Brasileiros na Alemanha: saiba quem são, o que fazem e se vão voltar

Alemanha  / 

Ao começar o planejamento para morar fora, a busca por informações sempre inclui ouvir os relatos de quem já vive a experiência e sabe quais as principais vantagens e desvantagens de optar por esse caminho. Se você está pensando em se mudar para a Alemanha, veja a opinião de quem já fez essa escolha, descubra se são felizes e quais as principais dificuldades na adaptação. Conheça agora, os brasileiros na Alemanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Brasileiros na Alemanha: quem são?

Estima-se que atualmente mais de 90 mil brasileiros vivem na Alemanha, embora seja difícil precisar exatamente um número. Considerando que em 2017, o país possuía 82,79 milhões de habitantes, a comunidade brasileira na Alemanha não é assim tão grande.

O Euro Dicas realizou um estudo com 60 brasileiros que estão na Alemanha, para conseguirmos entender melhor quem são, qual a região do Brasil em que viviam e quais as principais motivações em deixar o país de origem e tentar uma nova vida na Europa. Entenda agora os parâmetros da nossa pesquisa e descubra quais as vantagens e desvantagens levantadas por quem já vive a experiência.

A faixa etária e a relação com a mudança de país

Ao analisar as respostas do nosso estudo, verificamos que 50% dos brasileiros na Alemanha estão na faixa etária compreendida entre 20 a 35 anos.

Esse dado tem grande correlação com o motivo da mudança para a Alemanha, onde a maioria das respostas e as mais gerais foram sobre emprego, estudos e a busca por novas oportunidades. Essas informações são extremamente relevantes para confirmar a afirmação de que mais de 70% dos jovens brasileiros tem vontade de morar e estudar fora, segundo diversas pesquisas realizadas no Brasil no ano de 2018.

Mas é claro que existem outros motivos que levaram os brasileiros para Alemanha. Dentre eles destacamos alguns dos mais apontados no estudo: a busca por segurança e qualidade de vida, além de transferência à nível empregatício de familiares e casamento.

Quais regiões do Brasil viviam? Onde vivem na Alemanha?

Das cinco regiões do Brasil, a maioria dos brasileiros na Alemanha que participaram da pesquisa, vieram da região Sudeste (43,3%), seguida respectivamente pelas regiões: Sul (28,3%), Nordeste (15%), Norte (8,3%) e Centro- Oeste (5%).

Nossa pesquisa foi realizada no maior grupo do segmento no Facebook, o Brasileiros na Alemanha/ Deutsche in Brasilien. Segundo dados fornecidos pelo administrador Iuri Ribeiro, mais de 5.000 usuários são da cidade de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro com 3.349 internautas, o que mostra a Região Sudeste com a maioria dos brasileiros que estão na Alemanha ou tem interesse de imigrar para o país.

Os brasileiros de Curitiba são 1.466, de Recife 1.173, da Bahia 1.026 e de Manaus 538.

frankfurt

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Os brasileiros estão espalhados por diversas cidades da Alemanha, sendo Munique, Berlim, Frankfurt, Stuttgart e Hannover as cidades mais citadas no nosso estudo.

O que fazem os brasileiros que vivem na Alemanha

A maioria dos brasileiros que responderam ao estudo está trabalhando no país. Nós já falamos aqui no Euro Dicas, sobre o salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários. O país possui um dos melhores IDH da Europa.

Muitas pessoas também buscam o país para desenvolver e aprimorar sua vida acadêmica. Altamente reconhecida por seus destaques na área da pesquisa, a Alemanha é o sonho de muitos estudantes. Segundo nosso levantamento, 40% dos brasileiros estão estudando ou trabalhando e estudando. Saiba como estudar na Alemanha.

Vejam também que 3,3% dos participantes já estão aposentados e 16,7% não estão estudando nem trabalhando no país.

Os brasileiros são felizes na Alemanha?

Sim, a maioria. Das 60 pessoas que responderam nossa pesquisa, 83,1% afirmam ser felizes na Alemanha. Entretanto, temos 16,9% dizendo que não são felizes no país. Podemos pensar nessa questão, refletindo sobre as dificuldades na adaptação.

Ao elaborar o estudo, pensamos em quatro vertentes sobre a principal dificuldade de adaptação na Alemanha, que são: a língua, as pessoas, a saudade do Brasil (família e amigos) e a comida alemã.

A língua foi a vertente mais apontada como dificuldade. A maioria das pessoas que responderam a pesquisa disse estar no nível iniciante de aprendizagem (31,7%), seguidos pelos que estão no nível intermediário (30%).

Além desses fatores, os participantes nos expuseram outros problemas na adaptação à vida na Alemanha, dentre os quais: o clima (onde o inverno é o mais salientado, destacando o excessivo frio), a validação do diploma e todas as vertentes juntas. Alguns brasileiros relataram não possuir nenhum tipo de problema na adaptação na Alemanha.

Conheça as vantagens e desvantagens

Ainda no contexto que envolve a felicidade (ou falta dela) do imigrante na Alemanha, não podíamos deixar de perguntar quais as vantagens e desvantagens encontradas, em relação ao seu país de origem, que é o Brasil.

A desvantagem mais citada além do clima foi a falta do calor humano, ou seja, a “distância” dos alemães, além da diferença cultural entre os dois países. Em muitas das respostas, podemos perceber que vários brasileiros não se sentem tão confortáveis em relação à isso. Algumas pessoas chegaram a citar também a crise migratória, quantidade de impostos e problemas no sistema de saúde. Houve também quem declarasse que não existe nenhuma desvantagem em morar na Alemanha.

As vantagens descritas foram muitas, mas principalmente a segurança. Em 90% das respostas, a segurança foi classificada como a maior vantagem. Organização, qualidade de vida, respeito, moeda valorizada, transporte e civilidade também foram citados como principais benefícios de se viver no país. É interessante saber que a Alemanha é um dos 20 países mais seguros do mundo.

Experiência pessoal: em janeiro de 2019 passei uma semana na região da Baviera e afirmo que dos lugares que já viajei, foi um dos que mais me senti segura. Os amigos que me hospedaram na cidade de Nuremberg, disseram que a segurança realmente está presente no dia-a-dia, fato que podemos constatar pelas respostas do estudo e experiências de quem vive no país.

Os brasileiros na Alemanha pretendem voltar para o Brasil?

Mesmo com a maioria dos brasileiros afirmando que são felizes na Alemanha, é também a maioria que respondeu “talvez”, quando perguntamos se pretendem voltar para o Brasil. 38,3% afirmam que não querem voltar e 21,7% querem voltar ao Brasil. Analisando os dados, também devemos levar em conta que muitas pessoas estão no país apenas para um morar um curto período de tempo seja para estagiar, estudar ou fazer pesquisa, por exemplo.

voltar para o Brasil Alemanha

Como é a comunidade de brasileiros na Alemanha?

Estar longe de casa é um dos principais problemas que enfrentamos quando decidimos viver em outro país. Muitas vezes conhecer brasileiros no seu novo país de escolha, pode ajudar no processo de adaptação, mas há quem fuja dos conterrâneos, para poder tentar aprender mais a língua local.

Interações no Facebook

Na nossa pesquisa, percebemos que existem muitas opiniões e experiências diferentes no relacionamento e convivência dos brasileiros na Alemanha. Muitas pessoas relataram ótimas experiências em grupos de Facebook, principalmente quando estavam com dúvidas ou precisam de dicas. Entretanto, muitos participantes do estudo também disseram que não interagem nos grupos de Facebook, ou já tiveram experiências negativas, relacionadas a pessimismo, por exemplo.

União dos brasileiros

Percebemos também que muitos brasileiros se reúnem, fazem encontros regulares e acham de fundamental importância esse contato. A maioria das experiências são positivas, no contexto geral de amizades e apoio. Lembrando que a pesquisa foi realizada com 60 pessoas, e isso não significa que as experiências e opiniões relatadas aqui serão iguais para todos os brasileiros que vivem na Alemanha.

Se ficou interessado, não deixe de ler também nosso artigo com tudo sobre a Alemanha.

Conclusão do estudo Euro Dicas

Vão existir dificuldades de adaptação em qualquer lugar do mundo. É inevitável, principalmente quando falamos sobre culturas diferentes, aprendizado de uma nova língua e saudades.

Entretanto, existem inúmeras vantagens ao se escolher viver na Alemanha. O país é seguro, proporciona boas oportunidades, além de possuir um dos melhores ensinos do mundo.

Nosso estudo concluiu que a maioria dos brasileiros não se arrepende da decisão de viver na Alemanha. Foi de fundamental importância todas as respostas concedidas pelos participantes, assim como as informações fornecidas pelo administrador do grupo Brasileiros na Alemanha/ Deutsche in Brasilien.

Lembramos que para entrar na Alemanha, seja para visitar ou para morar, todos os turistas precisam apresentar na imigração um Seguro Viagem Europa. Saiba tudo sobre esse documento e como contratá-lo ao menor preço no nosso artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 24 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.