Como morar na Suécia: guia para morar legalmente no país

Se morar no exterior está nos seus planos, provavelmente você já pensou em arrumar as malas e ir para Portugal, Canadá, Estados Unidos ou outros países mais conhecidos no Brasil, certo? Mas, se quer planejar sua mudança para um país com uma das melhores qualidades de vida do mundo, saiba como morar na Suécia. Vamos te contar como você pode começar a se organizar para morar no país nórdico.

Guia de como morar na Suécia para brasileiros

Antes de mais nada, para morar em qualquer país legalmente você precisa conhecer como funcionam os vistos. Eu já escrevi um texto sobre os tipos de visto para a Suécia, mas aqui estão mais algumas dicas. Quem quer se mudar para o país nórdico pode conseguir um visto basicamente de quatro maneiras.

Visto para morar na Suécia

Visto de estudante

Você precisará ser aceite por uma instituição de ensino superior na Suécia para conseguir esse tipo de visto. Mas a má notícia é que os cursos de idiomas não dão direito ao visto de estudante, como acontece em outros países.

Visto de trabalho

Para este visto, você precisará ser recrutado por uma empresa sueca. A empresa precisará enfrentar uma certa burocracia, pagar taxas e até mesmo justificar porque está trazendo alguém de fora ao invés de contratar alguém que já está no país. Então aqui vai uma dica importantíssima: capriche MUITO no seu currículo. Lembre-se de que aqui inglês não é diferencial, já que a maior parte da população fala o idioma. Tente investir em aprender sueco e outros idiomas. Pesquise quais idiomas são importantes para sua área de atuação e prepare-se para trabalhar na Suécia.

Visto de vínculo familiar

Para conseguir esse tipo de documento, você precisará ter um relacionamento com alguém de origem sueca ou alguém que já tenha um visto permanente de residência.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Visto de asilo

Você pode pedir asilo na Suécia caso seja vítima de perseguição ou sofra um tratamento considerado desumano no seu país de origem. Além de casos relacionados a guerra ou perseguição religiosa, o asilo vale inclusive para pessoas que sofrem perseguições e riscos relacionados a orientação sexual ou identidade de gênero, por exemplo. Consulte o site oficial do Governo sueco e tire todas as suas dúvidas.

morar na suécia inverno

Por que eu escolhi morar na Suécia“: leia o meu testemunho.

As melhores cidades para se morar na Suécia

O significado de ‘melhor’ é uma coisa muito relativa. O que é melhor para mim, não é necessariamente melhor para você, certo? Por isso, não vou apontar quais são as melhores cidades para se morar na Suécia. Apenas apresentar algumas dicas importantes que podem ajudar você na escolha.

Estocolmo e região

Além de ser a capital, Estocolmo é a maior cidade do país. Por isso, você encontrará mais variedade de produtos, serviços e empregos. Porém, exitem outras cidades grandes no país como Gotemburgo, Uppsala e Malmö.

O custo de vida em grandes cidades é maior

O custo de vida na Suécia, no geral, é mais elevado nas maiores cidades (assim como em outros países). Principalmente quando o assunto é aluguel ou compra de um imóvel. Se você vai morar em uma região como a grande Estocolmo, talvez seja uma boa ideia viver fora do centro, se você não quiser gastar boa parte do seu salário só com aluguel ou com as parcelas da sua casa ou apartamento.

Há emprego fora das cidades grandes

Além disso, por mais que exista uma maior oferta de emprego nas cidades grandes da Suécia, não subestimes as cidades menores, principalmente se você tiver algum diferencial. Moro em uma cidade no norte do país com cerca de 34 mil habitantes. Aqui está uma das maiores empresas do país no ramo da mineração. Ou seja, se você tiver um currículo bom, não é impossível conseguir emprego por aqui. Pesquise onde estão as empresas que te interessam.

morar na suécia interior

Tire suas dúvidas sobre como trabalhar no exterior.

Converse com pessoas que já moram nas cidades onde você gostaria de morar

O Facebook está cheio de grupos de brasileiros que moram na Suécia. Geralmente as pessoas são prestativas, basta ser cordial, lembrar da diferença de fuso horário ao mandar alguma pergunta e não abusar da boa vontade alheia (infelizmente já vi isso acontecendo diversas vezes). Converse com várias pessoas. Quanto mais opiniões e dicas, melhor. Além de ler tudo que temos na nossa categoria Suécia aqui no Euro Dicas.

Quanto custa morar na Suécia?

O custo de vida na Suécia é alto, mas se você for ganhar na moeda local o seu bolso não vai doer tanto assim. Aqui não existe salário mínimo.

Para te ajudar a elaborar o seu orçamento, pesquisamos no site Numbeo e Expatistan os preços das principais despesas que você terá ao morar na Suécia.

Aluguel

O aluguel é um dos custos mais altos do orçamento na hora calcular como morar na Suécia. Quem mora na capital da Suécia e em imóveis próximos ao centro pagam aluguéis mais caros. Afinal, essas são áreas valorizadas e próximas de tudo.

Para economizar, você pode optar por imóveis longe do centro ou em cidades do interior. Para tornar isso mais claro, veja abaixo os preços médios dos aluguéis na Suécia.

Imóvel Valor
Apartamento 1 quarto (centro da cidade) 8,713.19 kr
Apartamento 1 quarto (longe do centro da cidade) 6,383.96 kr
Apartamento 3 quartos (centro da cidade) 13,853.48 kr
Apartamento 3 quartos (longe do centro da cidade) 9,984.63 kr

Transporte

O transporte público na Suécia é eficiente e de ótima qualidade. Vale a pena ir de ônibus ou metrô para o trabalho ou casa. Também há opção de usar o táxi ou dirigir o carro próprio. Veja abaixo os preços médios para usar o transporte no país:

Despesa Valor
Passe Mensal 840 kr
Tarifa inicial + 1 km de táxi 66,23 kr
Gasolina (1 litro) 15, 70kr

Preço de alimentos

Os gastos com supermercado também devem ser considerados no orçamento de como morar na Suécia. Confira a seguir uma lista com preços médios de alguns alimentos no país:

Despesa Valor
1 litro de leite 11,64 kr
Pão fresco (500 gramas) 22,85 kr
1 kg de arroz 25 kr
1 dúzia de ovos 28,39 kr
1 kg de queijo 87,07 kr
1 kg de filé de frango 95,23 kr
1 kg de carne vermelha 149,86 kr
1 kg de maçã 25,60 kr
1 kg de banana 22,25 kr
1 kg de laranja 24,97 kr

Descubra aqui quais são as comidas típicas da Suécia.

Para entender melhor, você pode assistir um vídeo que eu fiz no meu canal lá no YouTube onde eu falo do salário na Suécia.

Confira como abrir uma conta na Suécia.

Saúde

O sistema de saúde da Suécia é conhecido como um dos melhores do mundo, no entanto, ele não é gratuito. O governo sueco é responsável por custear uma parcela dos gastos com sistema de saúde com o valor dos impostos arrecadados.

Em média, os cidadãos podem gastar até 1.100 kr com despesas médicas e hospitalares. Após atingir esse teto, o governo arca com o valor excedente. Confira a seguir quanto custa consultas e remédios na Suécia.

Despesa Valor
Visita ao médico particular (15 minutos) 239kr
Remédio para resfriado por 6 dias (marcas de tylenol, frenadol, coldrex ou equivalente) 52kr
1 caixa de antibióticos (12 doses) 81kr

Lazer

Os custos com lazer também devem ser consideradas no orçamento de como morar na Suécia. Confira abaixo os preços com academia, cinema e jantares no país.

Despesa Valor
Mensalidade academia de ginástica 348,22 kr
Aluguel de 1 hora da quadra de tênis 224,28 kr
Ingresso para o cinema 130 kr
Jantar para 2 no pub do bairro 366 kr
Jantar para 2 em restaurante de luxo 772 kr

Veja nossa lista com os 8 esportes mais populares na Suécia.

Clima na Suécia

O clima na Suécia pode ser um grande desafio para os estrangeiros, principalmente para os brasileiros. Geralmente, de novembro até o início de março, às temperaturas ficam abaixo de zero e com neve.

Além disso, os dias de inverno são curtos e com pouca luz do sol. Em algumas regiões do país, aliás, é possível ver o sol por apenas duas horas. Já no verão, as temperaturas variam entre 15 a 25 graus e o país fica lindo nessa estação do ano.

Uma informação importante sobre como morar na Suécia é que devido a pouca luz do sol no inverno, muitas pessoas podem se sentir tristes ou depressivas. Isso ocorre devido a um transtorno chamado de “Seasonal Affective Disorder”, provocado por um desequilíbrio bioquímico.

Segurança

A Suécia é um dos países mais seguros do mundo para viver. Os registros de roubos e assassinatos graves são considerados baixos. Em geral, o crime mais cometido na Suécia é o “pickpocket”, o famoso roubo de carteiras.

Embora seja um país considerado seguro, a Suécia ainda registra um grande número de casos de violência contra a mulher. Mas, pode ficar tranquila, pois existem políticas de proteção à mulher e esse delito é investigado com rigor no país.

dicas de como morar na Suécia

Curiosidades da cultura

Existem algumas curiosidades sobre como morar na Suécia que você precisa conhecer antes da sua mudança definitiva para o país. Pensando nisso, selecionamos alguns fatos curiosos sobre a cultura e estilo de vida dos suecos:

  • Gentileza dos suecos: os suecos são gentis e agradecem qualquer gesto dizendo Tack (obrigado) e com um belo sorriso no rosto;
  • Os suecos vivem mais: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os suecos têm uma expectativa de vida alta, as mulheres costumam viver até os 84 anos e os homens até os 81;
  • Governo sueco paga os alunos para irem à escola: na Suécia existe um programa governamental que paga cerca de 187 dólares mensais para os alunos irem à escola;
  • Feriados especiais para comidas: existem feriados na Suécia em homenagem a comidas típicas do país;
  • Transporte público é pontual: o transporte público na Suécia é de qualidade e pontual. Nos pontos de ônibus e metrô existem painéis que exibem em tempo real a localização e quanto tempo falta para o transporte chegar.

Veja aqui as oportunidades de como estudar na Suécia de graça.

Idioma

Embora o sueco seja o idioma oficial do país, aproximadamente 85% da população fala inglês fluentemente. Por isso, você não sentirá muita dificuldade em realizar atividades simples como abrir uma conta, ser atendido em restaurantes e hospitais.

Outra curiosidade sobre idioma é que o espanhol e o francês são ensinados nas escolas. Apesar disso, em algumas regiões do país, os habitantes ainda falam alguns dialetos suecos como o Scanian, Jamtlandic, Gutnish moderno e Westrobothnian.

Confira neste artigo um passo a passo de como aprender sueco.

Brasileiros na Suécia

A comunidade de brasileiros na Suécia está concentrada nas principais cidades suecas como Estocolmo, Malmö e Gotemburgo. Estima-se que ela seja composta por aproximadamente 6.000 brasileiros.

O grupo é bastante animado e prestativo, inclusive existem grupos no Facebook com pessoas que esclarecem dúvidas sobre como morar na Suécia e até mesmo fazer novas amizades.

Portanto, agora que você já sabe como é morar na Suécia, aproveite para conferir artigos de outras cidades em nosso site.

Como é morar na Suécia

A Suécia é um país maravilhoso e eu amo viver aqui, mas não ache que é um paraíso e que tudo é perfeito. Sei que, com a situação atual em que o Brasil se encontra, muitas pessoas tendem a pensar que basta ir morar fora para estar livre de todos os tipos de problema. Mas te garanto uma coisa: não existe país nenhum que seja perfeito. Cada lugar tem suas vantagens e seus problemas.

Confira as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil.

Vantagens de morar na Suécia

Morar na Suécia, para mim, tem mais vantagens do que desvantagens. Aqui tenho acesso a um ensino de ponta em uma ótima universidade sem pagar nada por isso (pago os impostos, claro). Aliás, desde que cheguei aqui tive acesso ao sistema de educação sem ter que pagar nada por ele: cursos de sueco, de inglês, de ciências sociais, da história do país, de direito privado e muito mais, além da minha graduação.

Além disso, tenho acesso ao sistema de saúde que, mesmo não sendo perfeito, pelo menos até hoje nunca me deixou na mão. Para não escrever um texto muito grande, vou te contar só mais uma vantagem de viver na Suécia: a segurança não tem preço.

Desvantagens de morar na Suécia

Sou suspeita para falar, mas, sinceramente, eu só consigo pensar em uma desvantagem de morar na Suécia: a distância da minha família, que seria algo negativo em qualquer outro país. Porém, já ouvi casos de brasileiros falando que o frio, o idioma e a dificuldade de fazer amizades são coisas que eles consideram como desvantagens. Vale lembrar que as desvantagens (e até mesmo as vantagens) de viver em um lugar podem mudar completamente de pessoa para pessoa.

morar na suécia verão

Conclusão sobre morar na Suécia

Quer saber mais sobre a Suécia? Confira outro conteúdo especial que produzido com tudo sobre a Suécia. Se você quer morar na Suécia, é preciso se planejar e, dentro desse planejamento, está a forma como você vai enviar dinheiro para o país, pelo menos até se estabelecer em um trabalho.

Existem várias maneiras de enviar dinheiro do Brasil para o exterior, nós do Euro Dicas sempre recomendamos aos nossos leitores a Remessa Online. Além de ter ótimas taxas é seguro e super rápido. Outra ótima opção para realizar os envios é a TransferWise, que também oferece condições mais atrativas que os bancos, por exemplo.

E se você vai viajar para o país, não esqueça o seguro viagem para a Suécia, é obrigatório.

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram, onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Custo de vida na Suécia: saiba quanto custa morar no país

Planejando a mudança para o país nórdico? Descubra agora qual o custo de vida na Suécia, desde o preço da moradia até o transporte público.

Tudo sobre a Suécia: economia, cultura, clima e muito mais

Saiba tudo sobre a Suécia: de onde fica, a qual lingua se fala, a moeda usada, como é o clima, a história, cultura, economia e mais.

Coroa Sueca: tudo que precisa saber antes de ir para a Suécia

Mesmo pertencendo à União Europeia, a coroa sueca é a moeda da Suécia. Saiba o valor da moeda, o custo de vida, salários e impostos.

Salário mínimo na Suécia: entenda como funciona

A Suécia é conhecida por sua excelente qualidade de vida. Saiba como funciona salário mínimo na Suécia, impostos e profissões bem remuneradas.

Clima da Suécia: será que faz frio o ano todo? Descubra

Será que faz tanto frio assim na Suécia? Antes de arrumar as malas descubra como é o clima da Suécia e conheça as características das estações.

Comidas típicas da Suécia

A comida na Suécia é deliciosa e claro, muito diferente do Brasil. Confira a nossa lista com cinco comidas típicas da Suécia e as respectivas receitas.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube