Galway na Irlanda, o que fazer, como é morar e se vale a pena visitar

Galway na Irlanda, o que fazer, como é morar e se vale a pena visitar

Irlanda  / 

Você provavelmente já ouviu a musica Galway Girl do Ed Sheeran e se apaixonou pelo clipe e por aquela cidade “pequena” e festiva onde o clipe foi filmado. Impossível ouvir essa música, assistir o clipe e não querer visitar essa cidade.

Mas antes de você decidir viver essa aventura, vem comigo que eu te conto tudo sobre Galway!

Onde fica Galway?

Galway é uma cidade localizada no Oeste da Irlanda, com uma população de cerca de 80 mil habitantes.

E o que poderia ser considerada uma cidade pequena pela percepção dos brasileiros, na realidade é a quarta cidade mais populosa da Republica da Irlanda, e capital do condado que leva seu próprio nome, o Condado de Galway.

Também já compartilhamos uma lista com as cidades da Irlanda.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Como chegar?

Os três meios mais comuns de chegar em Galway é por ônibus, trem ou carro saindo de Dublin, a capital da Irlanda.

A Irlanda é um país bem pequeno, e cruzar o país de leste a oeste, ou seja, sair de ônibus de Dublin, e ir até Galway, tem o tempo de viagem de 3h30 minutos. Se você optar pela opção carro ou trem, esse tempo de viagem pode reduzir em até 1 hora.

Para descobrir o melhor meio de transporte para você chegar lá, eu indico o site Get There, onde você pode escrever de onde você esta saindo e qual o seu destino na Irlanda e o site mostra todas as opções de meio de transporte, sendo ônibus, trem e até carona. O site também mostra de onde sairá o ônibus, trem ou carona.

Preço da Passagem

O preço da Passagem para Galway vai depender da sua idade, se você é estudante e também qual o meio de transporte você vai utilizar. Mas uma margem de preço se você for de trem Dublin-Galway (saindo da estação Dublin Heuston), por exemplo, a passagem pode custar ate 40 euros (ida e volta), esse preço cai pela metade se você for estudante.

Uma forma de baratear o custo seria ir de ônibus ou carro. Uma passagem de ônibus do aeroporto de Dublin até Galway custa no máximo 20 euros (ida e volta) e estudantes pagam uma media de 15 euros (ida e volta).

Se você quiser obter informações sobre como comprar passagem para Irlanda, veja o que falamos sobre o assunto.

Como é Galway?

Conhecendo a cidade de Galway
Galway é uma cidade com uma cidade muito charmosa, com cara de interior, mas com uma atmosfera boêmia e festiva.

É considerada por muitos também como uma cidade universitária, por conta das famosas universidades que existem lá. Se você perguntar para qualquer irlandês eles vão definir Galway como uma cidade cheia de jovens e muito animada.

Clima

O clima da cidade é um pouco mais frio e chuvoso que a capital da Irlanda, Dublin. Isso porque a cidade fica localizada no extremo Oeste da Irlanda, tendo contato direto com Oceano Atlântico.

Qual a melhor época para visitar?

Uma boa época para visitar Galway é o verão, ou seja, Maio-Agosto. Além dos dias serem mais longos no verão da Irlanda, o que faz com que sua viagem passe mais devagar. No verão o clima também é mais quente, o que é faz com que a viagem seja mais agradável, sem ter tanta chuva ou vente forte.

É uma boa cidade para se morar?

Galway é uma ótima opção para quem quer ter uma experiência fora do Brasil, principalmente pelo fato de ser uma cidade na Irlanda, país com muitas oportunidades para brasileiros.

Morar nessa cidade é também uma solução para quem quer fazer um intercambio ou ate mesmo imigrar para a Irlanda, mas não esta com tanto dinheiro.

Moradia é mais barato

Isso porque um dos principais destinos dos brasileiros que vem morar na Irlanda é Dublin, a capital irlandesa, onde o preço da moradia é bem elevado. Por Galway ser uma cidade menor, tudo sai mais em conta e achar uma moradia não vai ser tão difícil e nem tão caro, quanto morar na capital.

Nós também já falamos sobre viver em Dublin, qual o custo de vida, moradia, entre outras informações.

O que fazer em Galway?

Não tem como começar uma lista de coisas para se fazer em uma cidade da Irlanda sem falar sobre os Pubs (bares) famosos da cidade né?

Então, aqui vai uma lista de Pubs que você deve visitar.

Tig Coili

Endereço: Mainguard Street

Um pub tradicional, perfeito para ter uma experiência cultural Irlandesa, com direito a musica irlandesa ao vivo.

The Quays

Endereço: 11 Quay Street

Um dos pubs mais populares de Galway, ótimo lugar para relaxar, tomar uma pint (medida do copo) e aproveitar um clima tradicional irlandês.

O’Connell’s Famous Pub

Endereço: 8 Eyre Square

Localizado no coração do centro da cidade, O’Connell não tem só a localização perfeita, como também é famoso pelo seu “Beer Garden”, uma área aberta onde você pode beber e conversar, em uma atmosfera única.

Bierhaus

Endereço: 2 Henry Street

Um ótimo lugar para quem curte experimentar novos tipo de cerveja ou cider (cidra). No Bierhaus é possível encontrar uma grande variedade de bebidas, tão grande que eles chegam a ter um menu só para as bebidas, o que não é tão comum na Irlanda.

Nós também já compartilhamos algumas dicas sobre o que visitar na Irlanda.

Festivais em Galway

Galway também é uma cidade famosa por seus festivais, que acontecem principalmente no verão e atraem vários turistas para a cidade. Então, fique ligado nos três festivais mais famosos da cidade:

Se for visitar a cidade tente ir na época de algum festival, a cidade pode te surpreender mais ainda.

Atrações e pontos turisticos em Galway – Top 10

Para ajudar vocês nessa aventura, aqui vai uma lista com o Top 10 atrações turísticas em Galway e ao redor da cidade.

1. Quay Street

A Quay Street é uma das ruas mais animadas do centro da cidade. Na Quay street você vai encontrar pubs, lojas, cafés, restaurantes, músicos cantando e tudo isso até de madrugada. Uma rua que transpira cultura irlandesa.

2. Galway Bay

Dar uma caminhada pela baía de Galway e os canais. Galway Bay é um ótimo lugar para tirar fotos lindas e aproveitar uma vista da cidade.

3. Salthill Promenade

Salthill Promenade
Um lugar lindo, onde também se pode aproveitar uma vista maravilhosa e ainda sentir o cheiro e a brisa do mar. Uma ótima dica para uma caminhada durante a tarde.

4. National University of Ireland – Galway (NUI Galway)

Com um campus gigante e sendo uma das universidades mais importantes da Irlanda, a NUI Galway é um ponto turístico imperdível. Um ótimo lugar para aproveitar o dia e curtir o clima universitário e multicultural que existe na NUI.

5. Connemara National Park

O parque nacional Connemara parece aqueles lugares que não existem, um verdadeiro paraíso, onde até o tempo parece andar mais devagar. Connemara fica 1h 30 min do centro de Galway, mas com certeza vale a pena acordar cedo e viajar ate lá, e ver uma parte diferente da Irlanda.

6. Cliffs of Moher

Uma das maiores atrações turísticas da Irlanda. Os Cliffs of Moher são um conjunto de penhascos com uma vista linda que se extem por 8 quilômetros. Esse é um outro ponto turístico localizado 1h 30 minutos de Galway, mas que vale a pena demais visitar.

7. Galway Cathedral

Catedral de Galway
A Catedral de Galway tem uma arquitetura linda e é gigante. A catedral fica bem no centro da cidade, e vale muito a visita.

8. Galway City Museum

Ir no museu da cidade é um ótimo passeio para conhecer mais sobre a historia da cidade e a cultura irlandesa.

Confira também uma lista com os melhores museus da Europa.

9. St. Nicholas’ Collegiate Church

Construída em 1320 e localizada no coração de Galway, a igreja St. Nicholas’ Collegiate carrega a historia em sua arquitetura e é a maior igreja medieval da Irlanda. Uma visita necessária.

10. Galway’s Latin Quarter

Uma das ruas mais bonitas de Galway, um centro de compras e pubs, mas onde também se pode tirar muitas fotos e aproveitar uma tarde em uma atmosfera histórica.

Aproveitar as atrações turísticas

Galway é uma cidade repleta de historias e que transpira a cultura irlandesa, e muito dessa atmosfera histórica vem pelo fato da cidade ter muitas atrações turísticas e não só na cidade, mas também envolta dela, visitar a cidade é uma ótima oportunidade de cair na estrada e conhecer os pontos turísticos não só na cidade como também no caminho.

Acomodação

Apesar de ser uma das maiores cidades da Irlanda, ainda assim não é uma cidade grande, ou seja, não tem tantas opções de hostel e hotel.

Assim, eu indico você reservar com antecedência sua acomodação na cidade. É uma cidade extremamente turística, então se você for em épocas de alta estação se planeje, porque não vai ser tão fácil achar um hostel ou hotel, e o preço pode ser um pouco salgado também.

Uma dica é ficar de olho nos sites de reserva de hostel e hotel. Os principais sites são:

Veja dicas de como encontrar hotel barato na Europa.

Quanto tempo vale a pena ficar em Galway?

Cidade de Galway
Galway é o destino perfeito para visitar em um final de semana, chegar na sexta de tarde e sair no domingo de noite. 2-3 dias, é tempo suficiente para conhecer a cidade, seus pontos turísticos e aproveitar os pubs.

Uma dica é tentar em um dia conhecer os pontos turísticos que ao redor da cidade e no outro dia aproveitar a cidade.

Vale a pena visitar?

É uma cidade muito querida por turistas do mundo todo e já foi ate mesmo nomeada a cidade mais “amigável” em uma pesquisa feita pela US Magazine, sobre viagens.

Uma cidade com muita história e vistas lindas. Visitar Galway é um ótimo destino para conhecer mais sobre a cultura Irlandesa e tirar fotos incríveis. Vale muito a pena se aventurar pela cidade, entrar na cultura irlandesa, se divertir pela cidade, e ainda quem sabe encontrar uma Galway Girl/Boy, assim como o Ed Sheeran, por lá.

Quer saber mais sobre a Irlanda? Veja nosso artigo tudo sobre a Irlanda.

Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.