Como aprender alemão? Confiras dicas práticas e ferramentas

No coração da Europa, a Alemanha é uma das nações que mais se destaca, sendo considerada uma das mais avançadas, especialmente em relação à educação. Talvez seja por esse motivo que você deseja aprender o idioma, mas pode estar se perguntando como fazer isso? Bem, continue lendo o artigo e entenda como aprender alemão de uma maneira mais rápida e até mais fácil!

Quero aprender alemão, e agora?

É certo que é enorme o número de pessoas que querem aprender um idioma e não sabem ao certo como podem começar.

Bem, eu poderia seguir o caminho que todos seguem e simplesmente ser extremamente óbvio e te dizer que, se você quer tanto aprender, apenas se matricule em um curso de idiomas. Mas vou fazer diferente e apresentar as melhores maneiras de aprender alemão.

O motivo, acredite, é simples.

Escola de idiomas não é a única opção

Ingressar em um curso de idiomas é uma das infinitas possibilidades que você possui para aprender a língua que deseja. Levando isso em consideração, você realmente acha que seria ajudado se eu apenas indicasse que você busque um curso de alemão?

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Além de ser um idioma menos falado, nem todas as cidades no Brasil oferecem cursos presenciais, por exemplo. Por isso, é importante buscar alternativas para aprender.

Estamos acostumados a aprender o inglês no colégio e sempre ouvir dos nossos pais e familiares que precisamos da língua universal para se dar bem, ou seja, o idioma está muito presente nas nossas vidas desde muito pequenos.

É um idioma que exige muito esforço

Aprender alemão pode exigir bem mais esforço por não estarmos familiarizados com as palavras, mas claro, isso não é um obstáculo gigantesco e sim, você ainda pode aprender sem precisar acordar e dormir respirando o idioma.

Infelizmente, só dizer que quer aprender alemão não é suficiente para, de fato, aprender a língua. Então, o primeiro passo é conhecer o motivo de querer estudar alemão.

Quer porque está pensando em morar na Alemanha? Para conseguir um bom emprego? Para conseguir se comunicar numa viagem? Gosta da cultura alemã e quer conhecer melhor?

Seja qual for o seu motivo, é bom você ter a resposta na ponta da língua para conseguir traçar a estratégia de aprendizado que você irá seguir.

Aprender alemão sozinho é possível?

Sim, eu sei o que deve estar pensando. Aprender uma língua pode se tornar a atividade mais assustadora da sua vida, até porque, num primeiro momento você já sabe que é um desafio enorme e a palavra zona de conforto já não existe mais.

O alemão tem fama de ser um idioma difícil, muitas pessoas e talvez até você pense, que a dificuldade será duplicada para aprender essa língua.

Mas, preciso ser sincero, quando você realmente começa a dar os primeiros passos e estudar, você automaticamente conclui que o alemão não era esse bicho de sete cabeças que você imaginava.

Não adianta, aprender um novo idioma, ainda mais se você ama a língua, é compensador. E, quando, pela primeira vez, você consegue manter uma conversa, a sensação é de estar realizado.

Então, se você quer aprender alemão sozinho, pratique a língua independente do seu nível.

leitura aprendendo alemão

Você precisa treinar, independente do seu nível

A principal objeção de quem está iniciando é acreditar que morando no Brasil, dificilmente conseguirá treinar. Em parte é verdade, estar no lugar que a língua que você está aprendendo a falar é usada 24h por dia facilita bastante. Mas, não é a única forma de aprender.

Siga um plano de estudo e tente exercitar o idioma regularmente. Seja qual for o seu método de aprendizado (cursos coletivos, aulas particulares, autodidata, intercâmbio cultural, etc.), é necessário a prática de pelo menos 20 minutos por dia. Tente diversificar, usando metodologias diferentes, mas pratique!

A boa notícia é que para quem já sabe o inglês, aprender alemão se torna um pouco mais fácil, pois são dois idiomas de raiz germânica então, assim como quem fala português tem facilidade de aprender o espanhol ou italiano, quem já sabe bem o inglês vai encontrar alguma facilidade no aprendizado de alguns termos desse idioma tão temido.

Você pode aprender no Brasil e, quando se sentir seguro, ir estudar na Alemanha para aperfeiçoar o que você já aprendeu.

Aprender sozinho ainda no Brasil

Então, como fazer se está no Brasil, mas quer aprender alemão sozinho?

Você não tem como praticar com ninguém, então a melhor opção é tentar ao máximo usar a língua diariamente com você. Um exemplo?

Bem, enquanto você vai de ônibus para o trabalho ou faculdade, tente traduzir mentalmente os panfletos que te dão ou as mensagens nos outdoors. Quando ver algum número, passe para o alemão também. É interessante que você pense em frases em português e passe mentalmente para a língua que está aprendendo.

Com esse pequeno hábito, todo o seu dia será usado para treinar o alemão. E, quando você travar por não saber as palavras, anote no celular, chegue em casa e procure no dicionário.

Vale treinar o alemão nos seus dias de folga também. Então, sempre que pensar em assistir um filme ou passar o dia inteiro ouvindo música, faça isso, só que em alemão. Você também pode se dedicar a experimentar as comidas típicas do país e estudar a partir das receitas.

Na internet você consegue encontrar muitos filmes em alemão para baixar, assim como músicas. E mesmo que você não curta alguns estilos musicais, ouça do mesmo jeito, pelo bem da prática.

Cursos de idioma

É uma opção para quem quer começar e já ter um contato direto com alguém que já domine o idioma. A maioria dos cursos no Brasil tem uma carga horária pequena (em torno de 2h/semana) e isso pode diminuir o ritmo do seu aprendizado, caso não haja uma disciplina de manter o estudo fora da sala de aula. Por ser um idioma considerado difícil o ideal é manter o maior contato possível no período de aprendizado.

Fazer aulas particulares

Uma excelente opção para ter um contato ainda mais produtivo por estar sozinho com alguém que domine o idioma. Para treinar a pronúncia e tirar dúvidas durante o aprendizado é um dos métodos mais indicados. A desvantagem nesse caso é o alto custo das aulas particulares, por conta da exclusividade do professor.

Saiba também quais são as melhores cidades da Alemanha.

Fazer cursos intensivos

Uma das melhores maneiras para aprender alemão é fazer cursos intensivos.

Cursos intensivos em geral dão um excelente contato inicial com o idioma que se deseja aprender, neste caso o Alemão. Ter aulas de segunda a sexta com uma carga horária maior do que os cursos regulares traz um ritmo melhor e faz com que se tenha mais conteúdo para absorver em um curto período. Os de verão são bem recomendados e com ótimos percentuais de satisfação de quem o procura.

Aprender alemão online

Uma das escolas mais famosas que oferece curso para você aprender alemão online é a Goethe. A escola oferece cursos virtuais para crianças e adultos, além de treinamentos especiais para negócios e testes que o aluno irá prestar para testar sua proficiência no idioma.

Outro site famoso que promete te fazer aprender alemão online é o Babel. Trata-se de uma plataforma que oferece cursos para os mais diferentes níveis de conhecimento, vale a pena dar uma conferida.

Além disso, há alguns vídeos e apps que podem te ajudar bastante a aprender alemão, confira abaixo:

Vídeos no YouTube

Uma dica de canal de Youtube para aprender ou aprimorar os conhecimentos em alemão é o canal Deutsch und Deutschland.

Esse canal oferece uma abordagem interessante e simples, que ensina o alemão a partir do português – uma boa vantagem para aprender a língua alemã.

Além disso, as aulas são ministradas pela professora Ingrid. A professora ensina a gramática alemã e português em um ritmo perfeito para você não se perder nas explicações e assimilar todo o conteúdo.

Apps para aprender alemão

  • Learn German Free: o aplicativo para aprender alemão online é focado mais no vocabulário e frases que os alemães mais usam, o app possibilita que você grave sua própria voz para saber como anda a sua pronúncia em alemão;
  • German Made Easy: Um aplicativo bem diferenciado, ajuda você aprender alemão virtualmente por meio das histórias dos castelos. Interessante, não é mesmo?

As opções para aprender alemão online não faltam. A dificuldade na dificuldade de conseguir aprender sem um professor – devido às diferenças com o nosso idioma.

Se não se sentir à vontade de aprender alemão online, não economize, procure um curso presencial ou um professor particular.

aprender alemão por aplicativo

Procurar contatos nativos na internet

Outra das melhores maneiras para aprender alemão é procurar e fazer contato com pessoas nativas desse idioma na internet.

Hoje existem opções para aprender e praticar alemão online com nativos. Essa experiência tem um grande diferencial envolvido, por que é possível ter um contato com o alemão na prática.

Nada de pessoas que falam mais devagar ou não usam gírias para facilitar seu aprendizado, ok? Compra seu dicionário e corre atrás com disciplina para o aprendizado acontecer de forma crescente.

Utilizar as redes sociais a favor dos estudos

As redes sociais permitem um contato direto com idiomas falados mundo afora. Isso porque, com a globalização a tendência é utilizarmos as mesmas redes sociais utilizadas nos diversos países ou acessar redes criadas para esse propósito de aprendizado, ou seja, caia na rede e se conecte com os nativos de lá!

As redes sociais estão, sem dúvida, na lista das melhores maneiras para aprender alemão. No Facebook há grupos de alemães que gostam do Brasil ou/e moram no Brasil (“Deutsche in Brasilien”). Ali, tente achar alguém que queira aprender português, assim vocês podem ajudar um ao outro a falar alemão e falar português.

Podcasts e rádios online

Procure ouvir rádios da Alemanha no seu computador ou no seu celular. Os podcasts em alemão também são recursos muito úteis para praticar e aprender alemão gratuitamente e sozinho mesmo enquanto está fazendo outras coisas. É importante, no entanto, criar (e manter) o hábito de consumir recursos de áudio em alemão como estes diariamente.

Existe uma forma de aprender rápido?

Depois de ler este artigo, eu realmente espero que, de alguma forma, eu tenha te convencido de que não é difícil aprender alemão. Pelo menos não tanto quanto parece ser.

Ele possui suas complexidades assim como qualquer língua. Então, o alemão será mais simples ou mais difícil dependendo das suas associações e ponto de vista. E claro, do tamanho do seu amor pelo idioma.

O alemão possui uma má reputação em relação ao aprendizado e isso é inquestionável, também não queremos enganar você dizendo que você aprenderá incrivelmente rápido. Por que, sinceramente, nem o melhor professor de alemão pode dizer isso. O tempo que você levará para aprender será o seu tempo, sendo mais rápido se não encontrar tantos pontos que possua dificuldade ou mais lento, caso encontre.

Mas, o que eu posso dizer e até repeti várias vezes neste conteúdo é que, com esforço, dedicação e treino é possível! Ainda mais se a vontade de querer estar na Alemanha é grande e o amor pela língua mais ainda.

Se possível, faça um intercâmbio

O intercâmbio cultural é uma maneira de ajudar você a acelerar o processo de aprendizagem, além de agregar valores imensuráveis na nossa vida. Além de ganhar mais habilidades relativas a autoconfiança, adaptação num novo ambiente e interação com pessoas de diferentes culturas, a própria vivência com o idioma local faz com que você tenha um nível de fluência muito melhor do que tinha antes da experiência.

Dicas para aprender alemão de uma vez por todas!

Depois de todo esse conteúdo, para finalizar com chave de ouro, eu preciso te passar apenas mais duas dicas. Essas dicas serão fundamentais no seu aprendizado e, com toda certeza, você irá aprender alemão bem mais rápido com ajuda delas. Confira abaixo!

Se mantenha confiante na capacidade de aprendizado

Se existisse um passo zero para começar, a confiança é parte fundamental. Realmente é importante que, antes de qualquer coisa, você se sinta seguro, sem medo algum de aprender. E frases como “quero aprender alemão, mas acho que nunca vou conseguir” estão proibidas.

Ao invés de pensar em frases negativas de como você nunca terá progresso ou irá falar alemão fluente, que tal pensar de forma otimista e sempre que se deparar com um exercício complexo, repita: “Eu quero aprender alemão e, com toda certeza, vou aprender!”.

Bem melhor, não acha?

Ah, vale ressaltar que assim como não é legal ter pensamentos negativos, também não é legal achar que a língua é extremamente simples e que você sempre pode estudar em cima da hora.

Então, apenas para finalizar e irmos para a próxima dica, lembre-se que o português não é uma das línguas mais fáceis e você é fluente nele. Logo, se você conseguiu aprender o português, com esforço e determinação, você também conseguirá ser fluente em alemão.

Você não precisa ter tanto material quanto acredita

A internet está aí, vivemos a era da informação e, conseguir milhares de conteúdos sobre como aprender alemão não é uma coisa tão complicada. Na verdade, é simples demais.

O problema é que, por vezes, toda essa informação que temos acesso tão facilmente acaba atrapalhando. É comum que na empolgação você tenha baixado todos os conteúdos que encontrou sobre o assunto. Afinal, toda ajuda é bem-vinda, certo? Depende.

Aprender alemão gratuitamente

Depois de montar esse acervo, eu quero muito te perguntar o seguinte: quantos dos conteúdos que você baixou, leu até o final?

Não que você não possa comprar milhares de livros ou baixar vários conteúdos, mas do que adianta reunir tanto material se não irá ler nem sequer 80% disso?

Você não precisa de mais conteúdo, isso é necessário deixar claro.

Agora, para começar, você pode escolher um ou dois livros que queira utilizar como seu principal método de aprendizado. Não pode ser três, é um livro, no máximo dois, ok?

Se você é o tipo de pessoa que gosta de baixar milhares de conteúdos, deixe guardado no computador e utilize se precisar fazer alguma consulta ou até mesmo para complementar o que você não entendeu muito bem no livro.

Já fez o seu checklist para aprender alemão?

Se pretende aprender alemão, você precisa de um plano de estudos bem organizado. O bom e velho checklist, até porque, como você conseguiria saber o seu próximo passo sem ele?

Então, para te ajudar, confira abaixo todos os pontos que você precisa passar para, finalmente, se tornar fluente em alemão ou qualquer outra língua que tiver interesse.

  • Se pergunte o motivo de querer aprender a língua;
  • Procure o material que irá te ajudar no processo. Tenha um material principal, que você seguirá o método proposto e outros, complementares, para consultas;
  • Se puder, pratique com nativos desde o início. A teoria te deixa mais inteligente, a prática te leva a perfeição;
  • Seja consistente nos seus estudos. Leve o aprendizado como prioridade para conseguir arrumar um espaço na sua agenda, 30 minutos diários já é um bom começo.
  • Se não der para estudar em algum dia da semana, mantenha contato com a língua que você está aprendendo por meio de apps e até mesmo de música;
  • Estipule objetivos a curto prazo e sempre os tenha em mente para acompanhar seu progresso;
  • Para ser fluente é preciso falar, ler, ouvir e escrever muito bem. Então, sempre treine suas habilidades.
  • Peça ajuda para um profissional, pode ser mensalmente, para que ele avalie seu progresso e tire suas principais dúvidas.

Agora é com você! Se mantenha focado e treine diariamente. Com isso, tenho completa certeza que em poucos meses você já estará sabendo muito mais do que acreditava conseguir em tão pouco tempo.

Veja também os guias que já escrevemos sobre aprender outros idiomas:

Erick Gutierrez é co-fundador do Euro Dicas e da empresa Wcontent. Nasceu em São Paulo, trabalha com tecnologia desde os 16 anos e estudou Sistemas de Informação. Aos 21 decidiu morar na Europa, na pequena cidade de Limerick, interior da Irlanda. Depois mudou para o Porto (cidade pela qual é apaixonado) onde se especializou em marketing digital, casou e foi pai de uma menina maravilhosa. Dedica sua vida profissional a criar e distribuir conteúdo de qualidade para sanar as dúvidas das pessoas de maneira simples e eficaz. Também gosta de compartilhar seu conhecimento sobre o mundo digital e é aficcionado por carros.

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media, videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Tem vontade de morar na Alemanha? Então leia esse artigo com tudo o que você precisa para mudar para lá: visto, clima, emprego, adaptação, idioma e mais.

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Custo de vida na Alemanha: saiba os custos de viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Vistos para trabalhar na Alemanha: quais são e como tirar

Saiba quais são os vistos para trabalhar na Alemanha. Conheça os tipos de vistos e permissões de residência no país para os estrangeiros.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube