Visto para Irlanda, saiba como funciona e qual visto você deve solicitar

Tipos de visto para Irlanda

Irlanda  / 

A Irlanda é um dos países que mais atraem brasileiros que procuram a experiência de estudar fora. Isso graças às oportunidades que o país oferece e o fato de ser um dos poucos países que aceitam estrangeiros para estudar e trabalhar por meio período.

Mas eu também sei quantas dúvidas o assunto de “visto para Irlanda” cria em nossa cabeça. Então eu preparei um guia para você saber tudo sobre o assunto e saber como solicitar o seu visto.

Como funciona o visto para Irlanda

Além das oportunidades, a Irlanda também oferece uma facilidade que muitos países não oferecem, o visto para Irlanda é emitido em solo Irlandês. Isso é uma facilidade porque a parte de planejamento da viagem se torna mais simples e rápida.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O visto só emitido já na Irlanda

Eu sou o maior exemplo, decidi viajar para Irlanda 2 semanas antes da minha viagem, isso só foi possível porque o visto seria emitido depois que eu entrasse no país.

Agora que você já sabe que o visto para Irlanda vai ser emitido depois que entrar no pais, vem comigo que eu te explico qual visto é requerido caso você venha fazer turismo, estudar, trabalhar ou morar permanentemente na Ilha da Esmeralda.

Precisa de visto para Irlanda?

Assim como grande parte dos países na Europa, o brasileiro não precisa de visto para Irlanda quando vem ser turista. Isso lhe dá direito apenas de permanecer 90 dias em solo Irlandês.

Quais são os requisitos para entrar a turismo?

Para entrar no país sendo turista é necessário ter passaporte em dia, passagem de volta, acomodação garantida, seguro saúde internacional em mãos e dinheiro suficiente para usar durante seu tempo de estadia no país.

Saiba mais sobre o seguro de viagem para a Irlanda.

Visto de estudante para Irlanda

Se você vem como estudante para Irlanda e vai ficar mais do que 90 dias no país será requerido a emissão de um visto, que você deverá retirar em um prazo máximo de um mês depois que passar na imigração. Existem dois diferentes vistos para estudantes brasileiros.

Saiba se vale a pena ou não fazer um intercâmbio na Irlanda.

VISTO STAMP 2 – Estudante com permissão de trabalhar

Visto stamp 2
Esse é com certeza o visto para Irlanda mais emitido, isso porque esse visto da a permissão para brasileiros estudarem de 6 a 8 meses em curso de inglês e trabalharem meio período durante essa experiência. Esse visto tem a validade de oito meses e pode ser renovado 2 vezes.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quem pode requisitar esse visto?

O Stamp 2, conhecido como IRP (Irish Residence Permit), também é o visto requerido para pessoas que venham fazer graduação, mestrado ou doutorado na Irlanda, mas nesse caso o visto é anual e você terá direito de renovar todo ano, até terminar o seu curso.

Cuidados a ter antes de passar imigração

Vale lembrar que mesmo tendo que emitir o visto em solo irlandês, a regra é clara, em qualquer caso para passar na imigração irlandesa é preciso ter passaporte em dia, seguro de saúde internacional em mãos, cobrindo todo tempo da sua estadia no país, e acomodação garantida por pelo menos uma semana.

Mais documentos podem ser pedidos

Além do básico necessário para passar na imigração, quando você decide vir como estudante, que vai ficar mais do que 90 dias no país, mais documentos podem ser pedidos na imigração.

Então, preparar e levar toda a documentação é muito importante

Basicamente, a imigração tem o direito de pedir qualquer documento que você já deveria ter para apresentar na hora da retirada do visto.

Se você ainda assim tem algum receio sobre passar na imigração, veja as dicas que eu escrevi para passar tranquilo pela imigração na Irlanda.

Documentos necessários

Os documentos necessários para emissão do visto para Irlanda Stamp 2, o IRP (Irish Residence Permit) são:

  • Passaporte válido;
  • Carta da escola de Inglês, com a confirmação da matricula em um curso de no mínimo 6 meses e com um mínimo de 15h de carga horária semanal;
  • Comprovação de 3 mil euros (€500 para cada mês de estadia no país);
  • Seguro de saúde internacional governamental ou privado que cubra todo tempo de estadia no país;
  • Comprovação de residência por pelo menos uma semana, com endereço ;
  • €300 – valor cobrado pela emissão do IRP, deve ser pago no cartão de débito ou crédito no dia agendado para emissão do visto.

O agendamento é feito online

Como pedir visto para Irlanda
Depois de passar pela imigração você terá no máximo 30 dias para agendar a entrevista para retirar seu visto, o agendamento é feito online pelo site do governo irlandês.

Tente agendar com antecedência

Como o visto IRP é o mais emitido pelo país, em cidades como Dublin, onde o número de imigrantes é o mais alto do país, existe uma longa lista de espera para o agendamento online.

Agendar antes de desembarcar

Minha dica é tentar agendar antes de desembarcar na Irlanda, isso pode salvar você de qualquer estresse ou dor de cabeça.

A entrevista é rápida, mas você pode demorar a ser atendido

Se você tiver todos os documentos em mãos, não tem porque se preocupar com o processo de entrevista, ele é bem simples e rápido. É bom avisar, porem, que apesar da entrevista ser rápida, em dias mais movimentados, mesmo tendo um horário marcado, o processo pode ser um chá de cadeira, então vá com muita paciência.

É um jogo de sorte, você pode tirar seu visto para Irlanda em 20 minutos ou 4 horas, depende do tamanho da fila de pessoas na sua frente.

Renovação do visto STAMP 2

Em caso de renovação do visto IRP, o governo irlandês também leva bastante a sério a presença do imigrante nas aulas frequentadas anteriormente. É importante sempre manter 85% de presença nas aulas, percentagem estipulada pelo próprio governo.

Essa informação será checada na hora que você renovar seu visto e será levada em conta para a aprovação da sua renovação.

Outros tipos de visto para Irlanda

Ao longo desse texto eu falei bastante do Visto para Irlanda – STAMP 2 e provavelmente você se deve estar perguntando:

Mas o visto STAMP 2 é a melhor opção para brasileiros?

Depende.

Apesar de o visto STAMP 2 ser o mais popular entre os brasileiros, isso não significa que seja a única a opção para brasileiros. A Irlanda, tal como outros países da Europa oferece a possibilidade de se fazer outros tipos de visto, como visto de trabalho. Vou explicar como cada um funciona.

Stamp 2A – Estudante sem permissão de trabalhar

Esse visto é mesmo comum, mas funciona para pessoas que venham estudar na Irlanda em um curso que não esteja presente na lista (ILEP), ou seja, pessoas que não venham estudar um curso de inglês full time e nem um curso universitário integral. Esse visto tem duração máxima de 6 meses.

Cursos de curta duração, profissionais ou ensino médio

Estudantes que se enquadram nesse visto vem para Irlanda para, por exemplo, fazer um curso de fotografia, cinema, culinária, ou então, estudar apenas um semestre em uma faculdade irlandesa. Esse visto para Irlanda também é requerido para estudantes estrangeiros que queiram estudar o ensino médio em uma escola na Irlanda.

É um visto menos solicitado

Esse visto é menos comum principalmente porque não dá direito de o estudante trabalhar, sendo que o processo para retirada do visto é o mesmo que o do Stamp 2, e também só poderá ser renovado mais 2 vezes.

Trabalhar ou morar permanentemente na Irlanda

Visto para trabalhar na Irlanda

Com um dos salários mais altos da Europa, sem duvida nenhuma o sonho de grande parte dos estrangeiros que vem para Irlanda é conseguir um visto de trabalho ou moradia permanente, que o permita ter um trabalho full time sem nenhuma restrição. Então, vem comigo que eu te explico quais são os vistos de trabalhos e moradias permanentes mais comuns para os estrangeiros.

Stamp 1 – Visto para Irlanda de trabalho

Com o Stamp 1 você tem a permissão de trabalhar full time em solo irlandês.

O processo de emissão do visto para Irlanda Stamp 1 é complexo, isso porque requer que você tenha uma proposta de emprego e o contratante uma permissão para contratar um estrangeiro. Veja como conseguir emprego na Irlanda.

Quando contratado, o imigrante não poderá trabalhar em outros cargos, nem se envolver em negócios ou profissões sem a autorização do Ministério da Justiça e Igualdade irlandês.

Para esse visto é necessário que o estrangeiro já tenha pelo menos um dos documentos de permissão abaixo:

  • Work Permit, Green Card ou outra permissão para administrar negócios na Irlanda;
  • Permissão de residência na Irlanda;
  • Permissão de trabalho como dependente de conjugue;

Stamp 4 – Permissão de moradia e trabalho full time

O Stamp 4 é o visto mais desejado por grande parte dos imigrantes. Com esse visto você terá direito de morar e trabalhar full time na Irlanda, por um determinado tempo.

No fundo é o visto de “reagrupamento familiar

O stamp 4 ao pé da letra é o visto para Irlanda para estrangeiros que são cônjuges, filhos ou pais de europeus. Mas esse visto também se aplica para algumas exceções como refugiados, pesquisadores que venham trabalhar na Irlanda e estrangeiros que tenham a um tempo determinado um work permit.

Pode ser interessante saber também qual é o custo de vida na Irlanda.

3. Stamp 1G – Recém Graduados

Criado a pouco tempo pelo governo irlandês, o visto Stamp 1G serve para ajudar o estudante não europeu recém graduado a melhorar suas chances no mercado de trabalho. Com esse visto o estudante tem direito a 1 ano, depois de se formar na faculdade, tendo a permissão de trabalhar full time (40h).

Não pode ser renovado, mas pode ser uma oportunidade

Esse visto não pode ser renovado, mas é ótimo para o estudante estrangeiro, que ganha um ano a mais, depois da sua graduação, para conseguir um work permit, green card ou qualquer permissão mais duradoura de morar e trabalhar permanentemente na Irlanda.

Cenários específicos para morar na Irlanda

São muitos os cenários que podem fazer você vir morar na Irlanda. Dependendo da sua situação você pode precisar de outros vistos mais específicos como:

  • Stamp 3 (Permanência sem permissão de trabalho);
  • Stamp 5 (Imigrantes residentes legalmente há pelo menos 8 anos no país);
  • Stamp 6 (Dupla nacionalidade);

No site do governo irlandês é possível saber exatamente qual visto cabe a você e aplicar para qualquer um dos vistos.

Mas afinal, pedir visto para Irlanda é fácil?

Nenhum processo de visto para a Irlanda é tão simples, sempre existe muita burocracia e controle por parte do governo, mas sem dúvida nenhuma a Irlanda é um país onde existem as mais variadas opções para o estrangeiro que decide desembarcar aqui.

Muitos brasileiros acabam arrumando um emprego na área

É comum ver brasileiros chegando na Irlanda apenas para fazerem um intercambio, estudar inglês e trabalhar por meio período, e acabarem ficando para sempre.

Isso acontece porque muitos acabam encontrando um emprego na sua área de atuação, conseguindo um work permit, por exemplo, decidindo ficar e construir uma vida na Ilha da Esmeralda.

Gostou da ideia? Está pensando em vir morar na Irlanda? A gente te ajuda! Dá uma olhada no nosso artigo como morar na Irlanda.

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.