Já imaginou trabalhar remotamente na Europa? O governo alemão está buscando formas de facilitar a entrada de estrangeiros no mercado de trabalho para suprir o seu déficit de mão de obra. Por isso, se você pretende solicitar um visto de nômade digital na Alemanha, o país é uma ótima escolha para quem pensa em emigrar. A seguir, saiba como o visto funciona!

Existe o visto nômade digital Alemanha?

O visto de nômade digital para quem deseja morar na Alemanha não existe com essa nomenclatura. No entanto, para profissionais e empreendedores autônomos existem dois tipos de vistos que podem ser adequados para quem deseja trabalhar remotamente enquanto reside no país.

  • Freelancer (Freiberufler): visto destinado à artistas, professores, comunicólogos, cientistas, engenheiros, desenvolvedores de software e outros profissionais liberais, de acordo com a seção 18 (1) da Lei do Imposto de Renda da Alemanha;
  • Autônomo (Selbständiger): visto destinado para empreendedores que queiram abrir o próprio negócio na Alemanha.

O que é nômade digital?

Com um notebook, celular e internet, os nômades digitais são pessoas que possuem a liberdade de trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo. Durante suas viagens, um café, um espaço de coworking ou até mesmo uma biblioteca viram seu ambiente de trabalho por algumas horas.

Muitas dessas pessoas fazem isso com o período de 90 dias para turismo permitido pelos países da União Europeia. Mas para quem deseja prolongar a estadia, solicitar um visto é essencial para trabalhar legalmente e assegurar seus direitos básicos.

O visto de nômade digital na Alemanha permite que você use o país como base e continue com seu estilo de vida, determinando quando e onde trabalhar.

Requisitos para solicitar o visto nômade digital Alemanha

O processo para solicitar o visto de nômade digital na Alemanha pode ser um pouco burocrático, pois você precisa atender a certos critérios de elegibilidade, além de comprovar que o seu trabalho pode beneficiar a economia do país. Vamos aos requisitos:

Freelancer

  • Sua profissão deve ser necessária ou financeiramente benéfica para a economia da Alemanha;
  • Você deve provar que tem clientes na Alemanha interessados ​​em trabalhar com você. Apresente cartas de intenção em contratar seus serviços (atenção: isto não é o mesmo de um contrato de trabalho);
  • Comprovação financeira de no mínimo 9 mil euros por ano.

Autônomo

  • Você é o fundador de uma empresa, um único proprietário ou um representante administrativo de uma corporação;
  • Existe um interesse econômico ou uma necessidade regional da Alemanha no seu negócio;
  • Existem indicadores de que sua atividade terá um impacto positivo na economia da Alemanha;
  • Seu negócio foi financiado com recursos próprios ou por empréstimo.

Se você acha que não se enquadra nestes requisitos, consulte os outros tipos de visto que você pode solicitar para trabalhar na Alemanha.

Como solicitar o visto nômade digital Alemanha?

O visto para trabalhar como nômade digital na Alemanha deve ser solicitado na embaixada ou consulado alemão do seu país de origem – ou seja, no Brasil. Encontre o mais próximo de você no site Consulado-Geral da Alemanha e agende sua entrevista.

Se você já estiver na Alemanha com algum outro visto, também é possível solicitar o de nômade digital estando no país, mediante a apresentação dos documentos exigidos. Para turistas não há essa possibilidade, porém você pode aproveitar a viagem para apresentar seu trabalho e conquistar potenciais clientes.

Ter uma carta de clientes na Alemanha influencia bastante na aprovação do visto para freelancers na Alemanha. Por isto, analise qual opção é mais viável. Planejamento financeiro e organização de documentos é essencial quando se trata da burocracia alemã.

Documentos necessários

Para o visto de nômade digital na Alemanha, você pode solicitar o visto de trabalho para profissionais e empreendedores autônomos. Detalhamos abaixo os documentos exigidos que devem ser apresentados no original e duas cópias simples em sua entrevista.

O Consulado-Geral da Alemanha no Brasil pede que os documentos para solicitação do visto sejam apresentados na seguinte ordem:

  • Formulário (VIDEX), que deve ser preenchido online previamente e impresso;
  • Duas fotografias biométricas recentes (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência no Brasil (conta de água, luz etc.);
  • Perfil detalhado da empresa para quem for autônomo (em alemão ou inglês);
  • Carta de intenção de clientes para freelancers, se houver;
  • Currículo em alemão ou inglês;
  • Comprovante de qualificação profissional (diploma universitário com Apostila de Haia), carteira de trabalho ou certificado de conclusão de formação técnica, com tradução para o alemão por tradutor juramentado;
  • Seguro viagem Alemanha com cobertura mínima de 30 mil euros;
  • Comprovação de que possui meios suficientes para manter-se financeiramente no país.

A falta de um ou mais documentos podem resultar na recusa do seu visto. Portanto, verifique bem se tem tudo em mãos antes da entrevista.

Quanto tempo demora o processo?

O processo, desde a entrevista do visto para ser nômade digital na Alemanha ao envio dos documentos para os órgãos competentes no país, dura em torno de 12 semanas.

Quanto custa o visto nômade digital Alemanha?

A taxa do visto para ser nômade digital na Alemanha é de 75€ (em 2023). O valor deve ser pago em reais à vista, seguindo a taxa de câmbio do dia, ou em euros com pagamento por cartão de crédito internacional (Master ou Visa).

Atenção: euros em espécie, cheques, cartões de débito ou PIX não são aceitos pelo Consulado-Geral da Alemanha no Brasil.

Posso pedir a autorização de residência com o visto de nômade na Alemanha?

Sim. O visto para trabalhar como nômade digital na Alemanha é válido por 90 dias. Após sua chegada no país, você deve se registrar no Departamento para Estrangeiros para solicitar sua autorização de residência.

A autorização de residência pode ser prorrogada por até 3 anos, mediante a comprovação de recursos financeiros para se manter no país.

Como é viver na Alemanha sendo nômade digital?

A Alemanha é um destino procurado por nômades digitais por fazer fronteira com Dinamarca, Polônia, República Checa, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Isto facilita viajar por todos esses países gastando relativamente pouco com passagens.

Além disso, ano passado foi lançado o Deutschlandticket, conhecido como ticket 49€, que permite você se locomover por toda a Alemanha pagando apenas esse valor por mês. Um atrativo a mais para quem ama viajar.

Jovem trabalhando pelo celular em Berlim
Ser nômade digital na Alemanha te permite viajar mais gastando menos.

Com isso, soma-se a qualidade de vida, a segurança pública, o custo de vida do país e a liberdade de trabalhar remotamente onde e quando quiser. Viver desta forma permite que você não apenas conheça outras culturas, mas aprenda outros modelos de trabalho.

Algo que vai enriquecer o seu currículo e suas competências, caso você decida investir numa carreira internacional, com clientes de outros países além da Alemanha.

Porém, é preciso entender que por estar inserido em outra cultura, existe a fase de adaptação. Os conhecidos choques culturais são comuns nos primeiros meses. Além da dificuldade do idioma, se você não souber se comunicar em alemão.

O caso é que todo imigrante tem que aprender a ser resiliente para tirar o melhor proveito da sua experiência e construir sua vida fora do Brasil.

Quem vai com visto precisa de seguro viagem? Veja antes de embarcar.

Vale a pena solicitar o visto nômade digital Alemanha?

Depende dos seus objetivos e plano de carreira. O requisito de ter uma carta de clientes na Alemanha para freelancers e um plano de negócios completo para autônomos pode ser um empecilho, além de comprovar que o seu negócio tem valor para a economia do país.

Mas não é algo impossível se bem planejado e executado. Por isto, para solicitar seu visto e ser nômade digital na Alemanha recomendamos muito estudo.

A Alemanha é um país com muitas oportunidades e nômades digitais do mundo inteiro. Converse com eles, troque experiências e escolha o tipo de visto que for melhor para você. Boa sorte!