Consulados italianos no Brasil: onde estão e como funcionam

Itália  / 

O Brasil, por ser um Estado reconhecido como tal, conta com representações de diversos países dentro do seu território. Hoje vamos falar para você sobre os Consulados italianos no Brasil, onde estão localizados, quais são os principais, que serviços disponibilizam entre outras informações. Venha conosco!

Quais são os principais consulados italianos no Brasil?

A Embaixada Italiana fica em Brasília/DF, capital do país. Porém, você encontra Consulados italianos no Brasil em:

  • Belo Horizonte-MG
  • São Paulo-SP
  • Curitiba-PR
  • Porto Alegre-RS
  • Rio de Janeiro-RJ
  • Recife-PE.

O país europeu também conta com algumas representações honorárias no Brasil, mas geralmente esse tipo de representação está subordinada ao consulado mais próximo que, posteriormente, está abaixo da Embaixada.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Descubra quais as vantagens de ter cidadania italiana.

Onde ficam os Consulados italianos no Brasil?

Você encontra Consulado italiano no Brasil nas cidades citadas acima, mas nós vamos disponibilizar todas as informações:

Embaixada Italiana em Brasília (DF)

Em Brasília, Distrito Federal, está a Embaixada da Itália no Brasil no Setor de Embaixadas Sul SES 807 e o telefone de atendimento é o (61) 8119-3426.

De acordo com o site da Embaixada o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 12h às 13h.

Vale ressaltar que a Embaixada da Itália em Brasília-DF é responsável pelos estados de Goiás-GO, Roraima-RR, Amapá-AP, Amazonas-AM, Distrito Federal/DF, Pará-PA e Tocantins-TO.

Saiba mais sobre o idioma na Itália.

 

Consulado de Belo Horizonte (MG)

O Consulado da Itália em Belo Horizonte fica na Rua Inconfidentes, número 600, Funcionários, CEP 30140-120. Os dias de atendimento ao público são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O serviço consular é responsável somente pelo estado mineiro e o telefone de atendimento é: (31) 3524-1000.

Consulado de São Paulo (SP)

Em São Paulo o Consulado italiano no Brasil fica na Av. Paulista, 1963, CEP 01311-300 e conta com atendimento ao público das 8h30 às 12h30, exceto nas terças que é das 12h30 às 16h30.

O telefone da repartição consular é (11) 3549-5699 e atende os estados de Mato Grosso do Sul-MS, Mato Grosso-MT, Rondônia-RO, Acre-AC e São Paulo-SP.

Consulado de Curitiba (PR)

O Consulado da Itália em Curitiba fica na Rua Marechal Deodoro, 630, Shopping Itália, CEP 80010-912. O atendimento ao público é realizado segundas, terças e quintas feiras, das 08h30 às 12h30 e nas quartas-feiras, das 14h às 17h.

Caso você necessite ligar, o telefone é (41) 3883-1750 e a repartição consular é responsável pelos estados de Santa Catarina-SC e do Paraná-PR.

Fim da fila para a cidadania Italiana? Saiba se é possível encurtar a espera.

Consulado de Porto Alegre (RS)

Localizado na Rua José de Alencar, 313, CEP 90880-481, o Consulado italiano em Porto Alegre possui atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 12h. O telefone para contato é o (51) 3230-8200 e o consulado só atende o estado gaúcho.

Consulado do Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro o consulado da Itália fica na Av. Presidente Antonio Carlos, 40,  Castelo, CEP 20.020-010 e o atendimento ao público ocorre sempre às terças e quintas das 8h30 às 12h30 e às quartas e sextas das 8h30 às 11h30.

O telefone é de atendimento é o (21) 3534-1315 e o consulado atende os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Consulado italiano de Recife (PE)

Em Recife o consulado italiano no Brasil fica na Av. Eng. Domingos Ferreira, 2222, CEP 51020-030. O atendimento ao público acontece às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h30 às 12h.

Caso você necessite ligar, o número de telefone é o (81) 3466-4200. A repartição consular é responsável pelos estados da Bahia-BA, Paraíba-PB, Alagoas-AL, Pernambuco-PE, Sergipe-SE, Ceará-CE, Maranhão-MA, Piauí-PI e Rio Grande do Norte-RN.

Descubra também qual o custo de vida na Itália.

Quais os serviços disponíveis nos Consulados Italianos no Brasil?

Geralmente os serviços disponíveis nos Consulados italianos no Brasil são iguais em todos os estados onde existe uma repartição consular do país europeu.

Eles estão voltados para o atendimento de cidadãos italianos que tenham sofrido alguma violação dos direitos fundamentais e de limitação ou privação da liberdade pessoal.

Também servem para garantir assistência em casos de emergência e nos seguintes assuntos:

  • Adoções;
  • Assistência;
  • Cadastro;
  • Cidadania;
  • Estudos;
  • Legalizações;
  • Passaportes;
  • Pensões;
  • Registro Civil;
  • Serviço Militar;
  • Tabelionato;
  • Vistos;
  • Voto no exterior;
  • Patenti – Carteira de Motorista Italiana.

Pedir ou renovar passaporte italiano e cidadania italiana

Caso você necessite pedir ou renovar o passaporte italiano, poderá procurar uma repartição consular da Itália no Brasil para fazer isso. O custo é de 116€ (cento e dezesseis euros) e você pode consultar a lista de documentos no site do Consulado.

No caso da cidadania italiana, você pode solicitá-la por descendência ou por casamento. Para pedir a cidadania por descendência, você terá que fazer um agendamento no consulado italiano mais próximo e cumprir os requisitos estabelecidos pelas repartições consulares. O mesmo acontece com o pedido da cidadania italiana por casamento.

Como é o atendimento do consulado da Itália no Brasil?

Muitas pessoas nos últimos anos estão requerendo a cidadania italiana e, com isso, o atendimento no consulado italiano no Brasil ficou bastante moroso e lento.

Para contribuir com a lentidão está o horário de atendimento que, geralmente, é bastante reduzido ao público, e a necessidade de deslocação até um consulado.

O que tem sido uma alternativa bastante interessante para quem pretende solicitar a cidadania italiana é passar um tempo no país europeu e fazer diretamente por lá. Além de ser muito mais rápido, a busca por documentos e a velocidade do processo são vantagens relatadas por quem optou por esse método.

Saiba como comprar passagem para Itália.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.