Portugal tem sido um dos países mais escolhidos pelos brasileiros que estão imigrando, por isso, se você está pensando como trabalhar em Portugal, leia esse artigo com tudo o que você precisa saber para estabelecer uma carreira do lado de cá do oceano.

Antes de explicar tudo sobre a questão de trabalhar no país luso, vamos começar respondendo três perguntas de forma objetiva e simples.

Perguntas  Respostas
O que precisa para trabalhar em Portugal? É necessário ter um visto ou autorização de residência que permita exercer uma atividade profissional, ou cidadania europeia.
Quem pode trabalhar em Portugal? Qualquer imigrante ou pessoa com dupla nacionalidade pode trabalhar, desde que não esteja no país como turista e tenha a documentação necessária.
Tem emprego sobrando em Portugal? Existem algumas áreas profissionais onde tem emprego sobrando, mas existe desemprego no país e a conquista de uma vaga não é uma tarefa simples.

Como trabalhar em Portugal?

De maneira geral, para trabalhar em Portugal legalmente, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Adaptar o seu currículo para o mercado português;
  2. Se cadastrar em sites de emprego em Portugal ou diretamente nos sites das empresas com sede no país;
  3. Participar de entrevistas e processos seletivos;
  4. Solicitar um visto para trabalhar no país (se receber uma proposta) ou até mesmo solicitar o visto para procurar emprego (no caso de decidir buscar por uma oportunidade pessoalmente). Ambos os vistos devem ser solicitados ainda no Brasil;
  5. Fazer a mudança com o visto colado no passaporte;
  6. No caso de encontrar uma oportunidade, deve assinar o contrato de trabalho e pronto.

Pode parecer simples, mas cada item desse passo a passo requer paciência e persistência.

Se você prefere ter o apoio de um profissional para obter o seu visto para trabalhar no país, recomendamos que fale com a Madeira da Costa. A equipe do escritório tem muita experiência no procedimento e vai acompanhá-lo até que você receba o seu visto.

É fácil arrumar emprego em Portugal?

A menos que o seu currículo tenha um nível muito elevado ou que a sua área tenha escassez de profissionais, não é fácil arrumar emprego em lugar nenhum nesse momento. A taxa de desemprego no país, fechou o ano de 2023 em 6,5%, segundo os dados do INE — Instituto Nacional de Estatística. A mesma taxa em 2022 era de 5,8%.

Já em 2024, a precisão é que a economia tenha um crescimento de 1,2%, segundo o comunicado do Banco de Portugal. No entanto, na contramão, a expectativa é que a taxa de desemprego se mantenha acima de 7% até 2026, ou seja, Portugal anda vivendo momentos de incertezas.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Deseja solicitar Visto para Portugal?

A Madeira da Costa é a assessoria que nós recomendamos para ajudar você a solicitar o seu visto com segurança e agilidade. São profissionais experientes e da nossa confiança para garantir sua entrada legal em Portugal.

Começar →

Assim, é preciso considerar que a dificuldade ou facilidade em conseguir trabalho depende de vários aspectos. Desde o currículo, a validação do diploma, a situação do imigrante no país, até, claro, a área profissional que atua.

Para quem deseja trabalhar com TI em Portugal, por exemplo, há sempre milhares de vagas abertas. Basta uma simples pesquisa no LinkedIn para comprovar. Tenha sempre em mente que fácil, em um período de crise econômica, pode não ser. Porém, não é impossível conseguir emprego em Portugal.

Dificuldades do mercado de trabalho

Segundo Joyce Silva, enfermeira brasileira natural do Ceará, as maiores ofertas de trabalhos em Portugal são para ocupar vagas que exigem pouca qualificação. Atualmente, ela trabalha como estafeta (entregadora) e logo que terminar o mestrado, planeja validar do diploma.

Joyce Silva, brasileira que trabalha em Portugal
Joyce afirma que o investimento de validação do diploma é alto. Ainda assim ela pretende fazer o procedimento.. Foto: Joyce Silva

Para ela, o maior desafio para atuar como enfermeira em Portugal (sua área de formação) é exatamente a validação do diploma.

“O processo é caro e incerto. Aplicar para a validação não é difícil, é tudo através de um site do próprio ‘Ministério da Educação’ daqui, contudo você preenche o formulário, envia os documentos necessários, todos apostilados e já tem que pagar o valor que a depender do curso e da Universidade, que fica em torno de 500€ a 800€, isso sem ter a certeza que vai ser validado.

Segundo ela, em alguns cursos,  como a Enfermagem, ainda há o risco e ter que estudar mais 2 anos para poder conseguir a validação. “Depois disso ainda tem que passar pela Ordem profissional”, explica.

Como conseguir trabalho em Portugal?

Se você quer trabalhar em Portugal, o ideal é iniciar logo a busca por emprego, assim você já começa a ter uma noção das vagas de trabalho, em que região tem mais oportunidades na sua área e pode começar a se programar.

Melhores sites de emprego

A melhor maneira de encontrar oportunidades para trabalhar, é fazendo uma busca nos sites de emprego em Portugal. A seguir listamos alguns dos sites generalistas que podem ajudar quem está começando na busca:

Procure em grupos no Facebook

Muitas pessoas que querem trabalhar em Portugal procuram oportunidades de emprego no Facebook. Essa é uma boa ideia por existirem grupos específicos com vagas de emprego para algumas cidades, como Porto e Lisboa.

Mas cuidado com ofertas fora da realidade, podem existir golpes e até exploração de pessoas. Por isso, verifique sempre a credibilidade da empresa, peça o contrato de trabalho e só se mude com o visto em mãos.

LinkedIn

O LinkedIn também é uma ótima plataforma para encontrar oportunidades para trabalhar em Portugal. Muitas empresas colocam as suas vagas e procuram colaboradores através do site. Por isso, mantenha o seu perfil atualizado e procure as vagas nas áreas que mais te interessam.

A biomédica e pesquisadora paulista, Bianca Troncarelli, foi uma que encontrou uma oportunidade através desta rede. Seu primeiro trabalho no país, veio por meio de uma indicação.

“Uma amiga que fazia mestrado ficou sabendo de uma vaga para pós-doutorado na minha área de atuação. Essa vaga estava publicada no site EURAXESS.

Já o atual emprego de Bianca, foi encontrado viaLinkedIn”.

A brasileira Bianca Troncarelli trabalha na área de Biomedicina em Portugal
Bianca afirma, por experiência própria, que o networking em Portugal dá certo! Foto: Bianca Troncarelli

Bianca conta que a aplicação para ambas as vagas foi muito simples. Basicamente, o envio do currículo, carta de intenção e nomes para pedir referências. “Nos dois casos a entrevista foi online e após poucos dias recebi a resposta positiva”, conta.

Procure em sites especializados

Além dos sites generalistas, que apresentam oportunidades de emprego em várias áreas, existem alguns sites especializados com foco em áreas específicas.

Por exemplo, na área da comunicação o Carga de Trabalhos é uma ótima opção, na área de TI, o IT Jobs é um bom caminho. Para investigadores, o EURAXESS, site apontado pela Bianca, pode ser uma boa ideia.

Encontre o seu setor e busque vagas com frequência.

Busque ajuda em assessorias de recolocação

Existem assessorias e mesmo empresas de outplacement para brasileiros em Portugal que podem ajudar na recolocação profissional no país. Os serviços são pagos, mas para quem não tem nem ideia por onde começar ou, ainda, quem ocupa cargos bem elevados, essas podem ser boas opções.

O que é necessário para trabalhar em Portugal?

Antes de mais nada, é preciso estar legalizado no país, ou seja, ter um visto que permita trabalhar. Por isso, se você pretende mudar para Portugal, a recomendação é fazer o processo de forma regularizada e evitar as situações que a clandestinidade impõe a muitos imigrantes.

Vamos aos passos burocráticos necessários!

1. Passaporte

O passaporte é o único documento de viagem dos brasileiros aceito em Portugal e na Europa. Por isso, o primeiro passo do planejamento de como trabalhar em Portugal é fazer a emissão do documento, ou verificar a data de validade do seu se já tiver um.

A exigência é que ele tenha pelo menos 3 meses de validade após a data prevista de retorno. Porém, para quem está de mudança para o país, o ideal é que o documento tenha, pelo menos, 2 anos de validade.

2. Visto de Trabalho ou Visto para Procurar Emprego

Se você não tem cidadania portuguesa (ou europeia) é preciso entender que vai precisar solicitar um visto ainda no Brasil.

Para exercer qualquer atividade profissional, você pode solicitar o visto de trabalho em Portugal, o Startup Visa ou o Golden Visa (os dois últimos para empreendedores). Todos esses vistos dão direito a trabalhar em Portugal, mas cada um deles tem os seus pré-requisitos.

Em 2022, foi aprovado o visto para procurar emprego em Portugal, um visto de residente que permite que o estrangeiro fique 120 dias (prorrogáveis para mais 60 dias) buscando emprego no país, desde que tenha meios para se sustentar e preencha os demais pré-requisitos.

É possível também trabalhar com o visto de estudante em Portugal, mediante a comunicação na AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), e com o Visto D7, para aposentados e detentores de renda. Os familiares reagrupados também possuem autorização para trabalhar.

Como conseguir visto de trabalho para Portugal?

O primeiro passo sobre como trabalhar em Portugal é solicitar o visto de trabalho (se recebeu uma proposta ainda no Brasil) ou visto para procurar emprego. Ele deve ser pedido no Centro de Solicitação de Visto (VFS Global) mais próximo da sua residência, quando a pessoa ainda estiver no Brasil.

Para quem já está no país luso, é preciso procurar a AIMA e solicitar a autorização de residência em Portugal para trabalho com dispensa de visto. Para solicitar essa autorização é necessário que a pessoa tenha um contrato de trabalho ou uma carta de promessa de trabalho, não esteja ou nunca tenha estado ilegal na Europa e não possua antecedentes criminais.

Pode trabalhar em Portugal com visto de turista?

Não.

Por norma, nenhuma empresa deve te contratar se você não tiver um visto que autorize a atividade profissional. Por isso, partimos do princípio que não é possível trabalhar com visto de turista em Portugal. Porém, sabemos que nem tudo funciona como manda a lei.

Alguns lugares acabam contratando as pessoas que não têm vistos, mas você acaba trabalhando ilegalmente. Além de estar “fora da lei”, você não tem nenhum benefício, pois não terá contrato de trabalho, nem garantias futuras, além de estar arriscando ser pego pelas autoridades.

Além disso, as empresas que contratam pessoas sem visto costumam explorar os trabalhadores com maior carga de trabalho, pois eles não podem se queixar aos órgãos de defesa, já que estão trabalhando ilegalmente.

Há ainda relatos de pessoas que sofreram “calote” e não receberam pelo trabalho já que estavam trabalhando ilegalmente, por isso, o nosso conselho é que você nunca venha para Portugal “com a cara e a coragem” para tentar trabalhar sem visto.

Cidadão europeu pode trabalhar em Portugal?

Pode!

Se você tiver cidadania europeia, precisa apenas comunicar a Câmara (prefeitura) da cidade onde irá morar e trabalhar. Você precisará solicitar o “Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia” (sim, em Portugal é registo!).

Não se trata de um pedido de “autorização”, mas de uma comunicação formal e controle da sua residência.

3. PB4 ou seguro saúde privado

Ainda no processo de solicitação do visto, é preciso providenciar o PB4, um documento que dá acesso ao sistema público de saúde, ou um seguro viagem Portugal privado, que cobre as despesas de viagem e médicas no país.

Para quem se muda para Portugal, a recomendação é providenciar os dois documentos. Isso porque o PB4 dará acesso ao sistema público de saúde, permite que possa usufruir de atendimento médico antes de receber a Autorização de Residência. Já o seguro viagem cobre custos de problemas com a viagem e bagagem, além de cobrir o atendimento médico de emergência, pelo menos enquanto não se inscreve no centro de saúde.

O ideal é contratar um plano por pelo menos um mês, assim é possível ser amparado em caso de emergência logo na chegada ao país. Você pode cotar o seguro viagem pelo Seguros Promo, por exemplo.

Como preparar o currículo para Portugal

É importante atualizar o currículo e colocar as informações necessárias com clareza, sem mentir nas suas aptidões e experiências. Além disso, muitas empresas pedem também uma carta de motivação.

É comum que o currículo português tenha foto do candidato, além disso, se atente às diferenças linguísticas na hora da atualização. Uma formação em Odontologia no Brasil, será equivalente a uma formação de Medicina Dentária em Portugal, por exemplo. O uso do gerúndio é algo bem brasileiro, evite escrever nesta forma nominal.

Na dúvida de como formatar o seu currículo, utilize o modelo Europass, uma formatação padronizada para a União Europeia que facilita a busca.

Como são as entrevistas de emprego em Portugal

Normalmente, quando somos chamados para uma entrevista de emprego para trabalhar em Portugal, ela ocorre como no Brasil: você entra em uma sala onde estão umas 3 ou 4 pessoas da empresa, que fazem várias perguntas sobre você, sua vida, seus estudos e sua experiência.

Entrevista de emprego
É comum que em Portugal um processo seletivo para emprego demore alguns meses até ser finalizado.

Em uma segunda fase, as entrevistas de emprego em Portugal podem acontecer em grupo, onde fazemos algumas atividades e somos avaliados. E em uma fase final somos novamente entrevistados individualmente.

Além disso, algumas empresas podem preferir fazer entrevistas em inglês, portanto, nada de mentir no currículo.

Entrevistas por Skype

Podem ser feitas também entrevistas por Skype, caso você não esteja em Portugal, ou esteja se candidatando a uma vaga em outra cidade. Eu mesma (Lívia), já fiz algumas entrevistas por Skype, assim como a nossa entrevistada Bianca.

Essa possibilidade foi ampliada com a pandemia, tendo se tornado comum em muitas empresas no país.

Tipos de contrato de trabalho em Portugal

O modelo trabalhista português se assemelha muito ao brasileiro, são 40 horas semanais segmentados em 5 dias de 8 horas de trabalho, com algumas exceções previstas no Código do Trabalho (CT) português.

A grande diferença com o Brasil é com relação ao contrato de trabalho, que para nós, se resume a CLT e PJ. Por aqui, existem diferentes tipos de contrato de trabalho em Portugal e cada um com as suas particularidades.

Para exemplificar, tem o contrato a termo certo com duração de 6 meses a 1 ano; o contrato de termo incerto (duração de 4 anos sem precisar ser renovado constantemente), o contrato sem termo (que é similar a nossa CLT), e assim por diante.

Ao receber uma proposta, busque informações sobre qual o tipo de contrato de será oferecido e leia o Código do Trabalho para entender o seu caso. Há muitas pessoas que assinam um contrato de termo certo e acabam sendo surpreendidas com uma “demissão” (a não renovação do contrato).

Como trabalhar em Portugal como autônomo?

Outra forma de trabalhar em Portugal é de forma autônoma, aqui chamado de recibos verdes.

Para isso, trabalhar como um profissional autônomo ou trabalhador independente você precisa ir até uma unidade das Finanças e abrir uma atividade (como se fosse abrir a MEI no Brasil).

Com a atividade aberta, você pode prestar os serviços para empresas portuguesas e emitir um recibo verde (que se assemelha a nota fiscal) para receber os devidos valores.

Recibos verdes têm regras específicas

Contudo, cabe ressaltar que ser trabalhador por recibos verdes não é tão simples como acontece no Brasil com o caso da MEI — Microempreendedor Individual.

Enquanto o limite da MEI no Brasil é de R$ 81 mil (R$ 6.750/mês) e você paga mensalmente uma DAS (Documento de Arrecadação Simples Nacional) em torno de R$ 76,60 para recolha do INSS; em Portugal, o cálculo de recolha e impostos é bem diferente e apontado por muitos como injusto. Se prepara!

Cabe ao trabalhador por recibos verdes recolher 23% de IVA (Imposto sobre o Valor Atribuído) de cada serviço (muitos cobram o valor à parte do cliente), caso tenha ultrapassado o limite de rendimento de 13.500€ relativo ao ano anterior (1.125€/mês – valor de 2024).

Além desse valor, também é necessário fazer a retenção na fonte para IRS (Imposto de Renda) para cada recibo emitido, no valor de 25% do rendimento. E por último, ainda tem que pagar a Segurança Social 21,4% sobre os rendimentos obtidos por trimestre.

Valores acima de impostos referem-se a prestação de serviços, mas existem outras categorias de recibo verde.

Trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes?

Trabalhar com contrato é o equivalente a ter carteira assinada no Brasil, assim a empresa é responsável pela maior parte dos encargos, assim como a pagar os benefícios ao empregado. Em contrapartida, o funcionário tem que cumprir horários e uma rotina de trabalho estabelecida pela empresa.

A segunda opção, que são os recibos verdes, equivale a ser PJ no Brasil. Assim, cabe a pessoa arcar com os custos previdenciários e qualquer imposto que incida ao exercer a profissão. No modelo de recibos verdes não há direito a férias remuneradas e subsídio de Natal, por exemplo.

Por experiência própria, eu digo: é tanto imposto a pagar que é preciso pensar seriamente na possibilidade de trabalhar desta forma.

Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?

Com o contrato de trabalho, você é trabalhador por conta de outrem, e com os recibos verdes, você é trabalhador por conta própria.

Contrato Recibos verdes
Direito a subsídio de férias (férias remuneradas) Paga a contribuição para a segurança social do próprio bolso
Direito a subsídio de Natal (salário extra no Natal) Trabalha no horário que quiser
Recebe vale-alimentação Pode trabalhar para mais de uma empresa
Tem salário fixo Não tem férias remuneradas nem subsídio de Natal
Tem vínculo empregatício Não tem salário fixo
Tem direito ao subsídio desemprego (seguro desemprego) Só tem direito ao subsídio desemprego (seguro desemprego) após pagar a Segurança Social por 1 ano
Tem horário e local de trabalho Pode se despedir quando quiser, pois não tem vínculos

Contribuição para a Segurança Social

Esse é um dos aspectos que pode pegar os brasileiros mais desprevenidos. Como explicado acima, diferente do que acontece no Brasil com o MEI, em que a contribuição é bem baixa mensalmente e pouco afeta os rendimentos, em Portugal a contribuição pode pesar muito nos ganhos.

Ao abrir atividade, o contribuinte tem 12 meses de isenção na Segurança Social, isso significa que nesse período ele não terá que contribuir, assim, os recebimentos serão livres (podendo incidir o IRS).

Após esse período é preciso começar a contribuir e os trabalhadores independentes pagam cerca de 21,40% sobre 70% dos rendimentos, esse valor é calculado segundo os rendimentos obtidos nos três meses anteriores à declaração trimestral.

Exemplo de contribuição

Assim, se você recebeu 2.100€ no período de três meses, a base de incidência da contribuição corresponde a 21,4% da média mensal recebida. Fazendo o cálculo, a contribuição mensal da Segurança Social é de 104,86€ — valor que você terá que pagar mensalmente pelos próximos 3 meses até fazer a nova declaração trimestral.

Considerando um trabalhador que ganha em média 820€ (salário mínimo vigente), após a contribuição sobram 574€. Na calculadora do Doutor Finanças é possível entender melhor como funciona essa cobrança.

Atenção aos falsos recibos verdes

Essas diferenças que citamos sobre como trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes muitas vezes são ignoradas por alguns empregadores. Muitas empresas contratam trabalhadores a recibos verdes, mas os fazem cumprir as obrigações de trabalhadores a contrato, mesmo sem receber as regalias que um contrato assegura.

Exemplos de falsos recibos verdes são funcionários que trabalham seguindo um ou mais dos regimes citados abaixo:

  • Precisam cumprir horários e dias determinados;
  • Trabalham obrigatoriamente no espaço da empresa;
  • São pagos com um valor exato por mês, independente do volume de trabalho;
  • Utilizam equipamentos e instrumentos de trabalho da empresa;
  • Desempenham cargos de chefia ou gerência.

Áreas com maior demanda de trabalho em Portugal

Existem áreas com maior demanda de trabalho em Portugal, seja ela porque não tem profissionais qualificados para suprir a demanda, como é o caso a área de tecnologia e saúde, ou porque é um setor em constante crescimento, como o turismo.

Qual é o setor que mais emprega em Portugal?

Atualmente, o setor que mais emprega em Portugal é o de turismo, ou seja, trabalhar em restaurantes, hotéis e alojamentos locais pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma carreira.

No entanto, o setor que mais emprega não significa que seja o melhor e com salários altos, uma vez que a maioria dos cargos não necessita de alta qualificação profissional.

Profissionais de TI trabalhando
Profissionais de TI são facilmente recrutados ainda no Brasil para trabalhar em Portugal.

Na contramão, o setor que mais emprega profissionais qualificados em Portugal é o de Tecnologia da Informação. Como mencionado acima, nesse setor, podemos encontrar milhares de vagas abertas em todo o país, mas especialmente em Lisboa e Porto, há uma demanda maior por serem sedes de grandes empresas nacionais e multinacionais.

“Creio que a chegada de muitos imigrantes bem qualificados e o retorno de muitos portugueses que estavam estudando/trabalhando fora estejam fazendo aparecer muitas Biotechs e startups, principalmente nas regiões de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga”, acrescenta Bianca.

Segundo o Guia da Hays, os profissionais em alta com maior probabilidade de emprego em 2024 são:

  • Comerciais;
  • Engenheiros;
  • Tecnologia de Informação;
  • Administrativos;
  • Financeiros;
  • Marketing e Comunicação;
  • Logística;
  • Recursos Humanos;
  • Apoio ao cliente;
  • Hotelaria.

Onde tem mais emprego em Portugal?

De uma forma geral, as áreas de Portugal com mais oportunidade são: a Zona metropolitana de Lisboa e do Porto. Se você trabalha na área de turismo, a zona do Algarve também é onde se encontram mais vagas.

Existe trabalho em Portugal para brasileiros? Em quais áreas?

Sim, existe emprego para brasileiros em Portugal, porém o mercado é competitivo e temos que ter competências e experiência para poder concorrer às vagas com todas as outras pessoas (de todas as nacionalidades).

Os empregos existem em todas as áreas, mas existem algumas em que é necessário fazer a validação do diploma para exercer a profissão, como a área da saúde. O mercado é exigente e é necessário, por exemplo, no mínimo saber falar inglês para trabalhar em um bar ou restaurante e não apenas em profissões qualificadas.

Por isso é necessário estar preparado antes de vir trabalhar em Portugal, para correr atrás das vagas de emprego, fazer várias entrevistas e não desistir até conseguir uma oportunidade.

Preferência pelos nacionais

Algumas empresas preferem contratar cidadãos portugueses a estrangeiros, isso acontece em qualquer lugar do mundo. A contratação de um português é mais simples e não precisa lidar com a AIMA (órgão de imigração).

“Já ouvi de uma colega de casa (compartilho casa), portuguesa, que a empresa que ela trabalha não contratava imigrantes, principalmente brasileiros. Mas sinceramente, acredito que isso também aconteça no Brasil com os imigrantes oriundos de países que são vistos como economias mais fracas”, comenta Joyce.

Entretanto, a maioria das empresas considera o currículo e a experiência do candidato antes da nacionalidade, por isso, ter um currículo competitivo pode te colocar na frente dos candidatos portugueses.

“Não percebo, na minha área (Biomedicina), que exista preferência em empregar nacionais. Realmente acredito, pela experiência que tenho, que o que conta é realmente a formação e experiência do candidato”, concorda Bianca.

Eu (Lívia), quando mudei para o país em 2018, escutava uma amiga dizer que nunca iríamos ver, por exemplo, brasileiros ocupando os jornais (nossa área de formação) por conta da diferença linguística e sotaque.

Hoje, tenho amigos ocupando esses lugares e frequentemente me deparo com uma jovem brasileira apresentando notícias no formato no Instagram do Jornal Público. Por isso, também concordo com a Bianca de que é o currículo que realmente importa no processo.

Salário mínimo e médio em Portugal

Assim como acontece na maioria dos países, existe um salário mínimo que garante aos trabalhadores o mínimo para viver. Entenda melhor como é o salário mínimo, o médio e o poder de compra em Portugal.

O salário mínimo em Portugal em 2024 é de 820€, o valor foi reajustado em 1 de janeiro. Se comparado aos demais países da União Europeia, esse é um valor intermediário e está bem longe dos países que ocupam o topo como Luxemburgo (2.570m93€/mês) e Irlanda (12,70€ a hora).

Apesar do recente aumento nominal de 55€ com relação a 2023, a inflação continua — apesar do poder de compra ter tido um pequeno aumento. Segundo os dados do INE, em janeiro de 2023, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) fechou em 2,3%. A variação média do IPC dos últimos 12 meses no país foi de 3,8%.

Em 2023, o salário médio aumentou em 6,6% chegando a 1.505€ mensais por trabalhador. Em termos reais, se comparado ao IPC, o aumento da remuneração média foi de 4,0%, segundo os dados do INE.

Assim, é possível perceber que o salário médio está abaixo de dois salários mínimos brutos. Com um salário médio próximo ao mínimo, o que se observa no país é que o número de pessoas que recebe o mínimo é bem elevado. Enquanto isso, os salários superiores a três salários mínimos já são mais escassos, sendo mais comuns em setores mais específicos, como a área de tecnologia.

Salário em Portugal por profissão

Os salários em Portugal variam conforme o cargo, a experiência do funcionário e também com a região do país em que se vive. É natural que os salários em Lisboa, capital do país, sejam mais elevados do que os salários do interior, por exemplo.

Para exemplificar, vamos colocar os salários médios anuais de algumas profissões em Portugal com base no Guia do Mercado Laboral 2024:

Profissão Salário Anual em Lisboa Salário Anual no Porto
Contabilista (contador) Entre 35.000€ e 53.000€ Entre 30.000€ e 46.000€
Responsável de Recursos Humanos Entre 37.000€ e 57.000€ Entre 35.000€ e 52.000€
Advogado (pequena e média dimensão) Entre 30.000€ e 81.500€ Entre 24.000€ e 75.000€
Diretor de Logística Entre 42.000€ e 67.800€ Entre 40.000€ e 68.000€
Front-End Developer/ Back-End Developer Entre 30.000€ e 70.000€ Entre 26.000€ e 62.900€
Copywriter 18.500€ e 27.000€ 18.000€ e 26.000€
Supervisor de Lojas 24.000€ e 36.000€ 23.200€ e 35.000€
Chefe de Cozinha 37.000€ e 70.000€ 37.000€ e 70.000€

Se quiser saber mais detalhes, consulte o artigo salário em Portugal por profissão e veja mais dados.

Poder de compra em Portugal

Apesar dos salários parecerem muito baixos à primeira vista, é preciso considerar o poder de compra no país para entender melhor como é morar em Portugal com o salário recebido.

O poder de compra, se comparado ao Brasil, é mais elevado.

Mas, a economia de Portugal anda estagnada. No comunicado do Banco de Portugal, a previsão de melhora é só para 2026.

Comparando diretamente as duas principais cidades de cada país, Lisboa e São Paulo no Numbeo, o poder de compra na capital portuguesa é 72% maior que na capital paulista.

No entanto, quando comparamos o preço ao consumidor, Lisboa apresenta custos mais elevados que São Paulo. Em termos de aluguel, por exemplo, Lisboa apresenta uma elevação de 57,7% relativamente à São Paulo.

Inclusive, segundo uma reportagem do Idealista, em um estudo em 30 cidades ao redor do mundo, Lisboa foi a cidade que mais apresentou aumento do aluguel, ficando na frente de cidades como Singapura e Berlim.

Engenheiros estão em alta para trabalhar em Portugal
Antes de pensar em trabalhar em Portugal, faça um planejamento e analise bem o custo de vida e o salário.

Ainda segundo os dados do Numbeo, no dia 27 de fevereiro de 2024, para manter o mesmo padrão de vida nas cidades, em Lisboa você gastaria cerca de 4.080€ (cerca de R$ 22 mil – considerando o câmbio de R$ 5,35 do dia 27 de fevereiro), enquanto em São Paulo, o gasto gira em torno de R$ 14 mil.

Quando comparamos o Porto e o Rio de Janeiro, a cidade portuguesa tem um poder de compra 193,8% maior. Já nos índices que apontam os preços ao consumidor, Porto se apresenta com custos mais elevados. Em termos de aluguel, por exemplo, a cidade do Porto se apresenta 37,8% mais caro que o Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Numbeo, o comparativo do custo de vida para manter o mesmo padrão de vida em ambas as cidades, no Porto, você precisaria de 3.314,40€ (cerca de 18 mil), enquanto no Rio de Janeiro, o valor é de R$ 13 mil.

Profissões mais bem pagas em Portugal

As profissões mais bem pagas em Portugal estão nos cargos de gerências de áreas como as contabilidade, financeiros, recursos humanos, logística, engenharia civil, energia, tecnologia da informação.

Já no que toca aos perfis mais procurados pelos empregadores em 2024, a Hays destaca os comerciais (com 35% dos empregadores), engenheiros (32%), tecnologias da informação (26%), administrativos/suporte (19%), financeiros (16%).

No ranking de 2024 da Hays, os salários mais elevados se restringem, na maioria dos setores, aos mais altos cargos, não se estendendo aos profissionais operacionais e analistas.

Nas carreiras médias, as áreas que apresentam os melhores salários são de tecnologia, especialmente profissionais de TI (de programadores a cientistas de dados), assim como alguns setores de marketing e engenharia, áreas nas quais faltam profissionais no país.

Calculadora de salários em Portugal

Existem alguns sites que ajudam a calcular o salário em Portugal com base na área de atuação, tempo de experiência e a região do país na qual se planeja viver. Um desses sites é o Meu Salário, nele é possível, a partir das informações inseridas, encontrar o salário médio, exemplo do quanto é pago em algumas empresas e outras informações relevantes.

É possível trabalhar em Portugal e juntar dinheiro?

Não é fácil.

A conta do custo de vida x salário muitas vezes não fecha. Podemos dizer que ficar rico em Portugal é complicado, mas sim, ter qualidade de vida é fácil.

“Acredito que Portugal deverá rever o salário urgentemente. Caso contrário acabará por perder tantas pessoas super bem qualificadas, e que tem trazido tanto conhecimento, tecnologia e possibilitado o crescimento de Portugal e sua competitividade em tantas áreas. Por exemplo, atualmente, consigo viver bem, porém não é possível guardar dinheiro”, comenta Bianca.

Joyce também diz que isso é complicado diante da conta: salário, poder de compra e inflação.

“Agora realmente tem ficado cada vez mais complicado, a realidade de um salário mínimo é a realidade da maioria dos imigrantes em Portugal e hoje está tudo mais caro: renda, feira, roupas, calçados, lazer”.

Contudo, não podemos generalizar. Há muitos brasileiros empreendendo e enriquecendo no país. Aqueles que conseguem ocupar cargos com altos salários e, consequentemente, investir parte do dinheiro, acabam conseguindo fazer um pé de meia.

O que você precisa ter em mente é que em Portugal, dificilmente você verá pessoas correndo atrás do primeiro milhão. Aqui, a principal riqueza é ter qualidade de vida.

Se o objetivo é ficar rico, sustentar a família que ficou no Brasil, juntar dinheiro para comprar uma casa quando voltar, o ideal é repensar essas questões.

Como é o ambiente de trabalho em Portugal em relação ao Brasil

O ambiente de trabalho difere de empresa para empresa em ambos os países, e podemos falar que tanto em Portugal quanto no Brasil existem empresas que tratam os funcionários como se fossem membros da família, onde o ambiente de trabalho é ótimo e as pessoas têm prazer em ir trabalhar.

E existem empresas nas quais acontece exatamente o contrário, e os funcionários são tratados muito mal, e o ambiente de trabalho é péssimo. Tudo depende da empresa. Por isso, pesquise sobre isso antes de aceitar uma proposta, busque entender o alinhamento da empresa e como é essa relação.

“Tive boas experiências em que fui vista realmente como uma colaboradora, mas também tive a experiência de muita pressão psicológica, do tipo ‘você deveria agradecer por eu te dar essa oportunidade’”, comenta Joyce.

A entrevista de emprego deve ser o momento que os dois lados se conhecem para saber se realmente vale a pena firmar a parceria.

Trabalhar com pessoas internacionais

O que mais diferencia Portugal do Brasil é que em Portugal, independente do tamanho da empresa e do ramo de atividade, você vai acabar trabalhando com algum colega de outra nacionalidade. Para os brasileiros isso é inevitável, uma vez que terão colegas portugueses. Mas isso vai além, são muitos os profissionais espanhóis, ingleses, poloneses e outras nacionalidades que também trabalham no país.

E isso é muito interessante, uma vez que promove um intercâmbio cultural. Assim, aprendemos a trabalhar com a diversidade e o ambiente de trabalho fica diferente, pois temos que nos adaptar.

“Eu adoro trabalhar com pessoas de outras nacionalidades. Acho extremamente enriquecedor, e acho que todo mundo deveria viver essa experiência ao menos uma vez na vida. Lidar com as diferenças de cultura, educação, criação, diferentes línguas e hábitos. É uma experiência extremamente importante para o ser humano e para o profissional”, diz Bianca.

Ajuda para trabalhar em Portugal

Se conseguir emprego no nosso país de origem pode ser complicado, buscar por um emprego no exterior enquanto planeja uma mudança completa de vida pode ser ainda mais desafiador.

Para ajudar os nossos leitores a entender melhor o processo de imigração, da documentação até as ações práticas, preparamos o Programa Morar em Portugal, um guia completo com videoaulas, ebook, fórum e lives mensais. O programa ajuda a entender melhor esse universo e a se planejar desde as finanças até o emocional.

Vale a pena trabalhar em Portugal?

Essa é uma pergunta muito individual e se você conversar com dez brasileiros que vivem em Portugal é possível que cada um dê uma resposta. Para mim, vale, sim, a pena trabalhar em Portugal.

Porém, é preciso pensar no cenário de forma macro, em uma visão geral vale a pena trabalhar em Portugal porque aqui aprendemos muito e temos a oportunidade de crescer, conhecer novas pessoas e culturas dentro da mesma empresa e ver como é o mercado de trabalho tanto no país quanto na Europa.

Profissionais de logística em um porto
Profissionais de logística estão em alta em Portugal, segundo informação do Guia da Hays.

Em alguns lugares temos que ralar muito, engolir muitos sapos, muitas vezes fazer horas extras e tarefas que não fazem parte do nosso trabalho. Mas tudo isso faz parte e nos ajuda a crescer como pessoas e profissionais, nos prepara para um mercado de trabalho mais competitivo e para concorrer a uma vaga mais atraente.

Porém, nem tudo são flores. Muitas vezes os brasileiros ganham menos que profissionais portugueses na mesma posição e podem ter mais dificuldade para crescer na carreira. Para você poder refletir se vale a pena para você morar e trabalhar em Portugal, listei abaixo algumas vantagens e desvantagens, veja abaixo:

Vantagens de trabalhar em Portugal

  • Ter uma experiência internacional no currículo;
  • Trabalhar com pessoas do mundo todo;
  • Receber em euros (que atualmente custa de 5 vezes o valor do real);
  • Garantir o direito a uma autorização de residência — e com 5 anos de residência legal pode pedir nacionalidade portuguesa;
  • Caso você esteja trabalhando com contrato, receberá 14 salários anuais;
  • Abre portas para trabalhar no mercado europeu: é mais fácil conseguir uma vaga em outros países da Europa após trabalhar em Portugal do que vindo direto do Brasil.

Bianca também acrescenta a língua e a facilidade em criar laços e boas relações no ambiente de trabalho devido à proximidade das culturas. Joyce acrescenta que além de receber em uma moeda mais forte, a possibilidade de praticar outros idiomas com nativos é algo enriquecedor.

Desvantagens de trabalhar em Portugal

  • Os salários são mais baixos do que na maior parte dos países europeus (em alguns casos mais baixos até que no Brasil, como é o caso dos médicos). Para Bianca, essa é a única desvantagem;
  • É preciso persistir para conseguir uma vaga na sua área de atuação. Precisará concorrer com os nacionais e ter um currículo mais competitivo que eles para conseguir uma vaga;
  • É preciso entender as leis trabalhistas em Portugal, que são diferentes das brasileiras.
  • Dependendo da área de atuação é preciso validar diploma em Portugal para trabalhar, se escrever em sindicatos ou ordem da sua profissão, um processo longo e dispendioso;

Joyce acrescenta ainda a dificuldade na “estabilidade” laboral e financeira, bem como a xenofobia ainda persistente por alguma parte da população.

No fim das contas, o ideal é que você faça a própria lista de prós e contras. Se o objetivo é viver em um país com qualidade de vida, que proporciona serviços públicos de qualidade, como educação e saúde, além de segurança, então não há dúvida, vale, sim, a pena trabalhar em Portugal.

Live Trabalhar em Portugal

O Euro Dicas fez uma live sobre o tema Trabalhar em Portugal e contou com convidados especiais que tiraram dúvidas da nossa comunidade sobre o tema, não deixe de conferir:

Perguntas frequentes sobre trabalhar em Portugal

Respondemos as principais dúvidas que chegam para a nossa equipa sobre como trabalhar em Portugal, confira:

Quais profissões são consideradas de futuro em Portugal?

Sem dúvida alguma, as profissões do futuro em Portugal estão na área de Tecnologia. E aqui, abrangendo todo o setor, desde analistas de Marketing Digital e E-commerce a desenvolvedores, profissionais de dados e cibersegurança. Aliás, essas são profissões consideradas de futuro em Portugal e no resto do mundo.

Apesar de já não serem consideradas profissões do futuro, o setor de saúde, também tem uma grande demanda por profissionais qualificados, de cuidadores de idosos a médicos especialistas, há vagas para serem preenchidas a todo momento. No entanto, para trabalhar na área de saúde, os profissionais precisam, obrigatoriamente, validar diploma em Portugal.

Quais são as profissões de risco em Portugal?

Primeiro, vale entender que os profissionais de risco estão relacionados com setores que, de alguma forma, colocam o profissional em uma situação que pode causar acidentes ou ter uma probabilidade maior de desenvolver certas doenças.

Sendo assim, as profissões de risco em Portugal são aquelas relacionadas a agricultura, devido à intoxicação por produtos químicos presentes em muitos insumos agrícolas, assim como doenças de pele relacionadas à exposição ao sol.

No setor de Construção Civil, a profissão de trolha (pedreiro e assistentes), também estão sujeitos a grandes riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças musculoesqueléticas. Os operadores de fábrica, um setor que tem forte demanda no país, também estão entre os profissionais que visam trabalhar em Portugal e que estão associados a riscos, seja por manuseio de máquinas ou pena parte de produtos químicos utilizados como insumos.

No setor de saúde, os médicos e enfermeiros de destacam entre os profissionais de risco, visto que trabalham em um ambiente altamente estressante e com alto nível de contaminação. E não podemos nos esquecer do trabalho desempenhado por esses profissionais durante toda a pandemia.

Como fazer um contrato de trabalho em Portugal?

O primeiro passo para fazer o contrato é encontrar um emprego. Após ser selecionado para uma vaga para ingressar no mercado, a entidade empregadora irá providenciar o contrato de trabalho.

Não é como no Brasil onde um contrato já equivale a CLT, pois existem vários tipos de contrato de trabalho em Portugal. Por isso, é importante que você fique por dentro das leis trabalhistas.

Como trabalhar com Uber em Portugal?

Existem muitos imigrantes que trabalham como Uber em Portugal, mas não é tão simples.

Para trabalhar com a plataforma é obrigatório ter uma série de documentos que devem ser apresentados para a aprovação prévia: estar legalizado, ter visto de trabalho, certificação de motorista, licença de operador de TVDE (Transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado).

Além dos documentos, não basta ter um carro qualquer. Ele precisa cumprir uma série de requisitos.

Como trabalhar de enfermeira em Portugal?

Para trabalhar como enfermeira em Portugal é necessário realizar a validação do diploma. Após concluir esta etapa, deve ainda realizar a inscrição na Ordem dos Enfermeiros.

Como trabalhar de pedreiro em Portugal?

A área da Construção Civil está em alta em Portugal, basta uma voltinha pelas principais cidades para visualizar a quantidade de obras acontecendo. Assim como no Brasil, para ser pedreiro em Portugal ou Trolha (como se diz no país luso) não é necessário ter um curso superior e sim, a expertise e a disposição para trabalhar.

Algumas construtoras costumam contratar pessoas sem nenhuma experiência e até mesmo sem a autorização de residência. Inclusive, muitos imigrantes, buscam por esse tipo de trabalho para conseguir um contrato e fazer a Manifestação de Interesse para regularizar a documentação no país.

O que é trabalhar com restauração em Portugal?

Restauração em Portugal é a área de restaurante. Isso inclui, várias profissões: atendente de mesa (garçom), sommelier, chef de cozinha, cozinheiro, assistente de copa, bartender, etc. Enfim, tudo que envolve o universo dos bares e restaurantes.

Como dentista brasileiro pode trabalhar em Portugal?

Os dentistas brasileiros em Portugal são mega requisitados, mas para trabalhar é necessário seguir um caminho que pode ser um pouco longo.

Para trabalhar como dentista em Portugal (ou como médico dentário) é necessário validar o diploma e se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Feito isso, poderá exercer a profissão no país.

Como trabalhar com TI em Portugal?

Tecnologia da Informação é uma das áreas que mais crescem no país luso. Para trabalhar como TI em Portugal basta se candidatar para as vagas de emprego. Existem milhares delas espalhadas em todo país.

Muitas pessoas ingressam no mercado de trabalho sem ter uma graduação, apenas cursos técnicos. Claro, que quanto mais especialização na área, maior o salário.

Portanto, as vagas de TI em Portugal existem e basta se candidatar. A única exigência na maioria delas é o domínio do inglês.

Como arrumar trabalho em Portugal estando no Brasil?

É difícil arrumar trabalho em Portugal estando no Brasil, a não ser que você se enquadre na área dos profissionais mais procurados do país, como os de Tecnologia da Informação. Contudo, se você quer buscar por uma oportunidade, deve atualizar seu currículo e começar a se candidatar para as vagas que encontrar nos sites de emprego.

Dicas finais de como trabalhar em Portugal

Acho que depois desse guia completíssimo sobre trabalhar em Portugal, já não deve restar dúvidas sobre o assunto. Aqui, as nossas dicas finais envolve paciência e persistência. Essas duas palavras são essenciais para conquistar uma vaga no mercado de trabalho português e ano a ano, ir galgando posições.

Tenha em mente que no Brasil, você pode até ocupar um cargo de chefia e ter reconhecimento profissional, mas ao chegar em Portugal, muitas vezes é preciso dar alguns passos para trás. Pode inclusive pegar a Joyce como exemplo. Ela é enfermeira formada no Brasil e em Portugal está trabalhando atualmente como estafeta (entregadora), assim como vários outros brasileiros no país.

“Pesquise bastante antes de vir e tente se preparar emocionalmente também para o processo, que pode ser um pouco demorado até você conseguir se reinserir da mesma forma que você estava inserido no seu país de origem”, conclui Joyce.

Para Bianca, o negócio é não ter vergonha.

“Entre em contato com as empresas, converse com conhecidos que já estejam aqui. Percebo que muitas das vagas não estão no site das empresas ou no LinkedIn, e só ficamos cientes delas através de outras pessoas que trabalhem ou conhecem a empresa em questão. Na minha opinião, o networking funciona muito aqui em Portugal, mais do que vejo acontecer em outros países”.

E por último, reforçamos que Portugal é um país que proporciona qualidade de vida, mas tendo em vista os ganhos e os gastos, é ideal para quem quer viver com qualidade de vida. Aqui, não é um lugar apenas passar anos trabalhando para voltar com uma boa condição para o Brasil.

Não esqueça de acessar o nosso Programa Morar em Portugal para te ajudar a entender melhor esse universo e organizar um planejamento emocional e financeiro cuidadoso.