmos para a declaração in loco mais os conteúdos programáticos. Algumas universidades poderão solicitar também o diploma e histórico do ensino médio além de fotos. Todos os documentos precisam ter Apostila de Haia.

Quanto tempo demora o processo

O processo vai depender de cada universidade. Cada universidade na Itália tem o seu processo individual, por isso, quando você for validar diploma na Itália, pergunte na universidade o tempo que o processo demora para ficar pronto e quais os custos.

Saiba tudo sobre morar na Itália.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

validar diploma na italia documentos

Como validar diploma na Itália para trabalhar

O processo de validar diploma na Itália para trabalhar é diferente de quem vai para estudar. Para poder trabalhar na sua área na Itália, antes de fazer o reconhecimento do seu diploma, você deverá verificar se a sua profissão é regulamentada.

Para profissões não regulamentadas, basta fazer a validação dos títulos de estudos e profissão, que é feita no consulado da Itália no Brasil. Já para as profissões regulamentadas é necessário validar o diploma através do órgão responsável por cada uma.

Vamos ver como funciona.

Validar diploma na Itália – órgãos responsáveis

Veja a lista dos órgãos responsáveis pela validação do diploma de acordo com cada profissão:

  • Ministério da Justiça (para profissões ligadas ao direito, biologia, química, engenharia, psicologia, entre outras);
  • Ministério da Saúde (para profissões ligadas à área da saúde);
  • Ministério da Simplificação e Administração Pública (para profissões ligadas às funções públicas)
  • Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa (para profissões ligadas ao ensino).

Documentos necessários

Para cada profissão são exigidos documentos específicos (veja no site de cada órgão responsável), mas a lista de documentos comuns é a seguinte:

  • Declaração de valor emitida pelo Consulado Italiano;
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado da regulamentação da profissão no Brasil;
  • Atestado de experiência profissional (o mais detalhado possível).

Todos os documentos deverão ser traduzidos e apostilados, e apresentados em original e cópia. Documentos extras poderão ser pedidos pelas autoridades.

Saiba mais no site do Ministério da Itália.

Preço

Assim como a documentação exigida poderá ser diferente de acordo com a profissão, o valor a pagar também. Mas em média, para validar diploma na Itália será necessário pagar 3 parcelas de 16€ (mais o que se gasta com tradução e apostilamento dos documentos).

Onde fazer o pedido

Depois que você tiver todos os documentos para validar diploma na Itália, você poderá dar entrada no processo no Ministério das Relações Exteriores da sua região.

Como saber se foi aceito

Depois que você der entrada no processo, os seus documentos serão avaliados e você receberá uma resposta. Caso o órgão responsável pela avaliação acredite que você não possui as qualificações necessárias para validar diploma na Itália, poderá ser pedido para que você faça um teste de conhecimentos.

Quanto tempo demora

É muito difícil saber exatamente quanto tempo demora para validar diploma na Itália, pois o processo vai variar de pessoa para pessoa e de acordo com cada profissão e órgão responsável pela validação.

Por isso, para saber com mais precisão quanto tempo vai demorar, entre em contato com o órgão responsável pela validação da sua profissão na Itália.

Vale a pena validar diploma na Itália?

Fazer a validação do diploma na Itália é importante tanto para quem quer trabalhar na área quanto para quem quer estudar. Por isso, mesmo que tenhamos que passar por toda essa burocracia, vale a pena.

comprou sua passagem para Itália? Leia este artigo e veja dicas para economizar e como comprar a passagem ideal para você.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.