A Alemanha é um país com milhares de municípios, alguns tão pequenos que são chamados de vilas, outros, mais populosos, como a capital Berlim, e as cidade Hamburgo e Munique, que mantêm história e tradições em meio ao cotidiano cosmopolita em seus centros urbanos. Seja para morar ou visitar, a Alemanha possui cidades incríveis e muito diferentes entre si, podendo agradar distintos perfis e preferências. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as melhores cidades da Alemanha e compartilhar os motivos pelos quais vale a pena morar ou visitar cada uma delas.

Melhores cidades da Alemanha para morar

Uma boa cidade para morar na Alemanha será aquela que ofereça qualidade de vida aos seus habitantes. Assim, de acordo com o ranking publicado pelo Statista em 2021 a cidade com a mais alta qualidade de vida na Alemanha é Munique.

Veja abaixo as cidades e distritos alemães que oferecem mais qualidade de vida, de acordo com o ranking:

  1. Munique
  2. Heidelberg
  3. Starnberg
  4. Postdam
  5. Garmisch-Partenkirchen
Munique Melhor qualidade de vida na Alemanha
Imagem de Munique, campeã do ranking do Statista

Conheça abaixo um pouco sobre cada uma destas belíssimas cidades.

Munique

Munique é, de acordo com o ranking da Statista, a cidade com maior qualidade na Alemanha. O município, que é o terceiro mais populoso do país, conta com aproximadamente 1,8 milhões de habitantes. Apesar de suas características urbanas, Munique preserva muitas áreas verdes e mantém muitas tradições da região da Baviera. Assim, se você quer viver na

Alemanha com todos aqueles clichês que habitam o nosso imaginário quando pensamos no país – trajes típicos, comidas típicas, cervejas de um litro – este é provavelmente o lugar ideal para você.

Apesar de populosa, é uma cidade elegante, segura, e bastante limpa. Como aspectos negativos, há o alto custo de vida, com imóveis que, além de disputados, apresentam os valores de aluguéis mais caros do país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Pretende conhecer Munique? Se sim, não deixe de ler nosso post sobre aluguel de carro em Munique.

Heidelberg

Heidelberg é uma cidade muito linda, localizada em meio às montanhas e às margens do Rio Neckar. Com porte médio, a cidade tem aproximadamente 190 mil habitantes. Lá está localizada uma das principais universidades na Alemanha e a mais antiga de todas elas: a Universidade de Heidelberg. Por esse motivo, a cidade tem um clima jovial e muitos estudantes. Ademais, por seu belíssimo castelo medieval em ruínas, a cidade atrai inúmeros turistas de todo o mundo.

Heidelberg está localizada a cerca de apenas 1 hora de Frankfurt e, por esse motivo, é uma cidade que oferece a tranquilidade de uma cidade média com todas as comodidades de um grande centro urbano nas proximidades.

Heidelberg possui um custo de vida um pouco mais baixo que Munique, mas ainda assim é considerada uma cidade cara, quando comparada a outras cidades alemãs.

Starnberg

Um dos motivos que faz de Starnberg uma cidade com excelente qualidade de vida é o fato de que esta é a cidade alemã com a expectativa de vida mais alta do país, onde os moradores vivem em média 83 anos. Fica localizada na região da Baviera às margens de um lindo lago. É um município pequeno, com cerca de 23 mil habitantes.

Starnberg está localizada a cerca de apenas 30 minutos de Munique, seja de carro ou trem. Assim, é uma excelente alternativa para quem busca viver em um lugar mais calmo tendo a possibilidade de acessar as facilidades oferecidas pelo centro urbano em poucos minutos.

Postdam

Localizada no entorno de Berlim, a apenas 35 km de distância capital e cerca de 30 minutos de deslocamento utilizando o trem suburbano ou o trem regional, Postsdam é uma cidade com boa qualidade de vida, por combinar as características de cidade médias, com as vantagens de estar próxima a um grande centro urbano. Possui cerca de 180 mil habitantes.

Potsdam atrai muitos turistas de bate e volta, os quais saem de Berlim para passar um dia e conhecer a sua principal atração: o belo Palácio e Parque Sanssouci.
Uma das principais vantagens de se morar em Potsdam é, além da excelente qualidade de vida, o baixo custo de vida. É uma cidade significativamente mais barata que Berlim e com possibilidades maiores de se encontrar um bom apartamento para alugar, principalmente comparando com a disputada capital.

Garmisch-Partenkirchen

Garmisch-Partenkirchen é na realidade um município com duas cidades gêmeas, com aproximadamente 26 mil habitantes. Está localizada na Baviera, em meio aos alpes, e por esse motivo, oferece paisagens belíssimas e indescritíveis. A famosa montanha mais alta da Alemanha, o Zugspitze, é acessado por esta cidade. Lá há também um lindo lago cor azul esmeralda, o Eibsee.

Saindo de Garmisch-Partenkirchen é possível acessar Munique em cerca de 1 hora e meia, seja de carro ou trem. Innsbruck, na Áustria, também não está muito distante, sendo possível acessar a cidade austríaca em aproximadamente 1 hora.

melhores cidades garmisch partenkirchen
Cidade de Garmisch-Partenkirchen no inverno

Melhores cidades para conhecer na Alemanha

Quer viajar para a Alemanha, mas não sabe ainda quais cidades incluir no seu roteiro? Não se preocupe, eu te entendo perfeitamente. Mesmo depois de morar por mais de dois anos no país e ainda que tenha viajado muito neste período, ainda não consegui conhecer todos os destinos maravilhosos da terra da batata.

De acordo com ranking publicado pela Statista em 2021, a cidade mais popular da Alemanha como destino de viagem no período entre 2016 e 2020 foi a capital do país, Berlim. A cidade recebeu 5,5 milhões de visitantes apenas no ano de 2018. A maioria dos visitantes em Berlim são os próprios alemães, seguidos por ingleses, americanos e espanhóis. O fato é que a cidade atrai pessoas de todo o mundo interessadas em conhecer mais sobre a história do país ou desfrutar da vida noturna e da cena eletrônica na capital alemã.

Veja abaixo as principais cidades como destino de viagem na Alemanha, de acordo com o ranking:

  1. Berlim
  2. Hamburgo
  3. Munique
  4. Frankfurt
  5. Colônia

Interessante observar que essa lista inclui as cinco cidades mais populosas do país, demonstrando o interesse nas grandes cidades pela maioria dos turistas, apesar da Alemanha possuir muitos tesouros escondidos em pequenas cidades. Este fato também é influenciado por considerar a quantidade de pessoas hospedadas em cada cidade, contudo sabe-se que tais municípios hospedam pessoas não apenas para o turismo, mas também com a finalidade de negócios.

Berlim

A capital alemã é a maior cidade do país, com cerca de 3,8 milhões de habitantes. É uma cidade com muita diversidade, cultura, história e que possibilita diferentes experiências para quem visita. É possível visitar Berlim centenas de vezes e ainda não conhecer e experimentar tudo que a cidade possui para oferecer. Berlim possui um sistema de transporte bastante eficiente e a cada ano a sua rede de ciclovias é ampliada.

Uma curiosidade interessante é que Berlim é a cidade com a maior comunica turca fora da Turquia no mundo e, por esse motivo, o famoso Döner Kebab é queridinho por lá.
A capital alemã pode ser considerada um pouco tumultuada, confusa, caótica ou até mesmo suja. Apesar disso, Berlim é uma cidade incrível, que vale pelo menos uma visita com a finalidade de conhecer um pouco mais da história da Alemanha e do mundo.

berlim cidade mais visitada na Alemanha
Berlim é a cidade mais visitada na Alemanha

Uma das grandes vantagens de Berlim em relação às outras cidades populares do país, é o custo de vida. É uma cidade relativamente barata, sendo, a mais econômica deste post, juntamente com Colônia. Infelizmente, a grande dificuldade de se morar em Berlim é a dificuldade de se encontrar um apartamento para alugar ou comprar na cidade, tendo em vista que o mercado imobiliário está muito aquecido atualmente.

Hamburgo

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e tem aproximadamente 1,8 milhão de habitantes. A cidade está localizada ao norte do país e é certamente a mais elegante da Alemanha. Hamburgo oferece inúmeras opções de lazer e conta com uma vida noturna agitada. A cidade tem características únicas, como os inúmeros canais e armazéns, além do segundo maior porto da Europa.
Os principais pontos negativos de morar em Hamburgo são o clima, que é bastante nublado e chuvoso, e o alto custo de vida.

Hamburgo Alemanha

Frankfurt

Frankfurt é um importante centro financeiro e uma das principais cidades da Alemanha. Embora seja a quinta maior cidade do país, é uma das únicas em que se encontram grandes edifícios em estilo contemporâneo. A cidade possui 760 mil habitantes e, como aspecto negativo, tem um custo de vida relativamente alto. Por outro lado, uma das grandes vantagens de morar em Frankfurt é ter acesso facilitado ao maior aeroporto do país, que faz ligações diretas com diferentes lugares do mundo.

Vale a pena conhecer Frankfurt?

A cidade atrai muitos turistas principalmente por seu aeroporto, tendo em vista que muitas pessoas chegam na Alemanha por Frankfurt e aproveitam para passar alguns dias na cidade. Apesar disso, não é uma cidade com pontos turísticos muito marcantes e especiais. As principais atrações são a praça Römerberg, o mirante Main Tower e o Sachsenhausen, que é o bairro do vinho de maça, uma bebida típica na cidade.

Uma curiosidade sobre a Römerberg é que esta praça atualmente conta com diversas casas em estilo enxaimel, que os turistas adoram fotografar. A verdade é que estas casas não estavam ali há cerca de 10 anos atrás, quando o município decidiu fazer a requalificação da praça, que já estava completamente alterada após ter sido destruída depois da Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas criticaram a ação, acreditando que se trata de um mero cenário para agradar turistas. A verdade é que é sim uma linda praça que vale a pena ser visitada!

Colônia

A charmosa cidade de Colônia possui aproximadamente 1 milhão de habitantes e está localizada no estado mais populoso da Alemanha, sendo facilmente acessada desde cidades como Düsseldorf, Aachen, Dortmund ou Bonn.

Colonia melhor cidade da Alemanha

A cidade atraí inúmeros turistas por sua catedral em estilo gótico, que é considera a principal atração turística da Alemanha. Está localizada às margens do Rio Reno e também é cenário para lindas fotos com sua ponte metálica e a catedral de pano de fundo.

Melhor época para conhecer as cidades alemãs

A melhor época para viajar é aquela que você tem disponibilidade! A verdade é que, se formos otimistas, sempre vai ter um ponto positivo em estar na Alemanha, em qualquer período do ano.

Acredito que conhecer as cidades da Alemanha no final da primavera (entre abril e maio) ou no início do outono (outubro e novembro) é uma excelente escolha, pois você irá encontrar um clima bastante agradável e muitos dias de céu azul. Além disso, há uma grande probabilidade de conseguir melhores preços e encontrar as atrações mais vazias, uma vez que estes não são períodos de férias escolares.

As paisagens nestes meses também são indescritíveis: na primavera as flores colorem as cidades; no outono as folhagens variam entre o amarelo, o laranja e o vermelho e deixam os parques e praças ainda mais encantadores.

Quer visitar a Alemanha para um evento ou para uma atividade específica?

Vale lembrar que a decisão da melhor época para conhecer as cidades alemãs depende muito do objetivo principal da sua viagem. Se seu objetivo for conhecer a Oktoberfest, por exemplo, você deve ir para Munique em setembro, pois a festa ocorre neste mês. Já se você deseja conhecer as feiras de natal, você deve ir para as cidades alemãs em dezembro. Para pedalar, fazer esportes aquáticos, ou ir à praia, certamente os meses de verão são os mais recomendáveis.

Por fim, se quiser esquiar, é recomendável planejar sua viagem para o período entre dezembro e março.

Opa! Achou estranho que a Oktoberfest ocorre em setembro e não em outubro? Então, não deixe de ler o nosso post com esta e outras 11 curiosidades da Alemanha.

Como escolher a melhor cidade alemã para viver?

Se você ainda está um pouco perdido sobre a melhor cidade da Alemanha para viver, uma sugestão é que você leia o nosso post sobre cultura na Alemanha. Lá explicamos um pouco sobre as características de cada uma das regiões do país, o que poderá te ajudar a tomar essa decisão. Embora pequeno, o país possui regiões muito distintas, com aspectos culturais, dialetos, comidas e até paisagens diferentes.

O fato é que dificilmente somos nós quem escolhemos uma cidade para viver. Geralmente essa é uma decisão que vem acompanhada de uma oferta de emprego para trabalhar na Alemanha ou o aceite em uma universidade para estudar no país. Seja como for, acredito que é possível encontrar aspectos positivos em qualquer cidade alemã que você vá morar.

Dica para descobrir as melhores cidades da Alemanha para você!

A minha dica é listar seus pré-requisitos e a partir disso descobrir as cidades que você possivelmente moraria. Por exemplo, o Fulano faz questão de morar em uma cidade grande, que seja relativamente barata, que tenha muitas ofertas de emprego e de onde possa viajar facilmente para outras cidades e países.

Fulano não se importa em gastar tempo e energia procurando um apartamento e não ligaria se tivesse que morar em um lugar pequeno ou que dividir o apartamento com outras pessoas. Neste caso, a decisão é simples: a melhor cidade para o Fulano é Berlim! Faça este exercício e descubra com calma: qual a melhor cidade da Alemanha para você?

Minha experiência nas cidades da Alemanha

Tive a oportunidade em morar em quatro cidades alemãs: Detmold, Osnabrück, Weimar e Aachen. Detmold e Weimar são cidades pequenas, com cerca de 65 mil habitantes. Osnabrück é ligeiramente maior, com 165 mil habitantes. Já Aachen é uma cidade média, com 245 mil habitantes. Particularmente, eu adorei a experiência de morar em todas estas cidades, pois possuem um custo de vida muito baixo comparativamente às cidades listadas acima como as melhores do país.

Também oferecem excelente qualidade de vida e, apesar do pequeno tamanho, oferecem uma variedade de parques, áreas de lazer, e atividades culturais, como museus e shows ao ar livre. É normal tentarmos comparar as dimensões das cidades na Alemanha com as cidades no Brasil, mas elas são incomparáveis. As cidades pequenas alemãs oferecem uma infraestrutura excelente, apesar do pequeno tamanho.

Acredito que nas cidades pequenas a grande dificuldade é o transporte para as outras cidades, pois o sistema de transporte público geralmente limita-se ao trem e a passagem pode ser considerada cara para realizar trajetos diários. Contudo, vale lembrar que se você é estudante pode utilizar o sistema de transporte com seu passe semestral e, portanto, possui a facilidade de visitar as diferentes cidades do estado sem qualquer custo adicional.

O que é preciso para morar nas melhores cidades da Alemanha?

Para morar nas cidades alemãs você vai precisar de um visto ou da cidadania europeia. Existem várias modalidades de visto e permissão de residência para morar na Alemanha: estudante, trabalho, para procurar emprego, au-pair, estágio, união familiar, entre outros.

Também será necessário planejamento financeiro e emocional. Se você sonha em morar na Alemanha ou outro país europeu, que tal se planejar lendo o nosso Ebook O Sonho de Viver na Europa? Certamente ele irá te inspirar e te ajudar nesta jornada, uma vez que o livro compartilha as experiências de diferentes brasileiros que decidiram viver este sonho.

Qual a melhor cidade da Alemanha?

Na minha opinião, a melhor cidade na Alemanha é aquela que você tem a oportunidade de viver. Neste post, apresentamos as melhores cidades da Alemanha segundo rankings e dados estatísticos, mas o fato é que as experiências de viver em uma cidade são bastante pessoais e podem ser distintas.

O mais importante não é a cidade em si, mas sim como você se sente por lá: se tem amigos, se você se sente realizado com seu trabalho ou estudo, se você têm acesso à opções de lazer que te agradam, se você tem um custo de vida compatível com o que você pode pagar, entre outros.

Não adianta morar na melhor cidade do país, se você vai se sentir sozinho ou se vai ficar infeliz por não ter condições de alugar um apartamento em que se sinta confortável.

Se ainda estiver com muitas dúvidas e receios para decidir quais as melhores cidades da Alemanha para você, fique tranquilo. As cidades alemãs são, em sua maioria, muito bonitas e há sempre algo de positivo em cada uma delas!

Espero que este post tenha te ajudado a conhecer mais sobre as melhores cidade da Alemanha. Te desejo boa sorte na sua mudança ou em sua viagem para o país!