Golden Visa Portugal, como funciona

Portugal  / 

O Programa de Autorização de Residência, para Investimento (ARI) também conhecida como “Visto Gold” ou Golden Visa, foi criado em Portugal em 2012 e até hoje já concedeu visto a mais de 4.500 investidores, sendo que os brasileiros estão entre os que mais solicitaram o Golden Visa de Portugal.

Em Setembro/2015 o visto teve suas regras atualizadas e agora abrange algumas novas áreas de investimento.

Quais as vantagens do Golden Visa Portugal

A partir do momento que você tem o Golden Visa Portugal, você e sua família podem morar em Portugal e visitar país da União Europeia, como um cidadão Europeu. Outra vantagem é que depois de 5 anos nesse programa, você pode solicitar a nacionalidade portuguesa e passa a ter passaporte europeu.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quem pode solicitar o Golden Visa Portugal

Cidadãos de qualquer nacionalidade não-europeia, desde que preencha um ou mais requisitos abaixo:

Comprar imóvel em Portugal

O método mais comum para adquirir o Golden Visa Portugal é comprando um ou mais imóveis no país, desde que a soma dos imóveis seja de pelo menos 500 mil euros. Os imóveis adquiridos podem ser usados como investimento, para ser alugado, por exemplo.

Comprar imóvel em Portugal em condições especiais

Golden Visa de Portugal por compra de imóveis
Com a atualização da lei do Golden Visa Portugal, agora imóveis com mais de 30 anos de construção ou localizados em área de reabilitação urbana, que forem adquiridos (um, ou a soma de vários) por pelo menos 350 mil euros, dão o direito ao Golden Visa.

Abrir empresa em Portugal

Para os investidores que não tem interesse em adquirir imóveis, uma opção é abrir uma empresa que crie pelo menos 10 empregos direitos com contrato. A parte boa é que nesse caso não é exigido um valor mínimo, mas é preciso levar em consideração o quanto se gasta para manter a empresa e os funcionários.

Aplicação Financeira

Essa é sem dúvida a maneira menos acessível de conseguir o Golden Visa, porque para ser elegível é preciso investir pelo menos 1 milhão de euros no mercado financeiro. Para quem já tem um patrimônio construído e entende do mercado financeiro, pode ser viável.

Investir em pequenas e médias empresas

Se você não quer abrir a sua própria empresa, mas quer investir em fundos de investimentos destinados à capitalização de pequenas e médias empresas, passa a ser elegível com investimentos a partir de 500 mil euros.

Investigação científica

A concessão do Golden Visa Portugal para quem investir pelo menos 350 mil euros em investigação científica também é novidade no programa. Essas mudanças visam trazer investidores mais diversificados para o país.

Produção artística, preservação ou conservação do patrimônio cultural

Com as novas regras, quem aplicar 250 mil euros em produção artística e preservação ou conservação do patrimônio cultural também passa a ser elegível no Golden Visa Portugal.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Regras gerais do Golden Visa Portugal

  • Qualquer uma destas opções acima, pressupõe um período mínimo de 5 anos.
  • O Golden Visa é atribuído para um período de 1 ano e depois renovado por 2 períodos sucessivos de 2 anos. Depois desse período é atribuído a nacionalidade portuguesa.
  • Permanência anual de no mínimo de 7 dias em Portugal.
  • Em todos os casos, o valor a ser investido não pode ser financiado.

Especialistas em Golden Visa

Como a procura pelo Golden Visa aumentou muito, principalmente por causa dos brasileiros, começaram a surgir serviços especializados para auxiliar as pessoas que tem interesse nesse requisitado visto.

Se você ainda não decidiu se deve comprar um imóvel (seja para morar ou para investimento) ou investir em Portugal, recomendamos procurar um serviço especializado que vai te ajudar a ver qual é o melhor cenário para o seu caso específico e te ajudará a investir com mais certeza, como é o caso da Global Citizen Solutions.

Caso você já saiba exatamente como quer investir em Portugal, mas não quer gastar tempo com burocracia e papelada para conseguir o visto e sua residência em Portugal, pode optar por uma consultoria especializada em Golden Visa.

Há mais investimento estrangeiro em Portugal?

Desde 2012, quando foi criado o Golden Visa em Portugal, foi possível observar altos e baixos no número de vistos concedidos a investidores. Mas nota-se um grande investimento estrangeiro no país, principalmente na compra de imóveis.

Quem está a investir?

Investimento chinês em Portugal
A maioria das pessoas que investem em Portugal e solicitam o Golden Visa são pessoas que possuem capital e estão interessadas na possibilidade de viver na Europa sozinhos ou junto com a família.

Quantos Golden Visa Portugal já emitiu?

De 2012 até hoje, Portugal já emitiu 5876 Golden Visas (para investidores), e 9861 Golden Visas para familiares de investidores.

Em que os estrangeiros investiram para conseguir o Golden Visa?

De acordo com o último relatório do SEF, 5553 Golden Visas foram emitidos para investidores que compraram imóveis, 314 foram emitidos para investidores que transferiram capital para o país e 9 Golden Visas foram emitidos para investidores que criaram pelo menos 10 postos de trabalho.

Quais as nacionalidades que mais pedem o Golden Visa em Portugal?

As nacionalidades que mais estão investindo em Portugal, ou seja, as que mais estão solicitando o Golden Visa em Portugal são China (foram emitidos 3706 Golden Visas até hoje), Brasil (foram emitidos 507 Golden Visas até hoje), África do Sul (234 Golden Visas emitidos até hoje), Rússia (206 Golden Visas emitidos até hoje) e Turquia (158 Golden Visas emitidos até hoje).

Por que tanta gente quer investir em Portugal?

Em Portugal é muito fácil criar uma empresa, tem uma excelente infraestrutura para receber start-ups, possui um mercado imobiliário muito bom. Atualmente Portugal está em alta, muitas empresas internacionais têm vindo para cá.

Além disso, Portugal tem uma população jovem e qualificada, pronta para trabalhar, uma localização privilegiada, contando com dois aeroportos internacionais com voos para todo o mundo, tem eventos e conferências internacionais durante todo o ano e possui vários programas de apoio ao empreendedorismo. A revista Forbes considerou Portugal o novo destino a investir, e disse que o país é um reservatório de talentos.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.