Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Alemanha  / 

Se você está lendo este texto provavelmente você está buscando informações que lhe ajudem a tomar uma decisão na busca por um emprego na Alemanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A boa notícia é que eu tenho um emprego na Alemanha, e quero compartilhar minha experiência e fornecer informações gerais e dizer onde você poderá procurar saber mais sobre como conseguir, e como funciona, um emprego na Alemanha.

Como procurar um emprego na Alemanha

Fica a dica: não tome uma decisão precipitada e com base apenas nesse texto.

Este é um relato sobre um emprego na Alemanha sob o meu ponto de vista e o que aprendi nesses cinco anos vivendo na Alemanha. Vou contar um pouco sobre como e onde procurar por emprego, o que é necessário para conseguir um emprego na Alemanha, e o que significa ter um emprego na Alemanha (salário, impostos, benefícios).

Conseguir um emprego na Alemanha depende de você, então, mãos à obra!

Desde que eu vim morar na Alemanha uma das perguntas que mais me fazem é se está fácil conseguir emprego na Alemanha. A verdade é que conseguir um emprego não depende apenas da situação econômica de um país.

A chance de conseguir um emprego na Alemanha vai depender também das suas qualificações, do tipo de emprego e em qual área você quer trabalhar. E essa é uma verdade que não vale só para a Alemanha.

E quando vem aquele pensamento: “Vou para a Alemanha procurar um emprego. Mas, como eu faço isso?

Eu explico.

Preciso ter um visto de trabalho para conseguir um emprego na Alemanha?

Sim. E para conseguir o visto de trabalho na Alemanha você precisa de… ter um emprego na Alemanha! Sim, é confuso mesmo. Como eu posso ter um emprego sem ter visto? E se não tenho emprego, como terei o visto?

Com um contrato você pode receber um visto de trabalho

No fundo, tem uma lógica. Se você conseguir o emprego antes de se mudar para a Alemanha, seu empregador irá lhe fornecer um contrato, ou outro documento declarando que você está qualificado e foi escolhido. Esse documento será usado para que você receba o visto de trabalho.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Tente negociar com o empregador

Algumas vezes os anúncios de ofertas de emprego irão pedir que para se candidatar a pessoa já tenha um visto de trabalho. Nesses casos, você pode entrar em contato com o empregador e tentar chegar a um acordo sobre isso. Geralmente as vagas que exigem vistos à priori levam em consideração que as pessoas já moram na Alemanha.

Saiba mais sobre o visto de trabalho no site oficial das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil.

Contando uns “causos” sobre emprego na Alemanha

No Facebook há vários grupos de brasileiros na Alemanha onde as pessoas compartilham experiência, tiram dúvidas, fazem amigos e tudo mais. Porém, são constantes os posts com o conteúdo “Cheguei na Alemanha, estou sem emprego. Como consigo um emprego? Como consigo o visto?”.

Recentemente vi um post no qual a pessoa, recém-chegada e desempregada, sem visto para trabalhar nem para buscar emprego, queria saber como ser motorista do Uber.

A falta de preparo pode dificultar muito

Podemos ver que a pessoa não deve ter procurado muitas informações sobre como conseguir um emprego na Alemanha para fazer um post como esse.

Esse tipo de despreparo pode dificultar muito a sua vida por aqui, lhe colocar em problemas, e até lhe render uma frustrante volta para casa.

Busque informações de diversas fontes

Pode demorar sim, demanda um investimento de tempo, mas na internet mesmo você irá encontrar muito material para ajudar na sua decisão. Ainda não é bem o que você pensava sobre como ter um emprego na Alemanha?

Há uma alternativa, acompanhe abaixo.

encontrar emprego na Alemanha escritório

Visto para procurar emprego na Alemanha

Sim, existe um visto para procurar emprego na Alemanha. Excelente notícia, certo?

Pontos mais importantes para aproveitar essa alternativa: ter um diploma (pelo menos de ensino superior), mas você poderá procurar trabalhos apenas na sua área de formação, comprovar que possui condição financeira para viver no país pelo período de seis meses (no mínimo 750 euros por mês) e um seguro de saúde dentro de certas especificações.

É obrigatório ter seguro de saúde

Ter um seguro viagem é obrigatório independente do motivo pelo qual você está na Alemanha, inclusive para turismo. Porém, nem sempre os turistas são obrigados a apresentar o comprovante do seguro. Já as pessoas que irão permanecer na Alemanha, ainda sem emprego, não conseguirão nenhum tipo de visto sem apresentar um comprovante de seguro. Veja como contratar o seu seguro viagem pelo melhor preço no nosso comparador de seguro viagem.

Você encontrará mais informações que lhe ajudarão a se preparar para pedir esse tipo de visto no site oficial do governo.

Acho que estamos num momento propício para falar sobre a tal “qualificação”.

Você precisa ter diploma de nível superior

Nos tópicos anteriores mencionei que as vagas de emprego na Alemanha são para profissionais qualificados, e para conseguir o visto de 6 meses para procurar um emprego na Alemanha, é necessário ter um diploma de nível superior.

É necessário fazer um curso profissionalizante

A formação tanto técnica como acadêmica é necessária e felizmente, valorizada. Isso não significa que será fácil chegar aqui e buscar um emprego sem ter passado por um curso que eu chamaria de profissionalizante (a palavra em alemão é “Ausbildung“), ou por um curso de graduação.

Praticamente todos os trabalhos técnicos possuem um curso que pode durar até 3 anos. Assim, para ser pintor(a), eletricista, encanador(a), secretário(a), cozinheiro(a), ou auxiliar de qualquer outro trabalho, você precisa comprovar que sabe o que está fazendo.

Melhor, você precisa ter um comprovante reconhecido na Alemanha. E caso você queira fazer um curso técnico aqui, primeiro você terá que aprender alemão.

Visto para trabalho acadêmico e outros

Para quem tem interesse em trabalhar na área acadêmica ou de pesquisa, há outras possibilidades de visto, como o EU blue card.

Na Alemanha, a igualdade de gênero e a inclusão social são questões levadas a sério e colocadas em prática. Portanto, outro fato importante sobre emprego na Alemanha é que recentemente muitas ofertas de emprego dão preferência para mulheres, deficientes físicos e estrangeiros.

Conheça os países onde as mulheres são mais respeitadas na Europa nesse artigo.

Quais são as áreas com mais vagas de emprego na Alemanha disponíveis?

Você já deve ter ouvido (ou lido) que há uma grande oferta de empregos na Alemanha. É verdade. Mas não em qualquer área. O mercado de trabalho está em busca de profissionais qualificados, e a maior demanda é em áreas como Tecnologia da Informação, Engenharia e Saúde.

Todos os anos são realizados eventos no Brasil para recrutar candidatos e não apenas nessas áreas, o nome do evento é Quero trabalhar na Alemanha!

Vou conseguir arrumar um emprego na Alemanha só falando inglês?

Não será fácil. Para um emprego na Alemanha, independente da duração, eu diria que o ideal seria ter no mínimo o nível B1: falar, ler e compreender.

A minha opinião pessoal:

Aprenda alemão

Aprender o idioma local é uma questão social e não apenas de qualificação profissional. Então, é de se prever que um certo domínio da língua alemã irá lhe dar grandes vantagens na hora de concorrer a um emprego na Alemanha.

Há empregos que exigem que o candidato tenha conhecimento da língua portuguesa, porém, são empregos específicos e não excluem a necessidade de saber o idioma alemão.

Não desanime com essa parte burocrática do visto, ou o desafio de aprender alemão. Garanto que vale a pena. Enquanto você não estiver com alemão afiado e estiver buscando um emprego no qual dominar o português é necessário, veja aqui 3 dicas essenciais para trabalhar em Berlim.

Também recomendo que você visite o site Make it in Germany que oferece informações oficiais e também uma simulação do seu perfil e as vagas de emprego que você poderá encontrar na Alemanha.

aprender alemão

Salário na Alemanha

Nessa busca pelo emprego na Alemanha, quando perguntamos “quanto ganha um trabalhador na Alemanha?” não existe uma resposta fixa. O valor depende de inúmeros fatores, categorias, sua qualificação, e também varia de acordo com a região do país.

Mas, para matar a curiosidade, podemos dar uma olhada em números gerais usando o site PayScale.

O que vemos nesses sites é o valor bruto do salário. E agora temos que levar em conta a parte dos impostos.

Impostos na Alemanha

Um fato que não é de conhecimento geral, é que a Alemanha é um país com uma infinidade de tipos impostos. Veja alguns exemplos.

Tem imposto para:

  • Ter cachorro;
  • Usar rádio, TV e internet;
  • Igrejas (caso você declare oficialmente que tem uma religião cristã).

O valor pago (e a obrigatoriedade) dependem do seu perfil como cidadão, como, por exemplo:

  • Seu status social: solteiro(a), casado(a), divorciado(a), em união estável, viúvo(a)…;
  • Se tem filho(s) ou não;
  • A sua idade.

Entre essas taxas que descontam do seu salário, estão os seguros sociais:

  • Seguro desemprego;
  • Seguro de saúde;
  • Contribuição para aposentadoria;
  • Seguro de saúde de longo prazo (que poderia ser considerado um seguro que cobrirá os cuidados necessários em um caso de invalidez).

E um detalhe: na Alemanha não existe o 13° salário

No fim das contas, os impostos podem variar de 14% a 45% do valor bruto do seu salário. Portanto, quando você estiver procurando seu emprego na Alemanha, sempre verifique se o valor do salário apresentado é bruto ou líquido, e também confira se o valor representa o montante anual ou mensal.

Prever o salário líquido é algo complicado em uma situação abstrata, por isso os valores que encontramos nos sites são valores brutos.

Quer saber como gastar esse dinheiro? Então vamos falar sobre quanto custa viver na Alemanha.

Custo de vida na Alemanha

O que podemos incluir no cálculo do custo de vida na Alemanha? Os principais valores são:

  • Moradia: aluguel, condomínio, contas de eletricidade, água, e aqui na Alemanha, o aquecimento;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Educação (quando se trata de nível superior, porque na Alemanha a educação básica é gratuita);
  • Vestuário;
  • Lazer.

Esses valores variam de acordo com a cidade ou região onde você conseguirá seu emprego na Alemanha. Também é muito importante considerar o poder de compra na Europa e do Euro, em comparação com o real; ou seja, não faz sentido comparar apenas os valores entre os custos no Brasil e na Alemanha, é preciso traçar uma equivalência entre o real e o euro.

Uma comparação justa entre Brasil e Alemanha

Outro ponto relevante é não pensar apenas em Alemanha vs. Brasil, esse 7 x 1 é injusto. O correto é comparar preços entre as cidades e regiões economicamente mais parecidas.

Não dá para comparar o custo de vida em Uberlândia, Minas Gerais, (adivinha quem nasceu lá? Isso, eu.) com o custo de vida em Munique. Uma comparação mais justa seria entre Rio de Janeiro e Munique, por exemplo.

Muito bem, decidida a comparação mais justa, e levando em consideração o poder de compra, saiba que os custos mais elevados são com moradia e transporte.

Custos com moradia na Alemanha

Se você for responsável por pagar integralmente os custos com moradia, calcule que pelo menos 1/3 do seu salário será usado para esse fim. Por isso, dividir um apartamento ou casa não é algo que acontece apenas entre estudantes em suas repúblicas. As pessoas com emprego na Alemanha também acabam compartilhando a moradia.

Transporte público é caro

O transporte público é caro, e ter um carro é ainda mais caro. Não é à toa que a bicicleta é um dos meios de transporte favoritos dos alemães.

Porém, em alguns casos é inevitável o uso do transporte público quase que diariamente, e isso custaria em torno de 14% do seu salário transitando apenas dentro da mesma cidade ou pequenas distâncias em uma região.

Custos com alimentação

Já com alimentação, o gasto mensal varia em média de 10 a 15% do valor do salário.

Custos com lazer

E o que eu considero bastante interessante é a porcentagem do que é investido mensalmente em atividades de lazer e cultura: 10% do salário. Ou seja, as pessoas investem em aproveitar o tempo livre com atividades recreativas.

Se você desejar conhecer melhor o país germânico, veja tudo sobre a Alemanha.

A qualidade de vida não está 100% ligada ao salário e ao emprego na Alemanha

Um emprego na Alemanha lhe garantirá um salário que pode ser justo, ou folgado, e com o tempo você vai conseguir aprender a economizar cada vez mais. Além disso, a qualidade de vida não está diretamente relacionada ao valor mensal que um emprego na Alemanha lhe proporcionará e ao consumo. Talvez esse seja um dos grandes atrativos da Alemanha.

A qualidade de vida não custa caro

E por aqui, quanto mais eficiente você for no seu trabalho, e nas tarefas diárias, você conseguirá ter mais tempo livre para aproveitar os dias de sol ao ar livre, ou se esconder do frio e da chuva em um museu. Fica a dica!

Se você está interessado em saber mais sobre o custo de vida quando se tem um emprego na Alemanha, visite o site Destatis, que fornece uma tabela com as informações sobre os custos de vida, e suas porcentagens, tendo como base a renda líquida mensal. O site está disponível em alemão e inglês, mas como dizem, os números falam por si.

Agora, com algumas informações em mãos, comece já a buscar o seu emprego na Alemanha!

Sites para procurar emprego na Alemanha

A Jobbörse é uma página oficial da agência de trabalho do governo alemão onde são divulgadas ofertas de emprego.

E há os sites privados de busca. Veja abaixo alguns exemplos de sites para procurar emprego na Alemanha:

Outra forma de buscar ofertas de emprego é ir diretamente ao site das grandes empresas alemãs.

E também pode ser interessante assistir a um vídeo muito legal do canal “Viaje com a Cris”: Brasileiros na Alemanha, com o que trabalham:

E você, gostaria de trabalhar na Alemanha? Antes disso, leia nosso artigo sobre morar na Alemanha e veja se você se adaptaria ao país.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.