Clima na Irlanda: quais são as temperaturas médias no país?

Uma das grandes preocupações de quem quer mudar de país é sobre o clima no local em que deseja morar. Entender como é o clima na Irlanda, por exemplo, é importante para quem quer morar no país. Nesse artigo eu vou te mostrar tudo, me acompanhe!

Clima na Irlanda e a dificuldade de adaptação

A Irlanda é, já há algum tempo, um dos destinos mais escolhidos por intercambistas brasileiros. A combinação da excelente qualidade de vida com os salários competitivos e a oportunidade de poder estudar e trabalhar faz com que cada vez mais pessoas tenham vontade de se mudar para a Ilha Esmeralda.

No entanto, muitas pessoas se preocupam em saber como é o clima na Irlanda, já que esse é sempre descrito como frio e chuvoso. A ideia da mudança de clima pode não agradar muitas pessoas e causar dificuldades de adaptação. Mas é preciso entender realmente como é o clima na Irlanda e quais são as suas variações de acordo com as estações do ano.

Como é o clima na Irlanda?

A República da Irlanda é um país localizado na ilha da Irlanda, composta também pela Irlanda do Norte, que é território britânico.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Com paisagem formada por montanhas baixas, colinas e terras agrícolas relativamente planas, ela é cortada por diversos rios. A geografia da ilha é determinante para entender como é o clima na Irlanda, que é úmido e ameno.

A forte influência de ventos oceânicos faz com que a Irlanda seja muito conhecida pelas chuvas. Quem deseja morar no país com frequência pesquisa sobre esse assunto.

As estações do ano são bem definidas, o que torna muito possível perceber quando se está no verão, primavera, outono e inverno. O outono, por exemplo, é muito lindo e característico de filmes, com as folhas secas pelo chão e os tons terrosos.

Como é o clima no outono
Mas estações bem definidas de como é o clima na Irlanda não significam que as temperaturas sofram variações extremas.

As temperaturas costumam variar entre os 3ºC do inverno e cerca de 20ºC no verão, uma época que agrada muitos dos que moram lá. Entretanto, a Irlanda também sofre do fenômeno de “vários climas em um só dia”, o que significa que, por vezes, as variações diárias podem ser bastante imprevisíveis.

Diferença por regiões

Entender como é o clima na Irlanda é também avaliar a variação climática de acordo com as diferentes regiões. O clima no interior da Irlanda costuma ser mais “intenso”. É ali que se encontram as áreas consideradas mais frias do país, cuja média de temperatura anual é de cerca de 7ºC.

Alguns anos atrás, não era muito comum incluir neve em qualquer artigo que falasse sobre como é o clima na Irlanda. Ultimamente, porém, tem nevado com maior frequência no inverno, ainda que a neve ocorra por apenas poucos dias.

No entanto, como o país não é exatamente adaptado para essa mudança brusca de clima, a neve acaba causando problemas para o comércio e fazendo com que escolas suspendam as aulas. Por isso, recomenda-se não mudar para lá no inverno.

O clima nas 3 principais cidades da Irlanda

É claro que explicar o clima nas diferentes regiões deve incluir também mencionar as três cidades mais procuradas por brasileiros que querem emigrar para o país: Cork, Dublin e Galway.

Cork

Cork é uma cidade localizada na região sul da Irlanda e conhecida por ser uma das cidades mais ensolaradas do país. É nessa cidade que está sediada a matriz europeia da Apple.

A localização geográfica faz com que Cork tenha um clima mais ameno, ainda que tenha chuvas mais constantes. A média é de cerca de 150 dias de precipitação por ano na cidade.

Como é o clima em Dublin

Dublin

A capital irlandesa é o principal destino de imigrantes que desejam morar na Irlanda. É marcadA por temperaturas consideradas amenas quando comparadas ao resto do país.

Uma de suas características marcantes é a quantidade de ventos fortes, que faz com que fiquemos um pouco perdidos no período de chuva, principalmente quando precisamos sair de casa para trabalhar.

Não sei mensurar quantos guarda-chuvas já tive em Dublin. Foram muitos, porque era teimosa e insistia em usar. Um deles durou exatamente cinco minutos, pois saí de casa e, no primeiro vento, ele já virou ao contrário e quebrou. Então, o conselho é investir também em capas de chuva, já que no período de ventos elas podem ajudar mais.

Galway

Galway, a terra da música, conhecida por ser um local descontraído e extremamente artístico.

Um conselho: ouça a música Galway Girl de Steve Earle, porque com certeza ela será tocada quando você entrar em um pub na cidade (na verdade, no país todo).

Galway também conta com vendavais intensos, principalmente no período entre o fim do outono e o começo da primavera. A cidade é marcada por chuvas intensas e temperaturas amenas no verão, que raramente chegam acima dos 20ºC.

Temperaturas médias ao longo das estações

Entendemos como é o clima na Irlanda em um panorama geral. Agora, vamos falar mais especificamente de cada estação do ano para você decidir quando viajar para a Irlanda.

Outono

O outono ocorre de setembro até dezembro, e é caracterizado por temperaturas que variam entre 14 e 18ºC. Muitas pessoas amam essa estação por gerar paisagens lindas. Geralmente chove bastante durante o mês de outubro.

Inverno

No inverno, temos média de temperatura entre 3 e 7ºC. Esse período, que ocorre de dezembro até março, é considerado o mais frio, com paisagem marcada pelo céu cinzento.

Primavera

A primavera irlandesa ocorre de março até junho, com temperatura que varia entre os 8 e 15ºC. É a época em que a cidade se enche de flores, e pessoas alérgicas devem tomar cuidado com o pólen.

Verão

Por fim, temos o verão, que ocorre de julho até setembro, sendo o período mais quente no país, com temperaturas que variam entre 17 e 20ºC. Em alguns locais, as temperaturas podem ser um pouco mais elevadas.

Como se habituar ao clima na Irlanda?

Para se habituar ao clima na Irlanda é preciso mudar um pouco a mentalidade.

É comum que o humor dos intercambistas mude de acordo com as estações do ano, com dificuldades de adaptação no inverno, sobretudo para pessoas que originalmente moravam em cidades mais quentes.

Lidar com o inverno

Isso porque essa é a estação do ano marcada por muitas camadas de roupa, dias nublados e ventos constantes.

como é o clima no inverno
Mas é importante, sobretudo nesse período, aprender a viver a cidade em que se vive.
Muitos pubs têm lareiras e um ambiente acolhedor para os dias de frio. Além disso, também é interessante frequentar cafés locais para experienciar a cidade e se abrigar.

Com frequência ocorrem liquidações nas lojas de roupas, possibilitando comprar vestimentas para o frio a preços amigáveis. Em casa, é importante levar sempre em consideração que, por ser um país úmido, há maior propensão à formação de mofo.

Compre produtos de limpeza antibolor para evitar esse problema. Tenha atenção a esses detalhes na hora de alugar seu apartamento.

Muitas casas contam com aquecedores potentes. Ao fechar as janelas e ligar o aquecedor por algumas horas, é possível deixar a casa aquecida por mais tempo, fazendo com que o ambiente fique bem gostoso.

Aproveitar o verão

Em compensação, como é o clima na Irlanda no verão? Essa estação traz cara nova ao país e aos irlandeses.

É muito comum que em dias nos quais a temperatura vai acima dos 20ºC, as pessoas se reúnam em bares abertos, ou perto de locais como canais, rios ou até mesmo na praia ou nas paisagens verdes para aproveitar.

Todo mundo fica mais alegre e o país, que já é muito marcado pela música, parece ganhar uma trilha sonora nova. É muito importante aproveitar esses deliciosos dias.

Os irlandeses e residentes se incomodam com o clima na Irlanda?

De forma geral, os irlandeses entendem como é o clima na Irlanda quando comparado com outros locais, mas não são exatamente aborrecidos por isso. Eles estão acostumados.

Em tempos mais quentes, costumam viajar para países como Itália, Espanha e Portugal, mas também gostam de aproveitar o local em que vivem.

A ligação dos irlandeses com a Irlanda é muito forte, marcada na história do país e na luta pela independência. Pessoas que vivem no país há algum tempo já estão acostumadas com o clima na Irlanda e desenvolveram seus métodos de lidar com estações mais frias e aproveitar estações quentes.

Da Irlanda para Portugal: como é? Minha experiência

Eu morei durante quatro anos na Irlanda e depois me mudei para Portugal. É uma diferença brusca em relação ao tempo, sobretudo no verão. O inverno português, de certa forma, me lembra um pouco o irlandês, apesar de mais seco.

As temperaturas caem bastante e venta muito em Lisboa em qualquer época do ano. Mas é o verão que realmente marca a diferença. Aqui, as temperaturas podem chegar acima dos 30ºC com facilidade.

O clima português me agrada muito e foi um dos atrativos para que eu tomasse a decisão de me mudar de país, mas confesso que sinto muita falta de Dublin, da atmosfera dos locais que frequentava e, sobretudo, dos irlandeses. Entender como é o clima na Irlanda é muito importante para quem deseja morar no país. Espero que esse artigo tenha te ajudado!

Carol é natural de São Paulo, mas já morou na Itália, Irlanda e, atualmente, mora na capital de Portugal, Lisboa. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, ela faz mestrado em tradução na Universidade de Lisboa e trabalha como redatora por paixão. Comunicativa, gosta de compartilhar dicas sobre viagem, tecnologia e a vida no exterior por acreditar que essas informações possam ajudar outras pessoas. Ela também é criadora de conteúdo no Instagram, na área de edição de vídeos.

Artigos relacionados

Como morar na Irlanda: guia completo viver no país

Como morar na Irlanda: saiba o custo de vida, vantagens e desvantagens, visto, como alugar e comprar casa e as melhores zonas e cidades.

Custo de vida na Irlanda: confira os gastos médios mensais

Saiba qual é o custo de vida na Irlanda, os gastos mensais médios, quanto é um bom salário no país, além de outras informações.

Como trabalhar na Irlanda: conheça o mercado e oportunidades

Trabalhar na Irlanda é seu objetivo? Reunimos tudo que precisa saber: salário mínimo, melhores áreas para trabalhar e onde procurar emprego.

Comidas típicas da Irlanda: conheça as comidas e bebidas tradicionais

Conheça as comidas típicas da Irlanda. Saiba quais são os melhores pratos, como são feitos, qual a sua origem e as bebidas típicas da Ilha da Esmeralda.

Alugar apartamento na Irlanda: como encontrar o imóvel ideal

Confira aqui dicas de como alugar apartamento na Irlanda, melhores sites, média de preços e encontre o melhor imóvel para sua estadia no país.

Emprego na Irlanda: veja o que é preciso para conseguir o seu

Saiba como conseguir emprego na Irlanda, em quais áreas existem mais oportunidades, onde procurar, como conseguir o visto de trabalho e mais.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube

1