Nazaré em Portugal, conheça a cidade famosa pelas ondas gigantes.

Nazaré em Portugal

Portugal  / 

Famosa pela atividade turística de surfe de ondas gigantes, Nazaré tem muitas outras qualidades. O município, que contabiliza pouco mais de 10 mil habitantes, tem um clima ameno, culinária marcante e um povo hospitaleiro que celebra suas tradições.

Nas próximas linhas você vai conhecer um pouco mais sobre essa charmosa cidade que encanta os visitantes de Portugal.

Como chegar a Nazaré

Essa pequena vila litorânea fica no distrito de Leiria, a 120 quilômetro de Lisboa. Você pode chegar de carro e ônibus direto ou pegar um comboio, como é chamado o trem em Portugal, até Caldas da Rainha, cidade a 34 quilômetros de Nazaré, e de lá pegar um ônibus.

Principais pontos turísticos e praias de Nazaré

O Sítio é o principal bairro turístico de Nazaré e fica no topo de uma falésia. Sempre há muito agito de turistas e barraquinhas com venda de artesanato típico. Ali, você pode visitar a capela de Nossa Senhora de Nazaré, popularmente conhecida como Erminda da Memória.

Veja quais são os praias de Portugal.

Miradouro do Suberco

Pontos turísticos na Nazaré
Bem perto ficam o Miradouro do Suberco – do qual você contempla um enorme penhasco que se precipita até o mar – e o Farol de Nazaré – de onde avista-se a Praia do Norte e a Vila de Nazaré.

Praia da Nazaré

Como não poderia deixar de ser, a cidade tem praias para todos os gostos. A praia de Nazaré, rodeada de falésias é uma das mais tradicionais, assim como a praia do Salgado que oferece um extenso areal ao pé da Serra dos Mangues.

Para caminhar nas dunas, vá à praia do Sul. Há também algumas afastadas de acesso mais difícil, como Areeiro e praia Nova.

Também já falamos sobre as praias de Portugal.

Maior onda já surfada

Mas a praia internacionalmente famosa é a do Norte. Foi lá que o surfista Garrett McNamara bateu o recorde mundial da maior onda já surfada, de 30 metros de altura, em 2011.

O local é cada vez mais procurada por esportistas do mundo todo devido a esse fenômeno que ocorre, principalmente entre outubro e fevereiro. Mesmo no restante do ano, quando registra ondas regulares, a praia do Norte está sempre cheia de surfistas e praticantes de, kitesurf, windsurf e bodyboard.

Tradição e culinária

Traje da Nazaré
O traje típico das mulheres da cidade está fortemente ligado ao misticismo em torno do número sete e à vida dos pescadores. Reza a lenda que as mulheres que viviam à beira-mar faziam vigília por horas enquanto seus filhos e maridos pescavam no mar.

Para se protegerem do vento e do frio, usavam várias camadas de saias. As de cima protegiam a cabeça, ombros e costas e as de baixo tapavam pernas e pés.

Peixe e Marisco

O fato é que a tradição ganhou força e até hoje continua viva na cultura da cidade. Na culinária, as estrelas também têm origem na força pesqueira de Nazaré: peixe e marisco.

Uma boa caldeirada, sardinha grelhada, arroz de marisco e açorda são algumas das delícias que você degustará facilmente em qualquer restaurante na orla. Para a sobremesa, não deixe de experimentar o támares e fóquins, recheados com doces de ovos, tão comuns na doceria portuguesa.

Também já falamos sobre as comidas típicas de Portugal.

Oportunidades de emprego e custo de vida em Nazaré

Se você está interessado em morar em Nazaré tenha certeza que o lugar oferece muitas belezas naturais e não tem um custo de vida elevado, se comparado ao restante do país.

Veja uma lista com os sites de emprego em Portugal e confira as vagas na Nazaré.

Oportunidades de emprego em turismo

Mas há um fator que vale a pena considerar: a cidade é pequena, com poucas oportunidades de emprego e essencialmente voltada para o turismo. Pode ser interessante para aposentados que buscam levar um ritmo de vida mais tranquilo ou para surfistas que querem viver perto de ótimas ondas o ano todo.

Mas se você depende de boas oportunidades de emprego e busca uma infraestrutura mais ampla, talvez valha considerar um centro urbano maior.

Veja como funciona o custo de vida em Portugal.

Vale a pena visitar?

Aquelas merecidas férias de verão em Nazaré serão definitivamente uma excelente pedida para quem gosta de praia, curte contemplar a natureza e explorar a rica tradição do interior de Portugal. Se você for cria do mar e apaixonado por ondas, então, inclua a cidade no topo da sua lista de próximos destinos!

E para morar?

Quem busca um lugar para morar e depende da oferta de trabalho, nossa sugestão é: pesquise a fundo, busque a experiência de brasileiros que vivem ou já viveram por lá e explore outras possibilidades antes de bater o martelo.

Mas mesmo que opte por outro lugar, não deixe de visitar Nazaré e aproveitar os encantos desse incrível balneário português. Você não irá se arrepender!

Veja também uma lista de cidades pequenas de Portugal.

COMPARTILHE

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.