Está se planejando para morar e trabalhar na Europa? Então, confira este artigo, pois aqui vamos dar dicas de como pesquisar vagas no exterior, quais são os melhores sites internacionais para encontrar vagas, como preparar o seu currículo para as suas chances de conseguir uma oportunidade aumentarem, entre outras.

Além disso, você conhecerá os cuidados que deve ter na hora de pesquisar vagas em outros países. Acompanhe!

Como pesquisar vagas no exterior?

A melhor maneira de pesquisar vagas no exterior é pela internet, que reúne diversas opções em um mesmo lugar e, o melhor, sem que você precise se deslocar para encontrar informações.

Na rede, você pode encontrar oportunidades em sites como:

  • Redes sociais, como o LinkedIn e grupos no Facebook;
  • Sites de companhias multinacionais;
  • Agências de recrutamento e seleção;
  • Portais oficiais dos países;
  • Sites de emprego em cada país.

Além disso, pela internet você pode também pesquisar as condições de trabalho, os salários, os requisitos para conquistar uma vaga, como é a cultura do país para onde você pretende se candidatar a uma vaga de emprego na Europa, se a população é receptiva com estrangeiros, entre outras informações.

Online você também pode conversar com a sua rede de contatos, amigos, conhecidos ou familiares que morem no país onde você deseja morar e trabalhar, para descobrir se há boas oportunidades para você ali e, se possível, receber uma indicação de emprego.

Melhores sites internacionais para encontrar vagas

Cada país tem alguns bons sites para pesquisar vagas no exterior. Mas aqui vamos apresentar para você os principais internacionais, em geral, para quem busca trabalhar no exterior.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

1. Anywork Anywhere

O site Anywork Anywhere reúne vagas de emprego em diversos países do mundo. O foco desse site é em pessoas que não têm emprego e buscam trabalhos sazonais ou voluntários. O cadastro na plataforma é gratuito e, assim, você tem acesso ao contato dos empregadores.

2. Eures

O site Eures divulga oportunidades de emprego em qualquer lugar da Europa, como nos países que compõem o Espaço Econômico Europeu, a Áustria, a Noruega, a Irlanda, a Dinamarca, entre outros. No momento da nossa busca (fevereiro de 2022), o site contava com 3 milhões de oportunidades e 800 mil currículos cadastrados.

Na plataforma, você pode pesquisar os anúncios por país, setor ou ocupação e fazer o cadastro do seu currículo. Assim, os empregadores podem visualizá-lo. É bem interessante!

3. Eurojobs

O Eurojobs é um site que apresenta vagas de emprego na Europa. Para encontrar uma oportunidade, é preciso somente fazer a busca pela palavra-chave e pela localização que deseja.

4. Eurobrussels

O Eurobrussels é um site que divulga oportunidades de emprego internacionais, especificamente em países integrantes da União Europeia. Com excelentes filtros para você pesquisar online, o site divulga vagas de diversas empresas.

5. Glassdoor

O site Glassdoor é um site bastante popular no mundo todo. É uma espécie de “Google”, mas focado em carreira. Nele, você pode encontrar a vaga ideal, pesquisar empresas, comparar salários e se candidatar a oportunidades de trabalho. Além disso, o site divulga dicas para entrevistas e avaliações das empresas.

6. Indeed

O Indeed é um site bastante conhecido por brasileiros que buscam oportunidades de emprego. Mas você sabia que ele também é usado por quem busca oportunidades fora do Brasil? Neste site, você pode consultar as vagas e cadastrar o seu currículo online.

7. Expresso Emprego

O site português Expresso Emprego é muito popular em Portugal, mas apresenta oportunidades de trabalho não somente no país luso, como também em países vizinhos. Todos os dias, o site publica vagas em diversas áreas, como comunicação, engenharia e saúde.

Melhores sites para procurar vagas por país europeu

Selecionamos também alguns dos melhores sites para procurar vagas no exterior nos principais países europeus:

Inglaterra

As áreas com mais vagas na Inglaterra são nos seguintes setores, segundo os sites de busca como a Totaljobs e o LinkedIn:

  • Vendas;
  • Atendimento ao cliente;
  • Engenharia;
  • Administração e Gestão;
  • Tecnologia da Informação.

Os melhores sites para busca de empregos na Inglaterra:

Pesquise vagas no Reino Unido pela internet

Na terra da Rainha, pesquisar emprego nos classificados do jornal é uma prática em extinção. Cada vez mais, todos os estágios, da busca à admissão, estão se tornando digitais.
Importante também saber que privilégios como vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição não fazem parte do pacote de benefícios, então vale pensar bem sobre o salário antes de aceitar uma proposta.

Alemanha

Na Alemanha, as áreas com mais oportunidades de trabalho são em Tecnologia da Informação, engenharia mecânica e manufatura de eletroeletrônicos. O país é grande produtor de automóveis, máquinas, metais e produtos químicos. A Alemanha é também o maior produtor de energia eólica e solar do mundo.

Como a maior potência econômica da Europa, a Alemanha possui muitas indústrias e é líder científico e tecnológico em diversas áreas. Dominar o alemão é importante, entretanto, muitas empresas escolhem o inglês como língua oficial entre os colaboradores. Para pesquisar vagas no exterior para trabalhar na Alemanha, acesse os sites de busca de emprego:

Foto 3x4 são valorizadas no currículo na Alemanha

Parece que na Alemanha os recrutadores valorizam aquela foto que você já retocou diversas vezes no Photoshop, mas hesita em incluir no currículo sempre que é requisitado(a). Por isso, era de se esperar que também dessem atenção à informação sobre seu estado civil, idade, número de filhos, etc.

Na contramão, os entrevistadores não parecem dar importância à reciprocidade quando se trata de ser tão transparente durante o processo: muitos anúncios de vagas são bastante incompletos, então esteja preparado para as perguntas caso seja chamado(a) para uma entrevista.

O site alemão da Adzuna possui uma ferramenta bastante interessante para aperfeiçoar a sua pesquisa. O ValueMyCV avalia a média do salário que você deveria receber de acordo com as suas experiências e habilidades. Vale experimentar!

Portugal

Portugal é um país pequeno da Europa e um dos mais procurados pelos brasileiros por conta da língua portuguesa. O país tem conseguido crescer aos poucos e sair da crise econômica. Ele tem a sua economia muito voltada para os serviços e para o turismo. Confira onde encontrar uma vaga para trabalhar em Portugal:

França

A França também é um destino bastante procurado pelos estrangeiros por conta dos bons salários e da qualidade de vida. É um dos países mais industrializados do mundo e a segunda maior economia da Europa. Entre as empresas mais importantes do país estão a Airbus e a Peugeot (Grupo PSA). Além da AXA e dos bancos BNP Paribas e Crédit Agricole.

Para pesquisar vagas no exterior na França, acesse os seguintes sites:

Itália

A Itália possui uma economia mais voltada para pequenas e médias empresas e também para o turismo. Possui um nicho de mercado de produtos de luxo, com muitas grifes italianas de roupas e carros de luxo como Ferrari, Lamborghini e Maserati.

Veja a lista de sites para pesquisar vagas de emprego:

Se a sua ideia é trabalhar na Itália, falar o italiano é primordial. Se você não domina o idioma, é hora de entrar em um curso e começar a estudar.

Suíça

A Suíça é um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Os setores com mais vagas na Suíça são na área farmacêutica, de biotecnologia, Tecnologia da Informação e Internet. Veja os sites para busca de empregos no país:

Irlanda

A Irlanda cresceu muito nos últimos anos por se tornar sede de muitas empresas multinacionais atraídas pelos profissionais altamente qualificados e uma taxa baixa de impostos. Além das vagas em TI, o país possui muitas opções de trabalho na área de restaurantes, pubs e cafés. Veja onde pesquisar vaga no exterior para trabalhar na Irlanda:

Polônia

A Polônia é um país desenvolvido e segue uma política de liberalização da economia. O setor bancário é muito forte no país, bem como o setor agrícola. Muitas multinacionais também têm se instalado no país. Descubra os sites para busca de empregos na Polônia:

Como pesquisar vagas no LinkedIn no exterior?

O LinkedIn pode ajudar bastante na sua pesquisa por vagas no exterior e no alcance dos seus objetivos profissionais, pois esta rede social é voltada para a carreira, para conexões profissionais, e está presente no mundo todo.

Por isso, se você busca oportunidades fora do Brasil, é fundamental que você mantenha o seu perfil profissional em inglês, atualizado e detalhado no LinkedIn, com os seus dados de contato corretos, como telefone e e-mail, além de uma boa foto e um ótimo título.

Currículo profissional para pesquisar vaga no exterior
O currículo é um dos pontos que mais merecem atenção ao pesquisar uma vaga no exterior.

Para pesquisar vagas no LinkedIn, você pode acessar a opção “buscando emprego”. Nessa seção, é possível inserir os cargos nos quais tem interesse e a localização onde deseja trabalhar. Por isso, é importante preencher de maneira correta no seu perfil a seção “Buscando emprego”.

Nela, você pode escolher os países onde tem interesse de trabalhar e se pretende iniciar imediatamente ou possui flexibilidade para trabalhar em determinado tipo de vaga. Além disso, também pode pesquisar por trabalho integral e por contrato. Mas, geralmente, o contrato é integral.

A melhor forma de pesquisar vagas no exterior é ser claro no que deseja, para que o recrutador entre em contato com você, caso esteja no perfil da vaga. É válido informar, ainda, se está em processo de mudança, se gostaria de morar em determinado país, caso ainda não more, entre outras informações pertinentes.

Ser claro, sincero e objetivo é primordial na busca por oportunidades, não só no Brasil, como no exterior.

Pesquisar no Glassdoor sobre as empresas em que gostaria de trabalhar, por exemplo, pode ser uma boa para saber as opiniões de funcionários e ex-funcionários sobre as companhias.

Network

Fazer networking é ótimo para quem busca vagas de emprego, ou seja, contatar as empresas para as quais você gostaria de colaborar. Muitas companhias divulgam vagas nas suas páginas do LinkedIn. E, quando aparecer a oportunidade, basta que você preencha os dados solicitados e siga o passo a passo indicado pela empresa para se candidatar a uma oportunidade.

Como filtrar busca para encontrar a vaga ideal no exterior?

Na maioria dos sites para pesquisar vagas no exterior, é possível ter acesso a filtros. Com eles, você pode selecionar o que deseja com a busca, por exemplo, esmiuçando a localização onde deseja trabalhar (país, estado), a sua área de interesse (comunicação, direito, medicina, etc.), a sua posição (assistente, analista, gerente, etc).

Assim, consegue visualizar os resultados mais adequados ao seu perfil e ao que procura.

Em alguns casos, é possível, ainda, que você se candidate à vaga e envie o seu currículo e a sua apresentação, diretamente no site.

Como preparar o currículo para vagas no exterior?

Não basta ser um bom profissional para conseguir um trabalho no exterior; é preciso ter experiência e um currículo diferenciado. Para isso, é preciso saber como preparar um bom currículo para que o documento chame a atenção da empresa recrutadora.

Apesar de o objetivo do currículo ser o mesmo em todos os países, as informações presentes no documento e a maneira como ele é estruturado variam com base em cada país e conforme o cargo que esteja buscando.

Algumas dicas podem ajudar você a elaborar o seu currículo de maneira mais assertiva:

1. Vá direto ao ponto

O currículo deve ser sucinto e objetivo, contendo a sua formação educacional e a sua experiência profissional, para mostrar as suas qualificações ao recrutador. Inicie o seu currículo inserindo os seus dados pessoais mais importantes, como nome completo, nacionalidade, estado civil, data de nascimento, telefone, e-mail e endereço.

Se aplicável, insira também o seu tipo de visto de residência ao lado na nacionalidade, embaixo do seu nome e dos seus contatos, ou seja, informe se você possui dupla nacionalidade ou possui algum tipo de visto no país que deseja trabalhar.

2. Não use os tradutores

Evite os tradutores automáticos, como Google Tradutor. Caso tenha dúvidas sobre alguma frase ou termo, procure ajuda de alguém que tenha realizado o exame de proficiência no idioma;

3. Destaque as suas experiências

Destaque as suas experiências culturais e internacionais, como viagens, reuniões em outros países ou com estrangeiros, trabalho em multinacional, intercâmbio, voluntariado, entre outras;

4. Seja sincero

Seja sincero em relação ao seu domínio da língua. Ao ser selecionado, você provavelmente passará por entrevistas e testes, por isso, as suas habilidades devem ser compatíveis com as suas atividades na função.

5. Modelos de currículos

Veja modelos de currículos e saiba como os cidadãos do país onde pretende trabalhar costumam elaborar o seu currículo. Conheça o Europass, uma plataforma voltada para cidadãos europeus que pretendem estudar e trabalhar na União Europeia e que disponibiliza um modelo de currículo “unificado”, visando facilitar a comunicação entre os países.

6. Verifique a legibilidade

Escreva o seu currículo, visando facilitar a leitura, com linguagem simples e clara. Além disso, faça uma revisão para conferir se não há erros ortográficos, de gramática ou até mesmo de digitação.

Cuidados na hora de pesquisar vagas no exterior

Agora que você já sabe como pesquisar vagas no exterior, veja, a seguir, os cuidados que deve ter, para que a sua busca seja eficaz.

  • Sempre faça a sua pesquisa em sites de emprego confiáveis e reconhecidos. Assim, você fica protegido contra possíveis ilusões, golpes e se resguarda em relação a eventuais prejuízos;
  • Não acredite em agências ou consultorias que prometem uma vaga já garantida. Geralmente, esse tipo de agência ou consultoria vai exigir o pagamento de um curso, ou um treinamento que (supostamente) o habilitará para o cargo e depois não entra mais em contato;
  • Pesquise sobre a plataforma onde a vaga está sendo publicada e a empresa. Isso é primordial em qualquer processo de seleção;
  • Não pague para ter direito à sua vaga de emprego. Isso não faz sentido, pois o profissional não deve ser impedido de assumir um cargo por não pagar uma taxa;
  • Desconfie de propostas urgentes e de salários muito elevados, pois há muitos golpes na internet e propostas falsas;
  • Não envie currículo ou se inscreva em qualquer vaga. Dessa forma, você está evitando disseminar as suas informações para diversos sites e empresas e otimizando a sua procura. Não adianta você participar de uma seleção se você não tem a intenção de ocupar aquela vaga;

Veja também este vídeo do canal Hakeando a Carreira, com 5 formas de encontrar emprego fora do Brasil.

Conheça, ainda, quais são os melhores países para trabalhar e morar.