Como estudar na Suécia de graça: veja as oportunidades

Estudar na Europa é o sonho de muitos estudantes brasileiros. No entanto, muitos desistem dessa oportunidade por causa dos altos custos das universidades europeias. Mas você sabia que tem como estudar na Suécia de graça?

Sim! Inclusive, notícias de novembro de 2018 dão conta de que o governo sueco quer mais brasileiros estudando por lá e ofereceu cerca de 900 bolsas de estudo voltadas para o país. Se interessou? Então acompanhe o artigo a seguir e veja o que é necessário para conseguir uma bolsa de estudo para diferentes níveis de conhecimento na Suécia.

Saiba como estudar na Suécia de graça

É muito frequente ver pessoas que querem tentar a sorte fora do Brasil, dispostas a simplesmente largar tudo e ir embora, correr atrás de uma cidadania europeia ou até mesmo só sair do país caso já tenham um emprego garantido no país de destino.

São várias as possibilidades, porém uma delas ainda é esquecida por muitos: cursar uma universidade no exterior, seja uma graduação, mestrado ou até mesmo um doutorado. Agora você deve estar pensando: “estudar na Europa é um sonho, mas por que devo escolher a Suécia”?

A resposta é simples. Melhor qualidade de vida ambiental e colaboração para entrar no mercado de trabalho estão na lista dos motivos para escolher descobrir como estudar na Suécia de graça.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Muitas universidades suecas estão entre as melhores do mundo, e pasme: pessoas com cidadania sueca não pagam para estudar no país, assim como cidadãos europeus e brasileiros que já moram aqui (você pode ver uma relação completa nesse vídeo).

Estudantes na Suécia

Além disso, existem outros motivos para estudar e morar na Suécia:

A Suécia é o país da inovação

Não é exagero nenhum dizer que a Suécia é o país da inovação. Isso porque, quando falamos das melhores invenções tecnológicas e de desenvolvimento para facilitar a vida das pessoas, podemos afirmar que a Suécia é a pioneira no assunto.

Pode-se citar como exemplo o Skype e o cinto de segurança de três pontos como invenções suecas para ajudar o dia a dia das pessoas. Mas não apenas isso. A Suécia é um país interdisciplinar que está sempre antenado e empenhado a desenvolver o melhor em várias áreas.

Aproveite e saiba quanto custa uma passagem para a Suécia.

Contato com a natureza e meio ambiente saudável

Saber como estudar na Suécia de graça não é só vantajoso do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista ambiental. Os suecos se preocupam muito em preservar e respeitar o meio ambiente.

Algumas universidades suecas oferecem atividades ao ar livre aos seus estudantes e ficam localizadas estrategicamente próximas a lagos, montanhas, florestas e outros cenários naturais deslumbrantes. Dessa forma, é possível passear por trilhas e, dependendo da época do ano, esquiar também.

Tudo isso sem contar com a prática habitual de utilização de energias renováveis para a preservação ambiental.

Descubra como funciona o sistema educacional na Suécia.

Cooperativismo

Já sabemos que estudar na Suécia de graça traz muitas oportunidades. Entretanto, é bom lembrar que esse é um país bastante cooperativo. Logo, abre as portas de suas universidades para estudantes estrangeiros e ainda permite que eles trabalhem por lá para custearem suas despesas.

Confira a cotação do Euro hoje e saiba como acompanhar o valor da moeda.

Como estudar na Suécia de graça na graduação, mestrado e doutorado

Como falamos anteriormente, uma matéria da revista Exame publicada em novembro de 2018 mostrou que representantes de universidades e empresas estiveram presentes na Feira de Carreiras Suécia-Brasil. Na ocasião, foram ofertadas cerca de 900 bolsas de estudo para brasileiros, graças à parceria entre os dois países nas áreas de ciências, tecnologia e inovação.

Universidade na Suécia

Cerca de 200 estudantes participaram do evento, além de representantes de empresas renomadas, como a Scania e a Volvo. As bolsas de estudos foram divididas entre curso de graduação e pós-graduação, nas áreas de tecnologia da informação e nanotecnologia.

Quer saber como se candidatar a uma das bolsas de estudos mencionadas acima e como estudar na Suécia de graça? Então confira os procedimentos necessários para os diferentes níveis de aprendizado:

Graduação e Mestrado na Suécia

Se você quer fazer uma graduação ou um mestrado por aqui, saiba que existem várias possibilidades de bolsas de estudos. Muitas delas oferecem não só a isenção do pagamento de taxas e mensalidades mas também ajuda de custo (o custo de vida na Suécia pode ser bem alto, principalmente para quem depende de uma fonte de renda vinda do Brasil).

É possível conseguir bolsas para estudar na Suécia através do governo, das próprias universidades, de organizações e fundações ou até mesmo através de competições. No site Study in Sweden você encontra uma lista de bolsas de estudos que estão disponíveis no momento. Fique sempre de olho, pois a lista é atualizada com frequência. Depois de ter escolhido a sua instituição de interesse, basta acessar o site da University Admissions e efetuar a sua inscrição.

Cabe ressaltar que as bolsas de estudo podem variar bastante de acordo com a universidade. Algumas financiam o curso integralmente, enquanto outras, apenas 50%. Além disso, é importante salientar que os alunos estrangeiros podem trabalhar na Suécia enquanto estudam. Assim, dá para pagar pelas despesas e juntar uma graninha caso pretendam voltar para o Brasil. Inclusive, algumas universidades oferecem emprego aos estudantes bolsistas.

Convênio entre Universidades brasileiras e suecas

Caso você já curse uma universidade no Brasil, vale a pena saber se a instituição brasileira tem convênio com alguma instituição sueca. Se for o caso, você poderá fazer um intercâmbio através da universidade por algum tempo e não terá que pagar mensalidade enquanto estiver aqui.

Vistos de estudante não dão direito a moradia permanente, mas mesmo estudando por apenas um período aqui, você conhecerá pessoas, terá algo de destaque no seu currículo, e se fizer um bom trabalho existe também a possibilidade de ser convidado a voltar para a Suécia no futuro. Isso tudo além do benefício de aprender muito sobre uma cultura e um estilo de vida diferente.

Doutorado na Suécia

Se você sonha em fazer um doutorado, tenho uma notícia melhor ainda: na Suécia é possível você não só não precisar pagar, mas como também ganhar dinheiro enquanto estiver fazendo a sua pesquisa. Sim, doutorados na Suécia são como qualquer outro emprego: com salário, direito a férias, licença maternidade/paternidade e assim vai. Justo, não é mesmo?

Geralmente, essas vagas são anunciadas nos sites das universidades, dentro da seção Trabalhe Conosco. No site do Conselho Sueco de Educação Superior, você encontra a lista completa das universidades que oferecem oportunidades em doutorado, com todo o processo de inscrição, incluindo datas e prazos.

Basta que você realize tudo com bastante cuidado e atenção para estudar na Suécia de graça e ainda garantir uma experiência profissional riquíssima.

Biblioteca na Suécia

Requisitos para estudar na Suécia de graça

Antes de começar a pensar em se candidatar a uma vaga para estudar na Suécia de graça, é importante atender aos requisitos necessários para conquistá-la. A seguir, listamos os mais importantes, para ajudá-lo em seu processo de candidatura:

Graduação

  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Proficiência em inglês (nível Sueco inglês 6 ou inglês B).

Cabe ressaltar que não é necessária fluência no idioma sueco, já que as aulas são ministradas em inglês. Se você precisar de uma força com o idioma, confira alternativas interessantes para aprender inglês de graça.

Mestrado

Doutorado

  • Diploma de bacharel: deve ser o equivalente ao ensino superior da mesma área em que se deseja fazer um doutorado;
  • Grau mestre: é importante dizer que o grau mestre também é imprescindível. Isso significa que estudos anteriores precisam conter uma tese de licenciatura com resultados de uma pesquisa independente.

Lembrando que os requisitos necessários para estudar na Suécia de graça podem variar de acordo com a universidade e o programa de estudos. Para obter mais informações, acesse o site da instituição de ensino de interesse.

Documentos necessários

  • Solicitação de permissão de residência para estudantes e doutorandos devidamente preenchidos;
  • Passaporte dentro da data de validade;
  • Documento comprobatório de que você conquistou uma bolsa para estudar na Suécia de graça. Pode ser uma carta de aceitação emitida pela universidade ou qualquer outro documento emitido em seu nome. Ele deve conter a duração do curso e conforme o caso, por quantos meses você será remunerado;
  • Comprovação de subsistência, que pode ser feita através de extrato bancário ou imposto de renda;
  • Cópia do certificado de seguro saúde válido na Suécia.

Agora que você já sabe como estudar na Suécia de graça, aproveite as nossas dicas e boa sorte. Não esqueça que garantir seu seguro viagem durante seu período de estudos é obrigatório. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram, onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.

Artigos relacionados

Como morar na Suécia: guia para morar legalmente no país

Saiba como é morar na Suécia: conheça o custo de vida, tipos de vistos, oportunidades de emprego e melhores regiões para morar no país.

Tudo sobre a Suécia: economia, cultura, clima e muito mais

Saiba tudo sobre a Suécia: de onde fica, a qual lingua se fala, a moeda usada, como é o clima, a história, cultura, economia e mais.

Custo de vida na Suécia: saiba quanto custa morar no país

Planejando a mudança para o país nórdico? Descubra agora qual o custo de vida na Suécia, desde o preço da moradia até o transporte público.

Coroa Sueca: tudo que precisa saber antes de ir para a Suécia

Mesmo pertencendo à União Europeia, a coroa sueca é a moeda da Suécia. Saiba o valor da moeda, o custo de vida, salários e impostos.

Salário mínimo na Suécia: entenda como funciona

A Suécia é conhecida por sua excelente qualidade de vida. Saiba como funciona salário mínimo na Suécia, impostos e profissões bem remuneradas.

Clima da Suécia: será que faz frio o ano todo? Descubra

Será que faz tanto frio assim na Suécia? Antes de arrumar as malas descubra como é o clima da Suécia e conheça as características das estações.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube