Validar diploma na Alemanha é o primeiro passo para quem deseja estudar no país, requerer um visto de trabalho especializado ou ainda conseguir um Blue Card. Para tanto, é preciso realizar um processo por meio das autoridades competentes e desembolsar algumas centenas de euros.

Se você não sabe por onde começar, leia o nosso guia com um passo a passo completo e todas as dicas para facilitar a sua vida.

Como validar diploma na Alemanha?

Antes de explicar o processo de como validar diploma na Alemanha, é preciso lembrar que a confirmação da equivalência dos estudos brasileiros no país não garante a possibilidade de exercer a profissão.

Isso porque, como no Brasil, algumas profissões são regulamentadas por associações profissionais, como a OAB e os Conselhos Regionais, e é necessário realizar um teste para poder exercê-las legalmente.

Este é o caso de dentistas, arquitetos, médicos e profissionais da saúde em geral, e tantos outros. Por isso, fique atento, pois talvez o seu caso exija mais um passo antes de conseguir o tão sonhado emprego na Alemanha.

Como saber se o meu diploma é válido na Alemanha?

Para saber se o seu diploma pode ser reconhecido na Alemanha, basta acessar o site da Anabin, palavra que é um acrônimo para Anerkennung und Bewertung ausländischer Bildungsnachweise (Reconhecimento e Avaliação de Comprovante de Educação Estrangeiro).

É possível pesquisar pelo curso (Hochschulabschlüsse) ou pela instituição de ensino (Instituitionen). Selecione primeiro Brasilien como país de origem e coloque as informações no campo de pesquisa.

Muitas vezes a instituição é reconhecida, mas o curso específico daquela instituição não. Isso geralmente não é um problema, se o seu curso tiver uma carga horária que corresponda ao padrão estabelecido pelo MEC.

Por isso, não se assuste. Apenas garanta que o seu curso de ensino superior e/ou a instituição estejam marcados com um H+ no site na Anabin.

Caso um ou o outro aparecerem, imprima esta tela para anexar ao seu processo de solicitação de visto para Alemanha. Dessa forma, você pode realizar o processo de reconhecimento diretamente na Alemanha.

Qual o nome do órgão que valida diplomas na Alemanha?

Assim que você encontrar o H+ no site da Anabin, você pode se dirigir à Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen, a ZAB, o órgão responsável pela comparação e avaliação dos cursos reconhecidos na Alemanha. São eles que avaliam os cursos que aparecem na lista da Anabin e para lá que você terá que enviar os seus documentos.

Eles também são responsáveis pelo site Anerkennung in Deutschland, criado para auxiliar os estrangeiros que desejam trabalhar na Alemanha. O portal disponibiliza um localizador de reconhecimento super fácil de utilizar, começando pela sua profissão e que terminando com o passo a passo específico para o seu caso.

Como validar diploma na Alemanha

O localizador disponibilizado pelo Anerkennung in Deutschland dirá se você precisa ou não de um certificado de equivalência para exercer a sua profissão na Alemanha. E na ZAB é possível abrir um processo para receber este certificado de equivalência, que é o que nós chamamos aqui de validação de diploma.

Quais os documentos necessários para validar o diploma brasileiro na Alemanha?

Para abrir o processo para validar diploma na Alemanha, é preciso enviar à ZAB os seguintes documentos:

  • Formulário preenchido;
  • Uma lista em alemão com os cursos e treinamentos concluídos, bem como empregos remunerados relacionados à profissão;
  • Cópia simples do passaporte brasileiro ou da carteira de identidade da União Europeia (se aplicável, prova de mudança de nome em cópia simples);
  • Diplomas e histórico escolar da universidade no idioma original, bem como a cópia autenticada e em tradução juramentada para o alemão em cópia simples;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio em cópia simples;
  • Se disponível, contrato de trabalho, no caso de cidadãos oriundos de países que não sejam da UE, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça;
  • Se disponível, comprovação de experiência profissional relevante (por exemplo, cartas de referência de empregadores anteriores) no idioma original, bem como uma cópia autenticada e em tradução juramentada para o alemão em cópia simples;
  • Se disponível, outros certificados de qualificação (por exemplo, cursos extracurriculares e treinamentos) no idioma original, bem como uma cópia autenticada e em tradução juramentada como cópia simples;

Acima está a tradução da lista completa requerida pela ZAB, no entanto, os três últimos itens não são obrigatórios. Por isso, se você não os tiver ou se ficar muito caro para traduzir tudo e ainda tirar cópias autenticadas, não tenha medo de enviar apenas os documentos obrigatórios.

Na Alemanha, quanto mais papel, melhor. Mas se os documentos obrigatórios estiverem todos certinhos, ninguém irá criar problemas. E você sempre pode enviar documentos adicionais, caso eles peçam.

Reunida esta documentação, envie à ZAB por correio. Envie somente as cópias e jamais envie os originais, a não ser que peçam especificamente por eles.

Precisa traduzir os documentos?

Como falei na lista acima, alguns precisam ser traduzidos, outros não. O diploma e o histórico escolar da universidade precisam ser traduzidos, enquanto do ensino médio não.

Uma dica para quem vem morar na Alemanha é traduzir os documentos mais importantes. Isso porque às vezes nós pretendemos ficar seis meses para estudar e acabamos morando por anos no país.

Documentos como a certidão de nascimento e a carteira de motorista são exemplos de coisas que nós acreditamos que não precisa de tradução, mas acaba precisando uma hora ou outra.

É claro que é sempre possível realizar a tradução juramentada direto na Alemanha.

Precisa apostilar os documentos?

Sim. Apostilar um documento significa colar nele um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção da Haia. Como tanto o Brasil e Alemanha são signatários da convenção, ambos exigem o apostilamento de documentos públicos que serão usados em um país ou outro.

Para o caso específico da validar diploma na Alemanha, somente o diploma da universidade e os históricos escolares (para o caso de graduação e pós-graduação) precisam ser apostilados.

O CNJ – Conselho Nacional da Justiça – mantém uma lista atualizada de todos os cartórios no Brasil autorizados a realizar o apostilamento de documentos. No caso de precisar fazer a Apostila de Haia já estando na Alemanha, você deverá procurar o consulado brasileiro mais próximo.

Como requerer a validação do diploma na Alemanha?

O processo de requerimento de validação de diploma na Alemanha começa com a Apostila de Haia dos documentos necessários. Depois disso, é necessário enviar todos os documentos e quaisquer outros que precisem ser traduzidos ao Alemão para um tradutor juramentado.

Concluída esta etapa, reúna o restante dos documentos necessários e preencha o formulário no site da Anabin.

Se você quiser solicitar um Cartão Azul, escreva “Blue Card angestrebt” no campo “Purpose of application” (propósito da solicitação).

Se você já tem um contrato de trabalho, escreva “Blue Card beantragen” no campo “Purpose of application” e marque a caixa “Arbeitsvertrag für Blue Card liegt bei”.

Envie o formulário clicando no botão na parte inferior da página.

Importante: abre-se uma nova página com um link para o documento preenchido em PDF. Você deve clicar no link, imprimir e também salvar o documento em PDF.

Validar diploma na Alemanha

Assine o formulário impresso e o envie com a documentação completa por correio para o endereço indicado na primeira página do formulário de inscrição.

Se você for aplicar para o Blue Card e já tiver o contrato de trabalho em mãos, não esqueça de anexá-los. Isso irá acelerar o processo.

Após o recebimento da sua solicitação pela ZAB, você receberá por email o valor da taxa a ser paga. Faça a transferência bancária no prazo indicado. Se você não tiver uma conta bancária, você pode usar a Wise para fazer o pagamento.

O processamento da sua solicitação só começa depois que o pagamento for recebido.

Caso deseje a avaliação de várias qualificações, preencha um formulário de solicitação separado para cada diploma.

A ZAB disponibiliza um passo a passo (em inglês) para quando estiver com todos os documentos para validar o diploma na Alemanha em mãos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato diretamente com a ZAB pelo email [email protected] com a palavra Gleichwertigkeitsbescheid no assunto.

Quanto custa o processo de validação do diploma?

Na ZAB, o processo para receber o certificado de equivalência custa 485€, com 100€ extras para cada diploma adicional.

Antes disso, existem ainda os custos de realizar a Apostila de Haia e as traduções juramentadas. Estes custos podem variar imensamente, dependendo da sua região no Brasil e do tradutor juramentado da sua escolha.

Vale a pena pesquisar o preço entre os tradutores que você encontrar ou pedir indicações de amigos e conhecidos que já tenham realizado o processo, pois estes preços podem variar bastante.

A regra é, portanto, simples: quanto mais diplomas/documentos, mais caro ficará o processo.

Quanto tempo demora para o processo ser concluído?

Juntar toda a papelada, apostilar tudo e traduzir, leva pelo menos um mês. Isso se você não tiver nenhum contratempo no caminho.

Após enviada a documentação à ZAB e paga a taxa, o processo de análise para validação de diplomas demora no máximo 3 meses.

Precisa validar o diploma para trabalhar na Alemanha?

Depende da sua profissão e do seu intuito. Jornalistas, por exemplo, não são obrigados a validar os seus diplomas, pois a profissão não é regulamentada no país.

Portanto, para trabalhar como jornalista na Alemanha, provavelmente ninguém pedirá o seu diploma. O mesmo vale para profissões relacionadas à tecnologia (desenvolvedor, webdesigner), às artes e qualquer outra profissão não regulamentada.

Mas, como dissemos anteriormente, aqueles cujas profissões são regulamentadas precisam passar pelo processo e talvez ainda realizar provas, apresentar certificado de proficiência do idioma e tantas outras etapas.

No entanto, quem pretende fazer mestrado ou doutorado, precisa obrigatoriamente passar por esse processo e apresentar o certificado de equivalência.

No site oficial da União Europeia você pode realizar uma pesquisa por profissão e país para descobrir se a sua profissão é ou não regulamentada.

Vale a pena validar o diploma brasileiro na Alemanha?

Sim, se este for um pré-requisito para a sua vida na Alemanha.

Como mostramos acima, o processo é caro e burocrático, portanto, se você não for obrigado a fazê-lo, não precisa.

Uma alternativa é vir para a Alemanha com todos os documentos necessários na mala com Apostila de Haia. É perfeitamente possível fazer cópias autenticadas e as traduções já no país.

As cópias são feitas no Bürgeramt, Notar ou Prefeitura da cidade alemã que irá morar. Depois disso, é só enviar os documentos e aguardar a sua resposta.

Se a resposta for negativa, não desanime. É possível complementar os estudos na Alemanha e tirar o seu diploma aqui.

Se quer inspiração para validar o diploma na Alemanha e realizar a mudança, recomendo o ebook “O sonho de viver na Europa, produzido pela equipe do Euro Dicas. São várias histórias brasileiros que moram no velho continente e que compartilham as dificuldades encontradas no caminho e como venceram cada uma delas,