Como é a Imigração na Irlanda

Irlanda  / 

A Irlanda é um dos principais destinos para brasileiros que estão fugindo da crise e querem dar aquela melhorada no Inglês. Isso acontece porque o país oferece muitas oportunidades para o cidadão brasileiro que quer viver uma oportunidade fora do brasil.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

E pensando em na Irlanda, você provavelmente já se questionou: “Mas como é a imigração na Irlanda?“. E eu hoje vou explicar esse assunto, do início ao fim.

Como é a Imigração na Irlanda?

Aqui na Ilha da Esmeralda é possível estudar inglês (de 6 meses a 8 meses) e ter a permissão para trabalhar 20h semanais, sendo possível ser estudante e se manter trabalhando aqui.

Além dos que vem para serem estudantes, existem também os que vem somente para procurar emprego. Pessoas da área de tecnologia, saúde e engenharia encontram emprego com mais facilidade na Irlanda. O país tem um dos maiores salário mínimo da Europa (9.55€/hora) e ainda esta lotado de oportunidades de trabalho.

Veja também como é o custo de vida na Irlanda.

Esse processo de imigração é fácil?

Olha, eu posso dizer que qualquer processo de imigração é um pouco chato, porque sempre é burocrático. O governo costuma ter um controle grande com cidadãos estrangeiros que pretendem imigrar para Irlanda, mas o processo de imigrar não é tão complicado como muita gente imagina.

Para ajudar você, aqui vão algumas dicas para desmistificar esse processo e fazer com que você não passe por nenhum sufoco.

Filas na imigração na Irlanda

Dicas para estudantes

Pesquisar muito

Para os que pretendem vir como estudantes, por exemplo, nesse esquema de estudar inglês por no mínimo 6 meses, a primeira dica é pesquisar bastante sobre a cidade que você deseja morar e os cursos de Inglês que existem nela.

Há milhares de cursos

Aqui na Irlanda ter curso de Inglês é um grande negocio, por isso existem milhares de cursos espalhados por todo lugar do país.

É muito importante que antes de decidir qualquer coisa você pesquise com muito cuidado. É bom saber qual cidade se adequa mais ao se estilo de vida e qual curso vai tem a didática que mais combina com você.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ainda está um pouco inseguro, que tal procurar uma agencia de intercâmbio?

Uma boa dica para aqueles que se sentem um pouco inseguro em chegar sozinho em país novo ou por não conseguirem dominar o inglês, são as agencias de intercâmbio.

Apesar de elas terem um preço um pouco elevado, elas servem como uma consultoria particular e podem dar uma segurança a mais para aqueles que precisam. As agencias costumam vender pacotes fechados de intercâmbio, ou seja, uma agencia vai te ajudar a escolher uma cidade, uma escola e ate acomodação para ficar durante seu intercâmbio.

Essas são as principais agencias que auxiliam brasileiros que querem vir morar na Irlanda:

Vale a pena dar uma conferida, nem que seja para fazer um orçamento, afinal, como eu disse, o processo de imigração apesar de não ser difícil, é burocrático. E uma agencia vai te ajudar com todos os tramites e tentar evitar ao máximo qualquer dor de cabeça.

Veja também o que já escrevemos sobre fazer um intercâmbio na Irlanda.

Tudo decidido, e agora?

Agora que você já decidiu tudo e esta com sua viagem marcada, vem o frio na barriga ao pensar no momento em que você vai passar na imigração na Irlanda de fato. Nada é mais sério e aterrorizante que o guichê de imigração quando você é estrangeiro e vai entrar em um pais que não é a sua terra e pior, não fala a sua língua.

Mas calma, passar na imigração não é um bicho de sete cabeças, e a parte mais importante é estar com todos os documentos em mão.

E os documentos necessários para estudantes

Como exemplo, eu explico quais são os documentos necessários para estudantes fazerem a imigração na Irlanda.

  • Passaporte válido;
  • Carta de matricula da escola;
  • Seguro de saúde internacional (governamental ou privado);
  • Comprovação de acomodação por pelo menos uma semana;
  • Passagem de volta;
  • Comprovação de 3,000 euros (para os 6 meses de intercambio).

Leve os documentos em Inglês e em Português

Uma dica para os que não se sentem seguros com o inglês é trazer todos os documentos em duas vias, uma em inglês e uma em português, assim caso o oficial da imigração na Irlanda questione qualquer documento você pode acompanhar na sua via em português e explicar com mais facilidade.

É de extrema importância saber o conteúdo de todos os documentos que você esta levando para Irlanda.

Visto para a Irlanda

Lembrando que para imigrar para Irlanda não é necessário apresentar um visto ao desembarcar no país, porque ele devera ser retirado em solo irlandês.

Agende com antecedência

Porém, antes de retirar seu visto é preciso agendar com antecedência para fazer uma entrevista e depois retirar seu visto. Assim, é bom agendar antes mesmo de desembarcar na Irlanda, as filas para entrevista são bem grandes.

O agendamento é online e feito pelo site do governo irlandês.

Profissionais que querem fazer imigração para Irlanda

Para os que decidem vir para Irlanda com o foco de trabalhar, é importante procurar um emprego antes de imigrar para o país. Isso porque cidadãos brasileiros que não tem dupla cidadania tem o direito de ficar apenas 3 meses como turista na Irlanda, então é bom vir para cá sabendo se existem oportunidades na sua área de atuação, ou melhor já chegar com uma proposta de emprego.

Profissionais altamente qualificados

Se você quer saber se você se enquadra na lista de pessoas altamente qualificadas, e se as empresas irlandesas precisam urgentemente de pessoas na sua área de atuação, o site do governo irlandês te ajuda.

Documentos para profissões

Quando você vem para Irlanda já com uma proposta de emprego, além dos documentos de sempre para entrar em um país europeu, é necessário também apresentar na imigração a carta oferta que o empregador deve te enviar.

Se você pretende vir como turista, ficar 3 meses e tentar conseguir uma oferta de trabalho aqui nesse tempo, você devera trazer:

  • Passaporte válido;
  • Seguro saúde internacional (governamental ou privado);
  • Dinheiro suficiente para cobrir toda sua estadia no país;
  • Confirmação de acomodação por pelo menos uma semana.

Saiba mais sobre o seguro de viagem para a Irlanda.

Lembrando que durante esse tempo você não poderá trabalhar na Irlanda, mas poderá tentar conseguir uma oferta de emprego para aplicar para o visto workpermit, permitindo que você trabalhe em solo irlandês.

Veja também o passo a passo para morar na Irlanda.

Passar pela imigração na Irlanda

Na hora de passar pelo guichê da imigração na Irlanda é importante estar com todos os documentos em mãos e manter a calma. Muitas pessoas ficam nervosas ao passar na imigração, principalmente quando não dominam a língua do país e acabam pegando todos os documentos e só entregando para o oficial da imigração.

Não vale a pena ficar nervoso

Não precisa ficar nervoso, mesmo que você não saiba inglês, ele vai tentar te entender. Uma dica é cumprimentar o oficial e separar os documentos por ordem de importância. Assim, primeiro sempre entregue o passaporte, depois a carta de matricula da escola ou a carta oferta de emprego, e caso ele peça por mais documentos, você entrega os restantes.

Também já compartilhamos várias dicas emprego na Irlanda.

Mas e aí, vale a pena imigrar para a Irlanda?

Vale a pena imigrar para Irlanda
Largar tudo e começar novamente em um outro país é um passo difícil, mas a experiência de viver fora do seu país de origem, nem que seja por 6 meses, pode mudar por completo o rumo da sua vida e fazer você ver tudo de um jeito diferente.

Uma experiência de morar fora é ver a vida por uma diferente perspectiva, é emergir em uma nova cultura, se conectar com o mundo.

Como é a Irlanda?

Escolhendo a Irlanda como destino eu posso garantir que vai ser uma experiência e tanto. A Irlanda é um país que a cada ano cresce mais, é cheio de oportunidades de emprego e sua população é composta por pessoas do mundo todo.

Mercado de trabalho na Irlanda

Aqui você poderá aumentar suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho internacional, aprimorar seu inglês, conhecer pessoas do mundo todo e também estar na Europa, tendo a possibilidade de viajar para alguns destinos europeus em menos de duas horas de voo (com passagens bem baratas).

Gostou da ideia? Está afim de embarcar nessa aventura? A gente te ajuda! Para saber mais sobre a Irlanda acesse nosso artigo tudo sobre a Irlanda.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.