Cidadania alemã

Alemanha  / 

A cidadania europeia pode abrir muitas portas para quem deseja morar no exterior, fazer negócios na Europa, abrir empresas, trabalhar ou estudar fora.

A cidadania alemã possui diversas regras, particularidades e segue o conceito “ius sanguinis“, o direito de sangue. Hoje vamos te dar um panorama geral sobre a cidadania alemã e quem tem direito em obtê-la.

Quem pode obter a cidadania alemã

Para obter a nacionalidade alemã é necessário ter ascendência ou filiação alemã, ter nascido na Alemanha, ser adotado ou naturalizado por tempo de residência (após 8 anos morando na Alemanha).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »
  • Para filhos de alemães: se o pai ou mãe da criança tiverem passaporte alemão. Se os pais não forem casados e apenas o pai tiver o passaporte alemão, é necessário que o filho seja reconhecido como filho legítimo antes dos 23 anos de idade.
  • Para ascendentes de mães alemãs: se a mulher teve um filho e não era casada, o filho recebe a nacionalidade alemã, sem ser necessário o pai reconhecer.
  • Estrangeiros que morem na Alemanha há mais de 8 anos: se você trabalha na Alemanha e mora há mais de 8 anos no país, pode requerer a nacionalidade alemã. Para isso é necessário dominar o idioma alemão, fazer o teste de cidadania com perguntas sobre a Alemanha, ter um emprego no país e não ter sido condenado em nenhum crime.

Veja também como conseguir cidadania italiana passo a passo.

Regras excepcionais

É importante saber que a Alemanha possui várias regras para a cidadania e datas de legislações que mudaram.

Uma delas é que muitos alemães que moraram no exterior perderam a nacionalidade alemã porque entre 1891 e 1913 não era possível morar mais de 10 anos fora da Alemanha sem fazer a inscrição em um Consulado alemão. Por isso muitos alemães que imigraram naquela época perderam sua nacionalidade.

Quanto custa tirar a cidadania alemã

O valor da cidadania alemã varia de acordo com o número de documentos e certidões de cada processo. Já o processo de naturalização por tempo de moradia (mais de 8 anos) custa € 255,00 para adultos e € 51,00 para crianças menores de idade.

Quanto tempo demora

O tempo de demora para a obtenção da cidadania alemã é de 2 a 3 anos em média no Consulado. Em princípio pode parecer bastante tempo, mas se comparada com a cidadania italiana, é um prazo razoável.

Dificuldades em conseguir

Após descobrir se você tem direito a cidadania alemã é necessário ir ao Consulado da Alemanha no Brasil, reunir todos os documentos solicitados, fazer o agendamento no órgão e aguardar ser chamado.

O processo leva alguns anos e todos os documentos serão verificados para ver se estão corretos. Confira algumas regras e novas legislações que podem ser aplicadas dependendo de cada caso.

Documentos necessários para conseguir a cidadania alemã

Exemplo de documento para obter cidadania alemã
Os primeiros passos para quem busca obter a sua cidadania alemã é descobrir qual o seu antepassado, quem da sua família nasceu na Alemanha. Os documentos necessários são os seguintes.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »
  • Certidão de nascimento do seu parente nascido na Alemanha;
  • Se o seu antepassado nasceu após 1914 é fundamental também apresentar os documentos do pai dele: certidão de nascimento e certidão de casamento;
  • Além disso é necessário apresentar a certidão de nascimento, de casamento, a identidade, o passaporte e o comprovante de residências de quem está solicitando a cidadania e dos seus parentes das próximas gerações.

Após a apresentação de todos os documentos no Consulado, o requerente será avisado do resultado do processo e será chamado para fazer o passaporte alemão.

Saiba quais são as regras que você deve seguir para como viajar com dois passaportes.

Benefícios da cidadania

Os benefícios de quem obtém a cidadania alemã são muitos. Além de poder morar nos países da Europa sem visto (e alguns outros do mundo), os cidadãos alemães terão direito à educação, saúde, moradia e diversos benefícios sociais do país.

Não deixe de ler também sobre os tipos de vistos para estudar na Alemanha.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.