Clima em Portugal: como é cada estação e a melhor época para viajar

Portugal  / 

Antes de comprar aquela passagem aérea que está por um valor imperdível, verifique antes o clima em Portugal para que a sua viagem não seja “encasacada” e sob um guarda- chuva a maior parte do tempo.

O clima no país, é considerado mediterrânico (temperado) devido a influência do oceano atlântico, sendo um dos países da Europa com a temperatura mais amena. Não é a toa que turistas do mundo inteiro visitam Portugal em virtude não somente do clima agradável, mas também de sua natureza exuberante.

Neste artigo, você vai saber informações super interessantes a respeito do clima em Portugal, as estações do ano, onde ver neve, onde comprar roupas de frio, etc.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Clima em Portugal: calor escaldante e frio intenso em um só lugar

O clima em Portugal é peculiar, pois envolve tudo – frio, calor e até neve, isso sem contar que a temperatura é bem demarcada nas 4 estações. Porém, havendo variações entre a região norte, centro e sul, mesmo o país sendo tão pequeno com aproximadamente 11 milhões de habitantes.

Se fôssemos resumir em poucas palavras como é o clima em Portugal, poderíamos dizer que:

  • O verão é ameno na região norte do país;
  • O outono e o inverno são chuvosos e bastante frio no norte e região central;
  • A primavera e verão na região sul possui clima quente com dias ensolarados;
  • O inverno é a estação mais chuvosa;
  • O norte é mais úmido e o sul mais seco.

Contudo, é melhor não generalizar, pois algumas regiões em Portugal possuem particularidades muito singulares, um exemplo disso é o calor no Alentejo que pode ser muito mais intenso do que no Algarve, como muitos desconhecem.

Por outro lado, muito ocasionalmente em algumas cidades situadas mais ao sul do país, a temperatura pode alcançar 0°C ou até mesmo grau negativo durante o inverno. Logo, mesmo sendo algo eventual, isso pode ocorrer, por isso mesmo é melhor descrever as estações de Portugal de forma mais abrangente, para que o visitante saiba a melhor época e local para visitar ou mesmo morar em Portugal.

Clima em Portugal: a primavera

É a estação mais florida do ano, alguns consideram a mais bela também, quando os campos portugueses ficam floridos, chamando atenção de moradores e turistas.
O clima em Portugal é ameno durante a primavera, com temperaturas que variam entre 11°C e 20°C.

Os dias gradativamente vão se tornando mais longos e alguns afirmam que o humor das pessoas também muda, ficando mais alegres.

  • Época ideal: para caminhadas ao ar livre e passeios outdoors de modo geral;
  • Período: 20 de março a 21 de junho.

verao em portugal

Clima em Portugal: o verão

Uma das estações mais aguardadas pelos turistas em visita ao país, é quando o sol aparece intensamente trazendo muito calor e quase nenhuma chuva. É um período para abusar dos shorts e camisetas, deixando os agasalhos de lado.

Em termos de temperatura, pode variar entre 20°C até 40°C (em regiões mais quentes como o Algarve e Alentejo), mas nada que faça um carioca ou mesmo alguém do nordeste brasileiro se espantar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Durante o verão, os dias são bem longos, quando o sol costuma dizer adeus após as 21h, algo que para nós brasileiros pode parecer surreal. Imagine ir a praia às 20h com o dia ainda claro após o expediente de trabalho. Bom demais para ser verdade, mas é de fato.

Se o viajante curte badalação, agosto é o mês mais agitado, considerado o ápice do verão, é quando os portugueses e turistas (ingleses, franceses e alemães, em sua maioria) vão para o Algarve em busca de suas belas praias.

Mas se a ideia é curtir o verão com menos alvoroço, o início de julho e setembro são meses mais calmos.

  • Época ideal: para curtir as praias ou mesmo fazer atividades esportivas, além de passeios marítimos e várias outras coisas que o verão propicia;
  • Período: 21 de junho a 23 de setembro;
  • Regiões mais quentes: Alcácer do Sal, Setúbal, Alentejo, Évora, Bragança, Lisboa e Santarém;
  • O verão é (bem) quente no leste do país e o mar tido como gelado é menos frio na região sul do que a oeste.

Curiosidade: o verão é uma época ótima para curtir o Algarve, mas esteja atento a esses 3 fatos que ocorrem na região:

  • Todos os locais ficam lotados;
  • Os preços sobem (bastante);
  • Os serviços perdem um pouco a qualidade.

Melhores cidades de Portugal para morar: conheça o nosso top 13.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Clima em Portugal: o outono

É a estação que antecede o inverno, por isso lentamente a temperatura vai caindo aos poucos, é quando uma brisa levemente fria começa a ser notada pelas pessoas.

No início de dezembro (considerado ainda outono) é comum presenciarmos os assadores de castanhas em algumas cidades portuguesas, sendo uma tradição em algumas localidades menores, principalmente do distrito de Coimbra.

  • Época ideal: depende de cada um, algumas pessoas farão atividades externas sem se importar com o clima um pouco mais frio, outros se importarão mais, optando por passeios indoors;
  • Período: 23 de setembro a 21 de dezembro.

Observação: uma semana antes da sua viagem acontecer, verifique a previsão do tempo em um site meteorológico confiável para saber como estará o clima em Portugal.

Dica: a Rota do Vinho do Porto no Douro, é um dos passeios mais interessantes para se fazer no outono.

outono em portugal

Clima em Portugal: o inverno

Durante o inverno português, os dias se tornam mais curtos e a chuva se faz presente com frequência.

A temperatura cai drasticamente principalmente na região norte, já no sul, a temperatura pode oscilar entre 8°C a 14°C, que para os padrões brasileiros ainda mais para quem vive em cidades como o Rio de Janeiro, essa estação pode assustar mas nada comparável ao frio dos países escandinavos.

A Serra da Estrela é o lugar ideal para quem quer ver neve e experimentar uma temperatura abaixo de 0°C. Portanto preparem os agasalhos, pois o inverno português é composto por dias úmidos e frios, além de ventos “cortantes”.

  • Época ideal: para passeios como shopping, cinema, teatro, hotéis de serra ou mesmo atividades como esqui, são boas alternativas durante essa estação;
  • Período: 21 de dezembro a 20 de março;
  • Lugares para apreciar o frio: Braga, Guimarães, Porto, Ponte de Lima e Viana do Castelo (algumas dessas cidades possuem uma atmosfera medieval, se tornando mais encantadoras nessa estação).

Curiosidade: Portugal está entre os países menos frios do continente europeu. Veja como é o inverno na Europa aqui.

Importante: em virtude de mudanças climáticas que têm ocorrido no mundo, isso pode resultar em variações de temperatura inesperadas em algumas regiões e estações. Se você visitar Portugal no outono ou no inverno, é melhor não economizar na sombrinha nem no guarda-chuva. As vezes para economizar 3€ (três euros), compra-se um guarda-chuva de qualidade inferior e ao virar uma esquina o destino dele será o lixo, pois o vento não perdoa e entorta os que possuem material de qualidade inferior.

Sul de Portugal: conheça mais sobre a região mais ensolarada de Portugal.

Açores, Madeira e Porto Santo

Saindo da parte continental de Portugal e indo para as suas ilhas, nos deparamos com paisagens de tirar o fôlego, onde a natureza parece ainda intocável.

A Ilha da Madeira é um desses paraísos, localizada no arquipélago da Madeira, o local conta com mais 3 ilhas.

Apenas as ilhas da Madeira e Porto Santo são habitadas, sendo o arquipélago composto por 7 delas. Já o arquipélago dos Açores é formado por 3 grupos:

  • Grupo Ocidental: Corvo e Flores;
  • Grupo Central: Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira;
  • Grupo Oriental: Santa Maria e São Miguel.

Açores

A temperatura nos Açores é agradável o ano inteiro, o clima é considerado subtropical oceânico, com chuvas nos meses entre outubro e março. Eventualmente, pode ocorrer tempestades tropicais nos meses de agosto a outubro, mas não se preocupe, pois isso acontece 1 vez a cada 3 a 4 anos.

Na ilha de São Miguel (na cidade de Ponta Delgada), as temperaturas variam entre 25°C no verão e 11°C no inverno. Já a temperatura do mar, pode variar entre 16°C a 24°C de acordo com o mês.

No que diz respeito ao clima de Portugal, a melhor época para conhecer os Açores são entre os meses de maio a setembro, quando o tempo está bastante fresco e as chuvas pouco frequentes.

Ilha da Madeira

O clima na Ilha da Madeira também é subtropical assim como nos Açores, e costuma chover em média 90 dias no ano (geralmente entre os meses de outubro a março).

O clima de modo geral é bastante ameno, com variações entre 22,2°C no verão e 15,9°C no inverno.

A melhor época para conhecer a Ilha da Madeira ocorre entre março e setembro, mas em tese é agradável visitá-la em qualquer período do ano, não é a toa que alguns a chamam de “ilha das 4 estações” em função dos seus microclimas.

Porto Santo

A ilha de Porto Santo possui um clima diferente em relação a Madeira e Açores, sendo de característica semiárido. A ilha é menos montanhosa em comparação a Ilha da Madeira e também retém mais nuvens.

O clima é mais seco assim como os ventos, e a chuva ocorre de forma escassa sendo dezembro o mês mais chuvoso. Dessa forma, durante as estações a temperatura varia poucos graus.

Em função do seu clima suave, a ilha de Porto Santo pode ser visitada em qualquer época do ano. Sendo assim, nota-se que o clima em Portugal é aprazível praticamente o ano inteiro (se considerarmos algumas regiões mencionadas).

Clima em Portugal: onde ver neve

Muitos brasileiros tem fascínio para ver neve, até mesmo por ser algo atípico no Brasil, portanto, durante uma visita a Portugal saiba quais são os melhores lugares para ver neve e curtir as atrações relacionadas a ela.

A neve surge com regularidade no norte do país conforme já mencionamos, principalmente nos distritos de: Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda.

No inverno, lugares como Serra da Estrela, Serra do Marão, Serra de Montesinho e Serra do Gerês, a temperatura pode atingir -10°C (às vezes até inferior a isso) nos meses mais frios, não sendo raro ocorrer tempestades de neve.

inverno em portugal

De todo modo, as horas mais frias no inverno surgem durante a madrugada, quando as pessoas já estão utilizando o aquecedor ou a lareira.

Todavia, se a intenção não for apenas ver a neve mas esquiar, saiba que não precisará ir até os alpes suíços pra isso, pois na Serra da Estrela existe uma estação de esqui que opera de novembro a abril.

Além dos locais já mencionados, saiba onde mais ver neve em Portugal e prepare-se para o frio:

  • Manteigas (700m de altitude, situado na Serra da Estrela);
  • Montalegre (parte do concelho pertence ao parque Peneda Gerês);
  • Marvão (região Alentejana, perto da fronteira com a Espanha);
  • Piódão (aldeia serrana inserida no concelho de Arganil);
  • Pitões das Júnias (pertence ao concelho de Montalegre);
  • Penhas Douradas (considerado o local mais frio do país, situado na Serra da Estrela);
  • Sortelha (uma das mais antigas vilas portuguesas, localizada no concelho de Sabugal);
  • Monsanto (a aldeia mais portuguesa de Portugal, no concelho de Idanha-a-Nova).

Observação: em consequência de alterações climáticas, pode não ocorrer neve em algumas dessas regiões citadas, embora isso seja ocasional.

Cuidados: mantenha os pés secos, o peito protegido, use luvas de boa qualidade e gorro para a cabeça, são cuidados essenciais para se ter no inverno, principalmente nas regiões mais frias do país.

Curiosidade: o ponto mais alto do país está localizado na Serra da Estrela.

Dica: Não deixe de provar o queijo cremoso Serra da Estrela, que é muito conhecido no país.

Vantagens e desvantagens de visitar Portugal no inverno

Vantagens

  • Preço mais em conta de modo geral (refeição, hospedagem, passagem aérea etc);
  • Locais menos cheios (e com menos filas);
  • Ótima época para provar os queijos e beber vinho;
  • Saldos e promoções no mês de janeiro.

Desvantagens

  • Os dias são mais curtos, escurecendo mais cedo;
  • Chove com frequência (principalmente no norte);
  • Horário de funcionamento reduzido para visitação de monumentos, castelos, museus etc.

Curiosidades sobre as estações do ano em Lisboa

Se a intenção durante uma visita a Portugal é ficar apenas em Lisboa, saiba que a temperatura média anual na capital portuguesa gira em torno de 18°C, tendo um clima temperado ideal para visitantes brasileiros não muito acostumados a baixas temperaturas.

Desse modo, confira algumas curiosidades sobre as 4 estações em Lisboa:

Primavera: é a estação mais bonita da cidade, onde tudo está florido, clima agradável, sendo maio o mês mais quente dessa estação. Costuma ser o melhor período para visitar Lisboa, quando não está muito quente (como no verão) e nem tão frio (como no inferno).
Ideal para andar a pé pela cidade admirando suas belas construções históricas;

Verão: a temperatura pode chegar a 34°C (em virtude de mudanças climáticas), porém a média é 28°C. O mês mais quente na cidade é agosto e também o mais ensolarado;

Outono: é uma estação chuvosa, com temperaturas entre 8°C e 15°C na cidade, ocorre também ventos fortes, sendo ideal escolher passeios por locais fechados como cinemas, museus, etc;

Inverno: dezembro e janeiro são os meses mais frios na capital portuguesa, mas não se assuste pois não é nada insuportável. A sensação térmica pode ser mais fria do que realmente está, em função das chuvas que ocorrem com frequência nesse período aliada a umidade, mas nada que um bom agasalho não resolva o problema.

Chuva em Portugal

Em Lisboa, o período chuvoso tem início em outubro se estendendo até março, ocasionando em mais de 100 dias de precipitação por ano, sendo janeiro a época que mais chove.

Se o turista for daqueles que abominam chuva, no intuito de fazer o máximo de atividades ao ar livre, o ideal é visitar as ruas lisboetas nos meses de maio a setembro, quando os dias são longos, ensolarados e chove pouco.

Mesmo a primavera sendo uma estação ótima para visitar o país, ainda assim pode chover um pouco no norte e nas regiões serranas, ainda é um pouco frio. No entanto, a incidência de chuva no Algarve durante o verão é muito pouco (e o calor pode ser escaldante).

O outono define o início de um período chuvoso no Porto, que toma uma dimensão maior na região com a chegada do inverno. Logo, se o viajante é friorento e deseja usar o mínimo possível o guarda-chuva, evite a região do Porto nessas duas estações.

chuva em lisboa

Ao contrário do que muitos pensam, não chove o inverno inteiro em Portugal, o índice de chuva é maior no inverno, mas isso não quer dizer que irá chover durante toda a estação.

Em Coimbra por exemplo, é comum no inverno o céu estar azul sem nuvens, porém no Minho e Trás-dos-Montes a ocorrência de chuva é maior (mas não significa contínua).

O clima em Portugal nas principais cidades e regiões

Porto

  • O clima na cidade do Porto é influenciado pela proximidade com o mar, sendo a temperatura média anual na faixa de 15,2°C;
  • As chuvas podem ocorrer com maior frequência entre os meses de outubro e abril;
  • Estima-se 147 dias de chuva por ano;
  • O mês mais chuvoso é janeiro (17 dias aprox) enquanto que julho e agosto são os meses mais secos (com 5 a 6 dias de chuva aproximadamente);
  • Melhores meses para visitar: maio a setembro.

Braga

  • O verão é a estação mais seca, e a chuva em julho e agosto é quase inexistente;
  • O inverno é frio e chuvoso com ventos fortes, já a primavera o clima é agradável com chuvas irregulares;
  • O verão é ensolarado e quente, no entanto no outono é chuvoso, porém com clima ameno;
  • No ápice do verão, a temperatura pode chegar a 28°C, enquanto que no inverno entre 4-6°C;
  • É muito raro, mas pode ocorrer neve nos meses de inverno;
  • Melhores meses para visitar: maio a setembro.

Évora

  • O verão é quente e seco, o inverno é chuvoso porém com temperaturas suaves;
  • É comum acontecer variações em relação ao clima ao longo dos meses, contudo a temperatura média anual é de 16,5°C;
  • No ápice de cada estação, a temperatura pode alcançar 31°C no verão e 5°C no inverno;
  • Melhores meses para visitar: abril, junho e setembro.

Algarve

  • O verão é quente e seco e o inverno brando;
  • 50 dias de chuva por ano (número estimado);
  • No verão, em algumas zonas do Algarve, a temperatura da água do mar varia entre 20°C e 22°C;
  • No inverno, a temperatura pode atingir 8°C porém no verão um pouco acima de 30°C;
  • Melhores meses para visitar: março a setembro.

Sendo assim, os meses mais agradáveis para visitar Portugal são: abril, maio, junho e setembro, mas não tome isso como uma regra, até porque isso é uma questão muito pessoal.

Algumas pessoas preferem o calor, outros preferem um clima mais frio, para apreciar melhor a culinária ou mesmo fazer atividades ligadas a ela. Logo, isso é muito relativo.

Roupa de inverno: onde comprar em Portugal

Vale a pena comprar roupa de inverno no Brasil antes de embarcar para Portugal para curtir o frio? Eu diria que não.

Os preços não são nada convidativos, as lojas “especializadas” nesse segmento de roupa são escassas e a qualidade pode deixar a desejar. Já ouvi inclusive relatos de pessoas que compraram peças de inverno no Brasil para usar na Europa e sentiram muito frio, pois a roupa não suportava temperaturas baixas.

Na dúvida, deixe para comprar em Portugal por razões opostas a essas que mencionamos acima, por isso mesmo selecionei algumas lojas de qualidade e com bons preços:

  • Decathlon: uma das maiores redes de lojas esportivas da Europa, possui boas opções de roupas de inverno (principalmente calças térmicas e casacos corta-vento) com bons preços e de boa qualidade;
  • H&M: possui roupas de inverno de qualidade, especialmente acessórios e tem bons preços principalmente em época de liquidação de inverno;
  • Lefties: loja barata e interessante sobretudo em relação a blusas de lã, acessórios e casacos;
  • Uniqlo: marca japonesa sem loja própria em Portugal, porém é possível comprar casacos leves e resistentes por um bom valor em lojas como El Corte Inglés que comercializa os itens da Uniqlo;
  • Sport Zone: boas opções de roupas modelo segunda pele, além de bons preços e qualidade;
  • Calçados Guimarães: especializado em calçados, os preços são baratos porém a qualidade é excelente, além de ser muito duráveis.

Quais roupas devo levar em uma viagem de inverno

  • Escolha peças de cor escura, pois sujam bem menos;
  • Opte por materiais do tipo: lã, cashmere, térmico, impermeável e feltro;
  • Evite suéter sintético, por que na prática ele aquece muito pouco;
  • Não compre roupa térmica no Brasil, além de ser muito caro, costuma não ser de boa qualidade;
  • Leve estes acessórios na mala: gorro, luvas, suéter, cachecol, protetor de orelha etc.

Está pensando em se mudar para Portugal? Para viver no país é preciso fazer um planejamento completo para que essa mudança aconteça de forma legal e sem imprevistos. Recomendamos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com o passo a passo de tudo o que você precisa providenciar para morar no país, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.