Brasileiros na Suécia

Suécia  / 

A Suécia não é um destino muito comum entre os brasileiros que decidem tentar a vida no exterior, principalmente se compararmos a procura pelo país escandinavo com a procura pelos países queridinhos dos brasileiros, como por exemplo Estados Unidos, Canadá, Portugal e até mesmo o Japão.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Um raio-x dos brasileiros que moram na Suécia

Mas quem são os brasileiros que decidem tentar a vida na Suécia, um país ainda desconhecido por uma boa parcela da população brasileira?

Onde moram e de onde são os brasileiros na Suécia

Atualmente existem pouco mais de 10 milhões de habitantes na Suécia e estima-se que 6.000 brasileiros moram no país, sendo que não é uma coincidência o fato que a maiorias dos nossos compatriotas moram nas maiores cidades suecas, como por exemplo na capital Estocolmo, Gotemburgo e Malmö.

Um fato interessante é que o número de brasileiros (e do resto da população) tende a diminuir cada vez mais quando traçamos uma linha saindo do sul ao norte do país.

De onde vêm os brasileiros?

Em uma pesquisa realizada com 278 brasileiros na Suécia em junho de 2017 eu descobri que a maioria deles vêm do estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Você pode conferir a lista completa com os números por estado no final deste texto.

Tempo de moradia, expectativas e experiência dos brasileiros na Suécia

A maioria absoluta (43.2%) dos 278 brasileiros que responderam a mesma pesquisa citada acima chegaram à Suécia entre 1 e 5 anos atrás, 15.1% chegou ao país entre 6 meses e 1 ano e apenas 10.1% chegou ao país a no máximo 1 ano, talvez pelo fato de que muitos ainda estão na fila para receber o tão sonhado visto de moradia.

Explico: a crise de imigração de refugiados que a Suécia enfrentou (principalmente entre 2015 e 2016) acabou causando o aumento no tempo de resposta que o Departamento de Imigração da Suécia (Migrationsverket) demora para decidir se fornece ou nega vistos para novos moradores refugiados ou não refugiados.

Os brasileiros na Suécia estão satisfeitos

O que talvez pode ajudar a explicar o baixo número de brasileiros que se mudaram para o país nos últimos tempos, visto que a maioria tem que esperar a emissão do visto ainda no Brasil.

A boa notícia é que a maioria dos brasileiros na Suécia parecem ter encontrado o que gostariam de ter em seus novos lares, já que mais de 75% deles afirma que a vida no país dos vikings é como eles pensavam que seria ou até melhor (e convenhamos: acho que não tem nenhuma surpresa aqui, não é mesmo?).

Também já escrevemos sobre os brasileiros em Portugal e brasileiros na Holanda.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vantagens e desvantagens de morar na Suécia

Não foi novidade para mim ver a maioria dos brasileiros que responderam à minha pesquisa dizem que algumas das maiores vantagens de morar na Suécia são a segurança e a qualidade de vida. Já as desvantagens mais citadas foram o clima frio e a falta de sol durante o inverno.

Além disso, várias pessoas afirmam que certas diferenças culturais com suecos também pode ser incluídas no grupo das desvantagens, e eu já adianto que isso acontece não só com brasileiros que moram por aqui.

Explico: acontece que devido a choques culturais muitos estrangeiros de diversas nacionalidades afirmam que suecos são pessoas frias no dia a dia, mas minha experiência pessoal em mais de cinco anos no país me diz que não é sempre assim.
Suecos celebrando o dia nacional da Suécia

Os suecos são frios?

Os suecos tendem a se abrir mais para pessoas desconhecidas (estrangeiros ou não!) após algum tempo de convivência aquela pessoa, e por isso amizades como no Brasil podem demorar um pouco para acontecer (e eles sabem diferenciar colegas de amigos muito bem!).

Costumo dizer que eles são pessoas mais reservadas que os brasileiros na Suécia e gostam de dar tempo ao tempo, mas pessoalmente acho que há uma certa pitada de exagero falar que suecos são frios.

A comunidade brasileira na suécia

Como expliquei lá no início do post, a maioria dos brasileiros mora nas maiores cidades do país, e por isso é de se esperar que nessas localidades exista uma maior oferta serviços voltados para tal público, como por exemplo restaurantes e pessoas que trabalham com encomendas de comida, além de associações, festas e assim vai.

Graças à internet quem mora fora consegue manter contato não só com a família que ficou no Brasil mas também com outros brasileiros que moram no mesmo país que eles através de sites como o Facebook.

Brasileiro ajuda brasileiro

Existem vários grupos na plataforma que reúnem nossos compatriotas que moram na Suécia, e lá é comum as pessoas oferecendo serviços, tirando dúvidas sobre os mais variados temas, dando dicas sobre a vida no país e até mesmo encontrando novos amigos.

Fizemos um guia de como morar fora, do planjamento até à mudança, e também pode ser útil ver como arrumar trabalho no exterior ainda no Brasil.

Uma comunidade animada e unida

Aliás, muitos afirmaram que a comunidade de brasileiros que moram na Suécia é animada, prestativa e unida, porém isto está longe de ser unanimidade.

As respostas deixadas na pesquisa também relevaram que também há brasileiros que já tiveram experiências negativas dentro da comunidade (na internet e fora dela), principalmente em relação a temas sensíveis como por exemplo diferentes posicionamentos políticos, religião, costumes e até mesmo supostas divisões da comunidade graças a alguns indivíduos.

Vale lembrar que esses pontos foram revelados pelas pessoas que responderam à pesquisa, e não traduz necessariamente a minha opinião pessoal.

Voltar para o Brasil?

Mas agora quero voltar a falar sobre coisas boas: a maioria dos brasileiros que mora na Suécia se sente integrada à sociedade sueca e se relaciona tão bem com as pessoas locais que ao ponto de não ter planos de voltar para o Brasil ou se mudar para um outro país.

Não se mexe em time que está ganhando, não é mesmo? Ah, a maioria também já fala sueco ou pelo menos está estudando o idioma, além de considerar ter um bom ou ótimo conhecimento das leis e da história do país!

Veja o resultado do estudo completo sobre os brasileiros na Suécia que contribuíram com informações.

Veja ainda como estudar de graça na Suécia.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.