Como trabalhar em Portugal, visto, salários e oportunidades e outras dicas

Como trabalhar em Portugal

Portugal  / 

Todas as pessoas que pretendem sair do Brasil querem saber sobre como trabalhar em Portugal, pois começar a vida em outro país não é fácil, eu sei bem como é isso.

Portugal tem sido um dos países mais escolhidos pelos brasileiros que estão imigrando, por isso, pensando em você, fizemos esse artigo, e tudo o que você precisa saber sobre trabalhar em Portugal está aqui!

Qaunto é o salário em Portugal

Salário mínimo em Portugal

O salário mínimo em Portugal é 580 euros em 2018 (sem tirar os descontos). Após os descontos, o salário fica em torno de, aproximadamente, 515 euros. Se você estiver curioso sobre os descontos, pode fazer uma simulação de vencimento líquido, para saber quanto vai ganhar no fim do mês.

Esse salário normalmente é pago, por exemplo, para quem trabalhar em Portugal como atendente, segurança e trabalhadores que fazem serviços braçais.

Remuneração média em Portugal

Sabemos que o salário mínimo é aquele estipulado por lei, e que muitas empresas acabam pagando um pouco mais para os seus funcionários (e muitas vezes menos).

De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), a remuneração média em Portugal é de aproximadamente 860 euros.

Profissões mais bem pagas em Portugal

Sem falarmos daquelas profissões em que as pessoas já ocupam o topo das carreiras, como gerentes e chefes executivos, para trabalhar em Portugal e ganhar bem, o ideal é que você trabalhe em uma dessas áreas:

Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1000 euros (aproximadamente). Há também vários profissionais em falta no país e que também ganham acima da média.

Calculadora de salários para Portugal

Existe uma ferramenta muito útil, que mostra a média salarial de cada profissão em Portugal. É interessante dar uma olhada nessa calculadora de salários antes de vir trabalhar em Portugal, para ter uma noção do salário da sua profissão.

Porém, muitas vezes os valores médios são um pouco exagerados, por isso fie-se aos valores mínimos, para ser mais seguro.

Trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes

Ao trabalhar em Portugal temos a possibilidade de conseguir um emprego com contrato ou então trabalhar a recibos verdes, como autônomos.

Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?

Com o contrato de trabalho, você é trabalhador por conta de outrem, e com os recibos verdes, você é trabalhador por conta própria.

Contrato Recibos verdes
Direito a subsídio de férias Trabalha a partir de casa
Direito a subsídio de Natal Trabalha no horário que quiser
Recebe vale alimentação Pode trabalhar para mais de 1 empresa
Tem salário fixo Não tem salário fixo nem subsídios
Tem vínculo empregatício É um trabalhador independente
Tem direito ao subsídio desemprego
Tem horário e local de trabalho

Atenção aos falsos recibos verdes

Essas diferenças que citamos sobre trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes muitas vezes são ignoradas por alguns empregadores. Muitas empresas contratam trabalhadores a recibos verdes mas os fazem cumprir as obrigações de trabalhadores a contrato, mesmo sem receber as regalias que um contrato assegura.

Nós fizemos um artigo sobre recibos verdes, explicando direitinho como funciona, vantagens e desvantagens e como emitir.

Como procurar emprego em Portugal

Procurar emprego em Portugal
Se você quer trabalhar em Portugal, o ideal é começar logo a procurar emprego, assim você já começa a ter uma noção das vagas de trabalho, em que região tem mais oportunidades na sua área e pode começar a se programar.

Melhores sites de emprego em Portugal

A melhor maneira de encontrar vagas de emprego, é fazendo uma busca nos sites de emprego em Portugal:

Veja a lista completa de sites de emprego em Portugal.

Mais dicas para encontrar emprego em Portugal

Grupos no Facebook

Muitas pessoas que querem trabalhar em Portugal procuram oportunidades de emprego no Facebook. Essa é uma boa ideia, pois existem grupos específicos com vagas de emprego para algumas cidades, como Porto e Lisboa.

Atualização do CV

Em Portugal usa-se muito o formato Europass para o currículo. É importante colocar as informações necessárias com clareza, sem mentir nas suas aptidões e experiências. Além disso, muitas empresas pedem também uma carta de motivação.

Veja o nosso artigo sobre como fazer e enviar currículo para Portugal.

Linkedin

O Linkedin também é uma ótima plataforma para encontrar oportunidades para trabalhar em Portugal. Muitas empresas colocam suas vagas e procuram colaboradores através do site. Por isso mantenha o seu perfil atualizado e procure as vagas nas áreas que mais te interessam.

Quanto tempo demora para arrumar um emprego em Portugal

Depende da área e da vaga de trabalho. Muitos processos seletivos demoram bastante, principalmente os das grandes empresas, pois têm várias fases, podendo chegar a vários meses de espera.

Porém, existem outras vagas que em uma semana já sabemos o resultado, ou mesmo na própria semana em que fizemos a entrevista. O que pode demorar mais, na minha opinião, é encontrar uma vaga condizente com o nosso currículo ou com a nossa expectativa.

Existe emprego para brasileiros em Portugal? Em quais áreas?

Emprego para brasileiros em Portugal
Existe sim emprego para brasileiros em Portugal, porém o mercado é competitivo e temos que ter competências e experiência para poder concorrer às vagas com todas as outras pessoas (de todas as nacionalidades).

Os empregos existem em todas as áreas, porém existem algumas que é necessário fazer a validação do diploma para exercer a profissão, como áreas da saúde por exemplo.

Leia mais sobre como validar diploma em Portugal.

O mercado é exigente, e é necessário, por exemplo, no mínimo saber falar inglês e espanhol para trabalhar em um bar ou restaurante. Por isso é necessário estar preparado antes de vir trabalhar em Portugal, para correr atrás das vagas de emprego, fazer várias entrevistas e não desistir até conseguir a sua vaga.

Como são as entrevistas de emprego em Portugal

Normalmente, quando somos chamados para uma entrevista de emprego para trabalhar em Portugal, ela ocorre como no Brasil, você entra em uma sala onde estão umas 3 ou 4 pessoas da empresa, que te fazem várias perguntas sobre você, sua vida, seus estudos e sua experiência.

Em uma segunda fase, as entrevistas de emprego em Portugal podem acontecer em grupo, onde fazemos algumas atividades e somos avaliados. E em uma fase final somos novamente entrevistados individualmente.

Você também pode ver o que já escrevemos sobre fazer entrevista de emprego em inglês.

Entrevistas por Skype

Podem ser feitas também entrevistas por Skype, caso você não esteja em Portugal, ou esteja se candidatando a uma vaga em outra cidade.

Como é o ambiente de trabalho em Portugal em relação ao Brasil

Ambiente de trabalho em Portugal
O ambiente de trabalho difere de empresa para empresa em ambos os países, e podemos falar que tanto em Portugal quanto no Brasil existem empresas que tratam os funcionários como se fossem membros da família, onde o ambiente de trabalho é ótimo e as pessoas têm prazer em ir trabalhar, e existem empresas onde acontece exatamente o contrário, e os funcionários são tratados muito mal, e o ambiente de trabalho é péssimo.

Trabalhar com pessoas internacionais

Na minha opinião, o que mais diferencia Portugal do Brasil é que em Portugal, independente do tamanho da empresa e do ramo de atividade, você vai acabar trabalhando com algum colega de outra nacionalidade. E eu acho isso o máximo. Assim aprendemos a trabalhar com a diversidade, e o ambiente de trabalho fica diferente, pois temos que nos adaptar.

É preciso visto para trabalhar em Portugal?

Se você não tiver cidadania portuguesa ou europeia, é necessário ter um visto de trabalho.

Qual o tipo de visto necessário

Para trabalhar em Portugal, você pode solicitar o visto de trabalho, o visto de empreendedor, o Startup Visa ou o Golden Visa. Todos esses vistos dão direito a trabalhar em Portugal, mas cada um deles tem seus pré-requisitos.

Como pedir o visto

Normalmente quem vem trabalhar em Portugal solicita o visto de trabalho, que deve ser pedido no consulado português quando a pessoa ainda estiver no Brasil, ou no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) quando a pessoa já está em Portugal.

Para solicitar o visto é necessário que a pessoa tenha um contrato de trabalho ou uma carta convite de trabalho, não esteja ou nunca tenha estado ilegal na Europa e não possua antecedentes criminais.

Além disso serão solicitados outros documentos. Veja mais detalhadamente como conseguir um visto de trabalho em Portugal.

É possível trabalhar em Portugal sem visto?

Por via de regra, nenhuma empresa irá te contratar se você não tiver um visto de trabalho. Por isso, partimos do princípio que não é possível trabalhar sem visto em Portugal.

Porém sabemos que nem tudo funciona como manda a lei. Alguns lugares acabam contratando as pessoas que não têm vistos, mas você acaba trabalhando ilegalmente, e além de estar “fora da lei”, você não tem nenhum benefício, pois não terá contrato de trabalho, nem garantias futuras, além de estar correndo o risco de ser pego pelas autoridades.

Veja quais são todos os tipos de visto para Portugal.

Conheça todo o processo burocrático

De forma a facilitar a vida dos brasileiros que buscam Portugal para trabalhar e ter a qualidade de vida europeia, criamos o ebook Como Morar em Portugal, com mais de 300 páginas de conteúdo prático e passo a passo para você colocar seu plano Portugal em ação.

Precisa de ajuda para morar em Portugal?

O percurso para morar no exterior é longo e cansativo, mas com a minha ajuda (uma pessoa que já passou por todo o processo) será muito mais fácil.

Escrevi um ebook com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez e segurança.

QUERO SABER MAIS

Vale a pena trabalhar em Portugal?

Na minha opinião, vale a pena trabalhar em Portugal, porque aqui aprendemos muito e temos a oportunidade de crescer, conhecer novas pessoas e culturas dentro da mesma empresa e ver como é o mercado de trabalho tanto no país quanto na Europa.

Em alguns lugares temos que ralar muito, engolir muitos sapos, muitas vezes fazer horas extras e tarefas que não fazem parte do nosso trabalho, mas tudo isso faz parte e nos ajuda a crescer como pessoas e profissionais, nos prepara para um mercado de trabalho mais competitivo e para concorrer a uma vaga mais atraente.

Confira uma lista com as vantagens e desvantagens de morar em Portugal. É importante também você dar uma olhada e conhecer quais são as leis trabalhistas em Portugal, para garantir os seus direitos.

COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.