Conseguir emprego no exterior ainda no Brasil: dicas úteis

Europa  / 

Se você planeja morar fora do Brasil, saiba que existem diversas maneiras de conseguir emprego no exterior. No entanto, para aproveitar cada uma delas, é preciso saber identificar as oportunidades que cada país oferece e se preparar para elas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para te ajudar nessa missão, confira as nossas dicas a seguir.

Como conseguir emprego no exterior ainda no Brasil

O processo para conseguir emprego no exterior ainda no Brasil começa com uma análise detalhada do seu currículo. Nesse momento, é preciso que você responda às seguintes perguntas:

  • O seu currículo é realmente bom?
  • Você tem experiência profissional na área que deseja atuar?
  • Qual o seu nível de qualificação?
  • Quais idiomas você fala com fluência?

Com base nas respostas, você poderá perceber se está pronto para conseguir um novo emprego fora do Brasil. Além disso, ainda terá a oportunidade de ver quais são as áreas que precisa se aperfeiçoar antes de começar a procurar um trabalho.

Vai morar fora do Brasil? Então confira tudo o que você precisa fazer para declarar a sua saída definitiva do país.

Currículo para trabalhar na Europa

Para concorrer a uma vaga de trabalho no exterior, é preciso preparar um bom currículo. Esse currículo deve se adequar com a realidade de cada país ou continente. Por exemplo, um currículo australiano será diferente de um currículo canadense e assim por diante.

Na Europa, um dos modelos de currículo mais utilizados é o Europass. Dessa forma, seus dados e informações ficarão padronizadas. O seu currículo no LinkedIn também deve estar sempre atualizado, completo e com uma boa foto profissional (fundo liso e roupa adequada para o mercado de trabalho).

As dicas de como elaborar um bom currículo também podem e devem ser aplicadas aqui. Ele deve ser coeso, limpo, com as informações principais e no máximo duas páginas. Se for traduzir seu currículo, certifique-se que ele está bem feito e peça para alguém ler para você antes de enviar.

Vale a pena destacar que as multinacionais geralmente fazem o seu processo seletivo via Skype. Isso evita que você precise viajar para fora do país sem a certeza de um emprego estável. Tenha uma conta ativa na plataforma.

Outra dica importante para elaboração do currículo é informar que você tem disponibilidade para morar no exterior e fazer mudanças.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Confira as nossas dicas e saiba como fazer e enviar currículo para Portugal.

Como conseguir emprego fora do Brasil

Para encontrar vagas de trabalho no exterior, você precisa pesquisar os sites de emprego do país que pretende morar, entrar no site de empresas locais, multinacionais e pesquisar as vagas abertas por cidades também no LinkedIn.

A Comissão Europeia também tem um portal onde anunciam vagas para todos os países da Europa e pode ser uma excelente fonte de pesquisa.

É preciso verificar os pré-requisitos para as vagas e saber se o seu perfil se encaixa com o que a empresa busca. Vale lembrar que os processos seletivos na Europa, por exemplo, em grandes corporações podem levar meses. São diversas etapas para a seleção do candidato ideal.

Veja os melhores sites de emprego em Portugal e também como conquistar uma vaga de emprego na Itália.

Documentos necessários para trabalhar no exterior

Para preparar uma mudança de país, os primeiros passos são reunir todos os seus documentos, certificados e diplomas, fazer um passaporte – ou renovar o seu, guardar dinheiro para a passagem, visto e chegada no novo país.

Veja por exemplo, como validar o diploma em alguns países da Europa:

Esse deve ser um planejamento de meses para conseguir um emprego no exterior ainda no Brasil. Para quem tem cidadania europeia – ou do país que pretende morar – as coisas ficam ainda mais fáceis. Com a cidadania em mãos, você tem direito de morar no país sem a necessidade de visto.

Para quem não tem cidadania, deve ficar atento às informações e documentos necessários para fazer o visto do país.

Por exemplo, após enviar seu currículo, fazer uma entrevista por Skype, a empresa que tem interesse em te contratar irá lhe mandar um contrato de trabalho. Esse contrato será um dos principais documentos para fazer o visto de trabalho. Entretanto, você poderá ir reunindo os demais itens da lista do visto.

Quais os países mais fáceis para conseguir emprego

Imagine aumentar as suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos no exterior? Você quer tornar isso possível? Assim, para alcançar o seu objetivo é preciso que você pense de maneira estratégica.

Comece enviando currículos ou buscando vagas de emprego em países que são mundialmente famosos pela facilidade de admissão de imigrantes, a saber:

Normalmente, esses países têm leis específicas que flexibilizam a contratação de imigrantes para trabalhos temporários e fixos. Assim, você pode aproveitar essa vantagem para realizar o seu sonho.

Melhores países para trabalhar

Agora que você está preparado e descobriu quais são os países onde tem mais chances de ser contratado, então chegou o momento de conhecer aqueles que oferecem as melhores condições de trabalho.

Elaboramos uma lista com os países europeus que não só oferecem os salários mais elevados, mas também proporcionam uma boa qualidade de vida e de sucesso profissional. Veja quais são eles:

Como é trabalhar no exterior?

Trabalhar no exterior é um desafio constante. Afinal, você terá que seguir uma rotina de trabalho totalmente diferente da que está habituado. Somado a isso, ainda deve ser levado em consideração os fatores culturais.

Provavelmente, você será inserido em equipes com profissionais de outros países. Essa situação estimula a sua capacidade de se relacionar com os demais, lidar com novas culturas e formas de pensar e agir.

Nesses casos, você precisa estar aberto para novas experiências e respeitar a diversidade cultural. Caso contrário, o que até então era um sonho, pode se tornar um pesadelo.

Qual o melhor país para imigrantes brasileiros?

Atualmente, Canadá e a Austrália são os países preferidos dos brasileiros que desejam conseguir emprego no exterior. No entanto, a Austrália se destaca por oferecer as melhores condições e oportunidades de trabalho e moradia.

Somado a isso, existe uma grande facilidade para conquistar o visto de trabalho. Uma prova desse fato é que o governo australiano publicou uma pesquisa que revela que existem mais de mil brasileiros que conseguiram a cidadania australiana.

A Austrália também tem um programa de imigração bem estruturado, o Skill Select. Nele, estão reunidos todos os formulários e dados que você precisa saber para conseguir morar ou trabalhar no país de maneira 100% legal.

Veja também quais são os países que aceitam brasileiros mais facilmente.

Suíça

Apesar dos custos de vida mais elevados, conseguir um emprego na Suíça é muito vantajoso por causa dos altos salários e da excelente oferta de benefícios e abonos. Quem trabalha nas principais cidades suíças podem ter um salário médio anual de 55 mil euros.

Sem contar que a média de horas de trabalho é de apenas 31 horas semanais e o país possui uma das taxas de desemprego mais baixas da Europa.

Os principais setores que oferecem maiores chances de trabalho são: turismo, relojoaria, têxtil, bancos e seguros.

Leia nosso artigo com informações completas sobre a Suíça e como abrir uma conta bancária no país.

Luxemburgo

De acordo com pesquisa divulgada no ano passado pelo site InterNations, estrangeiros que vivem fora de seus países de origem também elegeram Luxemburgo como um dos melhores países para trabalhar.

O país oferece uma excelente qualidade de vida e ótimas condições de trabalho para os estrangeiros.

Sites para procurar vagas de emprego fora do Brasil

Já escolheu o país que pretende trabalhar? Agora você deve preparar o seu currículo e começar a enviá-lo para as mais diversas empresas no exterior. Para fazer isso, basta acessar os sites de vagas de emprego mais conceituados do mundo.

Quais são eles? Confira abaixo a lista que elaboramos para você:

Além dos sites especializados em ofertas de emprego, você também pode enviar o seu currículo através das páginas oficiais das empresas que deseja trabalhar. É importante ficar atento ao LinkedIn, pois processos seletivos de multinacionais são divulgados nesta rede social.

trabalhar no exterior

Como trabalhar no exterior legalmente

Outro passo importante para o seu planejamento é descobrir quais são os requisitos necessários para você conseguir um visto de trabalho.

Veja abaixo a lista das principais condições para trabalhar legalmente:

Aprovação em processo seletivo de empresa no exterior

Após ser aprovado no processo seletivo de uma empresa no exterior, você poderá solicitar o visto de trabalho no consulado do país.

Nesse sentido, será necessário apresentar um contrato ou carta convite que comprove a sua aprovação.

Quer saber como morar fora do Brasil? Veja um planejamento: da decisão até a mudança.

Trabalhar em uma multinacional no Brasil

Se atualmente você trabalha em uma empresa internacional, as suas chances de conseguir emprego no exterior aumentam consideravelmente.

Isso porque, você pode solicitar no Recursos Humanos a sua transferência para outro escritório em um país do exterior.

Conseguir emprego durante a viagem

Essa é uma das alternativas mais arriscadas. Basicamente, ela consiste em viajar para o exterior com o visto de turista e conquistar uma vaga de emprego durante esse período. Caso você consiga, pode dar entrada no visto de trabalho.

Mas atenção! É importante saber que dificilmente as empresas no exterior contratam alguém que não esteja legalizado no país. Dessa forma, é recomendado conseguir emprego ainda no Brasil.

Descubra neste artigo quais são os requisitos e vistos necessários para conseguir emprego na Europa.

Vagas de emprego no exterior para brasileiros 2019

As maiores empresas do mundo estão com vagas abertas para os brasileiros em 2019. São ofertas para as mais diversas áreas profissionais, desde call centers até gerência de projetos.

Também não deixe de conferir nosso artigo com dicas sobre como trabalhar no exterior.

Quer saber mais informações para conseguir emprego no exterior? Então, confira alguns processos seletivos que estão abertos:

Nestlé oferece vagas para brasileiros em Lisboa

A Nestlé é uma das empresas que constantemente abre processos seletivos para brasileiros durante o ano todo. Em fevereiro de 2019 foram disponibilizadas cinco vagas de emprego, sendo:

  • Especialista de call center;
  • Profissional de controle e estoque;
  • Gerente de oferta e demanda;
  • Estágio para área de branding;
  • Estágio para área de recursos humanos.

Quer trabalhar em terras lusitanas? Conheça nossa lista das melhores empresas para trabalhar em Portugal.

Mont Blanc na Itália contrata brasileiros

A Mont Blanc está com processo seletivo aberto para o cargo de assistente de vendas no escritório de Milão, na Itália.

A empresa exige que os candidatos falem português com fluência e tenha um alto senso de responsabilidade pois será o responsável pelo funcionamento da empresa.

Quer saber como é trabalhar na Itália? Leia nosso artigo completo. E confira também uma lista de trabalhos na Itália para brasileiros.

Prosegur na Espanha tem vagas abertas para brasileiros

A Prosegur na Espanha abriu cerca de 60 vagas para diversas áreas, dentre elas destacam-se: auxiliar de serviços, parceiro de negócios de TI, responsável pelo contact center, atendimento ao cliente, vigilantes, dentre outras.

Aprenda como encontrar as melhores vagas de emprego na Espanha.

Dicas úteis

Além de colocar todas as dicas em prática é importante você não ficar de braços cruzados. O ideal para conseguir emprego no exterior é que você comece a investir agora mesmo em cursos de especialização e em formas de incrementar o seu currículo.

Também aperfeiçoe o seu idioma – inglês ou espanhol, pois assim você aumenta as chances de conseguir emprego no exterior. Ainda mais porque dominar o idioma é o requisito obrigatório para conquistar vagas de emprego em qualquer área que você desejar.

Confira o nosso artigo completo e saiba porque a maioria dos brasileiros quer trabalhar no exterior.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.