Se você está considerando cursar uma pós-graduação na Irlanda, saiba que essa é uma ótima decisão. O país é mundialmente reconhecido pelo alto nível de educação e tem diversas universidades renomadas nos rankings de melhores instituições do mundo.

Selecionamos todas as informações que você precisa para começar a planejar seu curso de pós-graduação na Irlanda. Confira como aplicar, valores, requisitos, os melhores cursos e universidades e também como conseguir a tão desejada bolsa de estudo de pós-graduação. Acompanhe!

Como fazer pós-graduação na Irlanda?

Para fazer pós-graduação na Irlanda, é preciso primeiro que você já tenha um diploma de graduação. Aqui, o bacharelado também pode ser chamado de “QQI (Quality and Qualification in Ireland) Level 7 Ordinary Bachelor Degree” ou se você conquistar o diploma com horas, você se qualifica para o “Level 8 Honours Bachelor Degree”. Esse é um índice de 1 a 10 que representa o nível de ensino de cada curso.

Além disso, será preciso alcançar os resultados mínimos exigidos em um exame de proficiência em inglês – IELTS (International English Language Testing System), Cambridge ou TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

Depois de definir o curso e a universidade, tenha em mente dois fatores:

  • As vagas nas universidades irlandesas são limitadas. Tenha cuidado com o prazo de inscrição e inicie todo o processo de aplicação com pelo menos 6 meses de antecedência;
  • Confira se há alguma exigência extra no seu curso ou instituição escolhidos. Devido a isso, pode ser solicitado algum teste, entrevista ou documento adicional.

Mais adiante, falaremos, ainda, mais a documentação padrão e a tradução juramentada.

Como funciona a pós-graduação na Irlanda?

A educação na Irlanda é dividida por níveis, o chamado NFQ (Irish National Framework of Qualifications).

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

O quadro irlandês de qualificações possui 10 níveis, sendo eles:

  • Nível 1 ao 6 sendo a educação das escolas;
  • O nível 7 corresponde aos cursos técnicos do Brasil e ao bacharelado, sem honras;
  • E a partir do nível 8 são os cursos de conclusão da graduação e as pós-graduações: especializações, mestrados e doutorados.

Os cursos de pós-graduação/especialização duram normalmente um ano. Os programas de mestrado somam mais 2 ou 3 anos de ensino superior; e o doutorado pode levar aproximadamente 4 anos.

NFQ Level 8 – Higher Diploma

O diploma superior representa um ano extra de estudos após os três anos do nível 7. Essa certificação pode ser equivalente a uma especialização e corresponder a um diploma de pós-graduação para muitas empresas.

NFQ Level 9 – Postgraduate Diploma / Masters Degree

Os diplomas de nível 9 são de pós-graduação e mestrado na Irlanda e podem levar entre 1 e 3 anos para serem concluídos. O estudo pode ser baseado em pesquisas e envolve a entrega de uma tese para conclusão do curso.

NFQ Level 10 – Doctoral Degree

O nível 10 corresponde ao título de doutor. Assim como no Brasil, os estudos são feitos a partir de uma tese com base em pesquisas na área escolhida. A duração do doutorado é de aproximadamente 4 anos.

Como se candidatar a um curso de pós-graduação na Irlanda?

Para se candidatar a um curso de pós-graduação na Irlanda, você precisa primeiro definir o curso e a instituição para aplicar no programa, apresentar a documentação necessária e pagar a taxa de inscrição. Confira também se há alguma exigência ou prova extra. Para algumas modalidades e cursos é exigido que o candidato faça uma entrevista.

Campus da Unidade de Galway em dia de sol na Irlanda
A Universidade de Galway é uma das mais tradicionais da Irlanda e exige dos estudantes internacionais o teste de proficiência

À parte disso, todas as universidades exigem uma série de documentos e cartas. Todos os estudantes que não tiverem o inglês como sua primeira língua precisam prestar teste de proficiência em inglês. Outro passo importante é a validação do seu diploma de graduação, que deve vir acompanhada da tradução juramentada.

A admissão em um curso de pós-graduação na Irlanda depende também da análise do seu currículo profissional e acadêmico e de uma carta de apresentação onde você deve apresentar sua motivação e um propósito.

Requisitos para fazer pós-graduação na Irlanda

O primeiro requisito para fazer pós-graduação na Irlanda é que o candidato tenha um diploma de bacharelado. Será necessária também tradução juramentada dele e a validação do diploma na Irlanda. A comprovação do domínio da língua inglesa com certificado também é um requisito.

E, além disso, para estudantes brasileiros sem cidadania europeia, é necessária a aplicação para o visto de estudante e seguro médico privado.  Para o visto Stamp 2, será preciso apresentar a matrícula em um curso de período integral. Confira abaixo uma lista completa dos documentos exigidos.

Como é o processo seletivo da pós-graduação na Irlanda?

O processo seletivo de pós-graduação na Irlanda é bem parecido com o do Brasil, feito a partir da análise de documentos. As instituições buscam estudantes comprometidos, por isso, prezam pelas notas do histórico escolar do estudante e seu currículo profissional e acadêmico.

Depois é feita uma análise das intenções e ambições do candidato em relação ao curso e ao futuro na área. E isso é feito a partir da sua carta de apresentação. Pode ser solicitada também uma carta de referência.

Documentos para fazer pós-graduação na Irlanda

Há uma lista padrão de documentos exigidos para fazer pós-graduação na Irlanda. Mas leve em consideração que cada instituição pode ter a sua particularidade, especialmente dependendo do curso e nível escolhido.

Em linhas gerais, a lista de documentos inclui:

  • Diploma de graduação traduzido para o inglês;
  • Histórico da faculdade traduzido para o inglês;
  • Certificado de proficiência no inglês;
  • Cópia do seu passaporte;
  • Currículo profissional e acadêmico em inglês;
  • Carta de referência;
  • Carta de apresentação com motivação e declaração de propósito também em inglês.

Observe que é exigida a tradução juramentada em inglês dos seus documentos. A boa notícia é que a plataforma Yellowling pode auxiliar nessa etapa. A empresa possui um corpo de profissionais certificados e juramentados que trabalham na tradução do português para qualquer idioma.

E para facilitar o processo, tudo é feito diretamente pelo site. É só solicitar um orçamento com a Yellowling e enviar os documentos a serem traduzidos. Você receberá as traduções assinadas digitalmente.

Documentos para cidadão brasileiro

Além da lista de documentos já citados e exigidos para aplicação nas universidades, cidadãos brasileiros precisam somar alguns documentos para a aplicação do visto de estudante para Irlanda, Stamp 2.

Para isso, observe também que é preciso estar matriculado em um programa acadêmico de tempo integral. Os vistos de estudante não são aprovados para programas acadêmicos de meio período.

Portanto, cidadãos brasileiros chegando do Brasil para um programa de pós-graduação, precisam ter em mãos os seguintes documentos ao chegar na imigração na Irlanda:

  • Passaporte;
  • Comprovante de matrícula em curso superior integral listado na ILEP: verifique se o curso e a instituição escolhidos fazem parte da Lista Provisória de Programas Elegíveis, o ILEP (Interim List of Eligible Programmes);
  • Prova de que você pagou as taxas de faculdade;
  • Comprovante de financiamento da bolsa (se aplicável);
  • Seguro médico privado ou seguro de viagem com cobertura médica para acidentes e incidentes médicos, incluindo internações hospitalares na Irlanda, válido por 12 meses.

Quando atender ao seu agendamento na Imigração para solicitar o IRP (Irish Residence Permit), inclua aos seus documentos a prova de que você já iniciou seu curso.

Para cidadãos brasileiros que já residem na Irlanda, com visto de estudante de inglês ou estão aplicando para renovação, tenham em mãos todos os documentos listados acima, adicionando cópia frente e verso do cartão IRP atual. Considerem também que seguro viagem não é suficiente para a renovação do visto, é preciso o seguro médico privado.

Documentos para cidadão europeu

O cidadão europeu precisa apresentar todos os documentos padrões exigidos na aplicação das universidades para fazer pós-graduação na Irlanda.

  • Diploma de graduação traduzido para o inglês;
  • Histórico da faculdade traduzido para o inglês;
  • Certificado de proficiência no inglês;
  • Cópia do seu passaporte;
  • Currículo profissional e acadêmico em inglês;
  • Carta de referência;
  • Carta de apresentação com motivação e declaração de propósito também em inglês.

Precisa de visto para fazer pós-graduação na Irlanda?

Sim, se você não possui cidadania europeia, é preciso aplicar para o visto de estudante, o Stamp 2. Ele é aplicado após a sua chegada no país.

Estudantes em sala de estudos
Estudantes na Irlanda precisam aplicar para o Stamp 2. Após a conclusão do curso, universitários podem solicitar o Stamp 1G.

O visto de estudante também concede permissão para trabalhar na Irlanda por até 20h semanais e 40h em períodos específicos.

Para estudantes universitários, após a conclusão do curso, é possível aplicar para outro tipo de visto para a Irlanda, o Stamp 1G. Ele permite que os estudantes permaneçam por mais 1 ou 2 anos no país a fim de se inserirem no mercado de trabalho. E, durante essa aplicação, é permitido trabalhar 40h semanais.

Quanto custa pós-graduação na Irlanda?

Os valores de uma pós-graduação na Irlanda podem variar de 3 mil a 35 mil euros por ano.

O governo irlandês financia altos investimentos no ensino do país, levando o sistema educacional a ser considerado um dos melhores do mundo. Mas é também devido a isso que o investimento em faculdade na Irlanda pode ser alto, especialmente para aqueles que não possuem cidadania europeia.

As taxas variam muito, dependendo do curso; do programa e universidade escolhidos. Além disso, estudantes cidadãos da União Europeia, Suíça ou Reino Unido, pagam tarifas mais baixas, entre 3 mil e 30 mil euros por ano, de acordo com o Portal Master. Se você não tem cidadania europeia, calcule valores entre 10 mil e 35 mil euros por ano.

Curso Universidade  Valor anual
Master em Finanças Trinity College Dublin 25.500€
Mestrado em Direito e Política Europeia DCU 16.500€
Mestrado em Engenharia Civil University of Galway 27.000€
Master em Business DCU 17.600€

Existe bolsa de estudo para pós-graduação na Irlanda?

Sim! E a boa notícia é que são várias as opções de bolsas de estudo na Irlanda, inclusive para pós-graduação.

O chamado Government of Ireland Postgraduate Scholarship Programme (GOI-PG), é uma iniciativa criada pelo Departamento de Ensino Superior, Pesquisa, Inovação e Ciência da Irlanda e concede bolsas de estudos de até 28 mil euros por ano para estudantes interessados em cursar uma pós-graduação.

O objetivo é incentivar e apoiar a pesquisa em todas as áreas acadêmicas. Para aplicar, o candidato precisa apresentar diploma e histórico universitário com bom desempenho acadêmico. Além disso, é solicitado o preenchimento de um formulário e cartas de recomendação.

O Programa de Bolsas de Pós-Graduação do Governo da Irlanda é altamente competitivo, com uma taxa média de sucesso de 18% nos últimos cinco anos. Essa é uma excelente oportunidade de ganhar destaque na área acadêmica como líder de pesquisa.

As bolsas têm duração de um ou dois anos para mestrado, e três ou quatro anos para doutorado.

Também é possível conseguir bolsas de estudo para universidade na Irlanda através de alguns programas de instituições do Brasil. Entres eles, CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Santander Universidades.

Trinity College vista de cima, uma das melhores instituições para fazer pós-graduação na Irlanda
Com sua arquitetura ímpar, a Trinity College ocupa o primeiro lugar da lista de melhores universidades para fazer pós-graduação

Outra opção são as opções de bolsas oferecidas diretamente pelas universidades irlandesas. Trinity College Dublin, University College Dublin e National University of Ireland Galway são alguns exemplos de instituições que possuem seus próprios programas seletivos para bolsas de estudos integrais ou parciais.

E para brasileiros com passaporte europeu ou Stamp 4 há ainda a opção do Springboard, programa do Ministério da Educação da Irlanda. São diversas vagas gratuitas ou parcialmente subsidiadas em várias universidades irlandesas. Os cursos são oferecidos dentro de quatro áreas que o governo identificou como críticas no país: habilidades digitais, habilidades comportamentais, gerência e liderança e lugares para se trabalhar no futuro.

Como escolher o curso de pós-graduação na Irlanda?

A variedade de cursos de pós-graduação na Irlanda é ampla, por isso, pode se tornar uma decisão difícil escolher qual curso fazer. A principal dica é buscar um programa que combine os seus interesses pessoais e metas de carreira com a sua futura área de atuação no mercado de trabalho. Quatro fatores podem ser fundamentais para ajudar você com essa questão. Confira.

1. Tipo de pós-graduação

Defina antes qual pós-graduação você busca. No Brasil, elas são divididas entre lato sensu e stricto sensu.

Os cursos lato sensu, NFQ nível 8 ou 9 na Irlanda, englobam as especializações e alguns cursos de mestrado, mais objetivos e voltados para a atuação no mercado de trabalho. Stricto sensu, NFQ nível 9 ou 10 na Irlanda, incluem os mestrados e doutorados mais focados em pesquisa e atuação no mundo acadêmico.

2. Área de interesse e objetivo na carreira

Mapeie as áreas com as quais você tem interesse em trabalhar, estabeleça seus objetivos profissionais e monte um plano de carreira.

Pretende atuar na Irlanda? Em outro país da Europa? Ou o objetivo é voltar para o Brasil? Qual o salário pretende receber? Todas essas respostas podem auxiliar você na hora de começar a filtrar o melhor curso para sua pós-graduação na Irlanda.

3. Mercado de trabalho

Mapear também o momento atual do mercado de trabalho e da economia do país onde irá atuar após a formação pode auxiliar, combinando com algumas respostas das perguntas acima mencionadas.

Se seu objetivo é permanecer na Irlanda, por exemplo, os cursos voltados para tecnologia e inovação devem estar no topo da sua lista.

O país é um centro global com diversas empresas de tecnologia e startups. É sempre bom conferir também a lista de quais são as profissões mais bem pagas na Irlanda. Além de Tecnologia da Informação, Logística, Engenharia e cursos voltados para atuar na área da saúde, incluindo em farmacêuticas, também estão em alta no momento.

4. Objetivos do curso

Após definir o curso, é importante também verificar qual universidade vai alinhar melhor com suas preferências e objetivos.

São diversas universidades conceituadas na Irlanda, muito cursos são opções em várias delas, por isso, é importante fazer uma pesquisa sobre a abordagem de cada uma. Busque informações nos sites e se possível converse com alunos que já estão cursando para saber a opinião deles.

Melhores universidades para fazer pós-graduação na Irlanda

A Irlanda possui diversas universidades renomadas. Muitas delas aparecem nos rankings de melhores universidades do mundo, considerando excelência acadêmica e número de estudantes estrangeiros matriculados.

Dentre sites especializados em avaliar e comparar instituições de ensino superior ao redor do mundo, o QS World University Rankings e o CWUR (Center for World University Rankings) indicaram as seguintes instituições como melhores da Irlanda:

  1. Trinity College Dublin;
  2. University College Dublin;
  3. University College Cork;
  4. University of Galway;
  5. University of Limerick;
  6. Dublin City University.

Cursos de pós-graduação mais renomados na Irlanda

Universidades e faculdades na Irlanda são de alto nível e reconhecidas internacionalmente. Seus programas de pós-graduação competem com destinos como Estados Unidos e Reino Unido.

Confira uma lista de alguns dos melhores cursos na Irlanda, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site de consultoria global Sarem Education:

  1. MBA Mestre em Administração de Negócios;
  2. Ciência da Computação;
  3. Engenharia;
  4. Ciência de Dados;
  5. FinTech (Tecnologia Financeira);
  6. Analista de negócios;
  7. Cybersecurity;
  8. Marketing digital;
  9. Gestão de Negócios Internacionais.

Um dos principais jornais irlandês também publicou em março de 2023 um levantamento dos programas mais populares em todo o país. Selecionamos alguns exemplos de cursos que apareceram em mais de uma das oito universidades citadas na matéria:

  • Ciência da Computação (Análise de dados);
  • Gerenciamento e Liderança;
  • Análise de Negócios;
  • Finanças;
  • Estratégia de Marketing Digital;
  • Operações e Gestão da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management);
  • Engenharia de Software;
  • Direito.

Equivalência de títulos entre Irlanda e Brasil

Para cursar uma pós-graduação na Irlanda você precisará validar o seu diploma. A equivalência de títulos entre Irlanda e Brasil é um dos processos mais simples e baratos da Europa.

Para validar, você precisa checar se a sua formação é reconhecida pela Quality and Qualifications Ireland (QQI). Caso encontre equivalência de títulos no site, é preciso apenas fazer o download da declaração de compatibilidade, imprimir e anexar às cópias e tradução juramentada de seu diploma e histórico escolar.

Caso não encontre sua qualificação no Brasil na lista do QQI, entre em contato com o NARIC Ireland (National Academic Recognition Information Center) para apresentar a documentação exigida:

  • Cópia do diploma original;
  • Tradução juramentada para o inglês do diploma original;
  • Cópia do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • Tradução juramentada do histórico escolar com as matérias cursadas e notas;
  • Documento que comprove mudança de nome, caso necessário;
  • Cópia de documentos de graduação, em caso de pós-graduação;
  • Formulário de aplicação.

O prazo para análise é de até 3 meses.

Há ainda os casos de profissões regulamentadas na Irlanda, como contabilidade, odontologia, arquitetura, medicina, nutrição, enfermagem e farmácia.

Nesses casos, se você pretende atuar na área, além de validar o seu diploma na Irlanda, terá que se inscrever no órgão específico que regulamenta a profissão no país. Cada órgão tem autonomia para definir o processo de validação do título, assim como o valor da inscrição.

Fazer pós-graduação na Irlanda é um diferencial na carreira?

Com certeza fazer pós-graduação na Irlanda é um diferencial incomparável na carreira. A Irlanda é mundialmente reconhecida pelo seu alto nível de educação. Suas universidades figuram nos rankings de melhores instituições do mundo.

Atualmente, a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados para quem busca intercâmbio de qualidade. São mais de 19 mil estudantes internacionais nas universidades irlandesas, o que garante uma imersão em um ambiente internacional e enriquecedor. Além de um diploma estrangeiro, você também vai adquirir um alto nível de inglês.

O estudante Luiz Evelin publicou um vídeo em seu canal no Youtube explicando todo o processo do seu mestrado recém-concluído na Dublin City University. Luiz também traz algumas informações e dicas, inclusive sobre bolsas de estudos. Vale a pena conferir!

Vale a pena fazer pós-graduação na Irlanda?

Vale muito a pena fazer uma pós-graduação na Irlanda.

O sistema educacional do país é excelente, com diversas das melhores universidades do mundo como opção. São também várias opções de cursos nas mais variadas áreas e oportunidades de estágios e empregos em um mercado de trabalho aquecido.

A experiência de cursar uma pós-graduação no exterior sempre é válida. Mas cursar pós-graduação na Irlanda, conhecida como um país muito acolhedor, que incentiva os estudos e não se cansa de buscar e reconhecer alunos com excelência, é uma oportunidade única para sua experiência e crescimento pessoal e profissional.

O país é ainda uma alternativa às renomadas faculdades do Reino Unido, especialmente por ter opções de cursos e faculdades com preços mais baixos dos encontrados na Inglaterra.

Considere também os bons salários, especialmente com um diploma de pós-graduação em uma universidade irlandesa; e a grande possibilidade de obtenção de visto de trabalho em uma grande companhia. Morar na Irlanda tem ainda as vantagens de ser um país com alto poder de compra e bastante seguro.

Por isso, um diploma de pós-graduação na Irlanda enriquece muito o seu currículo, independente se sua intenção é voltar para atuar na sua área no Brasil, encontrar uma oportunidade para continuar vivendo na Irlanda ou migrar para qualquer outro lugar do mundo. Com certeza você terá reconhecimento pelos seus estudos na Irlanda.

Pronto para enviar sua aplicação e estudar na Irlanda? Boa sorte!