Saiba tudo sobre a Irlanda

Irlanda  / 

A Irlanda é um país que está em destaque no cenário mundial ultimamente, devido a sua excelente qualidade de vida, desenvolvimento e demais características que tornam um dos melhores países para se viver. Também é um dos destinos preferidos de turistas.

Tudo sobre a Irlanda que você precisa saber

Aqui você ficará sabendo tudo sobre a Irlanda. Então, continue lendo até o final e saiba exatamente tudo que você precisa saber sobre esse país, combinado?

Onde está localizada a Irlanda?

A Irlanda na verdade, trata-se de uma ilha – sendo a maior terceira ilha da Europa e a 20º do mundo. O país fica na porção noroeste da Europa e é cercada por outras ilhas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Fronteiras da Irlanda

Ao leste, dividida pelo Mar da Irlanda, fica ao lado da Grã-Bretanha. O país é separado entre a República da Irlanda, que detém cerca de 5/6 do território e a Irlanda do Norte – região sob domínio do Reino Unido.

Como é a moeda e economia da Irlanda?

Moeda da Irlanda
Para saber tudo sobre a Irlanda precisamos também falar sobre seus aspectos econômicos, que são de destaque no cenário mundial. A moeda do país é o Euro, tendo a Irlanda se integrado a União Europeia em 2002.

Depois dos anos 1980, a ilha deixou de ser predominantemente agrícola e passou a investir em uma economia moderna com muitas indústrias, serviços e tecnologia. O país conta bastante com o investimento de capital estrangeiro, pois tem atraído muitas empresas multinacionais, em virtude da mão-de-obra de extrema qualidade que oferece às organizações.

Língua oficial

A Irlanda têm dois idiomas oficiais, o gaelic e inglês. Desde que o final do século XIX que o inglês é a língua mais falada na Irlanda. Para além dessas duas, é possível encontrar um grande número de pessoas que fala Russo, Francês, Alemão, Poláco e Mandarin, devido ao grande número de emigrantes que fizeram da Irlanda a sua casa.

Conheça os países que falam inglês na Europa.

Principais atividades econômicas

As principais atividades econômicas do país é a indústria e os serviços. O maior crescimento dos setores aconteceu entre 1980 e 2000. Em 2016, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), a Irlanda ocupou a 7ª posição mundial e a 5º na Europa. Além disso, atualmente, a ilha é a maior produtora de zinco da Europa.

Veja também 15 curiosidades sobre a Irlanda que vão surpreender você.

Dublin, a capital da Irlanda?

Dublin a capital da Irlanda
A capital do país é a famosa cidade Dublin, que recebe turistas diariamente e pessoas para intercâmbio estudantil. Trata-se da maior cidade do país, em território e número de habitantes. É conhecida por ser uma cidade jovem e bastante movimentada, que resume quase tudo sobre a Irlanda. Apresenta grande diversidade cultural, embora ainda preserve características de cidades do interior.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Confira o que já escrevemos sobre fazer um intercâmbio na Irlanda.

Cultura de ir no pub e beber cerveja

Conhecendo a Irlanda
Devido a essa cultura dos pubs, o público conta com inúmeras opções de bares noturnos, com música ao vivo e as valorizadíssimas cervejas irlandesas.

Número de habitantes e localização

A capital tem cerca de 2 milhões de habitantes. A cidade é considerada uma das mais antigas da Europa. Portanto, há muitas construções antigas e históricas pela capital irlandesa.

Dublin ainda conta com uma localização privilegiada, que a deixa ainda mais interessante. Ela se situa em uma região costeira cercada por montanhas.

Atrações turísticas de Dublin

A capital ainda oferece outras atrações turísticas interessantes, como parque e museus. Destaque para a famosa fábrica da cerveja Guinness – muito visitada.

Phoenix Park

Outra atração é o lindo Phoenix Park, que possui 707 hectares. Ele data a década de 1600 e é cerca de 30% coberto por árvores. Também é a moradia de muitos animais que podem ser vistos por quem passeia no parque.

Dublin Zoo

Além disso, dentro do Phoenix Park está localizado o Dublin Zoo – um dos zoológicos mais completos da Europa. Acomoda milhares de espécies de animais.

Temple Bar

Em Dublin temos também o Temple Bar, que se trata de uma área formada por vários quarteirões e é conhecida como o “quarteirão cultural”. Aqui concentram-se muitos turistas em busca de diversão.
A região conta com diversos restaurantes, casas noturnas, cafés, pubs, entre outras atrações. É uma área bastante frequentada à noite, tanto por moradores quanto turistas.

Sistema de transportes públicos na Irlanda e em Dublin

Transporte público na Irlanda

O sistema de transporte público é mais uma peculiaridade da capital irlandesa para quem quer saber tudo sobre a Irlanda. Os principais meios para se locomover são os ônibus e o bonde, que é chamado de Luas. Também há o trem metropolitano que leva os passageiros de Dublin até as cidades mais próximas, facilitando muito o acesso.

Você precisa de dispor de moedas para andar de ônibus

Vale ressaltar, se você quer saber tudo sobre a Irlanda, saiba que os ônibus de Dublin não aceitam o pagamento do transporte em dinheiro de papel e também não oferece troco. Para andar neles, então, a pessoa deve dispor de moedas e não há uma tarifa fixa, sendo que o passageiro paga o equivalente pelo que percorrer.

Como funciona o Luas

Já o Luas conta com duas linhas: a verde e a vermelha. Conforme os ônibus, o valor que é pago pelo transporte é calculado pela distância que o passageiro usa o bonde. Mas as pessoas não precisam andar com moedas. Uma alternativa bem mais simples é oferecida para usar o transporte público em Dublin.

Vale muita apena adquirir e usar o Leap Card

Vamos dar uma dica para você que quer saber tudo sobre a Irlanda. Trata-se do Leap Card. Esse cartão pode ser adquirido em diversos pontos de vendas e funciona como um cartão pré-pago. A pessoa o carrega com euros e toda vez que usa o transporte público faz o pagamento com essa tarjeta.

E o clima da Irlanda, como é? Quente? Frio?

Clima na Irlanda
Não podemos falar de tudo sobre a Irlanda sem citar o seu peculiar clima úmido e ameno. O território conta sempre com altas probabilidades de chuva – apesar de não serem intensas.

As temperaturas também são, praticamente ao longo de todo o ano, mais se comparadas às do Brasil, que é um país tropical. Raramente as temperaturas do país ultrapassam os 25ºC, mesmo no Verão (julho a agosto) – apesar de alguns dias mais serem quentes que isso.

Confira também como são as estações do ano na Europa.

O Inverno não é tão frio como noutras regiões da Europa

O Inverno (agosto a outubro) as menores temperaturas registradas costumam ser de 4 ou 5ªC. Tais índices são considerados amenos, se compararmos com as temperaturas de Inverno de outras regiões da Europa.

A Bandeira da Irlanda, saiba o que as cores significam

Bandeira da Irlanda

A bandeira da Irlanda é um ponto a parte. Os irlandeses costumam chamá-la de a “tricolor irlandesa”. A bandeira nacional da Irlanda apresenta formato retangular e é composta por 3 faixas verticais do mesmo tamanho. A faixa da esquerda tem a cor verde, a faixa do meio, branca e a faixa da direita tem a cor laranja.

As cores da bandeira representam:

  • Verde: a tradição gaélica da Irlanda e também o republicanismo;
  • Branco: representa o desejo por paz;
  • Laranja: os seguidores de William III, de Orange – que foi rei da Inglaterra e da Irlanda no final do XVII.

A origem da bandeira irlandesa, no seu formato e cores, vem da década de 1910. Foi a própria República Irlandesa que a criou durante a guerra de sua independência da Inglaterra.

Cidades da Irlanda, conheça as 5 mais visitadas

Além de Dublin, a Irlanda conta com importantes cidades, que também são procuradas por pessoas que desejam passar um tempo no país, como os intercambistas.

Confira um guia que já compartilhamos para morar na Irlanda.

Limerick

É a cidade mais jovem do país. A região se caracteriza por preservar seu passado medieval nas suas construções. É uma cidade que a média dos habitantes tem menos de 30 anos. Portanto dá para imaginar que diversão é o que não falta em Limerick.

A cidade conta com muitos pubs, teatros, vistas exuberantes, teatros, museus e muitos espaços de dança. A cidade também tem uma forte tradição nos esportes rugby e no futebol gaélico.

O Erick (fundador da Euro Dicas) já morou em Limerick e foi uma experiência de uma vida. Veja por que ele saiu do Brasil e como foi morar na Irlanda.

Algumas dicas de atrações em Limerick

  • The Hunt Museum: o museu conta com um dos mais belos acervos de artes e antiguidades da Irlanda. Lá você pode contemplar tanto peças pré-históricas como obras mais recentes, como de Picasso, Renoir e Leonardo Da Vinci;
  • Castelo do rei João: Trata-se da mais autêntica e bonita construção medieval de Limerick. A construção data quase um século;
  • Catedral de Santa Maria: Fica no centro da cidade e apresenta uma majestosa construção. Foi construída por volta de 1168.

Galway

Outra cidade irlandesa de destaque é Galway – considerada a região mais boêmia do país. Trata-se de uma cidade litorânea da costa oeste do país, com prédios centenários – alguns que datam períodos anteriores a 1270.

Destaque também para as belas praias e paisagens naturais. Vale ressaltar ainda o famoso festival de artes que acontece na cidade, lojas super coloridas, ruas bem estreitas e repletas de vielas – além de construções históricas com castelos, palácios, pubs antigos e igrejas.

Visitar o Museu de Galway é obrigatório

Quem visita a cidade não pode deixar de ir ao Museu de Galway, que conta com relíquias especiais, como a “espada cívica de Galway”. A espada é do tempo do rei “James I” e “a grande maçã” – uma peça de grande valor histórico e cultural e que o país tem nela como uma representação de poder. O objeto é datado de 1710.

O museu também oferece a oportunidade de conhecer objetos históricos, desde o período das cavernas, passando pelo período medieval até chegar a obras mais atuais.

Outras atrações em Galway

O Atlanta Aquaria também é atração obrigatória para quem visita Galway. O aquário conta com mais de 170 espécies de animais marinhos de água doce e salgada. Nele pode-se avistar arraias, tubarões, belíssimas estrelas do mar e esqueletos de baleias.

Além disso a cidade oferece o Abadia de Kylemore – que é uma das atrações mais procuradas da Irlanda. Trata-se de um belíssimo castelo em formato cilíndrico, que se localiza a beira de um lago. A construção data o ano de 1867.

Você pode conferir quais são as melhores cidades para viver na Europa.

A cidade de Cork

Cidade de Cork
É uma cidade que se orgulha por ter sido palco de grandes batalhas e que abrigou muitos revolucionários. Atualmente, porém, é uma região tranquila.
Oferece diversos museus e atrações turísticas, sendo considerada a capital cultural da Europa no ano de 2005.

Na cidade, acontecem diversas apresentações e festivais de danças típicas, artes e cervejas artesanais. Destaque também para os prédios históricos, igrejas e castelos.

Dicas do que visitar em Cork

  • Destilaria Jameson: Quem pensa que bom uísque é só o escocês, precisa provar esta maravilha da Irlanda!
  • Cork City Gaol: trata-se de um passeio interessante, pois é uma antiga prisão que data o século XIX. A construção, porém, se assemelha a um castelo;
  • Museu de Cork: construção do ano de 1845, que conta com mais de 70 mil metros quadrados de belos jardins. Também apresenta objetos e peças de arte que contam a história da cidade.

Malahide

É uma cidade também bastante procurada por turistas e que vale ser visitada. Fica apenas 15 km de Dublin. É uma cidade extremamente aconchegante – onde você pode encontrar desde castelos até praias. Se você estiver em Dublin é bem fácil ir até Malahide. Há duas formas de chegar: você pode ir de ônibus ou de trem.

Você não pode deixar de conhecer os Gardens, que são os belíssimos jardins e praças distribuídas por toda a cidade. Além dos campos para golf e cricket. Mas o ponto alto da cidade é realmente o grande castelo que recebe uma quantidade enorme de turistas. Objetos antigos e a bela construção medieval são os destaques.

Visite o Jardim botânico de Malahide

Além disso, também vale a pena visitar o jardim botânico de Malahide, que apresenta milhares de espécies de plantas e flores. Um belíssimo passeio.

Bray

Localizada a menos de 30 minutos de Dublin, Bray é ideal para quem quer morar e estudar em uma cidade pequena com praia, mas ainda assim quer ficar próximo de todas as facilidades e vantagens de Dublin.

O Portão para os Jardins da Irlanda

Bray é considerada o “portão para os jardins da Irlanda” e conta com uma população de aproximadamente 20 mil pessoas. Fica localizada a apenas 20 km de Dublin.
A cidade tem uma estrutura do interior. E como é próxima a Dublin é como se fosse uma extensão da capital irlandesa. A maioria dos habitantes da cidade estudam e trabalham em Dublin.

O turismo movimenta muito a cidade de Bray

Apesar disso, o local conta com boa rede de serviços. O turismo é o que movimenta mais a cidade de Bray, pois trata-se de uma região litorânea mais procuradas pelos irlandeses. Conta com várias trilhas que, se completadas, dão acesso a imagens maravilhosas no mar da Irlanda – que banha o país e o separa da Grã-Bretanha.

Essa cidade é muito ocupada por jovens, que querem aproveitar a praia sem ter de se deslocarem para muito longe da capital.

Veja ainda quais são as cidades mais baratas para viver na União Europeia.

Qual a diferença República da Irlanda e da Irlanda do Norte?

Acha que já sabe tudo sobre a Irlanda? Se sua resposta foi sim, saiba que ainda não. Como, por exemplo, muita gente acha que a República da Irlanda e a Irlanda do Norte se tratam de um mesmo país, mas não.

Irlanda é um país autônomo e independente

Em primeiro lugar, a Irlanda é um país autônomo e independente. Já a Irlanda do Norte pertence a Grã-Bretanha. A Irlanda ocupa 5/6 do território, sendo que 1/6 é ocupado pela Irlanda do Norte. A Irlanda tem uma população aproximada de 4,7 milhões de pessoas e a Irlanda do Norte, cerca de 1,8 milhões.

Outra diferença também é em relação a conflitos, a Irlanda do Norte teve muitas pessoas mortas durante a segunda metade do século XX. O conflito foi mais interno do que externo.

A população protestante (a maioria e descendente de britânicos), pretendia preservar os laços e o domínio da Grã-Bretanha. Do outro lado estiveram os católicos, que, em sua maioria, eram a favor da independência da Irlanda do Norte, que, como sabemos, não aconteceu.

Sim, vale muito a pena visitar a Irlanda!

Vale a pena visitar a Irlanda

Como podemos ver, não faltam motivos para que tantas pessoas atualmente desejem visitar a Irlanda, fazer um intercâmbio, aprender inglês ou mesmo morar e trabalhar. O país tem uma das melhores qualidades de vida do mundo e desenvolvimento.

Com certeza que não tem o clima do Brasil, mas por outro lado, o país dispõe de paisagens fantásticas, uma história e cultura única.

Agora que já sabe tudo sobre a Irlanda, vale a pena colocar o país no seu roteiro de viagens, não acha?

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.