Irlanda

Brasileiros na Irlanda: a experiência de quem vive no país

Ir embora do Brasil em busca de novas oportunidades é um tema cada vez mais recorrente nas rodas de conversa entre familiares e amigos. Quando o assunto é intercâmbio, um dos países mais populares e citados pelos brasileiros como destino é a Irlanda. Morar fora exige grande planejamento e organização, e nada melhor do que saber a experiência de quem já embarcou nesse sonho. Conheça agora o que pensam os Brasileiros na Irlanda.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Como vivem os brasileiros na Irlanda

A Irlanda possui cerca de 4,8 milhões de habitantes, sendo que o último censo realizado em 2016 relatou que mais de 13 mil são brasileiros no país. Estima-se que esse número já tenha aumentado visto que, nos últimos anos, muitos brasileiros têm buscado o país para estudar e trabalhar.

O Euro Dicas realizou um estudo com 52 brasileiros na Irlanda para saber o que os motivou a buscar uma nova vida, o que estão fazendo e se pretendem voltar a morar no Brasil nos próximos anos. Salientamos que nosso estudo foi realizado nos principais grupos do segmento no Facebook, além de amigos e conhecidos que vivem no país.

Veja agora através dos parâmetros da nossa pesquisa, quais são as vantagens de escolher a Irlanda e as principais dificuldades apontadas pelos imigrantes.

A faixa etária e a relação com a mudança de país

De acordo com as respostas do nosso estudo, 46,2% dos brasileiros escolheram a morar na Irlanda tem entre 20 a 35 anos. É interessante saber que estudar inglês é o principal fator que os motivou a ir para o país. Além disso, a busca por novas experiências, segurança, qualidade de vida e realização de mestrado também foram apontados como razões para a mudança.

irlanda

É importante lembrar que a Irlanda permite que os estudantes trabalhem 20h por semana, desde que seu curso tenha pelo menos 25 semanas de duração. Devido a esse fato, o país tem se tornado uma das primeiras opções dos jovens querem aprender ou aperfeiçoar o inglês, além de conseguir trabalhar enquanto isso.

Pensando estudar inglês ou fazer intercâmbio na Irlanda?

Seja contactado pelas principais escolas e universidades que se encaixam ao seu perfil. Solicite seu orçamento sem compromissos com o nosso parceiro eDublin!

Pedir Orçamento »

Quais regiões do Brasil viviam? Onde vivem na Irlanda?

Das cinco regiões do Brasil, a maioria dos brasileiros na Irlanda que participaram da pesquisa, vieram da região Sudeste (61,5%), seguida respectivamente pelas regiões: Sul (30,8%) e Nordeste (7,7%). Não obtivemos respostas de brasileiros que moravam na região Centro-Oeste e Norte.

A maioria dos brasileiros na Irlanda, disseram que estão vivendo em Dublin, o que confirma o dado da CSO, que cita: “As cidades e subúrbios de Dublin tem a maior concentração de brasileiros (64%)”. Laois, Cork e Galway também foram cidades citadas no nosso estudo.

O que fazem os brasileiros na Irlanda

Com um dos melhores salários mínimos da Europa, o país atrai quem busca novas oportunidades de trabalho. Segundo nosso levantamento, 15,4% dos brasileiros na Irlanda estão trabalhando. Entretanto, mais da metade (61,5%) das pessoas que responderam ao questionário, estão estudando e trabalhando no país.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

estudar na irlanda

Se você busca um ensino superior de qualidade na Europa, não pode deixar de considerar estudar na Irlanda.

Saibam também que 7,7% dos participantes estão estudando sem trabalhar, 7,7% já estão aposentados e também são 7,7% os que não estão estudando nem trabalhando no país.

Quanto tempo pretendem ficar na Irlanda?

Morar fora é uma experiência marcante e desafiadora, logo são diversos os motivos que a tornam satisfatória ou não. Ao questionar quanto tempo pretendem ficar na Irlanda, a maioria dos brasileiros que responderam ao questionário disseram que gostariam de permanecer muitos anos ou até mesmo por tempo indeterminado.

Os brasileiros são felizes na Irlanda?

Sim, são felizes. Todos os participantes ressaltaram que são felizes na Irlanda, embora possam existir alguns problemas de dificuldades na adaptação. Quando pensamos em alguns fatores que podem atrapalhar a experiência de morar fora, destacamos como principais: saudade do Brasil (família e amigos), a língua, as pessoas e a comida local.

A saudade do Brasil (família e amigos) foi a dificuldade mais apontada no nosso estudo como fator de adaptação pelos brasileiros na Irlanda. Outras vertentes também foram lembradas pelos participantes como: dificuldade de achar uma habitação e valor do aluguel. Houve também quem ressaltasse que não teve nenhum problema para se adaptar na Irlanda, especialmente porque já tinha vivido em outro país da Europa antes.

Os brasileiros na Irlanda pretendem voltar para o Brasil?

A maioria, não. Não podemos deixar de considerar que muitos brasileiros na Irlanda estão no país para fazer intercâmbio, ou seja, por tempo determinado.

Conheça as vantagens e desvantagens

Entender quais as vantagens e desvantagens de escolher um determinado país para viver, ajuda a estruturar melhor o planejamento e decidir se vale a pena. São muitas as vantagens citadas pelos brasileiros na Irlanda, mas principalmente qualidade de vida e segurança. Liberdade, qualidade do ensino e poder de compra também foram descritos como benefícios de escolher o país para viver.

A principal desvantagem citada é em relação à habitação. Algumas pessoas relataram problemas em encontrar acomodações e até mesmo em dividir a casa. Questões de adaptação, já citados anteriormente, também estão entre as maiores desvantagens. É interessante saber que em algumas respostas foram relatados problemas em relação a visto, leis e órgãos que defendam direitos dos imigrantes.

Como é a comunidade de brasileiros na Irlanda?

Uma das coisas mais difíceis de morar em outro país, com certeza é a saudade que sentimos de quem ficou no Brasil. Fazer amizades com nossos conterrâneos pode ser a melhor forma de adaptar-se.

Interações no Facebook

Ao analisar as respostas da nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que muitos concordam que os grupos de Facebook ajudam bastante, principalmente para responder algumas dúvidas frequentes e para fazer amigos. Entretanto, mesmo assim algumas pessoas nos disseram que pensam que algumas informações são desencontradas ou que já passaram por experiências não positivas.

União dos brasileiros

Muitos brasileiros na Irlanda nos disseram que tem bons amigos conterrâneos e que eles se apoiam e ajudam uns aos outros. Algumas amizades começaram nas escolas de inglês na Irlanda e outros por grupos de Facebook e WhatsApp. Ao mesmo tempo, outras pessoas preferem não se aproximar muito de outros brasileiros para evitar conversar em português, ou mesmo não fizeram amizades ainda.

Lembrando que nosso estudo foi realizado em grupos do Facebook, e as experiências citadas aqui não são necessariamente iguais para todos os brasileiros na Irlanda.

Conclusão do estudo Euro Dicas

A insegurança é um dos sentimentos que pode fazer parte da decisão de escolher ir embora do Brasil. Conhecer o que pensam as pessoas que já vivem a experiência pode ajudar na hora de executar o planejamento. Nosso estudo concluiu que a maioria dos brasileiros gosta muito de viver na Irlanda e não pretende voltar ao Brasil.

Lembramos que para entrar na Irlanda, seja para morar ou passear, todos os turistas precisam apresentar na imigração um Seguro Viagem Europa. Se você procura um seguro de viagem que caiba no seu orçamento, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Yara Reis

Yara é brasileira, farmacêutica e tem 24 anos. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.

Artigos Relacionados

Fechar