Está pensando em mudar para o país luso, mas não sabe qual o melhor lugar para você? Neste artigo, listamos as 15 melhores cidades de Portugal para morar, apresentando suas particularidades, custo de vida, entre outros aspectos.
Para facilitar ainda mais para os nossos leitores, consideramos também as melhores cidades para morar em Portugal em três fases diferentes da vida: estudante, trabalhador e aposentado. Vamos lá?
Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!
CONHECER O EBOOK→Pergunta | Resposta |
Quais as melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar? | Em locais onde há mais possibilidades de trabalho, como Lisboa, Porto e Leiria. As regiões metropolitanas desses locais também podem oferecer oportunidades. |
Qual a melhor cidade de Portugal para brasileiro morar? | Depende de muitos fatores, a começar pelo seu objetivo no país, como estudar, trabalhar ou viver aposentado, por exemplo. |
Quais as cidades boas para morar em Portugal? | Há muitas cidades boas no país. Além de Porto e Lisboa, Braga, Leiria, Viseu, Évora, Vila do Conde, Faro e Cascais são ótimas opções. |
Qual a melhor cidade de Portugal para morar?
Essa é uma daquelas perguntas em que não conseguimos dar uma resposta exata. Isso porque existem muitos fatores que fazem uma pessoa considerar uma cidade boa para se morar, incluindo o seu objetivo e estilo de vida.
Assim como existem pessoas que gostam da vida na capital por conta da sua rotina mais frenética, vida noturna agitada e outros fatores, existem as pessoas que querem estar bem longe dessa agitação, prezam por uma vida mais tranquila no interior e um custo de vida mais baixo.
Eu, Stella, que vim do Rio de Janeiro, procurava um lugar urbano, mas com o ritmo de vida muito mais tranquilo. Hoje moro em Vila Nova de Gaia que, de longe, foi a melhor cidade que já morei em Portugal.
Vivo muito próximo do centro do Porto, mas numa zona mais tranquila, bem servida de transporte e comércio, o que permite uma locomoção fácil dentro e fora da cidade.
Qualidade de vida nas cidades de Portugal para morar
O fato é que, ao morar em Portugal, você poderá desfrutar de uma boa qualidade de vida, seja nas grandes ou pequenas cidades. Inclusive, para nós brasileiros, a própria Lisboa, capital do país, acaba tendo um ar de interior. Afinal, a população inteira de Portugal (10,34 milhões) é menor que a população somente da cidade de São Paulo (12,39 milhões).
E para te ajudar a entender qual local do país pode ser bom para viver, fizemos uma lista com as 15 melhores cidades de Portugal para morar, apresentando alguns pós e contras na nossa visão.
Também separamos cidades que são ótimas opções para morar em Portugal em três fases de vida diferentes: estudante, trabalhador e aposentado, mas já ressalto que Lisboa e Porto se encaixam para os três perfis. Confira!
1. Lisboa
Sabe aquela cidade onde tudo acontece? Lisboa é uma dessas! Localizada no sul de Portugal, Lisboa é uma das cidades mais populosas do país e um dos principais destinos de turistas e imigrantes. É uma boa opção para ter melhores oportunidades de emprego, uma ótima vida gastronômica e conviver com pessoas do mundo inteiro, já que a cidade abriga pessoas de diferentes países.
Quem mora em Lisboa tem acesso a uma vida cultural e noturna agitadas, com muita oferta de comércio e transportes. Por conta disso, também é a cidade mais cara de Portugal, o que pode ser uma desvantagem para quem quer um estilo de vida mais barato e tranquilo.
2. Porto
A chamada Invicta também é uma das principais cidades do país. O Porto é aquele lugar que une beleza natural, muita história, ótima gastronomia e uma vida cultural e noturna agitadas. Por ser uma das principais cidades, assim como Lisboa, Porto também é um dos lugares mais caros para morar em Portugal.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.
ENTRAR EM CONTATO →Tem sido cada vez mais difícil alugar imóveis em Portugal, o que acontece principalmente nas grandes cidades, como o Porto. Isso pode ser uma das desvantagens de escolher a cidade para morar, devido ao custo mais alto dos aluguéis.
3. Aveiro
Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa devido aos seus canais que passam por toda a cidade e se ligam ao mar. A cidade tem aquele clima de interior, é cercada por praias e está localizada no centro de Portugal. É uma ótima opção para quem busca tranquilidade, já que é uma cidade pequena.
Conhecida por ser o destino de muitos estudantes por causa da Universidade de Aveiro, a cidade tem um custo de vida mais baixo do que outros locais maiores, mas tem algumas desvantagens, como o clima sempre ventoso e menos opções de transporte público.
4. Almada
Localizada na região metropolitana de Lisboa, Almada é uma cidade completa, com muitas áreas de lazer, acesso a meios de transportes e comércio. Pode ser uma boa opção para quem quer morar perto do centro da capital, mas numa cidade mais tranquila e residencial.
Apesar de ser uma cidade mais calma, Almada pode ter a desvantagem do tempo gasto em transporte público para quem precisa ir até à capital todos os dias, seja para trabalhar ou estudar. Além disso, as ofertas de emprego também são menores e o custo de vida pode ser elevado, mesmo que mais barato que Lisboa.
5. Viseu
Considerada uma cidade pequena para morar em Portugal, Viseu é aquele lugar com charme e clima de cidade do interior. Está localizada no norte do país e fica a 1h25 do Porto indo de carro.
O destaque de Viseu vai para a segurança e o custo de vida mais barato. É uma cidade bem menos movimentada, com menos de 60 mil habitantes, e os valores de aluguel são bem mais baixos do que os do Porto e de Lisboa.
O ponto negativo de morar em Viseu pode ser o meio de transporte e as oportunidades de emprego. Para quem não tem carro, pode ter uma dificuldade de locomoção. Já para quem busca emprego, pode precisar procurar fora da cidade, dependendo da área de atuação.
6. Faro
Sendo uma das principais cidades da região do Algarve, Faro é uma ótima escolha de cidade para morar em Portugal para quem ama praia e um clima de cidade do interior.
Com temperaturas mais quentes do que em outras regiões do país, tem uma boa infraestrutura, com acesso a comércios e até um aeroporto.
Morar em Faro precisa ser uma escolha bem pensada para aqueles que buscam emprego em Portugal, já que as ofertas são, geralmente, para a área de turismo, como trabalho em restaurantes e hotéis. Além disso, mesmo sendo uma cidade mais barata do que Porto e Lisboa, Faro ainda é considerada uma cidade cara para se morar.
7. Nazaré
Conhecida como a cidade das praias com ondas gigantes, Nazaré está localizada no centro do país. Com cerca de 14 mil habitantes, é uma cidade pequena em Portugal e pode ser uma boa escolha para quem quer morar perto do mar, num local tranquilo.
Mas se a vida pacata da cidade do interior é entediante para você, Nazaré pode não ser uma boa escolha. Nas estações como outono e inverno, a cidade fica muito mais calma e vazia.
Apesar de ter uma boa infraestrutura, Nazaré também pode ter a desvantagem para quem busca emprego em Portugal, já que as oportunidades são menores na cidade.
8. Portimão
Para os amantes de praia, Portimão é a escolha perfeita. Localizada no Algarve, a região sul de Portugal, Portimão é aquela típica cidade de férias. Com pontos turísticos lindos, o local recebe muitos turistas estrangeiros e portugueses no verão.
A desvantagem em Portimão pode ser a grande movimentação de turistas no verão, o que causa uma agitação mais atípica na cidade e aumenta o custo de vida na cidade. Para quem busca uma vida mais tranquila, pode ser que se assuste com a movimentação nesta época do ano.
9. Viana do Castelo
Viana do Castelo é uma cidade cercada por praias, monumentos históricos e com uma gastronomia deliciosa. Com um custo de vida mais baixo e uma população menor, pode ser uma opção para pessoas que buscam um ritmo de vida mais tranquilo. Viana tem aquele clima de cidade do interior, com boas opções de transporte, como linhas de ônibus e trem.
O clima pode ser uma desvantagem para algumas pessoas, já que Viana é mais fria no inverno, como outras cidades do Norte do país. Além disso, pode ser necessária a adaptação ao ritmo da cidade, como os horários do comércio, transporte, entre outras questões.
10. Vila Nova de Gaia
A maior cidade do norte de Portugal, que está colada ao Porto, é Vila Nova de Gaia. Gaia está distribuída em diferentes freguesias (bairros), o que pode te dar a escolha de morar bem próximo ao centro ou mais distante, próximo à praia.
No centro de Gaia está a linha amarela do metrô do Porto, que liga Gaia aos principais pontos do centro da principal cidade do norte do país. Nas regiões mais afastadas, você tem um clima de cidade do interior, próximo à praia, como em Miramar.
Gaia é uma cidade ótima para morar, mas como em todo lugar, tem seus pontos positivos e negativos. Morar no centro da cidade, por exemplo, tem a vantagem de conseguir ir à bancos, shoppings e mercados à pé, além de ter várias linhas de ônibus, o metrô e o trem. O ponto negativo é que devido a proximidade com o Porto, o centro de Gaia tem valores de aluguéis bem altos, aumentando consideravelmente o custo de vida.
Morar longe do centro tem a vantagem do custo de vida mais baixo, mas a desvantagem de locomoção, já que só pode contar com linhas de ônibus com horários muito espaçados e o acesso ao centro pode ser mais difícil.
11. Oeiras
Considerada o Vale do Silício de Portugal, Oeiras está bem próxima a Lisboa e é uma cidade que cresceu muito nos últimos anos. Grandes empresas estão presentes na região, o que movimenta muito as oportunidades de emprego para pessoas qualificadas.
Além disso, Oeiras tem praias lindas e é uma cidade menos movimentada que Lisboa, mas com muitos restaurantes, bares, shoppings, transporte público e uma vida cultural agitada.
O que pode ser uma desvantagem da cidade é o custo de vida mais elevado. Mesmo não sendo na capital, Oeiras tem aluguéis altos, com valores equiparados a Lisboa. Por isso, pode ser necessário um planejamento financeiro maior para morar lá.
12. Braga
Braga está próxima ao Porto e é considerada uma das maiores cidades de Portugal. Procurada por estudantes interessados na Universidade do Minho e famílias que querem viver numa cidade mais tranquila, e com boa oferta de transporte e comércio, a região é muito procurada por brasileiros que querem morar em Portugal.
A vantagem de morar em Braga é o custo de vida mais baixo, se comparado a cidades como Porto. Além de ter um ritmo de vida mais tranquilo, a cidade tem uma boa infraestrutura para os seus habitantes.
A desvantagem de morar em Braga pode ser o clima. Braga tem o clima parecido com o Porto, mais chuvoso e frio no inverno, o que pode ser mais difícil de se adaptar para pessoas que preferem dias ensolarados.
13. Guimarães
Localizada no norte do país, dentro do distrito de Braga, Guimarães é a cidade onde nasceu Portugal. Como já deve imaginar, estar em Guimarães é respirar a história do país. É uma cidade pequena, com muitas áreas verdes e um clima medieval, com castelos, igrejas e muralhas.
O ponto positivo de morar em Guimarães é a tranquilidade e o custo de vida mais baixo frente a outras cidades. Guimarães também conta com uma boa ferta de transporte público, com linhas de ônibus e trem que ligam a cidade até o Porto e Braga.
Uma das desvantagens de morar na cidade de Guimarães são as ofertas de emprego. Assim como acontece em Viseu e Viana do Castelo, cidades também pequenas, Guimarães não tem tantas oportunidades para quem busca trabalho.
14. Figueira da Foz
Se você ainda não ouviu falar sobre Figueira da Foz, vale a pena pesquisar mais sobre a cidade. Localizada no centro do país, próximo a Coimbra, Figueira da Foz leva aos seus moradores qualidade de vida, praias lindas, uma boa infraestrutura e boas opções de lazer.
O que pode ser uma desvantagem, assim como em outras cidades pequenas em Portugal, é a oferta de emprego e a adaptação a uma cidade com o clima mais interiorano, para quem ainda não está acostumado.
15. Vila do Conde
Uma opção que pode ser um refúgio para muitas pessoas que querem morar perto do Porto, mas preferem uma vida menos agitada, é Vila do Conde. A cidade é cercada por praias e tem aluguéis mais baratos.
Uma desvantagem pode ser a locomoção. Para quem não tem carro e precisa se deslocar até o Porto para resolver questões do dia a dia ou até trabalhar, pode levar até 1h20 de transporte público para chegar à cidade.
Quais as melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar?
Se a sua intenção é morar e trabalhar em Portugal, saiba que assim como acontece no Brasil, as capitais e as suas regiões metropolitanas costumam ter melhores oportunidades de emprego, principalmente para as pessoas com qualificação profissional.
Por outro lado, os trabalhadores sem qualificação profissional, também encontram muitas oportunidades nas capitais no setor de limpeza, restaurantes, bares e alojamentos, devido ao enorme fluxo de turistas.
1. Lisboa e região metropolitana
Lisboa é uma das melhores cidades de Portugal para morar, principalmente para quem deseja entrar no mercado de trabalho português. Por ser a capital do país, ela é sede de várias empresas a nível nacional e internacional, o que abre um mundo de oportunidades de trabalho.
Ao morar em Lisboa vai perceber que além de ter a sua rotina de trabalho, vai se deparar com um fluxo gigante de turistas. Afinal, o Aeroporto de Lisboa é a principal porta de entrada no país, fazendo com que o setor do Turismo esteja sempre aquecido e a cidade sempre com um movimento e diversidade cultural bem interessante.
Já o custo de vida de Lisboa é o mais alto do país, mas isso é de se esperar, quando optamos por morar na capital. Para diminuir os gastos com aluguel, muitas pessoas optam por morar nos arredores de Lisboa, uma vez que os acessos para a capital são rápidos e o transporte público eficiente.
E por falar na região metropolitana, elas também sediam muitas empresas. Oeiras, por exemplo, tem um grande programa de inovação tecnológica. Google, Dell, HP, Canon, BMW, Volvo e Nike, são alguns exemplos empresas com sede em Oeiras.
2. Porto e região metropolitana
A capital do norte de Portugal também é considerada uma das melhores cidades de Portugal para morar e trabalhar. Assim como Lisboa, o Porto também é sede de diversas empresas a nível nacional e internacional e tornou-se um campo fértil para as startups – são mais de 300 sediadas no Porto e região metropolitana, segundo o mapa da StartupHub.
O banco digital britânico Revolut, por exemplo, escolheu a cidade de Matosinhos como a sede do seu escritório em Portugal. A Universidade do Porto conta com a UPTEC, um local de incubação e aceleração de startups e com polos na cidade do Porto e Matosinhos.
Entre Matosinhos e Leça de Palmeira – região metropolitana do Porto – existe o Porto de Leixões, o maior Porto artificial de Portugal. Para quem é da área marítima, administrativa e logística, sempre há boas oportunidade.
Maia, Gondomar e Rio Tinto, que também fazem parte da área metropolitana do Porto, abrigam muitas fábricas e sempre há oportunidades de emprego, tanto para quem tem qualificação profissional, quanto para quem não tem.
O custo de vida do Porto é um pouco mais baixo que Lisboa, mas a cidade enfrenta os mesmos problemas com relação aos aluguéis superfaturados, devido à crescente onda do turismo. Isso faz com que muitas pessoas busquem morar nos arredores do Porto, uma vez que o transporte público também é eficiente e as estradas com fácil acesso.
3. Leiria e região metropolitana
Leiria pode ser uma boa ideia para quem está em busca das melhores cidades de Portugal para morar. A cidade fica localizada entre Lisboa e Porto e conta com uma zona industrial extremamente forte no país, o que faz com que existam muitas oportunidades de emprego para qualificados, mas principalmente, para não qualificados.
Morar em Leiria é sinônimo de custo de vida mais baixo e uma vida bem mais pacata, já que não é uma cidade que atrai milhares de turistas. Então, é sempre bom avaliar essa questão antes de tomar a decisão.
Além disso, os transportes públicos deixam um pouco a desejar, não há metrô e os ônibus não são tão eficientes, pois se restringem ao centro da cidade, não atendendo tão bem a área metropolitana. Comprar um carro poderia ser uma alternativa para se locomover melhor na cidade e região.
Quais as melhores cidades de Portugal para se aposentar?
Agora, vamos as melhores cidades de Portugal para os aposentados. Como mencionei no início deste artigo, Lisboa e Porto são indicadas para as três fases da vida, incluindo os aposentados que gostam de estar em cidades com maior movimento e, ao mesmo tempo, ter qualidade de vida.
Contudo, para falar de maneira mais expressiva, selecionei três cidades para além de Porto e Lisboa, que já são bastante conhecidas.
1. Lagos
Em 2019, o Algarve entrou na lista da Forbes como um dos melhores lugares para aposentados morarem. E não é por acaso! Para quem não sabe, a região sul do país conta com praias exuberantes, vilas de pescadores, parques aquáticos, campos de golfe e um clima ameno e com bastante sol na maior parte do ano, inclusive no inverno.
Com tantos atrativos, o Algarve é o destino preferido das férias dos ingleses, mas ele vem se tornando cada vez mais famoso por conta as lindas fotografias encontradas nas redes sociais. E considerando que Portugal é um país relativamente barato, se comparado a outros países europeus, o turismo é cada vez mais crescente.
A cidade de Lagos foi citada nos relatórios do International Living de 2023 e como uma das melhores cidades de Portugal para aposentados morarem. Segundo a revista:
Cidades tradicionais como Lagos e Tavira, oferecem uma variedade de charme do Velho Mundo em suas ruas de paralelepípedo e diferentes cafés.
Lagos também é muito conhecida por suas belas praias, o que atrai muitos turistas. Essa é uma observação importante, visto que as cidades do Algarve são bem conhecidas por serem extremamente agitadas no verão europeu e “fantasmas” em outras épocas do ano.
O custo de vida do Algarve é mais baixo se comparado ao de Lisboa. Em Lagos, por ser essa cidade que não sobrevive exclusivamente do turismo, os aluguéis costumam ser mais altos se comparados com outras cidades da região como, por exemplo, Portimão, Albufeira e Faro.
Inclusive, não se prenda apenas a Lagos, a verdade é que diversas cidades do Algarve oferecem uma excelente qualidade de vida para que os aposentados possam curtir bastante.
2. Cascais
Cascais, a cidade que os famosos brasileiros estão escolhendo para viver, é também uma das melhores cidades de Portugal para morar como aposentado.
Morar em Cascais é uma ótima alternativa para quem deseja viver em uma cidade com belas praias, uma ótima infraestrutura e, ao mesmo tempo, estar pertinho da capital Lisboa e com rápidos acessos, seja de transporte público ou de carro.
O único ponto negativo de Cascais é que os aluguéis na cidade são bem altos, o que faz encarecer o custo de vida. Contudo, para um aposentado que já tem ali uma boa renda fixa caindo na conta todos os meses, isso poderá não ser um problema.
Cascais é uma cidade aconchegante, agitada e recebe muitos turistas, o que significa que ela está sempre muito movimentada. Esse é um ponto bem positivo para os aposentados que não gostam muito daquela vida extremamente tranquila do interior.
3. Évora e Beja
Évora foi citada no relatório de 2023 do International Living, assim como Beja, outra cidade que vale a pena pesquisar para quem pensa em morar no Alentejo. Ambas as cidades têm atraído bastante os aposentados que prezam pela vida extremamente sossegada e com aquele clima mais rural.
O Alentejo é a região de Portugal onde o setor da agricultura é extremamente forte. Costumo dizer que se o produto é Alentejano, pode comprar sem erro porque é certeza de qualidade, principalmente se forem os vinhos e os azeites.
Morar em Évora tem um custo de vida mais elevado do que em Beja, por exemplo, até porque, a cidade é a capital da região e como qualquer capital de um Distrito português (Estado), o custo de vida acaba sendo mais elevado. Porém, se comparar com o custo de vida de Cascais, vai ver uma diferença gigantesca.
Segundo os dados da plataforma Numbeo, em janeiro de 2023, enquanto o aluguel de um apartamento de 3 quartos no centro de Cascais está em média 2.225€, em Évora o aluguel de um apartamento da mesma tipologia, também no centro da cidade, cai para a média de 800€. É uma diferença gritante no custo de vida, né?
Évora é uma cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o que acaba sendo atrativo para os turistas, que ajudam a movimentar a cidade. Além disso, os estudantes da Universidade de Évora também contribuem nesse aspecto. A cidade tem uma boa infraestrutura e a rede de transporte público de Portugal faz a ligação entre Évora e Lisboa em 2 horas.
Beja já se mostra distante de ter um grande movimento, no distrito são apenas 33 mil habitantes comparado aos 53 mil no distrito de Évora, segundo o Censo de 2021. Para um aposentado que deseja ter uma vida bem rural, ela pode ser uma boa opção.
Ah e já ia me esquecendo de dizer sobre o clima. Évora e Beja são bem frias no inverno e extremamente quentes e secas no verão, com temperaturas chegando a 40 graus. É muito quente e muito seco mesmo. Então, o clima do Alentejo é um ponto a ser avaliado.
Quais as melhores cidades de Portugal para estudar?
Hora de falar das melhores cidades para morar se você vai estudar em Portugal. Assim como já falei, Lisboa e Porto são destaques para os estudantes, até mesmo por abrigar as melhores universidades de Portugal.
E vai por mim, ambas são incríveis para se viver enquanto estudante, pois a vida cultural e noturna são bem agitadas. Contudo, como já falei sobre elas no tópico de melhores cidades para trabalhar, selecionei outras três cidades que são excelentes e famosas por receber quem vai estudar em Portugal.
1. Coimbra
Coimbra é uma das melhores cidades de Portugal para morar e estudar. A cidade recebe muito bem os estudantes, sem falar que a Universidade de Coimbra é uma das mais conceituadas do país e uma das mais antigas da Europa, ainda em plena atividade.
Morar em Coimbra para estudar vai ser uma experiência enriquecedora tanto para o lado acadêmico-profissional, quanto para o lado pessoal. Apesar de receber muitos turistas, ser movimentada e com uma excelente infraestrutura no geral, os estudantes conseguem transformar uma “cidade velha” em uma “cidade jovem”.
Coimbra é sinônimo de uma vida acadêmica e noturna agitadíssimas. Já o custo de vida de Coimbra também é um ponto que vale destacar se comparado a Lisboa e Porto. Os aluguéis de casas e quartos são bem mais baixos.
2. Braga
Braga também é sede de uma das melhores universidades do país, a Universidade do Minho, e que garante um ensino de excelência.
Morar em Braga tem a sua vantagem por ser uma cidade com excelente qualidade de vida, tanto que foi eleita em 2022 como 4ª melhor cidade de Portugal para viver, pelo Portugal City Brand Ranking, levando em conta dados como taxa de desemprego, poder de compra, taxa de criminalidade, população, entre outros.
O custo de vida em Braga se apresenta mais elevado do que em Aveiro (a próxima cidade que destaquei para estudantes) e um custo parecido com o de Coimbra.
Sendo a terceira maior cidade de Portugal, Braga tem uma ótima infraestrutura e uma linha de comboio (trem) que faz a ligação com Porto em apenas 1h10. Tanto que existem muitas pessoas que moram em Braga e trabalham no Porto e vice-versa. Não só trabalham. Eu, por exemplo, fiz mestrado com uma portuguesa que morava em Braga e estudava no Porto.
3. Aveiro
Uma das melhores cidades de Portugal para morar e estudar é Aveiro. A Universidade de Aveiro também é bastante reconhecida pela qualidade de ensino e pela sua inovação tecnológica.
Morar em Aveiro enquanto estudante é uma experiência bem enriquecedora. A cidade possui um calendário de eventos bem legais, tem praias ótimas, recebe muitos turistas e está sempre com bastante movimento.
Além disso, o custo de vida de Aveiro é um dos mais atrativos para os estudantes, que costumam ter o seu dinheiro mais apertado. Dentre as três listadas, Aveiro tem o custo de vida mais baixo, e se comparada a Lisboa e Porto, eu não preciso dizer que a diferença é enorme.
Como escolher a melhor cidade de Portugal para morar?
Escolher a melhor cidade de Portugal para morar é uma escolha extremamente pessoal.
Eu, Lívia, por exemplo, escolhi continuar no Porto após o mestrado porque acho a energia da cidade incrível e com uma sintonia muito grande com o que eu busco: uma cidade que seja boa para trabalhar, com uma vida cultural agitada, que seja grande e, ao mesmo tempo, tenha um ar de interior.
Por outro lado, não me apetece morar em Lisboa, justamente por achar ela movimentada demais e com um ritmo mais frenético e pessoas sempre correndo de um lado para o outro, típico em qualquer grande cidade.
Para escolher a melhor cidade para você, recomendo avaliar em que fase da vida você se encontra, custo de vida, clima, se deseja uma cidade mais praiana, urbana ou mais rural, se vai ter um carro para se locomover ou vai depender de transporte público, se tem uma boa infraestrutura no geral.
Outro ponto a ser avaliado é se a mudança tem vai ocorrer com toda a família, pois se os filhos estiverem em fase escolar, por exemplo, tem ainda que verificar as ofertas e qualidade das escolas.
E para ajudar a decidir a cidade portuguesa ideal, confira a live Como escolher o país e a cidade da Europa, contando com a presença da Equipe Euro dicas em Portugal e no Brasil.
Na live foram abordados pontos importantíssimos, como a facilidade de obtenção de visto e a consideração do custo de vida na hora de escolher o destino (e muito mais!). Vale a pena conferir:
Cabe a cada um avaliar o que realmente está buscando ao realizar a mudança e se determinada cidade vai suprir ou não as expectativas. Se precisar de uma ajuda com relação ao planejamento da mudança, recomendo o Programa Morar em Portugal, uma série de videoaulas e um ebook completo com os todos os pontos do planejamento, desde questões burocráticas à dica de adaptação.