Pensando em fazer as malas e ir trabalhar na Irlanda? Você sabia que dentre os membros da União Europeia, o país é um dos melhores quando se trata de oportunidades de trabalho? O recente crescimento da economia irlandesa vem gerando cada vez mais oportunidades de emprego e atraindo pessoas do mundo todo.

Com uma das maiores médias salariais da Europa e excelente qualidade de vida, trabalhar na Irlanda tem se tornado o objetivo de muitos que desejam uma oportunidade de entrar no mercado internacional. Quer saber como é trabalhar na Ilha Esmeralda? Vem comigo que eu te conto!

Como trabalhar na Irlanda?

Conseguir um emprego na Irlanda exige algum preparo, desde entender o tipo de vaga para as quais se candidatar, até a adequação do currículo. Confira os primeiros passos na busca de uma oportunidade.

Busque sites confiáveis

Sim, parece um pouco óbvio esse primeiro passo, mas é fato que na euforia acabamos esquecendo por onde começar. Se trabalhar na Irlanda está nos seus planos, comece buscando sites confiáveis que ofereçam vagas de trabalho.

Decida o tipo de vaga que quer aplicar

Para refinar a busca nos sites de emprego, tenha em mente qual o tipo de vaga que você busca. É na sua área? Se sim, você tem fluência na língua inglesa? Ou você busca por vagas informais em que o domínio do idioma não será um requisito?

Adeque seu currículo

Uma vez definido o tipo de vaga que você busca, é importante adequar o currículo para que ele esteja direcionado às oportunidades na área escolhida.

Afinal, se o seu objetivo são as vagas informais para melhorar o aprendizado do idioma, não adianta colocar no currículo a sua extensa experiência na área corporativa no Brasil, por exemplo. Tente incluir experiências mais próximas do que você busca.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Como conseguir um emprego na Irlanda?

Dependendo da área desejada, existem alguns requisitos para quem deseja trabalhar na Irlanda. Por norma, os empregos informais, como bartender, não possuem tantas exigências. Alguns pedem apenas um tipo de experiência na área, ainda que seja no Brasil. Já as vagas de emprego mais específicas, por exemplo, na área de negócios, podem ter mais requisitos, como formação no segmento e fluência no idioma.

Em vagas de empregos informais, será um diferencial ter experiência na área, mesmo não sendo na Irlanda, e também possuir algum curso relacionado à vaga (curso de barista, de bartender, etc.) Conhecimento básico do inglês também ajuda.

Saiba como procurar trabalho na Irlanda

Se tratando de uma vaga de emprego específica, é muito provável que a vaga tenha alguns requisitos, como fluência no idioma, formação na área e validação do diploma.

A fluência no idioma pode ser comprovada através de um certificado de proficiência. Já a validação do diploma é realizada através do QQI (Quality and Qualifications Ireland). Certifique-se de que você possui a tradução juramentada do seu diploma para conseguir dar início ao processo.

Indicamos a plataforma Yellowling para fazer a tradução juramentada do seu diploma. O serviço oferecido é totalmente online, confiável, rápido e com excelente custo-benefício. A plataforma oferece os serviços de mais de 150 tradutores profissionais que podem atender as suas necessidades.

Melhores sites para buscar emprego na Irlanda

Para quem quer trabalhar na Irlanda, a melhor maneira de encontrar uma vaga é através de sites de emprego e recrutamento. Abaixo listamos as plataformas mais conhecidas:

Se a busca for por uma vaga de emprego em uma área específica, uma boa dica é enviar o currículo diretamente no site das empresas. Assim como acompanhar as oportunidades no Linkedin que deve estar atualizado e em inglês, claro.

Para as vagas informais, vale ficar de olho no Facebook, pois costumam surgir oportunidades com frequência em grupos voltados para a divulgação de vagas de trabalho, alguns são voltados especificamente para a comunidade brasileira.

Quais os tipos de visto para trabalhar na Irlanda?

Para os brasileiros que querem trabalhar na Irlanda é requisito ter um visto com permissão de trabalho. Existem três modalidades:

  • Stamp 1 é o visto mais desejado, pois é o visto de trabalho. Para essa modalidade, é necessário que o aplicante já tenha uma proposta de trabalho de uma empresa irlandesa antes de desembarcar no país;
  • Stamp 2 que é o visto de estudante, que é o mais comum e concede permissão de estudo e trabalho aos cidadãos não-europeus;
  • Stamp 4 ou visto de residência, é adquirido através do casamento com um cidadão europeu. O Stamp 4 é a permissão de residência e trabalho.

O visto para trabalhar na Irlanda só é exigido de quem não tem cidadania europeia. Assim, se for cidadão de um dos países que faz parte do bloco, não precisará se preocupar com o documento.

Como estudar e trabalhar na Irlanda?

Caso você não se enquadre nas exigências do visto de trabalho ou do visto de residência, a maneira mais simples de conseguir trabalhar na Irlanda é através do visto de estudante. Essa é a forma menos burocrática e é um ótimo começo para quem quer ter uma experiência de trabalho em terras irlandesas.

Carga de trabalho permitida

No visto de estudante, a imigração irlandesa exige que o estudante tenha uma frequência mínima nas aulas e limita a carga horária de trabalho em 20h semanais, abrindo exceção para trabalho “full-time“, ou seja, 40h semanais, somente na temporada do verão europeu e nas celebrações de final de ano.

Oportunidades de trabalhos para estudantes

A maioria das pessoas que vai estudar na Irlanda quer aprender o idioma ou até mesmo aprimorar o conhecimento da língua. Então, os trabalhos mais procurados acabam sendo os informais, pois estes costumam não exigir fluência no inglês.

Uma boa dica para quem vai focar nas vagas de empregos informais é, se possível, realizar pelo menos um curso, no Brasil ou até mesmo na Irlanda. Cursos de baristas e bartender são bons investimentos. Alguns dos trabalhos mais comuns para estudantes são:

  • Cleaner (limpeza);
  • Barista;
  • Bartender;
  • Garçom/garçonete;
  • Assistente de cozinha;
  • Babá;
  • Entregador.

Áreas com mais oportunidades de trabalho na Irlanda

No setor informal, a área com mais oportunidades de trabalho é a área de serviços. Vagas de emprego na área da limpeza, atendimento em lojas e atendimento em restaurantes são as mais comuns.

Porém, na Irlanda existem áreas de atuação com alto índice de empregabilidade que costumam exigir um nível de escolaridade alto, bem como o domínio do inglês. São elas:

  • Tecnologia da informação;
  • Marketing digital;
  • Idiomas;
  • Engenharia;
  • Enfermagem.

Multinacionais na Irlanda

Ter leis fiscais que facilitam a vida das multinacionais, o inglês como língua nacional e fazer parte da União Europeia, fez com que a Irlanda virasse um polo de empresas globais. Principalmente sua capital, Dublin, que é a casa de empresas como Google, LinkedIn, Yahoo e Airbnb.

Isso é muito bom para nós, brasileiros, já que a presença de multinacionais gera uma necessidade das empresas de contratar pessoas bilíngues, que consigam se comunicar com mais mercados. É aí que nós que falamos português e inglês podemos nos destacar e conseguir a sonhada oportunidade de trabalhar na Irlanda.

Existe emprego para brasileiros na Irlanda?

Sim! Claro que depende bastante do empenho na hora da procura. É importante diversificar as formas de busca. Ou seja, se puder, vá pessoalmente aos locais. Principalmente no setor informal, a proatividade conta bastante.

Se oferecer para um teste sem compromisso é uma boa dica e costuma agradar os empregadores. Tente fugir dos centros das cidades, pois a tendência é que a concorrência seja maior.

Salários na Irlanda

Como mencionamos anteriormente, a Irlanda é o segundo país na Europa com melhor remuneração, perdendo apenas para Luxemburgo. O país calcula o salário por hora trabalhada e, em 2021, o salário mínimo passou a ser 10,20€.

Se tratando do salário médio irlandês, conforme o site Numbeo, a média mensal do país hoje é de 2.464,25€.

Quando falamos de salário mínimo e médio é importante ressaltar que na Irlanda esses valores são suficientes para uma vida confortável, mas sem muitos gastos.

Entenda como é trabalhar na Irlanda

Conseguir um emprego é o primeiro passo para morar na Irlanda, por isso, é importante entender também a cultura de trabalho no país. Confira alguns fatos sobre como é trabalhar na Irlanda.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Os irlandeses não são famosos por serem viciados em trabalho. Quando bate o relógio na hora de ir embora, a maioria das pessoas larga a caneta e vai para casa.

As empresas irlandesas acreditam que é importante haver um balanço entre a vida pessoal e profissional. Então, aqui os setores de RH trabalham muito para criar um ambiente em que o profissional se sinta confortável na empresa e tenha equilíbrio no tempo dedicado ao trabalho e a vida pessoal.

Qualidade de vida na Irlanda

Férias de trabalho

Diferente do Brasil, na Irlanda o Annual Leave (férias) pode ser tirado em qualquer época do ano. As férias também podem ser separadas. Ou seja, você não precisa tirar o mês de férias, mas também pode tirar 4 dias, por exemplo, em qualquer época do ano.

Outro fato diferente do Brasil é que aqui as férias começam a valer assim que você é contratado. Ou seja, você pode tirar férias um mês depois de começar a trabalhar na Irlanda.

Horário de trabalho na Irlanda

A hora de trabalho normalmente em um escritório irlandês vai de 9h ate às 17h, com uma hora de almoço, geralmente entre 12h e 14h. Mas vale lembrar, que o almoço não é uma refeição tão importante para o irlandês, então é comum ver pessoas comendo apenas um sanduíche e voltando para o trabalho.

Semanalmente um irlandês trabalha de 39h a 48h, sendo esse é o limite legal no país.

Tudo vai depender da empresa que você for trabalhar na Irlanda

Vale lembrar que todos os fatos relativos à cultura de trabalho, também vão depender muito da empresa que você for trabalhar na Irlanda, já que cultura não é regra e também cada empresa tem suas diferenças.

Vale a pena morar e trabalhar na Irlanda?

Se você ainda tem dúvidas, saiba que morar e trabalhar na Irlanda definitivamente vale a pena! Com o crescimento da economia do país, surgem cada vez mais oportunidades de emprego, nos mais diversos setores. Além disso, o país tem excelente qualidade de vida e permite contato com culturas do mundo todo.

Seja na sua área ou em empregos informais, a experiência de trabalhar na Irlanda certamente é uma excelente opção para aqueles que desejam desafios e que queiram ter a experiência de trabalho em solos internacionais.

Quer saber mais sobre como é viver na Europa? O ebook O Sonho de Viver na Europa conta histórias e experiências de brasileiros que já passaram por isso. Com certeza esses relatos vão te inspirar!