Países que aceitam brasileiros com mais facilidade: como conseguir vistos

Europa  / 

Cada vez mais brasileiros têm procurado em outros países oportunidades de uma vida melhor. Afinal, novas experiências, qualidade de vida e a possibilidade de um emprego com maior remuneração é o sonho de muitos brasileiros. Vários países europeus facilitam a entrada de brasileiros e estimulam essa mudança. Mas você sabe quais são esses países? Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre quais são os países que aceitam brasileiros com mais facilidade.

Países que aceitam brasileiros: Portugal

Portugal é um dos países mais procurados por brasileiros que desejam começar nova vida na Europa. Além da facilidade da língua, a qualidade de vida e segurança, além de outros fatores, colaboram para a escolha por Portugal.

Mas é fácil entrar no país para estudar ou trabalhar? Recentemente Brasil e Portugal assinaram um acordo que facilita a imigração de brasileiros que pretendem trabalhar em Portugal, e com isso o processo está bem mais simples. Além disso é possível residir em Portugal possuindo um um visto de estudante, trabalho, empreendedor, adquirindo um imóvel ou mesmo usando a renda da aposentadoria.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O interessado pode consultar várias categorias de visto e ver em qual perfil se encaixa. Veja abaixo:

Vistos para estudantes

Se o estudante pretende estudar em Portugal por um tempo superior a um ano, terá que solicitar um Visto de Residência. Agora, se o período de estudo for inferior a um ano, o visto é o de Estada Temporária. Este visto vale para qualquer estudante e tem duração de 4 meses podendo ser renovado em Portugal.

Saiba tudo sobre o visto de estudante para Portugal aqui.

Visto de residência para aposentados D7

É possível para aposentados residirem em Portugal usufruindo do estatuto de residentes habituais com o visto D7. O cidadão deve comprovar que tem meios para se manter por um período de pelo menos 12 meses em Portugal. Além disso outros documentos são exigidos, tais como comprovação de aquisição ou aluguel de imóvel ou uma carta convite feita por cidadão que reside legalmente em Portugal.

Saiba mais sobre como viver em Portugal depois de se aposentar neste artigo.

Visto D2 para empreendedores

Concede autorização de residência para imigrantes estrangeiros que realizarem operações de investimento em Portugal.  Por atividade de investimento, inclui-se a criação de pequenas e médias empresas com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural para o país. Entenda melhor este visto no artigo completo sobre o visto D2.

Visto Gold

O visto Gold é concedido para estrangeiros que desejam adquirir bens imóveis (de valor igual ou superior a 500 mil euros), adquirir bens imóveis antigos a serem reabilitados(de valor igual ou superior a 350 mil euros), transferir capitais no montante igual ou superior a 1 milhão de euros, criar empresas que gere pelo menos 10 postos de trabalho a portugueses, investir em pequenas e médias empresas (com investimentos a partir de 500 mil euros), investir em Investigação científica (com montante mínimo de 350 mil euros) ou investir em produção artística, preservação ou conservação do patrimônio cultural (com valor mínimo de 250 mil euros).

Saiba tudo sobre esse visto no nosso artigo sobre o Golden Visa Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Visto D3 para exercício de atividade profissional altamente qualificada

Concedido para cidadãos que não sejam membros da União Européia e tenham ingressado em instituições de ensino superior ao nível de doutorado. Serve para pesquisadores ou docentes em instituição de ensino superior. Saiba como obter o seu visto D3 neste artigo.

Visto D1 para exercício de atividade profissional subordinada

Para quem pretende exercer trabalho em alguma empresa por período superior a um ano.

Visto para exercício de atividade profissional subordinada temporária

Concedido a trabalhadores que irão exercer trabalho sazonal com duração de até 3 meses.

Visto para exercício de atividade profissional subordinada temporária E8

Para quem irá exercer trabalho sazonal em Portugal com duração de 3 a 9 meses.

No site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo constam informações detalhadas sobre requisitos necessários para imigrar e concessão de vistos.

Descubra tudo sobre como tirar o visto para Portugal e veja quais são as oportunidades de emprego para brasileiros em Portugal. São muitas as razões para considerar Portugal um dos países que aceitam brasileiros com maior facilidade e adaptação, somos países irmãos.

Saiba também como solicitar o visto permanente para brasileiros em Portugal.

Países que aceitam brasileiros: Alemanha

Parece estranho que a Alemanha seja um dos países que aceitam brasileiros com mais facilidade? Mas é verdade. A Alemanha é um dos países com mais oportunidades de trabalho para brasileiros. O país oferece vagas de empregos para profissionais especializados, principalmente nas áreas de TI e engenharia. Leia esse artigo e veja como é trabalhar com TI na Alemanha.

O governo possui um departamento exclusivo direcionado ao trabalho, o Jobbörse, onde são anunciadas várias ofertas de emprego.

Mas você sabia que existe diferença quanto a ter permissão de residência e visto de entrada na Alemanha? O visto de entrada é válido por 3 meses e a partir desse período é obrigatório que a pessoa procure o Departamento de Cidadãos da cidade onde está residindo e efetue o registro.

A próxima etapa é registrar-se no Departamento de Imigração da Alemanha e solicitar a permissão de residência. A partir da permissão de residência concedida, o estrangeiro poderá permanecer legalmente na Alemanha.

Leia nosso artigo e saiba tudo sobre os tipos de vistos para trabalho na Alemanha.

Visto para quem procura um trabalho

Quem vai procurar emprego na Alemanha pode solicitar o visto “Visum zur Arbeitsplatzsuche”. Ele permite que estrangeiros especializados, com diploma de ensino superior, permaneçam no país, por até 6 meses enquanto procuram emprego. Depois de encontrar o emprego é necessário solicitar uma autorização de residência ou um cartão azul da União Europeia no Departamento de Estrangeiros.

Ainda assim, o Departamento de Estrangeiros vai examinar toda a documentação apresentada e decidir se emite o visto de trabalho permanente, ou não.

Todas as informações necessárias sobre vistos para trabalho na Alemanha podem ser consultadas no site de migração alemão.

Visto para estagiário

A pessoa tem que estar com contrato assinado com a empresa na Alemanha e matriculada em universidade fora da Alemanha. O visto é concedido para quem pretende fazer estágio acima de 3 meses. Veja mais informações neste site.

Visto para estudantes

Quem pretende cursar mestrado, doutorado ou mesmo uma graduação deve solicitar o visto diretamente no consulado ou Embaixada da Alemanha no país de origem. É muito importante que o aluno possua uma carta de admissão, comprovando que conseguiu vaga na instituição escolhida.

Além disso o estudante tem que comprovar, por meio de bolsa de estudos ou dados bancários, que possui meios para se sustentar durante o período do curso.

Você quer saber mais detalhes sobre os tipos de visto para estudar na Alemanha? Saiba tudo aqui.

No site do Ministério alemão de Relações Exteriores é possível obter informações sobre requerimento do visto.

Visto para ensino superior

O visto para este caso tem duração de dois anos e pode ser renovado.

Visto para quem quer estudar o idioma alemão

Se o curso de alemão for por um período superior a 90 dias, o visto solicitado para a escola de idioma permite que o estudante fique no máximo 1 ano. Neste caso o estudante não tem direito a trabalhar.

Quer saber como aprender alemão? Veja aqui formas práticas para aprender e entrar em um dos melhores países que aceitam brasileiros.

Países que aceitam brasileiros: Espanha

A Espanha é um país muito procurado por brasileiros que desejam imigrar. Entre os motivos destacam-se a facilidade do idioma, o clima ameno, além da segurança que o país oferece.

Vale lembrar que turistas brasileiros não precisam de visto se permanecerem por um tempo inferior a 90 dias. Se o tempo de estadia se estender é necessário uma autorização de residência temporária. Para morar na Espanha é necessário apresentar um motivo e solicitar o visto específico ainda no Brasil.

Visto para estudantes

Esse visto é concedido se o estudante pretende ficar por um tempo superior a 90 dias. A duração é de 1 ano mas pode ser renovado. A documentação exigida deverá ser apresentada no Consulado Espanhol.

Além do comprovante de matrícula na instituição desejada o estudante precisará comprovar que tem condições financeiras para permanecer no país durante o período do curso. Saiba tudo sobre o visto de estudante para Espanha neste artigo.

Visto para trabalhar na Espanha

Quem possui um contrato de trabalho com uma empresa espanhola pode morar legalmente na Espanha. A família pode acompanhar e através da reagrupação familiar residir legalmente.

O interessado em trabalhar na Espanha deverá chegar no país e fazer a inscrição no Regime de Segurança Social. Depois deve solicitar o cartão de identificação de estrangeiros.

Saiba como buscar as melhores vagas de emprego na Espanha e como solicitar o seu visto de trabalho aqui.

Visto de residência não lucrativa

É o tipo de visto que pode ser solicitado por aposentados, e não permite o trabalho no país. Veja como morar na Espanha como aposentado e se vale a pena.

Visto Comunitário

Concedido a brasileiros que sejam casados ou estejam em união estável com cidadãos de nacionalidade espanhola. Este visto possibilita que morem e trabalhem no país.

Golden Visa Espanha

É um programa que permite a investidores o direito de viver e trabalhar desde que façam um investimento substancial no país. O brasileiro que dispor da quantia de 500 mil euros ou mais para comprar um imóvel na Espanha tem o direito de morar no país, entre outras condições.

Saiba como solicitar visto de empreendedor na Espanha. Através do site da Embaixada da Espanha no Brasil é possível conhecer todas as informações sobre vistos e o processo de imigração. Não é segredo para ninguém que a Espanha é um dos países que aceitam brasileiros com facilidade, mas lembre-se: faça tudo direitinho para se manter legalmente no país.

Países que aceitam brasileiros: Irlanda

O país recebe muitos imigrantes brasileiros, tanto é que hoje somos o maior grupo estrangeiro não europeu vivendo na Irlanda. As oportunidades de emprego são muitas, tanto para trabalhadores qualificados como também sem formação acadêmica.

Brasileiros em viagem de turismo não precisam de visto para entrar na Irlanda. No momento da chegada ao país, depois dos documentos exigidos conferidos, a permissão de permanência é concedida pelas autoridades responsáveis.

O site da Embaixada da Irlanda fornece todas as informações necessárias para quem pretende imigrar.

A permissão de permanência é válida por até 90 dias. Para o estudante que tiver interesse em participar de cursos com duração superior a 3 meses, é necessário solicitar o Visto de Estudante no próprio país. Inicialmente o visto de estudante é válido por 3 meses, mas pode ser renovado por até 8 meses. O estudante que quiser pode trabalhar até 20 horas semanais, enquanto estiver fazendo o curso.

Vários tipos de vistos podem ser solicitados no site oficial do governo irlandês, entre eles: visto de negócios de curta duração, visto de trabalho, visto para estágio, visto de pesquisador científico e visto de voluntariado.

Para ajudar vocês elaboramos um artigo que explica quais tipos de visto para Irlanda existem.

Países que aceitam brasileiros: Suécia

Os interessados em trabalhar em empresas mundialmente reconhecidas, devem pensar em seguir carreira na Suécia. E mais, o país oferece muitas oportunidades na área de eletrônicos, automobilísticas e industrias de medicamentos. Quer saber o melhor? A Suécia é considerada um país modelo.

A solicitação de residência, tanto para trabalho ou estudo, pode ser feita pelo site da Embaixada da Suécia no Brasil. Lembrando que para trabalho é preciso que o candidato já tenha uma oferta de emprego.

Existem diversos tipos de permissão de trabalho, como por exemplo: pesquisador, esportistas, artistas, au pairs, etc. O tempo de espera para a concessão do visto pode demorar de 3 a 9 meses. Quer saber mais sobre tipos de visto aplicados na Suécia? Confira nossa matéria sobre isso!

Se o interesse for em fazer um curso por tempo superior a 3 meses, é necessário obter uma permissão de residência para estudante. Essa solicitação pode ser feita pela internet na página da Agência de Imigração.

Se o curso tiver duração inferior a 3 meses não é preciso ter a permissão de estudante.

Dependendo do seu objetivo, é possível escolher um país que preencha suas expectativas e proporcione a tão desejada qualidade de vida. Imigrar não é fácil, mas sabendo que existem países que aceitam brasileiros e onde é possível residir legalmente, basta definir seu destino e partir para uma nova experiência!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.