Cidades da Alemanha, veja o top 10 e conheça as melhores para morar.

Melhores cidades da Alemanha

Alemanha  / 

Se você se está a planejar mudar para a Alemanha, é importante você conhecer e escolher bem o local onde você vai morar, afinal de contas, vai ser uma nova aventura, num novo local. Então eu preparei para você uma lista com as melhores cidades da Alemanha para você.

Conhecendo as maiores e as melhores cidades da Alemanha

Quer morar na Alemanha?” Pois bem, saiba que você não está só.

A Alemanha está na lista dos países mais visados para quem quer sair do Brasil para estudar ou trabalhar. Apesar das dificuldades com o idioma, muitas pessoas estão dispostas a tentar a vida por aqui, mas ainda tem muitas dúvidas sobre quais são as melhores cidades para morar e como conseguir um emprego na Alemanha.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Na Alemanha há cidades para todos os gostos

A primeira etapa para saber quais são as melhores cidades da Alemanha é definir o que você considera a cidade ideal para se viver. Há pessoas que gostam de cidades grandes, outras preferem cidades mais tranquilas.

A diversidade cultural na Alemanha também pode acabar influenciando sua escolha com relação à região onde seria melhor para morar (veja um pouco sobe a cultura da Alemanha). É importante saber quais cidades se destacam na sua área de trabalho ou estudo, e se aproximam do seu estilo de vida.

Para facilitar um pouco, faça uma lista do que você gosta e do que você não gosta em uma cidade. Até suas preferências sobre o clima podem ser relevantes.

Já escrevemos tudo sobre a Alemanha que você precisa saber, de economia a fatos geográficos, veja agora.

Há vários fatores que influenciam a classificação de uma cidade

Munich cidade da Alemanha
Existem vários sites que apresentam as classificações das melhores cidades do mundo, e também classificações apenas das cidades da Alemanha. Para eleger as melhores cidades na maioria das vezes são usados índices econômicos e de qualidade de vida.

Estamos falando então da oferta de empregos, ou possibilidade de abrir empresas, custo de vida, segurança, educação, infraestrutura, cultura, e assim por diante.

Outro fator importante para se pensar, é a dimensão do país, e das cidades da Alemanha. O que significa viver em uma grande cidade como Berlim? É o mesmo que viver em outras grandes cidades do mundo? Vamos aos números!

Entretanto, saiba que também já falamos sobre as melhores cidades para viver na Europa.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

As maiores cidades da Alemanha com relação ao número de habitantes são

  1. Berlim, com 3.5 milhões de habitantes;
  2. Hamburgo, com 1.8 milhões de habitantes;
  3. Munique, com 1.5 milhões de habitantes;
  4. Colônia, com 1.06 milhões de habitantes;
  5. Frankfurt, com 732 mil habitantes.

Comparando Berlim com as maiores cidades do mundo, como Xangai e seus quase 18 milhões de habitantes, ou São Paulo com 12 milhões, Berlim não é grande o suficiente para gerar todo o caos das grandes metrópoles. E isso resulta em qualidade de vida.

Então, quais são as melhores cidades da Alemanha?

Na busca pelas melhores cidades da Alemanha não encontrei um consenso. Claro, cada classificação usa fatores distintos. Porém, há um padrão nos resultados. Algumas cidades aparecem em todas as listas. As cidades que aparecem mais frequentemente nas listas de melhores cidades da Alemanha são:

  • Munique;
  • Berlim;
  • Hamburgo;
  • Frankfurt;
  • Düsseldorf;
  • Stuttgart.

E três dessas cidades aparecem constantemente entre as melhores cidades da Europa e até do mundo.

  • Munique;
  • Berlim;
  • Hamburgo.

O que as melhores cidades da Alemanha podem lhe oferecer

As cidades da Alemanha podem lhe oferecer um pouco de tudo.

Munique é o centro econômico da região sul da Alemanha. A cidade, que muitas vezes está classificada entre as melhores cidades do mundo, é sede de grandes empresas como BMW, Siemens, Allianz e MAN.

Apesar do alto custo de vida, Munique oferece o melhor em qualidade de vida, com diversas opções de lazer, transporte público eficiente, saúde e educação de qualidade, e uma das características mais admiradas por nós, brasileiros: a segurança.

Em Berlim você encontra um misto de história e modernidade

Berlim na Alemanha
Berlim é história e modernidade, com a vida noturna agitada, e muito verde com os parques tranquilos para passear e aproveitar os dias de sol durante o verão. Já o inverno não é nada agradável.

Ainda assim, é uma cidade “democrática”, tem de tudo para todos.

Saiba tudo sobre morar em Berlim.

Hamburgo está na rota do comércio internacional

Hamburgo se distingue por ser uma cidade portuária, permeada por canais, inúmeras pontes, e túneis, que garantem uma paisagem completamente distinta de Berlim ou Munique. O Porto de Hamburgo, localizado às margens do rio Elba, é uma importante rota comercial desde o século 9.

Por estar em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, a cidade recebeu influências de culturas dos povos do Norte e dos povos do Sul, sendo palco de importantes batalhas entre esses povos.

Além do comércio, Hamburgo também oferece qualidade de vida em um estilo considerado único dentro da Alemanha.

Melhores cidades da Alemanha eleitas pelos alemães

Por se tratar de uma questão subjetiva e pessoal, por mais que os índices apontem para uma ou outras cidades, ainda assim fica difícil escolher. Procure saber a experiência das pessoas que vivem ou viveram na cidade, inclusive dos nativos. Veja aqui as melhores cidades da Alemanha eleitas pelos alemães.

Estrangeiros na Alemanha

Um fator que eu considero muito importante de avaliar é o quanto a cidade é amigável para estrangeiros. Em uma classificação, da VEJA, das cidades do mundo mais amigáveis para estrangeiros, três delas são cidades da Alemanha!

Por que essas são as melhores cidades da Alemanha?

O que há de comum entre as melhores cidades da Alemanha é a pluralidade. São cidades que têm muito a oferecer e para pessoas com diferentes gostos e estilos de vida.

São cidades onde se pode caminhar pelas ruas com segurança, onde há áreas de lazer, parques, museus, atividades acessíveis para todas as camadas sociais, e mais outras condições para que todas as pessoas tenham qualidade de vida.

São cidades que acolhem os estrangeiros. Algumas com um custo de vida mais caro, outra nem tanto. Mas em todas elas há ofertas de empregos, escolas e universidades.

Portanto, para escolher qual a melhor cidade da Alemanha para você viver, procure saber onde há demanda de empregos que você quer ter. As notícias sobre vagas de empregos são animadoras!

Por exemplo, a Alemanha é o destino ideal para profissionais de TI brasileiros.

As 10 melhores cidades para estudantes

Caso você não esteja em busca de um emprego, mas quer estudar na Alemanha, eu fiz uma lista das 10 melhores cidades da Alemanha para estudantes (de acordo com este ranking em Alemão).

  • Leipzig;
  • Freiburg ;
  • Berlim;
  • Dresden;
  • Mainz;
  • Frankfurt;
  • Hamburgo;
  • Munique;
  • Colônia;
  • Münster.

Leipzig

Leipzig na Alemanha
Leipzig é a primeira cidade ideal para estudantes, começando por um ponto muito importante: moradia de baixo custo, mas com qualidade. O custo de vida em geral também é baixo, e assim fica mais fácil desfrutar das opções de lazer que a cidade pode oferecer. Conhecida como a “pequena Berlim”, a cidade tem cerca de 540 mil habitantes, e uma vida cultural digna de seu apelido.

Freiburg

situa-se na divisa com a França, e é conhecida por seu clima agradável durante o verão. A cidade oferece uma boa qualidade de vida para os estudantes, com uma grande variedade de cafés e bares. Além disso, a Universidade Albert-Ludwigs é uma das mais antigas e renomadas universidades da Alemanha.

Berlim

é uma cidade “multicultural, grande, bonita e algumas vezes muito feia porém, colorida”. A cidade conta com duas renomadas universidades: a Universidade Livre (Freie Universität Berlin) e a Universidade Humboldt (Humboldt-Universität zu Berlin).

Também já compartilhamos umas dicas para trabalhar em Berlim.

Dresden

Drseden na Alemanha
Oferece praticamente tudo que é necessário para a vida de estudante: moradia de baixo custo, vida noturna agitada, muita cultura e universidades de excelência. Por praticidade, e sustentabilidade, a bicicleta é o meio de transporte preferido dos estudantes, já que em no máximo 30 minutos você pode chegar a quase todos os lugares.

Mainz

É uma cidade relativamente pequena, mas com muitos estudantes. A Universidade Johannes Gutenberg possui mais de 150 instalações com centros médicos, acelerador de partícula, reator de pesquisa e um jardim botânico.

Frankfurt

É uma metrópole onde acontecem eventos de proporções mundiais, como a feira do livro. Cerca de 42 mil estudantes frequentam a Universidade Johann-Wolfgang-Goethe, e em torno de 6 mil estudantes frequentam a Frankfurt School of Finance and Management. A cidade tem muito a oferecer, mas o custo de vida é alto.

Hamburgo

Hamburgo na Alemanha
É uma cidade especial por proporcionar um estilo de vida único, estando sempre entre as melhores cidades do mundo para se viver. E isso vale também para estudantes.

Munique

Certamente não é uma cidade com baixo custo de vida, mas há uma grande oferta de moradia estudantil (Studentenwohnheimen) que são uma opção mais em conta. Apesar de cara, a cidade é o local certo para quem estuda na área de ciências naturais ou engenharia.

Colônia

É uma das cidades universitárias mais antigas da Alemanha. Para quem deseja estudar na área de Mídias a cidade é ideal por sediar um grande número de canais de tv e estações de rádio. Mas o custo de vida não é o mais barato.

Münster

Muenster na Alemanha
É a clássica cidade universitária, e também é cidade da Alemanha mais amigável para ciclistas, chegando a uma proporção de 2 bicicletas por habitante!? A universidade de München, chamada Westfälische Wilhelms Universität, é uma das maiores universidades da Alemanha, com cerca de 48 mil estudantes.

E agora, já consegue ter em mente a cidade da Alemanha na qual você gostaria de morar?

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.