Pensando em fazer as malas e ir trabalhar na Irlanda? Você sabia que dentre os membros da União Europeia, o país é um dos melhores quando se trata de oportunidades de trabalho?
O recente crescimento da economia irlandesa vem gerando cada vez mais oportunidades de emprego e atraindo pessoas do mundo todo. Com uma das maiores médias salariais da Europa e excelente qualidade de vida, trabalhar na Irlanda tem se tornado o objetivo de muitos que desejam uma oportunidade de entrar no mercado internacional.
Quer saber como é trabalhar na Ilha Esmeralda? Vem comigo que eu te conto!
Perguntas | Respostas |
Quanto se ganha trabalhando na Irlanda? | O salário mínimo é de 11,30€ por hora trabalhada em 2023 |
Como ir trabalhar na Irlanda? | Com cidadania europeia ou um dos vistos (Stamp 1, 2 ou 4). |
Com passaporte europeu posso trabalhar na Irlanda? | Claro! Acesso a todas as vagas, sem limite na carga horária e mesmos direitos de um cidadão irlandês. |
Índice do artigo
Como trabalhar na Irlanda legalmente?
Conseguir um emprego na Irlanda exige preparo, desde entender os tipos de vaga para as quais se candidatar, até a adequação do currículo.
Confira os primeiros passos na busca de uma oportunidade!
1. Busque sites confiáveis
Sim, parece um pouco óbvio esse primeiro passo, mas é fato que na euforia acabamos esquecendo por onde começar.
Então, antes de mais anda, comece buscando as vagas de trabalho em sites confiáveis. Vamos listar os melhores abaixo.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →2. Decida o tipo de vaga que quer aplicar
Para refinar a busca nos sites de emprego, tenha em mente qual o tipo de vaga que você busca.
É na sua área? Se sim, você tem fluência na língua inglesa? Ou você busca por vagas informais em que o domínio do idioma não será um requisito?
3. Adeque seu currículo
Uma vez definido o tipo de vaga que você busca, é importante adequar o currículo para que ele esteja direcionado às oportunidades na área escolhida.
Afinal, se tem o objetivo de se candidatar a vagas informais para melhorar o aprendizado do idioma, não adianta colocar no currículo a sua extensa experiência na área corporativa no Brasil, por exemplo.
Tente sempre incluir experiências mais próximas do que você busca.
Como conseguir um emprego na Irlanda para brasileiros?
Dependendo da área desejada, existem alguns requisitos para quem deseja trabalhar na Irlanda.
Por norma, os empregos informais não possuem tantas exigências. Alguns pedem apenas um tipo de experiência na área, ainda que seja no Brasil.
Já as vagas de emprego mais específicas podem ter requisitos mais rigorosos, como formação equivalente e fluência no idioma.
Em vagas de empregos informais será um diferencial ter experiência na área, mesmo não sendo na Irlanda. E, também, possuir algum curso relacionado à vaga (curso de barista, de bartender etc.). Conhecimento básico do inglês também ajuda.
A Mari Kitada e o Lucas Bueno do canal Nós por aí contaram nesse vídeo quais são os trabalhos mais comuns aqui na Irlanda. Dá uma olhada!
Comprovação de fluência em inglês
Para vagas específicas, em que há a necessidade de comprovar a fluência no idioma, você vai precisar de um certificado de proficiência.
Existem vários tipos de certificação disponíveis, mas quando a sua finalidade é voltada aos negócios, os mais comuns são:
- TIE (Test of Interactive English);
- TOEIC (Test of English for International Communication);
- ETAPP (English Test for Academic and Professioanal Purposes).
Validar do diploma na Irlanda
Já para quem precisa fazer a validação do diploma, deve procurar o QQI (Quality and Qualifications Ireland). Certifique-se de que você possui a tradução juramentada do seu diploma para conseguir dar início ao processo.
Indicamos a plataforma Yellowling para fazer a tradução juramentada do seu diploma. O serviço oferecido é totalmente online, confiável, rápido e com excelente custo-benefício.
A plataforma oferece os serviços de mais de 150 tradutores profissionais que podem atender as suas necessidades.
Melhores sites de emprego na Irlanda
Para quem quer trabalhar na Irlanda, a melhor maneira de encontrar uma vaga é através de sites de emprego e recrutamento. Abaixo listamos as plataformas mais conhecidas:
Se a busca for por uma vaga de emprego em uma área específica, uma boa dica é enviar o currículo diretamente no site das empresas.
Ficar de olho nas oportunidades no Linkedin é ainda mais indicado. Por isso, não esqueça que também deve estar com o perfil atualizado e em inglês, claro.
Para as vagas informais, vale ficar de olho no Facebook, pois costumam surgir oportunidades com frequência em grupos voltados para a divulgação de vagas de trabalho, alguns são voltados especificamente para a comunidade brasileira.
Quais os tipos de visto para trabalhar na Irlanda?
Para os brasileiros que querem trabalhar na Irlanda é requisito ter um visto com permissão de trabalho. Existem três modalidades:
Tipos de visto | Permissões |
Stamp 1 | Visto de trabalho – é necessário que o aplicante já tenha uma proposta de trabalho de uma empresa irlandesa antes de desembarcar no país |
Stamp 2 | Visto de estudante – que é o mais comum e concede permissão de estudo e trabalho aos cidadãos não-europeus |
Stamp 4 | Visto de trabalho e residência – é adquirido através do casamento com um cidadão europeu |
O visto para trabalhar na Irlanda só é exigido de quem não tem cidadania europeia. Assim, se for cidadão de um dos países que faz parte do bloco, não precisará se preocupar com o documento.
Como estudar e trabalhar na Irlanda?
Caso você não se enquadre nas exigências do visto de trabalho ou do visto de residência, a maneira mais simples de conseguir trabalhar na Irlanda é através do visto de estudante.
Ou seja, essa é a forma menos burocrática e é um ótimo começo para quem quer ter uma experiência de trabalho em terras irlandesas.
Carga de trabalho permitida
No visto de estudante, a imigração irlandesa exige que o estudante tenha uma frequência mínima nas aulas e limita a carga horária de trabalho em 20 horas semanais.
A única exceção para trabalho “full-time“, ou seja, 40 horas semanais, é na temporada do verão europeu e nas celebrações de final de ano, quando o aluno estará em período de férias.
Para quem entra com o Stamp 1 ou Stamp 4 não há restrições em relação à carga horária.
Seja como for, não deixe de respeitar as leis de trabalho do país.
Oportunidades para trabalhar na Irlanda como estudante
A maioria das pessoas que vai estudar na Irlanda quer aprender o idioma ou até mesmo aprimorar o conhecimento da língua.
Então, os trabalhos mais procurados acabam sendo os informais, pois estes costumam não exigir fluência no inglês.
Uma boa dica para quem vai focar nas vagas de empregos informais é, se possível, realizar pelo menos um curso, no Brasil ou até mesmo na Irlanda. Cursos de baristas e bartender são bons investimentos.
Alguns dos trabalhos mais comuns para estudantes são:
- Cleaner (limpeza);
- Barista;
- Bartender;
- Garçom/garçonete;
- Assistente de cozinha;
- Babá;
- Entregador.
Áreas com mais oportunidades de trabalho na Irlanda
No setor informal, a área com mais oportunidades de trabalho é a área de serviços. Vagas de emprego na área da limpeza, atendimento em lojas e atendimento em restaurantes são as mais comuns e com menos exigências.
Porém, na Irlanda existem áreas de atuação com alto índice de empregabilidade que costumam exigir um nível de escolaridade alto, bem como o domínio do inglês. São elas:
- Tecnologia da informação;
- Marketing digital;
- Idiomas;
- Engenharia;
- Enfermagem.
Um ponto interessante é que a Irlanda possui uma lista chamada Critical Skills que reúne as profissões em que não há profissionais suficientes no país para atendê-las. Por isso, há um incentivo para a entrada de estrangeiros para que as vagas sejam preenchidas.
Multinacionais na Irlanda
Ter leis fiscais que facilitam a vida das multinacionais, o inglês como língua nacional e fazer parte da União Europeia fez com que a Irlanda virasse um polo de empresas globais.
Por isso, a capital, Dublin, é a casa de empresas como Google, LinkedIn, Facebook, Husbpot, Tik Tok, Yahoo e Airbnb.
Isso é muito bom para nós, brasileiros, já que a presença de multinacionais gera a necessidade das empresas de contratar pessoas bilíngues, que consigam se comunicar com mais mercados.
É aí que nós, que falamos português e inglês, podemos nos destacar e conseguir a sonhada oportunidade de trabalhar na Irlanda.
Existe emprego para brasileiros na Irlanda?
Sim! Claro que depende bastante do empenho na hora da procura.
É importante diversificar as formas de busca. Ou seja, se puder, vá pessoalmente aos locais. Principalmente no setor informal, a proatividade conta bastante. Se oferecer para um teste sem compromisso é uma boa dica e costuma agradar os empregadores.
Tente fugir dos centros das cidades, pois a tendência é que a concorrência seja maior.

Além disso, após a pandemia do COVID, existem vários negócios que ainda não conseguiram recuperar seu quadro de funcionários por falta de mão de obra. Ou seja, neste momento, existem muitas vagas de emprego por aqui.
Salários na Irlanda
Como mencionamos anteriormente, a Ilha Esmeralda tem um dos maiores salários da Europa. O país calcula o salário por hora trabalhada e, em 2023, o salário mínimo na Irlanda passou a ser 11,30€.
Além disso, no caso do Stamp 1, existe uma determinação do governo irlandês que assegura que o trabalhador precisa receber um salário mínimo de 30 mil euros na categoria General Skills e 32 mil euros para Critical Skills.
Entenda como é trabalhar na Irlanda
Conseguir um emprego é o primeiro passo para morar na Irlanda.
Por isso, é importante entender também a cultura de trabalho no país. Confira alguns fatos sobre como é trabalhar na Irlanda!
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Os irlandeses não são famosos por serem viciados em trabalho. Quando bate o relógio na hora de ir embora, a maioria das pessoas larga o que está fazendo e vai para casa.
As empresas irlandesas acreditam que é importante haver um balanço entre a vida pessoal e profissional.
Então, aqui os setores de RH trabalham muito para criar um ambiente em que o profissional se sinta confortável na empresa e tenha equilíbrio no tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal.
Férias de trabalho
Diferente do Brasil, na Irlanda o Annual Leave (férias) pode ser tirado em qualquer época do ano. As férias também podem ser fracionadas.
Ou seja, você não precisa tirar o mês de férias de uma única vez. É possível tirar 4 dias, por exemplo, em qualquer época do ano.
Outro fato diferente do Brasil é que aqui as férias começam a valer assim que você é contratado. Ou seja, você já pode tirar férias um mês depois de começar a trabalhar na Irlanda.
Horário de trabalho na Irlanda
A hora de trabalho normalmente em um escritório irlandês vai de 9h até às 17h, com uma hora de almoço.
Semanalmente um irlandês trabalha de 39 a 48 horas, sendo esse o limite legal no país.
Vale lembrar que todos os fatos relativos à cultura de trabalho, também vão depender muito da empresa que você for trabalhar na Irlanda, já que cultura não é regra e também cada empresa tem suas diferenças.
Por falar nisso, um fato interessante é que o país possui um movimento chamado “Four-day Week” que visa incentivar empresas a adotarem uma jornada de trabalho que dure de segunda a quinta.
Vale a pena morar e trabalhar na Irlanda?
Se você ainda tem dúvidas, saiba que morar e trabalhar na Irlanda definitivamente vale a pena.
Com o crescimento da economia do país, surgem cada vez mais oportunidades de emprego, nos mais diversos setores. Além disso, o país tem excelente qualidade de vida e permite contato com culturas do mundo todo.
Seja na sua área ou em empregos informais, a experiência de trabalhar na Irlanda certamente é uma excelente opção para aqueles que desejam desafios e que queiram ter a experiência de trabalho em solos internacionais.
Perguntas frequentes sobre trabalhar na Irlanda
Existem alguns questionamentos que são bastante comuns entre quem quer saber como trabalhar na Irlanda. Portanto, a seguir, reunimos as perguntas mais frequentes sobre o tema para respondermos. Confira:
Posso trabalhar na Irlanda com visto de turista?
Não, não é possível trabalhar na Irlanda com visto de turista. A permissão de trabalho no país só é concedida para quem tem certos tipos de vistos, como o Stamp 1, 2 e 4.
Tem emprego na Irlanda para quem fala português?
Sim, existem empregos para quem fala português! Como mencionamos há algumas linhas, hoje a Irlanda se tornou um país bastante atrativo para multinacionais e, justamente por isso, existe a necessidade de trabalhadores que falem outras línguas além do inglês.
Dá para trabalhar na Irlanda como intercambista?
Sim. Quem vai para a Irlanda como intercambista, devidamente registrado sob o Stamp 2, pode trabalhar até 20 horas semanais e, em períodos específicos – como no verão europeu – 40 horas semanais.
Como trabalhar como Au Pair na Irlanda?
Existem duas formas de trabalhar como Au Pair na Irlanda. A primeira é buscar agências brasileiras especializadas em programas de Au Pair, como por exemplo a Au Pair.com.
Outra opção é ir com visto de estudante para o país e buscar por vagas de Au Pair em sites de empregos irlandeses.
Neste caso, apesar de bastante comum entre brasileiras, é mais arriscado, pois a contratação é feita diretamente com as famílias, sem um terceiro que faça o intermédio e, caso aconteça algum imprevisto, a pessoa não terá a quem recorrer – o que não aconteceria com uma agência, por exemplo.
Como é trabalhar como uber na Irlanda?
Para trabalhar como uber na Irlanda é preciso, primeiramente, ter um veículo que se enquadre nos padrões exigidos pelo aplicativo – e esta é a parte mais complicada, afinal, comprar um carro não é tão barato.
Os passos após adquirir o carro são mais simples e envolvem, basicamente, se certificar que a documentação do veículo está correta e se inscrever na plataforma da Uber.
Quer saber mais sobre como é viver na Europa? O ebook O Sonho de Viver na Europa conta histórias e experiências de brasileiros que já passaram por isso. Com certeza esses relatos vão te inspirar!