Está pensando em mudar para o país luso, mas não sabe qual o melhor lugar para você? Neste artigo, listamos as melhores cidades de Portugal para morar, considerando três fases da vida: estudante, trabalhador e aposentado.

Qual a melhor cidade de Portugal para morar?

Não existe uma resposta concreta para essa pergunta, pois isso vai depender de vários fatores.

Assim como existem pessoas que gostam da vida na capital por conta da sua rotina mais frenética, vida noturna agitada, trânsito e outros fatores, existem as pessoas que querem estar bem longe dessa agitação, prezam por uma vida bem mais tranquila no interior e um custo de vida mais baixo.

O fato é que, ao morar em Portugal, você poderá desfrutar de uma boa qualidade de vida, seja nas grandes ou pequenas cidades. Inclusive, para nós brasileiros, a própria Lisboa, capital do país, acaba tendo um ar de interior. Afinal, a população inteira de Portugal (10.34 milhões) é menor que a população da cidade de São Paulo (12,33 milhões).

Sabendo disso, vamos então à lista de melhores cidades para morar em Portugal, pensando nas três fases da vida: estudante, trabalhador e aposentado, mas já ressalto que Lisboa e Porto se encaixam para os três perfis.

Quais as melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar?

Se a sua intenção é morar e trabalhar em Portugal, saiba que assim como acontece no Brasil, as capitais e as suas regiões metropolitanas costumam ter melhores oportunidades de emprego, principalmente para as pessoas com qualificação profissional.

Por outro lado, para os trabalhadores sem qualificação profissional, também encontram muitas oportunidades nas capitais no setor de limpeza, restaurantes e bares, e alojamentos, devido ao enorme fluxo de turistas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Lisboa e região metropolitana

Lisboa é uma das melhores cidades de Portugal para morar, principalmente para quem deseja entrar no mercado de trabalho português. Por ser a capital do país, ela é sede de várias empresas a nível nacional e internacional, o que abre um mundo de oportunidades de trabalho.

Ao morar em Lisboa vai perceber que além de ter a sua rotina de trabalho, vai se deparar com um fluxo gigante de turistas. Afinal, o Aeroporto de Lisboa é a principal porta de entrada no país, fazendo com que o setor do Turismo esteja sempre aquecido e a cidade sempre com um movimento e diversidade cultural bem interessante.

vista lisboa visitar ou morar

Já o custo de vida de Lisboa, é o mais alto do país, mas isso é de se esperar, quando optamos por morar na capital do país. Para diminuir os gastos com aluguel, muitas pessoas optam por morar nos arredores de Lisboa, uma vez que os acessos para a capital são rápidos e o transporte público eficiente.

E por falar na região metropolitana, elas também sediam muitas empresas. Oeiras, por exemplo, recebeu o apelido de Vale do Silício Português, por conta do seu programa de inovação tecnológica. Google, Dell, HP, Canon, BMW, Volvo e Nike, são alguns exemplos empresas com sede em Oeiras.

Porto e região metropolitana

A capital do norte de Portugal também é considerada uma das melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar. Assim como Lisboa, o Porto também é sede de diversas empresas a nível nacional e internacional e tornou-se um campo fértil para as startups – são 373 sediadas no Porto e região metropolitana, segundo o mapa da StartupHub.

O banco digital britânico Revolut, por exemplo, escolheu a cidade de Matosinhos como a sede do seu escritório em Portugal. A Universidade do Porto conta com a UPTEC, um local de incubação e aceleração de startups e com pólos na cidade do Porto e Matosinhos.

Entre Matosinhos e Leça de Palmeira – região metropolitana do Porto – existe o Porto de Leixões, o maior Porto artificial de Portugal. Para quem é da área marítima, administrativa e logística, sempre há boas oportunidade.

Porto é uma das melhores cidades para trabalhar em Portugal

Maia, Gondomar e Rio Tinto, que também fazem parte da área metropolitana do Porto, abrigam muitas fábricas e sempre há oportunidades de emprego, tanto para quem tem qualificação profissional, quanto para quem não tem.

O custo de vida do Porto é um pouco mais baixo que Lisboa, mas a cidade enfrenta os mesmos problemas com relação aos aluguéis superfaturados, devido à crescente onda do turismo. Isso faz com que muitas pessoas busquem morar nos arredores do Porto, uma vez que o transporte público também eficiente e as estradas com fácil acesso.

Leiria e região metropolitana

Leiria pode ser uma boa ideia para quem está em busca das melhores cidades de Portugal para morar. A cidade fica localizada entre Lisboa e Porto e conta com uma zona industrial extremamente forte no país, o que faz com que existam muitas oportunidades de emprego para qualificados, mas principalmente, para não qualificados.

Morar em Leiria é sinônimo de custo de vida mais baixo e uma vida bem mais pacata e também não é uma cidade que atrai milhares de turistas. Então, é sempre bom avaliar essa questão antes de tomar a decisão.

Além disso, os transportes públicos deixam um pouco a desejar, não há metrô e os ônibus não são tão eficientes, pois se restringem ao centro da cidade, não atendendo tão bem a área metropolitana. Comprar um carro poderia ser uma alternativa para se locomover melhor na cidade e região.

Quais as melhores cidades de Portugal para se aposentar?

Agora, vamos as melhores cidades de Portugal para os aposentados. Como mencionei no início deste artigo, Lisboa e Porto são indicadas para as três fases da vida, incluindo os aposentados que gostam de estar em cidades com maior movimento e, ao mesmo tempo, ter qualidade de vida.

Contudo, para falar de maneira mais expressiva, selecionei três cidades para além de Porto e Lisboa, que já são bastante conhecidas.

Lagos

O Algarve está sempre aparecendo no ranking de melhores lugares para morar em Portugal como aposentado. Para quem não sabe, a região sul do país conta com praias exuberantes, vilas de pescadores, parques aquáticos, campos de golfe e um clima ameno e com bastante sol na maior parte do ano, inclusive no inverno.

Com tantos atrativos, o Algarve é o destino preferido das férias dos ingleses, mas ele vem se tornando cada vez mais famoso por conta as lindas fotografias encontradas nas redes sociais. E considerando que Portugal é um país relativamente barato, se comparado a outros países europeus, o turismo é cada vez mais crescente.

Lagos é uma das melhores cidades de Portugal para morar

A cidade de Lagos foi citada nos relatórios do International Living de 2020 e 2021 como uma das melhores cidades de Portugal para morar. Segundo a revista, “Lagos, que parece muito mais uma cidade de trabalho do que um resort que depende exclusivamente do turismo”.

Essa observação é importante, visto que as cidades do Algarve são bem conhecidas por serem extremamente agitadas no verão europeu e “fantasmas” em outras épocas do ano. Ainda de acordo com a revista, Lagos sabe combinar muito bem uma vida residencial cotidiana com o turismo.

O custo de vida do Algarve é mais baixo se comparado ao de Lisboa. Em Lagos, por ser essa cidade que não sobrevive exclusivamente do turismo, os aluguéis costumam ser mais altos se comparados com outras cidades da região como, por exemplo, Portimão, Albufeira e Faro.

Inclusive, não se prenda apenas a Lagos, a verdade é que todas as cidades do Algarve oferecem uma excelente qualidade de vida para que os aposentados possam curtir bastante.

Cascais

Cascais, a cidade que os famosos brasileiros estão escolhendo para viver e que também é uma das melhores cidades de Portugal para morar como aposentado. Morar em Cascais é uma ótima alternativa para quem deseja viver em uma cidade com belas praias, uma ótima infraestrutura e, ao mesmo tempo, estar pertinho da capital Lisboa e com rápidos acessos.

O único ponto negativo de Cascais é que os aluguéis na cidade são bem altos, o que faz encarecer o custo de vida. Contudo, para um aposentado que já tem ali uma boa renda fixa caindo na conta todos os meses, isso não será um problema.

Por que morar em Cascais

Cascais é uma cidade aconchegante, agitada e recebe muitos turistas, o que significa que ela está sempre muito movimentada. Esse é um ponto bem positivo para os aposentados que não gostam muito daquela vida extremamente tranquila do interior.

Évora e Beja

Évora foi citada no relatório de 2021 do International Living, assim como Beja, outra cidade que vale a pena pesquisar para quem pensa em morar no Alentejo. Ambas as cidades têm atraído bastante os aposentados que prezam pela vida extremamente sossegada e com aquele clima mais rural.

O Alentejo é a região de Portugal onde o setor da agricultura é extremamente forte. Costumo dizer que se o produto é Alentejano, pode comprar sem erro porque é certeza de qualidade, principalmente se forem os vinhos e os azeites.

Morar em Évora tem um custo de vida mais elevado do Beja, por exemplo, até porque, a cidade é a capital da região e como qualquer capital de um Distrito português (Estado), o custo de vida acaba sendo mais elevado. Porém, se comparar com o custo de vida de Cascais, vai ver uma diferença gigantesca.

Segundo os dados da plataforma Numbeo, em dezembro de 2021, enquanto um apartamento de 3 quartos no centro de Cascas está em média 2.170€, em Évora o aluguel de um apartamento da mesma tipologia também no centro da cidade cai para 760€. É uma diferença gritante no custo de vida, né?

Évora é uma cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o que acaba sendo atrativa para os turistas, que ajudam a movimentar a cidade. Além disso, os estudantes da Universidade de Évora também contribuem nesse aspecto. Além disso, tem uma boa infraestrutura e a rede de transporte público de Portugal faz a ligação entre Évora e Lisboa em 2 horas.

Beja já se mostra distante de ter um grande movimento, são apenas 20 mil habitantes comparado a 50 mil de Évora. Para um aposentado que deseja ter uma vida bem rural, ela pode ser uma boa opção de escolha.

Ah e já ia me esquecendo de dizer sobre o clima. Évora e Beja são bem frias no inverno e extremamente quentes e secas no verão com temperaturas chegando a 40 graus. É muito quente e muito seco mesmo. Então, o clima do Alentejo é um ponto a ser avaliado.

Quais as melhores cidades de Portugal para estudar?

Hora de falar das melhores cidades de Portugal para morar enquanto estudante. Assim como já falei, Lisboa e Porto são destaques para os estudantes, até mesmo por abrigar as melhores universidades de Portugal.

E vai por mim, ambas são incríveis para se viver enquanto estudante, pois a vida cultural e noturna são bem agitadas. Contudo, como já falei sobre elas no tópico de melhores cidades para trabalhar, selecionei outras três cidades que são excelentes e famosas por receber estudantes.

Coimbra

Coimbra é uma das melhores cidades de Portugal para morar e estudar. A cidade recebe muito bem os estudantes, sem falar que a Universidade de Coimbra é uma das mais conceituadas do país e uma das mais antigas da Europa ainda em plena atividade.

Morar em Coimbra para estudar vai ser uma experiência enriquecedora tanto para o lado acadêmico-profissional, quanto para o lado pessoal. Apesar de receber muitos turistas, ser movimentada e com uma excelente infraestrutura no geral, os estudantes conseguem transformar uma “cidade velha” em uma “cidade jovem”.

Coimbra é uma das melhores cidades para estudantes em Portugal

Coimbra é sinônimo de uma vida acadêmica e noturna agitadíssima. Já o custo de vida de Coimbra também é um ponto que vale destacar se comparado a Lisboa e Porto. Os aluguéis de casas e quartos são bem mais baixos.

Braga

Braga também é sede de uma das melhores universidades do país, a Universidade do Minho e que vai garantir um ensino de excelência.

Morar em Braga tem a sua vantagem por ser uma cidade com excelente qualidade de vida, tanto que foi indicada em 2020 pela Comissão Europeia como uma das melhores cidades da Europa no quesito de qualidade de vida.

O custo de vida em Braga se apresenta mais elevado do que Aveiro (a próxima cidade que destaquei para estudantes) e um custo parecido com o de Coimbra.

Sendo a terceira maior cidade de Portugal, Braga tem uma ótima infraestrutura e uma linha de comboio (trem) que faz a ligação com Porto em apenas 1h10. Tanto que existem muitas pessoas que moram em Braga e trabalham no Porto e vice-versa. Não só trabalham. Eu, por exemplo, fiz mestrado com uma portuguesa que morava em Braga e estudava no Porto.

Aveiro

Uma das melhores cidades de Portugal para morar e estudar é Aveiro, a “Veneza portuguesa”. A Universidade de Aveiro também é bastante reconhecida pela qualidade de ensino e pela sua inovação tecnológica.

Morar em Aveiro enquanto estudante é uma experiência bem enriquecedora. A cidade possui um calendário de eventos bem legais, tem praias ótimas, recebe muitos turistas e está sempre com bastante movimento.

melhores cidades de Portugal Aveiro
Passeio de barco em Aveiro

Além disso, o custo de vida de Aveiro é um dos mais atrativos para os estudantes, que costumam ter o seu dinheiro mais apertado. Dentre as três listadas, Aveiro tem o custo de vida mais baixo, e se comparada a Lisboa e Porto eu não preciso dizer que a diferença é enorme.

Como escolher a melhor cidade de Portugal para morar?

Escolher a melhor cidade de Portugal para morar é uma escolha extremamente pessoal.

Eu, por exemplo, escolhi continuar Porto após o mestrado porque acho a energia da cidade incrível e com uma sintonia muito grande com o que eu busco: uma cidade que seja boa para trabalhar, com uma vida cultural agitada, que seja grande e, ao mesmo tempo, tenha um ar de interior.

Por outro lado, não me apetece morar em Lisboa, justamente por achar ela movimentada demais e com um ritmo mais frenético e pessoas sempre correndo de um lado para o outro, típico em qualquer grande cidade.

Para escolher a melhor cidade para você, recomendo avaliar em que fase da vida você se encontra, custo de vida, clima, se deseja uma cidade mais praiana, urbana ou mais rural, se vai ter um carro para se locomover ou vai depender de transporte público, se tem uma boa infraestrutura no geral.

Outro ponto a ser avaliado é se a mudança tem vai ocorrer com toda a família, pois se os filhos estiverem em fase escolar, por exemplo, tem ainda que verificar as ofertas e qualidade das escolas.

Cabe cada um avaliar o que realmente está buscando ao realizar a mudança e se determinada cidade vai suprir ou não as expectativas. Se precisar de uma ajuda com relação ao planejamento da mudança, recomendo o Programa Morar em Portugal, uma série de videoaulas e um ebook completo com os todos os pontos do planejamento desde questões burocráticas à dica de adaptação.