Deixa eu adivinhar: você já ouviu falar que na Suécia todo mundo fala inglês super bem, certo? Bom, a maioria dos suecos realmente fala inglês (em diferentes níveis de fluência, claro), então se você vier para a Suécia para fazer turismo, você pode ficar tranquilo porque muito provavelmente você não precisará aprender sueco, e tampouco terá problemas na hora de se comunicar com as pessoas.
Mas a coisa muda totalmente de figura se você estiver vindo morar na Suécia. Falar inglês na Suécia não é diferencial e muitas vezes não é suficiente para quem resolve morar aqui, e por isso hoje eu vou te dar algumas dicas sobre como aprender sueco (e você já poderá começar a estudar antes mesmo de por os pés aqui na terra dos vikings)!
Como aprender sueco
Saber algumas curiosidades sobre o idioma que estudamos não dói e pode inclusive nos ajudar na hora de aprendizado. Por isso aqui estão algumas curiosidades sobre a história da língua oficial da Suécia:
- Sueco só se tornou a língua oficial da Suécia em 2009;
- Sueco é falado por cerca de 10 milhões de pessoas, não só na Suécia como em partes da Finlândia (principalmente na região costeira e em uma ilha chamada Åland;
- Sueco é bem parecido com alguns outros idiomas nórdicos, como o norueguês e o dinamarquês e dependendo do sotaque das regiões envolvidas, muitas vezes esses idiomas podem ser mutualmente inteligíveis (vale lembrar que isso não acontece sempre, ok?;
- O alfabeto da língua sueca é composto por 29 letras, sendo que algumas não existem no alfabeto da língua portuguesa, como por exemplo no caso das letras å, ä e ö (sim, essas são letras, e não versões acentuadas das letras a e o;
- Sueco é um idioma que pertence à família de línguas germânicas, e por isso é parente de idiomas como a língua inglesa e a língua alemã.
Como aprender sueco na Suécia
Se você quiser vir para a Suécia só para aprender sueco, você pode procurar diferentes escolas para aprender o idioma.
Geralmente quem não tem visto de moradia tem que fazer cursos em escolas particulares ou então em cursinhos instituições que não visam lucro, como por exemplo a Cruz Vermelha (Röda Korset, em sueco).
Aprender sueco não dá direito a moradia ou residência
Ah, uma coisa muito importante: cursos de idiomas não dão direito a visto de moradia aqui na Suécia, ok? Veja quais são os tipos de visto para a Suécia que você pode solicitar.
Curso de sueco básico
Se você vai se mudar de vez para a Suécia você poderá se matricular em um curso de sueco básico chamado SFI (svenska för invandrare, ou sueco para imigrantes), e você pode fazer esse curso de graça em escolas do governo ou então pagar por ele em escolas particulares.
Como é o curso do governo?
Eu fiz o curso do governo e não tenho nada do que reclamar porque aprendi muita coisa (e é claro que boa parte do meu aprendizado foi porque eu me esforcei muito na hora de estudar, assim como em qualquer curso de idioma).
Conheça também o sistema de saúde na Suécia e saiba se é gratuito ou pago.
A organização do curso e regras mudam de escola para escola
Caso você queira fazer o curso em escolas do governo, saiba que as regras mudam de cidade para cidade e até de escola para escola, já que muitas cidades tem várias escolas onde você pode fazer esse curso.
O que é preciso para aprender sueco com o curso de sueco SFI
As regras de matrícula dos cursos do SFI variam. Em algumas cidades e escolas você já tem que ter o número do seu “cpf sueco” (personnummer) em mãos para poder se matricular.
Se você gostaria de morar na Suécia, é importante conhecer o custo de vida na Suécia.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Pergunte na escola se precisa esperar pelo “cpf sueco”
Porém, já em outros lugares você pode matricular já a partir do momento em que dá entrada no pedido do tal número (ou seja, nesses casos você já pode ir estudando enquanto espera o seu “cpf sueco” sair).
Não espere sair do curso falando sueco fluentemente
É importante lembrar que o SFI é um curso de sueco básico, então não se preocupe se você concluir o curso sem saber falar sueco fluentemente, ok?
Como encontrar escolas
Dica para encontrar escolas que ensinam sueco em qualquer cidade da Suécia: faça uma pesquisa no Google com os seguintes termos.
- “learn Swedish in AAAA*” (aprender sueco em AAAA*)
- “lär dig svenska i AAAA*” (aprender sueco em AAAA*)
- “Swedish courses in AAAA*” (cursos de sueco em AAAA*)
- “kurser i svenska i AAAA*” (cursos de sueco em AAAA*)
- “SFI/SAS/Yrkessvenska in AAAA*” (SFI/SAS/Yrkessvenska em AAAA*)
- “SFI/SAS/Yrkessvenska i AAAA*)” (SFI/SAS/Yrkessvenska em AAAA*)
*Claro que você deverá substituir AAAA pelo nome da cidade de seu interesse.
Como continuar estudando sueco depois do SFI
Uma vez que você concluiu o curso de sueco básico para imigrantes, o SFI, você poderá continuar estudando o idioma em cursos como o SAS (svenska som andraspråk).
Assim como o SFI, a forma com que o SAS funciona pode variar um pouco de escola para escola e de cidade para cidade, mas geralmente o curso é dividido da seguinte forma SAS Grund (uma espécie de introdução e ponte entre o SFI e o SAS), SAS 1, SAS 2 e SAS 3.
Veja como estudar na Suécia de graça.
Quando é necessário o nível mais avançado?
Caso o seu plano de vida na Suécia inclua um curso superior em alguma Universidade (em sueco), você provavelmente vai ter que estudar até o SAS 3, que é o nível mais avançado do SAS.
Matricular no SAS
Para se matricular no SAS você deve procurar a secretaria ou a recepção da escola onde você irá estudar e se informar sobre a documentação necessária.
Documentos necessários para a matrícula
Não tenho como dizer quais documentos você irá precisar porque as regras não são sempre as mesmas, ok?
Dica: você pode usar os termos que eu escrever ali em cima para fazer uma pesquisa no Google e achar as escolas que tenham o SAS na cidade onde você mora ou irá morar.
Curso de sueco voltados para áreas específicas
Se você quer aprender sueco com foco em uma área ou profissão específica você pode procurar os cursos de sueco chamado Yrkessvenska.
A agência de empregos da Suécia (o Arbetsförmedlingen) oferece esse curso gratuitamente em muitas localidades, então use os termos que eu indiquei ali em cima para procurar por esse tipo de curso na cidade de sua preferência.
Korta Vägen, curso de sueco mais rápido e adaptado às suas necessidades
Uma outra possibilidade de aprender sueco de forma voltada para áreas e profissões específicas é o Korta Vägen (algo como “caminho curto” em português).
O curso Korta Vägen é voltado para pessoas que já tem uma formação adacêmica e que querem trabalhar dentro da sua área de formação aqui na Suécia.
Você terá a formação e orientação necessária para trabalhar
O site da agência de empregos da Suécia diz que “Durante o curso você terá sua formação validada na Suécia e descobrirá se você precisará fazer algum curso complementar antes de poder trabalhar. Você também será orientado sobre a sua profissão e sobre a sua formação dentro do mercado de trabalho sueco. No Korta Vägen você também poderá aprender sueco de forma mais rápida (em comparação com outros tipos de curso) e você também poderá receber treinamentos específicos para a sua profissão.”
Existem cursos de sueco específicas
Além disso, é possível encontrar cursos de sueco voltados para áreas específicas, os chamados cursos de Svenska för yrkesutbildade (Sfx).
Também já compartilhamos um guia detalhado sobre como morar na Suécia.
Como aprender sueco antes de chegar na Suécia
Sueco não é um idioma muito procurado por brasileiros, e por isso a disponibilidade de materiais voltadas para esse público é muito pequena.
Quem sabe inglês, espanhol ou alguns outros idiomas, pode ter uma grande vantagem na hora de conseguir materiais para estudar.
Aulas de Sueco no Brasil, existe?
Se você quer fazer aulas de sueco no Brasil, você irá perceber que pouquíssimas escolas e outros tipos de instituições oferecem o serviço.
Claro que você também pode procurar professores particulares, mas caso queira estudar sueco sozinho (seja na Suécia, no Brasil ou em qualquer outro país), aqui está uma lista de sites que poderão te ajudar.
Sites variados para aprender sueco
- (português/sueco) – Svensk Grammatik – Gramática do idioma sueco;
- (português/sueco) – Site de uma professora de sueco chamada Åsa onde ela dá dica e explica várias coisas. Geralmente os posts são em português;
- (inglês/sueco) – Blog muito bom para aprender vocabulário ;
- (inglês/sueco) – Clique no menu e veja exercícios sobre o tema escolhido;
- (sueco/sueco) – site MUITO BOM, usado por vários professores de sueco no curso SFI. Selecione um assunto e veja diversos materiais e explicações sobre ele. Você também pode selecionar o seu nível de sueco (GY, SVA, D, C, B ou A) e ter acesso a materiais específicos para o seu nível;
- (sueco/sueco) – ao clicar em um dos links no site acima, você será redirecionado para outra página. Nesta outra página, no lado esquerdo da tela, clique em “dokument” e você terá algumas opções de material para download. Tem que ir clicando e vendo que pode ser útil. Alguns materiais não servirão para nada pois são somente listas e “códigos” utilizados pelos alunos do curso na universidade. De qualquer forma, vale a pena dar uma olhada, visto que há materiais muito legais;
- (sueco/sueco) – para achar os materiais, clique nas abas amarela;
- (sueco/sueco) – existem duas opções para aprender sueco nesse site. A primeira é como se fosse um jogo onde em um lado da carta você vê uma palavra, e quando você clica na carta você vê o lado contrário, onde você verá uma explicação sobre a palavra em questão, além de um exemplo de frase com a tal palavra. A segunda opção é um blog onde você encontrará explicações de assuntos importantes para quem estuda sueco;
- (sueco/sueco) – site com informações básicas e importantes sobre sueco escrito;
- (sueco/sueco) – pronúncia e diversos pontos importantes sobre a gramática sueca;
- (sueco/sueco) – escolha a aba do assunto que te interessa e tenha acesso a vídeos sobre ele;
- (sueco/sueco) – selecione uma opção no menu do lado esquerdo da tela e tenha acesso a exercícios sobre ele (läsa, skriva, lyssna, tala, etc);
- (sueco/sueco) – site para ouvir a pronúncia de palavras em sueco. Escreva a palavra em sueco e clique na lupa ou aperte a tecla enter. Você será redirecionado para uma outra página, onde você deve clicar na seta azul para ouvir a pronúncia da palavra desejada;
- (sueco/sueco) – site para ouvir a pronúncia de vogais e consonantes, assim como “betoning” e “melodi”.
Site de jornais suecos
- Expressen;
- Expressen TV (vídeos);
- SVT (muitas vezes as notícias têm vídeo ou estão em vídeo);
- 8 SIDOR (jornal para quem está aprendendo sueco. O nível se sueco usado é bem básico);
- Svenska Dagbladet (SvD).
Sites de rádios da Suécia
- Klartext (notícias em sueco não muito avançado);
- Sveriges Radio.
Dicionários online
- (sueco/inglês/alemão/francês/espanhol): Ord.se;
- (sueco/sueco – sueco/vários idiomas): Lexin;
- (sueco/sueco): Dicionário de sinônimos.
Espero que tenha gostado das dicas. Boa sorte aprendendo esse idioma único!