Golden Visa Portugal, saiba quem pode solicitar e quais são as regras.

Golden Visa Portugal, como funciona

Portugal  / 

O Programa de Autorização de Residência, para Investimento (ARI) também conhecida como “Visto Gold” ou Golden Visa, foi criado em Portugal em 2012 e até hoje já concedeu visto a mais de 4.500 investidores, sendo que os brasileiros estão entre os que mais solicitaram o Golden Visa de Portugal.

Em Setembro/2015 o visto teve suas regras atualizadas e agora abrange algumas novas áreas de investimento.



Quais as vantagens do Golden Visa Portugal

A partir do momento que você tem o Golden Visa Portugal, você e sua família podem morar em QUALQUER país da União Europeia, como um cidadão Europeu. Outra vantagem é que depois de 5 anos nesse programa, você pode solicitar a nacionalidade portuguesa e passa a ter passaporte europeu.

Quem pode solicitar o Golden Visa Portugal

Cidadãos de qualquer nacionalidade não-europeia, desde que preencha um ou mais requisitos abaixo:

Comprar imóvel em Portugal

O método mais comum para adquirir o Golden Visa Portugal é comprando um ou mais imóveis no país, desde que a soma dos imóveis seja de pelo menos 500 mil euros. Os imóveis adquiridos podem ser usados como investimento, para ser alugado, por exemplo.

Comprar imóvel em Portugal em condições especiais

Golden Visa de Portugal por compra de imóveis
Com a atualização da lei do Golden Visa Portugal, agora imóveis com mais de 30 anos de construção ou localizados em área de reabilitação urbana, que forem adquiridos (um, ou a soma de vários) por pelo menos 350 mil euros, dão o direito ao Golden Visa.

Abrir empresa em Portugal

Para os investidores que não tem interesse em adquirir imóveis, uma opção é abrir uma empresa que crie pelo menos 10 empregos direitos com contrato. A parte boa é que nesse caso não é exigido um valor mínimo, mas é preciso levar em consideração o quanto se gasta para manter a empresa e os funcionários.

Aplicação Financeira

Essa é sem dúvida a maneira menos acessível de conseguir o Golden Visa, porque para ser elegível é preciso investir pelo menos 1 milhão de euros no mercado financeiro. Para quem já tem um patrimônio construído e entende do mercado financeiro, pode ser viável.

Investir em pequenas e médias empresas

Se você não quer abrir a sua própria empresa, mas quer investir em fundos de investimentos destinados à capitalização de pequenas e médias empresas, passa a ser elegível com investimentos a partir de 500 mil euros.

Investigação científica

A concessão do Golden Visa Portugal para quem investir pelo menos 350 mil euros em investigação científica também é novidade no programa. Essas mudanças visam trazer investidores mais diversificados para o país.

Produção artística, preservação ou conservação do patrimônio cultural

Com as novas regras, quem aplicar 250 mil euros em produção artística e preservação ou conservação do patrimônio cultural também passa a ser elegível no Golden Visa Portugal.

Regras gerais do Golden Visa Portugal

  • Qualquer uma destas opções acima, pressupõe um período mínimo de 5 anos.
  • O Golden Visa é atribuído para um período de 1 ano e depois renovado por 2 períodos sucessivos de 2 anos. Depois desse período é atribuído a nacionalidade portuguesa.
  • Permanência anual de no mínimo de 7 dias em Portugal.
  • Em todos os casos, o valor a ser investido não pode ser financiado.

COMPARTILHE

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.