Segurança na Alemanha: saiba se é seguro visitar e morar no país

Não há dúvidas de que a Alemanha está entre os países mais seguros do mundo. Contudo, quando pensamos em morar em outro país ou planejamos uma viagem, queremos saber na prática quais riscos corremos e que tipo de cautela devemos tomar. Neste artigo falaremos sobre diferentes aspectos que envolvem a segurança na Alemanha e sobre qual é a sensação que se tem ao morar e visitar o país.

Tudo sobre a segurança na Alemanha

A Alemanha é considerada o 16º país mais pacífico do mundo de acordo com o índice Global Peace Index 2020. A Europa é a região mais segura do mundo de acordo com o índice. Considerando apenas os países europeus, o país ocupa a 11ª posição, atrás de países como Islândia, Portugal, Áustria e Dinamarca.

Este índice considera três esferas para a avaliação:

  • Conflitos em curso;
  • Segurança e proteção;
  • Militarização.

Ao avaliar a segurança na Alemanha, o país fica em uma posição ruim quando se considera apenas a esfera da militarização, uma vez que possui muitas despesas militares. Este é, portanto, o principal motivo de sua posição no ranking geral ser mais baixa que outros países europeus que não possuem altas despesas desta natureza.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Na prática, entretanto, é provável que ao morar na Alemanha você não vá vivenciar nenhuma experiência relacionada à militarização do país.

O OECD Better Life Index é outro índice relevante quando falamos sobre segurança na Alemanha. Além de vários outros quesitos, ele avalia a segurança em diferentes países do mundo. De acordo com índice, cerca de 73% das pessoas se sentem seguras ao andar sozinhas à noite na Alemanha, sendo um resultado acima da média dos demais países avaliados.

Além disso, a taxa de homicídio é de apenas 0,5, sendo considerada uma taxa muito abaixo dos demais países avaliados, em que a média é de 3,7.

Terrorismo

Outro aspecto que deve ser mencionado quando falamos de segurança na Alemanha é o terrorismo. De acordo com o Global Terrorism Index 2019, a Alemanha aparece na 44ª posição entre os países mais impactos pelo terrorismo, sendo considerado um país que sofre um médio impacto. Na Europa, é o 4º país no ranking, atrás apenas da Turquia, do Reino Unido e da França.

Alguns fatos recentes corroboram para que o país seja apontado como alvo de terrorismo e para que a segurança na Alemanha seja questionada neste âmbito. Há quatro anos, em julho de 2016, houve um tiroteio em massa no entorno de um shopping em Munique, resultando em 9 mortos e 36 feridos.

No mesmo ano, em dezembro, um caminhão foi deliberadamente conduzido para um mercado de Natal em Berlim, deixando 12 pessoas mortas e 56 feridas. Mais recentemente, em fevereiro de 2020, tiroteios deixaram nove pessoas mortas e cinco feridas na cidade de Hanau.

Além destes, outros ataques de menores proporções também ocorreram nos últimos anos na Alemanha.

Crimes contra turistas e outros golpes

Outro aspecto importante quando falamos de segurança na Alemanha se refere aos crimes contra turistas. Golpes são comuns principalmente em Berlim, onde trapaceiros tentam se aproveitar da distração e ingenuidade dos turistas, principalmente nas proximidades dos pontos turísticos.

Portanto, seja cauteloso nestes locais e evite conversar com pessoas estranhas que tentem te distrair. Conheça abaixo os golpes mais praticados contra turistas na Alemanha.

seguranca na alemanha transporte publico

Saiba como é viver a aposentadoria na Alemanha.

Pequenos furtos

Os famosos batedores de carteira estão em praticamente qualquer lugar do mundo e ao falar sobre segurança na Alemanha este ponto não seria diferente. Embora possa ocorrer em qualquer lugar, é bom ficar atento aos seus pertences no transporte público e no entorno de pontos turísticos.

Em Berlim, tome cuidado principalmente na Alexanderplatz e em alguns parques em Kreuzberg. Já em Munique e Frankfurt é bom ficar atento aos seus objetos pessoais no entorno das estações principais de trem, pois são bairros onde há muita criminalidade.

Falsos inspetores de trem

Existem boatos de um esquema de falsos inspetores de bilhetes de transporte público. Na Alemanha é normal que inspetores se vistam à paisana, mas esteja atento se o distintivo mostrado pelo inspetor é verdadeiro.

Os golpistas usam crachás falsos e dizem aos turistas que eles devem pagar a multa na hora.

Clonagem de cartão de crédito

A segurança na Alemanha, assim como em muitos lugares, é afetada pela clonagem de cartões de crédito, um golpe cada vez mais comum no país. Na dúvida, escolha sempre caixas eletrônicos dentro dos bancos e evite aqueles que estejam localizados em locais escuros e isolados ou em shoppings e estações de trem.

Jogos de apostas

Infelizmente, golpes contra turistas impactam diretamente na segurança na Alemanha. Um golpe clássico nos pontos turísticos é jogo da bola e da xícara. Uma bola é escondida sob uma xícara e embaralhada com mais duas xícaras vazias.

O turista é convidado a adivinhar o copo com a bola para ganhar. Para dar credibilidade ao golpe, um grupo criminoso fica assistindo ao jogo, chamando atenção de todos e, ao mesmo tempo, fazendo tudo parecer fácil. Quando é a vez do turista jogar, eles fazem um truque e mudam a bola de copo.

Além disso, se você estiver distraído assistindo ao jogo poderá ter seus bolsos e suas bolsas furtadas. Este golpe acontece principalmente no Memorial do Muro de Berlim, na East Side Gallery, no Checkpoint Charlie e na Potsdamer Platz.

Petição para surdos-mudos

Este é um golpe comum em várias cidades europeias. Funciona assim: pessoas carregando pranchetas pedem que você assine uma petição. Se você assinar, será exigida uma doação. Também pode funcionar como distração para que os batedores de carteira entrem em ação.

Aluguel de apartamentos fantasmas

Outra situação frequente que envolve segurança na Alemanha é o aluguel de apartamentos fantasmas. Em algumas cidades da Alemanha, principalmente em Berlim, é cada vez mais difícil conseguir um apartamento para alugar.

A disputa é altíssima e os preços têm subido bastante. Portanto, desconfie caso veja uma oferta muito boa e caso o “proprietário” diga que está em outro país e não poderá te oferecer uma visita ao apartamento. Estes golpes têm sido cada vez mais comuns. São anunciados apartamentos lindos e por um bom preço, mas são feitas algumas considerações estranhas, como a exigência do pagamento da caução antes da visita.

Saiba mais detalhes do golpe de aluguel de apartamento presente em toda a Europa.

Segurança na Alemanha: cidades mais e menos seguras

Anualmente, a plataforma Numbeo divulga uma pesquisa com as cidades mais seguras da Europa e do mundo. A avaliação é feita considerando respostas de visitantes e moradores. O índice mostra que a cidade mais segura da Alemanha é Munique, a qual também é avaliada como a segunda cidade mais segura da Europa pelo site.

Por outro lado, as cidades menos seguras na Alemanha são apontadas como sendo Hamburgo, Colônia, Berlim e Frankfurt.

Veja nosso artigo sobre as seis melhores cidades para morar na Alemanha.

Comparativo entre a segurança na Alemanha e no Brasil

Enquanto a Alemanha é o 16º país mais pacífico do mundo pelo Global Peace Index, o Brasil fica bem atrás no ranking, ocupando hoje a 126ª posição no ranking.

De fato, é impossível não comparar a segurança na Alemanha com a segurança no Brasil já que muitas vezes é até difícil acreditar que estamos vivendo determinadas experiências sem sentir medo. Este é o caso, por exemplo, de falar ao celular em espaços públicos ou de caminhar sozinho ou usar o transporte público na Alemanha à noite – situações que, para mim, seriam impensáveis no Brasil.

Como é a sensação de segurança na Alemanha?

De uma forma geral, há uma alta sensação de segurança na Alemanha. Há bastante policiamento e quase não se ouve falar de casos de criminalidade. Provavelmente os crimes mais comuns na Alemanha são o furto de carteiras, bicicletas e carrinhos de neném.

Embora a Alemanha seja um país seguro, é sempre importante estar atento aos seus pertences. Os furtos podem ser evitados com precauções simples, como travar as bicicletas e sempre estar atento aos bolsos em locais em que existam aglomerações de pessoas.

Quanto aos ataques terroristas, é claro que eles assustam, mas raramente são lembrados no cotidiano. Se essa for uma das suas preocupações, o recomendável é evitar grandes eventos, que costumam ser alvo deste tipo de ataque.

Contudo, é impossível prever onde, como e quando eles irão ocorrer, já que há registros de ataques terroristas em pequenas cidades e em lugares banais, como no entorno de supermercados e lojas. O melhor mesmo é viver despreocupado.

Experiências pessoais envolvendo segurança na Alemanha

Particularmente tenho experiências bastante positivas e peculiares na Alemanha quanto à segurança. Certa vez, no início de 2018, deixei meu celular cair dentro do transporte público na cidade de Dresden e só dei falta quando já tinha descido do veículo.

Sem muitas expectativas, entrei em contato com o departamento de achados e perdidos da cidade (Fundbüro) comunicando sobre a perda do celular e solicitando que alguém me avisasse caso ele fosse entregue para as autoridades. De fato, meu celular foi devolvido poucos dias após a perda e pude então buscar o aparelho sem qualquer problema.

Outra vez, já em 2020, estava em um parque no bairro de Kreuzberg em Berlim e esqueci meu celular no gramado. Já era noite e o parque estava lotado. Após algumas ligações, uma pessoa atendeu o telefone e gentilmente me passou o seu endereço para que eu pudesse buscar o aparelho.

Contudo, para não dizer que tudo são flores, tenho também uma experiência negativa envolvendo segurança na Alemanha. Em 2018, tentei comprar ingressos para um show que queria muito ir, mas os ingressos estavam esgotados. Vi no evento do Facebook que uma pessoa estava anunciando ingressos e entrei em contato. Queria tanto ir ao evento que não tive nenhuma malícia, não verifiquei o perfil e nem questionei dados.

Resultado: transferi mais de 100 € para uma pessoa estranha e até hoje não vi nem os ingressos e nem a cor do meu dinheiro novamente. Na época, reportei o incidente à minha agência bancária e à polícia local, entretanto, nada pôde ser feito. Além de mim, várias outras pessoas reportaram terem sofrido o mesmo golpe.

O que fazer para cuidar da sua segurança na Alemanha?

Para cuidar da segurança na Alemanha é importante conhecer alguns números de emergência. O número 112 irá conectá-lo à Ambulância e ao Corpo de Bombeiros, enquanto o número 110 irá acionar a polícia. Sempre que precisar de qualquer ajuda, não hesite em ligar para estes telefones.

Além disso, se perder algum pertence, sempre procure o Fundbüro da cidade. Mesmo que pareça impossível, alguma pessoa honesta pode ter encontrado o seu objeto pessoal e entregue às autoridades. Não custa nada tentar.

Ademais, saiba que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Alemanha. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem.

Luiza Maciel se encantou com a Alemanha em 2016, quando teve a oportunidade de viver no país pela primeira vez. Sempre recomenda as cervejas alemãs, as feiras de natal, e a Thüringer Bratwurst. Urbanista, é apaixonada por cidades e por mobilidade urbana. Entre 2018 e 2020 viveu em Weimar, onde cursou o Mestrado em Estudos Urbanos Europeus na Universidade Bauhaus. Em seguida, Luiza se mudou para Aachen, onde teve a oportunidade de exercer sua profissão em um escritório de consultoria em transportes.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Como morar na Alemanha: um guia para planejar sua mudança

Um guia com tudo o que você precisa saber sobre como morar na Alemanha: documentação, oportunidades de emprego, clima, e adaptação no país.

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Custo de vida na Alemanha: saiba quanto custa viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Vistos para trabalhar na Alemanha: quais são e como tirar

Saiba quais são os vistos para trabalhar na Alemanha. Conheça os tipos de vistos e permissões de residência no país para os estrangeiros.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube

1