Como estudar na Suécia de graça

Suécia  / 

Tentar uma vida no exterior está se tornando uma meta cada vez mais comum entre os brasileiros, ainda mais se o destino dos sonhos for um país como a Suécia, um lugar conhecido pela qualidade de vida, apesar do frio intenso no inverno.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Estudar na Suécia significa abrir portas

É muito frequente ver pessoas que querem tentar a sorte fora do Brasil dispostas a simplesmente largar tudo e ir embora, correr atrás de uma cidadania estrangeira ou até mesmo só sair do país caso já tenham um emprego garantido no país de destino.

São várias as possibilidades, porém uma delas ainda é esquecida por muitos: cursar uma universidade no exterior, seja uma graduação, mestrado ou até mesmo um doutorado!

Sim, uma universidade fora do país pode abrir portas e deixar o sonho de morar fora do Brasil muito mais próximo da realidade de muita gente, afinal uma coisa pode levar a outra: talvez você vá cursar uma graduação ou mestrado, mas pode acabar recebendo uma proposta de emprego naquele país, por exemplo.

E antes que você pense que só pessoas muitos ricas tem condições de conseguir algo tão incrível assim, eu tenha uma boa notícia: você está enganado(a)!

Muitas universidades suecas estão entre as melhores do mundo, e pasme: pessoas com cidadania sueca nunca pagam para estudar por aqui, assim como cidadãos europeus e brasileiros que já moram aqui (você pode ver uma relação completa nesse vídeo).

Se você não é tão sortudo assim para de encaixar em um dos casos acima, não desista e mantenha calma, prepare o seu inglês ou sueco porque você pode sim vir estudar na Suécia sem ter que esvaziar a sua carteira!

Veja aqui como funciona o sistema educacional da Suécia.

Graduação e Mestrado na Suécia

Se você quer fazer uma graduação ou um mestrado por aqui, saiba que existem várias possibilidades de bolsas de estudos, sendo que muitas delas oferecem não só a isenção do pagamento de taxas e mensalidades mas também ajuda de custo (o que é importante já que o custo de vida na Suécia pode ser bem alto, principalmente para quem depende de uma fonte de renda vinda do Brasil).

É possível conseguir bolsas para estudar na Suécia através do governo, das próprias universidades, de organizações e fundações ou até mesmo através de competições. No site do Study in Sweden encontra uma lista de bolsas de estudos (em inglês) que estão disponíveis no momento (e fique de olho no site porque ela é atualizada com frequência).

Caso você já curse uma universidade no Brasil, vale a pena saber se a instituição brasileira tem convênio com alguma instituição sueca. Se for o caso, você poderá fazer um intercâmbio através da universidade por algum tempo, e não terá que pagar mensalidade enquanto estiver aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vistos de estudante não dão direito a moradia permanente, mas mesmo estudando por apenas um período aqui, você conhecerá pessoas (networking), terá algo de destaque no seu currículo, e se fizer um bom trabalho existe também a possibilidade de ser convidado a voltar para a Suécia no futuro. Isso tudo além do benefício de aprender muito sobre uma cultura e um estilo de vida diferente, claro!

Universidade na Suécia

Doutorado na Suécia

Se você sonha em fazer um doutorado, tenho uma notícia melhor ainda: na Suécia é possível você não só não precisar pagar, mas como também ganhar dinheiro enquanto estiver fazendo a sua pesquisa! Sim, doutorados na Suécia são como qualquer outro EMPREGO: com salário, direito a férias, licença maternidade/paternidade e assim vai. Justo, não é mesmo?

Para conseguir uma vaga de ouro dessas você terá que entrar nos sites das próprias universidades e procurar pelos anúncios na parte de “trabalhe conosco”. Como são muitas instituições diferentes, aqui tem uma lista de todas as universidades reconhecidas na Suécia para te ajudar nessa missão.

Dicas para se candidatar a estudar na Suécia

  • Se você quer se candidatar a uma vaga para fazer doutorado, leia a descrição da vaga com muita atenção e prepare o seu currículo, carta de apresentação e o que mais for necessário com muito cuidado. Pode parecer estranho, mas não é incomum que as pessoas façam tudo de qualquer jeito e acabem sendo eliminadas do processo bem cedo.
  • Muitas vagas não exigem que você fale sueco, mas é sim fundamental que você fale inglês.
  • Esteja sempre muito atento aos prazos e nunca deixe nada para a última hora (isso também vale para quem for tentar uma graduação ou um mestrado).
Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.